sexta-feira, 5 de janeiro de 2007

Demolidor: o futuro do vigilante de Hell's Kitchen


Matt Murdock, diferente do Homem-Aranha, não aceitou a proposta para integrar os Vingadores e permaneceu como herói solitário. Contudo, esse parece ser um péssimo momento para o Demolidor estar "só". Com o Rei do Crime na prisão e a volta inesperada de Milla Donavan, tudo parecia estar se encaixando em sua vida. Contudo, com a identidade revelada pelo pior inimigo, sua vida mergulha em um turbilhão de problemas com os quais talvez não suporte lidar.

Photobucket - Video and Image Hosting

O
Dossiê Murdock coloca o "demônio atrevido" em uma situação difícil de acreditar, até mesmo em termos editoriais. Único personagem da Marvel/Panini, juntamente com o onipresente Wolverine e o Homem-Aranha, que mantinha um título regular, teremos sua derradeira edição nacional com a conclusão desse arco, em uma 35ª edição com inéditas 100 páginas totalmente dedicadas ao Demolidor.

O fim do arco também marca o fim de uma era. O roteirista Brian Michael Bendis - atualmente responsável também pelos Novos Vingadores e The Pulse - fecha com chave de ouro, junto com o desenhista Alex Maleev, sua passagem pelo Demolidor, entregando "de bandeja" essa excelente seqüência a Ed Brubaker. O novo roteirista, atualmente responsável pelas histórias do quinto volume da revista Captain America (que podemos ver aqui em Novos Vingadores), pela mini-série X-Men: Deadly Genesis (que começa a ser publicada em X-Men Extra nº 61, em janeiro) e, ainda inédito no Brasil, pelo título Uncanny X-Men, recebe a bola de Bendis e não faz feio. Há quase um ano escrevendo as histórias do Demolidor, junto com o ótimo desenhista Michael Lark, Brubaker mantém o nível de seu antecessor.

Mas ficaremos sem ler isso por aqui, já que a revista da Panini será cancelada na edição 35? Nada disso. A decisão de cancelamento foi motivada por razões editoriais e, aparentemente, de retorno financeiro. Infelizmente, os blockbusters têm preferência entre o grande público dos quadrinhos brasileiros, que acaba deixando em segundo plano o detentor do título de melhor revista mensal de 2006 da Marvel nos EUA. Sim, isso mesmo. Daredevil foi eleita a melhor revista do ano que terminou.

Contudo, como disse acima, isso não é motivo para preocupações, pois teremos já a partir de janeiro uma nova revista mensal da Panini. Entitulada Marvel Action (veja a capa da primeira edição, com o Cavaleiro da Lua, na imagem abaixo), contará com as histórias do Demolidor de Brubaker, do Pantera Negra de Reginald Hudlin, e da recentemente lançada Cavaleiro da Lua (Moon Knight, com roteiros de Charles Huston e desenhos de David Finch), que mostra o retorno do ex-vingador, avatar dos poderes do deus da vingança Khonshu. O título "genérico" dá mais flexibilidade para o mix da revista e, acreditem, abre espaço para a grande quantidade de novidades que vem por aí em 2007.

Photobucket - Video and Image Hosting

Portanto, nada temam. A dramática conclusão do arco Dossiê Murdock, que marca mudança tripla dos rumos do Demolidor (na vida do personagem, na equipe de criação e na sua publicação brasileira), pode ser lida com gosto e sem receio de ser o último pedaço do demônio que veremos por aqui. Agora é aguardar de que forma Matt Murdock reagirá à sua nova realidade, mais solitário do que nunca.

« Jøåø »


PS.: "Ficam aqui os sinceros agradecimentos ao Fábio Campos pela imagem da capa de Marvel Action nº 1."



Leia sobre a conclusão do arco "Dossiê Murdock" aqui.

comments powered by Disqus