quarta-feira, 10 de janeiro de 2007

Dizimação: O mundo após a Dinastia M

DIZIMAÇÃO

Induzida pelo seu irmão, Wanda Maximoff recriou um novo mundo baseado nos sonhos de seu pai e realizando os mais profundos desejos de cada um de seus amigos próximos. Contudo, esse mundo fictício caiu e, com apenas três palavras, a Feiticeira Escarlate transformou aquele paraíso mutante no pior dia que eles já pensaram em ter. Assim terminou Dinastia M em sua última edição lançada em dezembro. Agora, a partir de Janeiro de 2007, começa a Dizimação.


Originalmente, Dizimação - chamada Decimation, no original ocorreu em meados de novembro de 2005 a março do ano passado nos EUA e destacou-se por causar uma tremenda reviravolta nos títulos mutantes. Nesse evento, vemos as conseqüências das palavras de Wanda, responsáveis por diminuir drasticamente a população mutante no mundo. Não se sabe como ela conseguiu isso, se apagou o gene mutante ou se apenas reprimiu as mutações. O que é certo é que agora o planeta está cheio de ex-mutantes, ainda odiados e agora muito mais desprotegidos.

Dizimação contou com algumas mini-séries e o lançamento de duas novas revistas mensais para cobrir todos os eventos nos Estados Unidos. No Brasil, com algumas notícias recentemente divulgadas, já dá pra ter uma idéia de como ficarão as coisas este ano:

Geração M, é uma mini-série originalmente publicada em 5 edições, escrita por Paul Jenkins e desenhada por Ramon Bachs. Aqui é introduzida uma nova personagem, a jornalista Sally Floyd, que escreverá uma coluna especial sobre o ponto de vista de diferentes mutantes sem poderes após a Dizimação, ao mesmo tempo em que estará sendo assombrada por um assassino de ex-mutantes. Saíra em fevereiro, na edição 28 da Marvel Apresenta.

Geração M em Marvel Apresenta 28


Outra Mini-série lançada lá fora, e que ganha espaço próprio aqui, é Dinastia M: o Herdeiro, contando o que aconteceu com o verdadeiro responsável pela manipulação da realidade de Wanda, Pietro Maximoff. Originalmente publicada como Son of M, foi escrita por David Hine e desenhada de Roy Allan Martinez. As capas foram pintadas por John Watson. No Brasil, está planejada para ser publicada em 3 edições com cerca de 50 páginas cada.

Gênese Mortal é a mini-série que encabeçará a revista mensal X-Men Extra, trazendo uma trama que envolverá o passado do grupo mutante e que só pode vir à tona agora com a Dizimação. É a estréia de Ed Brubaker como escritor X. Originalmente, X-Men: Deadly Gênesis foi publicada em seis edições e desenhada por Trevor Hairsine, com capas espetaculares de Marc Silvestri.

Genese Mortal

Ainda em X-Men Extra, a mini-série 198 será publicada a partir de janeiro, focando-se nos mutantes que ainda sobraram e procuraram asilo nos domínios da Mansão X. A mini é obra de David Hine e desenhada por Jim Muniz.Também estará na revista mutante a nova série mensal New Excalibur de Chris Claremont, que resgatará as mesmas premissas do grupo inglês original, além da continuidade de Exilados, que encontra-se bastante atrasado em relação aos demais títulos.

198

Na revista Wolverine, entra o segundo título mensal que nasce com a Dizimação. X-factor é certamente uma seqüência da mini-série Madrox e mostrará como o grupo de investigação chefiado pelo Homem-múltiplo estará envolvido com os eventos estranhos ocorridos após a Dinastia M. No roteiro, temos a volta de Peter David ao título.

O próprio Wolverine também se envolverá em seu próprio arco ligado à Dizimação, causando temor na SHIELD, e em várias outras agências do governo, ao descobrirem que ele finalmente lembra de todo o seu passado. No título permanece ainda a mini-série do Colossus: Linhagem Macabra e a mensal Cable & Deadpool neste primeiro trimestre.

Já em X-men, mantêm-se as publicações dos mesmos títulos anteriores: X-men, escrito por Peter Milligan e Fabulosos X-men por Chris Claremont, ambas as séries mostrando as repercussões diretas de seus times com a Dizimação. Destacam-se aqui as mudanças nas equipes criativas de Novos X-men, que tem como novos escritores Craig Kyle e Chris Yost e como novo desenhista Mark Brooks. Novos X-men que antes era tão criticado com a equipe de roteiristas anterior, passa a ser um dos melhores títulos a integrar essa revista.

Por fim, o único título ligado à Dizimação que parece com destino incerto é Sentinel Squad O.N.E., escrita por John Layman e desenhada por Aaron Lopresti. O título, apesar de bastante integrado com o novo status quo dos mutantes, se passa antes dos eventos da Dizimação e possivelmente pode vir a ser descartado pela Panini. É esperar pra saber qual será a decisão final da editora nacional.

Pelo visto, os próximos meses podem ser muito ruins para os mutantes, mas são um verdadeiro prato cheio de novidades para os leitores.
Coveiro

comments powered by Disqus