quarta-feira, 31 de janeiro de 2007

Como fica o cosmo da Marvel após a Aniquilação

**Atenção: Contém informações de publicações inéditas no Brasil**

Annihilation termina nos EUA com profundas modificações - por que não dizer, renovações? - e abrindo diversas possibilidades às histórias espaciais da Marvel, que há muito não traziam nada de muito interessante. Vejamos, então, de que forma este setor do Universo Marvel se encontra, depois de recolher os cacos que sobraram depois da passagem da onda de aniquilação.

Annihilation Wave

Comecemos por Galactus e seus arautos. O devorador de mundos esteve a beira da morte? Talvez não, mas há muito não víamos o grandalhão levar uma surra como a que levou dos dois "ancient ones": Aegis of all sorrows; e Tenebrous of the darkness. Aprisionado e transformado em uma "bateria" para Annihilus com ajuda de Thanos, Galactus acaba se libertando e sendo a força fundamental para encerrar a saga, mostrando ainda ser uma das entidades mais poderosas de todo o universo durante o Evento Galactus. E, junto de si, tem novamente talvez o mais poderoso de todos os seus arautos: o Surfista Prateado; que parece ter seu poder multiplicado após essa volta a seu antigo posto. Além disso, temos os arautos Stardust e Redshift mortos tentando conter a onda de aniquilação (além de Air-Walker, morto na mini-série do Surfista), Terrax desaparecido e apenas Firelord sobrevive e busca vingança pela morte de seus companheiros.

Queda e ascensão de Galactus e seus arautos

Drax, após as modificações sofridas em sua mini-série, finalmente consegue atingir seu objetivo fundamental: matar Thanos. O titã que já teve a manopla do infinito e o cubo cósmico e já foi quase imbatível cai definitivamente. Mesmo tendo se aliado a Annihilus e aprisionado Galactus, seus objetivos eram destruir seu aliado pela ameaça que representava. É impedido por Drax, mesmo sob os protestos de sua filha Serpente da Lua, que literalmente arranca seu coração após seu nêmesis ter uma visão da morte. Ainda assim, o uso de Galactus como arma secreta é bem sucedido e Drax "desaparece" com a queda de Annihilus e Thanos permanece morto.

Drax, Serpente da Lua e a morte de Thanos

Em termos planetários temos uma nova configuração que promete muita tensão. Os Skrulls saem em nítida desvantagem, após serem devastados pela onde de aniquilação e terem seus planetas controlados por Ravenous (principal general de Annihilus), que também fica com Kree-Lar, um planeta Kree, todos repartidos nas negociações estabelecidas para encerrar os confrontos. E um "embrião" que tem em suas mãos indica que as coisas não ficarão dessa forma por muito tempo. Já os Kree parecem ter um futuro próspero sob a liderança do antes menosprezado Ronan, agora líder de seu povo. Com a morte de Quasar, Phyla-Vell assume o posto ao adquirir seus braceletes quânticos. Assim como Drax, o Super-Skrull e sua companheira Praxagora permanecem desaparecidos após o encerramento da saga, em um universo em que os Skrulls estão muito enfraquecidos.

Ronan rei, Morte de Quasar e sua sucessora, derrota de Ravenous, Super-Skrull com Praxagora

Por fim, temos talvez a maior surpresa dessa mega-saga: Nova. Richard Rider, com auxílio de Peter Quill (o ex-Star Lord) e um "romance" passageiro com Gamora, após toda Nova Corps ter sido devastada, foi o principal líder da resistência à onda de aniquilação e responsável pela eliminação do pivô de toda a destruição. Passou por um amadurecimento tremendo, ganhando o respeito de entidades poderosas, como os arautos de Galactus, além de Ronan, Super-Skrull e Drax. De ex-novo guerreiro se tornou um dos seres mais poderosos do Universo ao conter em si toda a força Nova e a consciência que a compõe. A liderança que o Nova demonstrou elevou o personagem a um nível muito mais alto. O futuro de Rider parece apontar para uma reconstrução da corporação, apesar de seu pensamento após o doloroso triunfo ser apenas de um bom descanso.

Nova; o fim da Nova Corps e o amigo Pete Quill

Dessa forma, esperamos ainda muita coisa nas renovadas histórias cósmicas da Marvel, com o surgimento de mais especiais e publicações regulares mostrando as repercussões de Annihilation e a nova configuração das relações nesse modificado universo. Keith Given foi responsável por uma reviravolta capaz de fazer com que os leitores que não tinham muita afinidade com sagas as espaciais da Marvel renovarem seus conceitos, fazendo esse esquecido canto da editora voltar com força total a partir dessa bem orquestrada mega-saga.

« Jøåø »

comments powered by Disqus