domingo, 7 de janeiro de 2007

O Outro: Primeiro Ato com Peter David


Evolve or die
. Esse é o imperativo que acompanha o título O Outro, que estreou em Homem-Aranha nº 60 da Panini. Traduzido aqui como Evolução ou Morte (Evolua ou Morra talvez fosse mais preciso), a segunda opção parece estar mais próxima de Peter Parker nas três primeiras partes que compõem o primeiro ato da saga.

Friendly Neighborhood Spider-Man # 1

Como já foi dito anteriormente, o roteirista que assume essas três primeiras partes é Peter David, que em breve poderemos ler também no segundo volume de X-Factor. E é uma história típica de Peter David. Ao mesmo tempo em que percebemos uma estrutura, uma linha central, que conduz as três edições, vemos cada uma das partes centradas em três personagens distintos. Uma abordagem intimista mas, simultaneamente, integrada.



Primeira Parte: Friendly Neighborhood Spider-Man nº 1. O alvo da vez de Peter David aqui é claramente Peter Parker, que não consegue se concentrar, digamos assim, em um momento íntimo com Mary Jane, pois parece constantemente sonhar com a morte e com pessoas que já morreram - como Morlun e Kraven - que vêm lhe assombrar, sendo que o primeiro aparece no fim de seu sonho com um "olho-de-cobra" (quando dois dados lançados caem no 1) brilhando na cor vermelha.

Morlun espreita o enfraquecido Homem-Aranha

Interessante perceber como Peter é extremamente pessimista quando se trata de sua própria vida. Em um momento em que sua vida parece ganhar um pouco de estabilidade, vivendo como um vingador e usufruindo uma pequeníssima fração da riqueza de Tony Stark, o Aranha ainda parece ter medo de fazer mal às pessoas que vivem ao seu lado. Tanto com sua família quanto dos novos companheiros. Um treinamento visando contar com mais do que os próprios instintos com Steve Rogers ainda o deixa muito desconfortável.

O desconforto só aumenta quando, ao enfrentar um vilão que tem controle sobre qualquer tipo de tecnologia - o Rastreador -, o Homem-Aranha, além de estar com sua confiança abalada (lembremos do que ocorreu em Dinastia M), é gravemente ferido e, após fazer alguns exames com a Dra. Castillo, recebe péssimas notícias a respeito de sua saúde.

Segunda Parte: Marvel Knights Spider-Man nº 19. Particularmente, não gosto dos desenhos de Pat Lee em Marvel Knights. "Cartunescos" demais. Peter volta a enfrentar o Rastreador, que expõe cada vez mais suas más condições. No confronto, o vilão consegue controlar o Homem de Ferro, dobrando o trabalho de um exausto Homem-Aranha, aparentemente descuidado, que quase morre no confronto.

Mas o foco de David nessa parte é em Mary Jane. Diferente do que muitos possam acreditar, inclusive Peter, ela não é uma pessoa indefesa, dependente do marido. Tem sua independência profissional e, ao ser violentamente abordada por um fã, reage à altura e dá conta do agressor sob testemunha dos freqüentadores de um bar.

Marvel Knights Spider-Man # 19

Ao fim dos dois confrontos, Peter acaba revelando sua condição de saúde à MJ, após ela desabafar e dizer que não agüenta mais a forma como o marido se diminui e se culpa demais pela morte do tio, demonstrando cada vez mais falta de vontade de viver.

Terceira Parte: Amazing Spider-Man nº 525. O personagem "da vez" é May Parker. Longe de ser uma senhora idosa e frágil, a tia de Peter, em um flashback de sua juventude ainda ao lado de Ben Parker, demonstra firmeza e um caráter forte. Ainda que fantasmas do passado ainda a assombrem, demonstra preocupação com o fardo que seu sobrinho ainda carrega. Além disso, vejam só, ela confessa, em uma conversa "imaginária" com seu falecido marido, que começa a nutrir sentimentos pelo mordomo Jarvis.

Cortamos para uma Nova York assolada por uma "revolução de máquinas", criada pelo Rastreador, com a qual os Vingadores sem Peter tentam lidar. Acordado posteriormente, um irritado e descuidado Aranha sai para ajudar os companheiros, mas mal consegue ficar de pé. Morlun está a espreita, como um espectro trazendo más notícias, e seu alvo é o Homem-Aranha.

May Parker assustada com a reação de seu sobrinho

Mesmo ajudado por Wolverine, Peter fica desconfiado e leva um "fora" do mutante. Ao voltar para a torre, vê o Rastreador conversando com May, o que faz com que tenha um acesso de raiva. O Homem-Aranha teria matado o vilão, se esse não fosse um robô que, momentos antes, se negava a enfrentá-lo "naquelas condições". Mas que "deterioração" é essa que Morlun mencionara momentos antes? Na seqüência, escrita por Reginald Hudlin, teremos a revelação do que está havendo com Peter Parker, com o homem e com a aranha.

« Jøåø »


Leia a apresentação de O Outro aqui.

Leia o "Review" do Segundo Ato de O Outro aqui.

comments powered by Disqus