sexta-feira, 19 de janeiro de 2007

Esquadrão Supremo: a Liga da Justiça da Marvel

Uma nave espacial cai na Terra. Em seu interior um bebê de outro planeta. Um casal de fazendeiros o encontra e o leva para casa. Conforme vai crescendo, o bebê adquire impressionantes habilidades, tornando-se protetor e inspiração para o povo da Terra. Parece semelhante? Pois qualquer semelhança com o Superman é mera coincidência.


Quem nos protegerá deles?




Essa é a premissa de Poder Supremo, um dos carros-chefe da linha Max da Marvel. Poder Supremo é uma atualização do antigo Esquadrão Supremo, versão genérica da Liga da Justiça da DC criada por Roy Thomas e John Buscema, para serem coadjuvantes/adversários ocasionais dos Vingadores. Na nova versão Max somos apresentados a um mundo fora da cronologia do Universo 616, onde não existem super-seres, até a chegada na Terra de um misterioso bebê em uma nave.

Embora encontrado por um casal de fazendeiros, eles não se tornam seu amorosos pais. O governo norte-americano detecta a chegada da nave, localizando tanto ela como o bebê, capturando os dois. A nave é deixada aos cuidados de cientistas para análise. Já para o bebê, agora chamado de Mark Milton, é criado todo um ambiente perfeito, com pais contratados e tudo mais, visando torná-lo um patriota nato ao mesmo tempo em que suas crescentes habilidades eram monitoradas.

O que o governo até então não sabia é que a entrada de Mark Milton na atmosfera terrestre provocou mudanças no meio ambiente. Um nano-vírus foi liberado pela nave, dando origem a diversos super-seres ao redor do Globo. Mark Milton, o Hipérion, começa a agir como arma secreta do governo em outros países, até sua existência ser descoberta por um repórter. Sua natureza extraterrestre, no entanto, ainda é segredo até para o próprio Mark, e ele passa a agir como herói diante de todos, inclusive conhecendo outros super-seres.

Mark encontra o Coronel Joe Ledger, o homem que uniu-se ao cristal que energizava sua nave, usando-o como arma. Hipérion percebe que a atual arma secreta dos militares era Ledger, agora chamado de Dr.Espectro, e toda a verdade começa a se descortinar diante de seus olhos, fazendo com que rompesse com os EUA.


Hipérion vs. Dr.Espectro



O governo não vê com bons olhos essa atitude e, enquanto Mark começa a formar uma tênue aliança com outros super-seres, os militares armam o contra-ataque, revelando sua natureza alienígena na mídia e formando uma força-tarefa de super-seres para caçá-lo. Assim termina a série Poder Supremo, passando a se chamar Esquadrão Supremo, saindo da linha Max e passando para Marvel Knights.


Hipérion e Zarda: Salvadores ou Dominadores?



Antes da estréia do novo título pudemos ainda conferir a mini-série Hipérion, que amarra as pontas soltas de Poder Supremo e abre o caminho para o novo título. Na minissérie, a força-tarefa e o próprio Hipérion viajam para o que parecia ser uma outra realidade, onde Mark Milton e um exército de super-seres dominam a Terra, mas no final da mini descobrimos que se trata do futuro. Dois anos no futuro para ser exato.


Mark Milton, o Hipérion



Agora o Esquadrão Supremo é o título carro-chefe na revista Marvel Max. O Esquadrão forma uma equipe, mas não de heróis, eles trabalham para o governo dos EUA, e alguns de seus membros possuem objetivos não muito claros. São eles:


O novo Esquadrão Supremo



* Ogiva: seu corpo emite consideráveis quantidades de radiação, sendo responsável inclusive pela morte dos próprios pais, tendo que viver numa armadura de contenção.

* Borrão de Atlanta: velocista e melhor amigo de Hipérion, talvez o único. Largou o ramo da propaganda de produtos esportivos com medo de represálias do governo a sua mãe.

* Forma: pouco inteligente, é invulnerável e muito forte, aparentemente pode alterar sua forma.

* Zarda: super-força, invulnerabilidade e vôo, também já demonstrou poder absorver energia de seres vivos, dona de uma incomparavel beleza e parece ouvir vozes, afirma estar ligada às origens de Mark Milton.

* Hipérion: super-força, vôo, invulnerabilidade, super-sentidos e velocidade sobre-humana. Era uma legítimo herói, mas desde sua decepção com a raça humana seus propósitos são desconhecidos, acredita-se que queira dominar a Terra com sua equipe.

* Dr.Emil Burbank: super-inteligência, é o único que sabe que a força-tarefa visitou o futuro, e já está formando planos a respeito. É subestimado por parecer menos poderoso, mas já demonstrou ser mortal em batalha.

* Joe Ledger: líder da equipe, está ligado ao cristal da nave de Mark e manipula sua energia, porém o cristal abriga uma consciência que tem seus planos próprios, planos de dominação.

* Inércia: pouco se sabe sobre ela, possui força e invulnerabilidade, além de um temperamento explosivo.

* Arcanna Jones: pode manipular as possibilidades quânticas, foi a responsável pela viagem no tempo na mini-série Hipérion, seu verdadeiro potencial ainda é desconhecido.

* Kingsley: pode respirar debaixo d'água, sendo muito forte, comunica-se telepaticamente apenas com Ledger, a quem ama.

* Tom Polegar: cerca de 10 centímetros de altura, acha que pode vencer qualquer um, é o espião, especialista em infiltrações.

* Falcão Noturno: único humano, conta apenas com equipamento e habilidades de luta, foi considerado irrelevante pelos militares.


Além de todas essas mudanças, outra significativa está para ocorrer, mudanças no time criativo. Desde o começo o título está nas mãos de J.Michael Straczynski (vulgo Sopa de Letrinhas) e Gary Frank, mas na edição 7 do título Frank dá adeus aos desenhos, Mike Deodato chegou a ser anunciado como novo desenhista, mas foi remanejado para a nova série dos Thunderbolts, o nome do novo artista ainda não foi anunciado. Como a última edição publicada por aqui foi a 4ª na recém-lançada Marvel Max nº40, poderíamos ter um novo intervalo na publicação da série, mas os fãs podem ficar sossegados pois ainda há material a seu publicado, a mini-série em 4 partes Hipérion vs. Falcão Noturno, de Marc (Wolverine, Blade) Guggenheim and Paul (Shang-Chi) Gulacy. Foi iniciada nesse mês de janeiro.

Eddie

comments powered by Disqus