quarta-feira, 24 de janeiro de 2007

Civil War: The Return

**Atenção: Contém informações de publicações inéditas no Brasil**


Finalmente, para quem não gosta de olhar os previews ou saber das coisas antes de serem lançadas mesmo nos EUA, foi revelada hoje - em edição única de Civil War: The Return, escrita por Paul Jenkins e ilustrada por Tom Raney - a identidade do grande herói que retorna ao Universo Marvel 616. Essa volta pode, na minha opinião sem nenhum exagero, gerar uma grande divergência entre os leitores mais antigos.
Civil War: The Return

Pois quem retorna é Mar-Vell, o Capitão Marvel. Aquele mesmo que morreu de uma forma dramática e marcante sofrendo em razão de um câncer contraído em uma batalha com Nitro (talvez aqui a ironia do vilão estar envolvido com o estopim de Civil War). Mas como ocorre esse retorno?

Sinceramente, achei a explicação "meia-boca". Pareceu que a Casa das Idéias preferiu frustrar a esperança daqueles que esperavam que tivéssemos a volta do verdadeiro Thor e arranjou uma forma de "enfiar" Mar-Vell na história. Espero queimar a língua, mas creio que pisaram na bola dessa vez.

Civil War: The Return - Variant

A confusa explicação, pelo que pude compreender, envolve paradoxos de supostas viagens no espaço-tempo. Mar-Vell estaria meditando na zona negativa sobre algo que ele não consegue ainda recordar (isso pode remeter a histórias anteriores, em que sua "essência" vagaria através de outras dimensões). De repente, um "buraco" no espaço o sugou e ele acabou caindo na prisão dos pró-registro, instalada na zona negativa. Lá, encontra o Sentinela (de quem ele se recordava) que, assustado, recorre a Reed Richards e Tony Stark, que decidem convidá-lo para ser o principal responsável pela segurança do Presídio 42. O problema aqui é que sua "volta" parece mais fruto de um paradoxo de uma viagem no tempo-espaço do que do cruzamento de realidades alternativas.

Ainda desorientado, sabendo que "morreu" de câncer e todo o resto da história, Mar-Vell aceita a proposta. O centro da trama da história, na verdade, é sua decisão final de, após a quebra de segurança ocorrida em Civil War nº 6, voltar à ação. Ou seja, Civil War nº 7 promete. E, em breve, Captain Marvel nº 1.

Originalmente um super ser da raça alienígena Kree, Mar-Vell foi enviado à Terra como espião, assumindo a identidade do falecido cientista Walter Lawson. Com o tempo, vai simpatizando com os humanos e chega a enfrentar um robô Kree que invadira a Terra, recebendo o nome de Capitão Marvel após civis ouvirem a máquina alienígena chamá-lo pelo nome.

Captain Marvel nº 29

Preso mais tarde na zona negativa, Mar-Vell podia passar algumas horas na Terra ao trocar de lugar com Rick Jones (talvez o humano "normal" mais envolvido com o mundo dos heróis Marvel) através do uso de dois braceletes (nega-bands) até a conclusão da Guerra Kree-Skrull, quando isso não foi mais possível. Mais tarde, os dois puderam novamente trocar de lugar, e Mar-Vell ganha a capacidade de absorver energia solar.

Temporariamente derrotado por Thanos (que possuía um Cubo Cósmico), Mar-Vell é separado do corpo de Jones. Recebe, então, a "consciência cósmica", da entidade conhecida como Eon. Torna-se muito mais poderoso do que jamais tinha sido e assume o posto de Protetor do Universo depois de derrotar Thanos.

Após enfrentar Nitro e ser exposto ao gás chamado "Composto 13", Mar-Vell contrai câncer e, mesmo com a ajuda dos melhores recursos da Terra (já que os Kree recusam-se a ajuda-lo), acaba falecendo em Titã. Ao lado de todos os heróis e pessoas queridas, temos em sua morte uma das passagens mais marcantes da história do Universo Marvel. Mas não partiu sem deixar um legado, tanto com relação a seus herdeiros de fato, quanto ao nome que usou na Terra.

A morte de Mar-Vell

Monica Rambeau, que chegou a ser líder dos Vingadores e atualmente está em Nextwave, também assumiu o nome Capitã Marvel, sendo a segunda a faze-lo. Após Monica, o filho de Mar-Vell, Genis-Vell, assumiu o nome de Capitão Marvel, depois Photon, até morrer duas vezes após fazer parte dos Thunderbolts. Há ainda uma quarta geração, representada pela Capitã Marvel Phyla-Vell, originária de uma anomalia na realidade gerada por Genis-Vell. Por fim, ao que parece, Hulkling, dos Young Avengers, é filho de Mar-Vell com a Princesa Skrull (Annelle), concebido durante a Guerra Kree-Skrull e trazido a Terra em segredo.

De cima para baixo: Genis-Vell; Phyla-Vell; Monica Rambeau; e Hulkling

Mas a pergunta que fica é: Por que trazer Mar-Vell de volta? Parece um pouco fora de propósito fazer de uma das mortes mais dramáticas dos quadrinhos algo "consertável" de uma hora para outra. Como disse, achei a explicação "meia-boca". Admito que fiquei desconfiado quando trouxeram Bucky de volta, mas que estou gostando do que está sendo feito dele. Mas fica difícil entender por que trazer de volta esse personagem, tão identificado com as sagas espaciais e de história tão marcante, bem no meio de Civil War. Qual seria o papel dele na "batalha final" e o futuro dessa volta? Agora é esperar para ver.

« Jøåø »

comments powered by Disqus