sábado, 13 de janeiro de 2007

Demolidor atrás das grades


Encerrada a fase de Brian Michael Bendis e Alex Maleev à frente do título do Demolidor, temos uma situação inusitada. Com o fim o arco Dossiê Murdcok, Matt está "desmascarado" e preso, sem direito a fiança e sob a acusação de obstruir a justiça. Ed Brubaker inicia seu período como roteirista do "homem sem medo" com o Demolidor atrás das grades. Em janeiro começamos a acompanhar o arco The Devil in Cell-Block D em uma das novas revistas mensais da Marvel no Brasil, Marvel Action, com o protagonista em meio a grandes adversidades: como ficar preso tendo como vizinhos de corredor pessoas que você mesmo mandou para a cadeia várias vezes.


Demolidor por Michael Lark

A última história de Bendis nos mostra um Rei do Crime impaciente por estar já há muito tempo sob custódia da polícia federal dos EUA, o FBI. Por isso, revela que pode fornecer ao diretor do FBI as provas necessárias para colocar Matt Murdock na cadeia, em troca de sua própria liberdade: o Dossiê Murdock.

A existência desse dossiê logo ganha as manchetes, e Wilson Fisk avisa que algumas "pessoas perigosas" (termo que o próprio usa) sabem de sua localização e, por isso, o FBI tem que decidir rapidamente se aceita ou não o acordo. Uma dessas pessoas perigosas é Elektra, que corre atrás de Matt para ajudá-lo a destruir as provas.

E não é só Elektra, mas a Viúva Negra, Luke Cage, Punho de Ferro, Jéssica Jones, entre outros, fazendo de tudo para que o Demolidor consiga se manter no anonimato e que Fisk permaneça na cadeia.

Contudo, outra das pessoas perigosas (o Mercenário) aparece e trava uma luta em plena luz do dia e aos olhos de muitos civis com Elektra e o Demolidor, até ser derrotado e incapacitado. Em seguida, ao mesmo tempo em que Matt é baleado pelo Paladino (que trabalhava com o FBI), o Rei do Crime revela aos federais que não há dossiê, mas que a prova que precisavam estava lá: se Murdock não fosse o Demolidor, por que o vigilante se empenharia tanto em destruir as provas?

Demolidor por Alex Maleev

O Rei do Crime consegue até obrigar que Ben Urich revele a localização da Enfermeira Noturna, que cuida secretamente de heróis feridos, com uma reação do repórter que surpreende qualquer leitor. Mortalmente ferido, Matt Murdock acaba se rendendo, apesar dos esforços de diversos dos seus amigos, sob a reação desesperada de Milla Donovan. O demônio está atrás das grades.

Impedido de pedir fiança, Matt é condenado à custódia federal em uma ala especial da prisão da ilha Ryker, em Nova York, até ter seu julgamento, sob a reação de revolta de Luke Cage, um desapontado Steve Rogers e um bestificado Danny Rand. Porém, essa ala está lotada de criminosos que o próprio Demolidor ajudou a capturar. Se isso não fosse suficiente, graças à denúncia do Coruja, Wilson Fisk é novamente preso (acusado de assassinato) e vai cumprir pena na mesma ala que Murdock.

A condenação de Murdock

Uma última nota a respeito disso é o toque interessante que Bendis dá à posição do diretor nacional do FBI. Diferente de uma postura de quem busca um tratamento do caso dentro da lei e da preservação do cidadão (mesmo esse sendo um acusado, um criminoso), é revelado nas últimas páginas que ele investiu muito mais em uma vingança pessoal na prisão de Matt Murdock do que na busca por justiça.

Frente a frente com o Rei do Crime

É dessa forma que o Demolidor começa sua nova fase. Nas mãos de um novo roteirista, de um novo desenhista e frente a frente com alguns de seus piores inimigos e daquele que o colocou na cadeia. É contra uma vida desmoronando sob a ameaça de uma longa sentença ou mesmo de uma morte nas mãos dos seus "colegas" de presídio (para qual nem mesmo as autoridades de maior patente dão importância) que o Demolidor de Brubaker deve lutar. A pergunta que fica é: Matt Murdock sobreviverá atrás das grades, ou sobrará apenas o demônio?


« Jøåø »


Leia sobre a "nova casa" do Demolidor aqui.

comments powered by Disqus