sábado, 6 de janeiro de 2007

Marvel 616: ANO UM


Há aproximadamente um ano e meio, após acompanhar diversas discussões a respeito de como andavam os quadrinhos (especialmente os da Marvel, que parei de acompanhar no ano 2000 após anos de leitura), tomei coragem e voltei a comprar algumas revistas publicadas agora pela Editora Panini. Aos poucos, fui tomando gosto novamente, o que me fez ampliar cada vez mais o material com o qual passei a manter contato.

Photobucket - Video and Image Hosting

Uma das formas pela qual mantinha-me informado era uma comunidade do Orkut, a X-Men Brasil. Infelizmente, era meio bagunçada, apesar de rolarem conversas bem interessantes com alguma freqüência devido a um pequeno grupo de membros. Porém, com o tempo a bagunça ficou maior e pouco podia ser "aproveitado". É então que surge um tópico propondo a criação de uma comunidade organizada e com um tema mais amplo: todo o universo Marvel. O nome desse novo espaço era Universo Marvel 616. O convite era de um tal de "Coveiro X", que parecia mais um personagem que uma pessoa. O que não é uma inverdade completa.

Photobucket - Video and Image Hosting

Fui um dos primeiros a entrar e vi, de fato, a comunidade crescer e estabelecer aos poucos suas regras e maneira de ser. O moderador/dono da comunidade pedia sugestões sobre a imagem a ser utilizada como símbolo e em outros ajustes necessários com certa freqüência. Os membros usuais normalmente acabaram construindo uma amizade e definiram o perfil da comunidade.

Em uma oportunidade, o "Coveiro X" (a essa altura já sabíamos que seu nome não era esse, mas mesmo assim o "apelido" fica) precisou ficar uns dias fora e me pediu para "tomar conta das coisas" durante sua ausência. Com ele de volta, a idéia de uma moderação conjunta acabou lhe agradando, convidando mais dois membros (eu e meu "xará" J.R.) para, convenientemente, formar um trio que passou a compor um perfil de moderador com a identidade do Tribunal Vivo. Um personagem tradicional da Marvel que combina perfeitamente com a figura de moderador.

Photobucket - Video and Image Hosting

As conversas continuaram e a idéia de um site, uma ampliação do que fazíamos na comunidade do Orkut, surgiu e, aos poucos, se materializou. O fórum já parecia pequeno para nossas pretensões.

E aqui estamos, um ano depois do surgimento da Universo Marvel 616 (em 06/01/2006, uma coincidência?), concretizando o ponta-pé inicial de mais um projeto, dessa vez feito coletivamente. Ampliamos nossa "linha editorial" e adicionamos o Edvando (Ed, Eddie, como preferir, um dos atuais moderadores da X-Men Brasil), além de contarmos com outros colaboradores que nos apoiarão nessa empreitada e em breve aparecerão por aqui.

Photobucket - Video and Image Hosting

O que ganhamos com isso? Diversão. Um autor de que gosto muito, e não tem nada a ver com quadrinhos, mas com minha profissão, escreveu: "Antes do desejo de conhecimento, o simples gosto". E, parafraseando-o, penso que antes de qualquer coisa que possamos atingir com esse site é um prazer tremendo de trazer informação sobre uma coisa da qual todos nós gostamos (quadrinhos) a quem também possa se interessar, e fazer isso entre amigos. Celebremos um ano da comunidade bem sucedida e de uma estréia auspiciosa. Saúde.

« Jøåø »

comments powered by Disqus