sábado, 20 de janeiro de 2007

Planet Hulk terminando: é hora de World War Hulk

**Atenção: Contém informações de publicações inéditas no Brasil**


Um ano. Essa é a duração da mais recente saga do gigante esmeralda - Planet Hulk - que se encerra em Incredible Hulk 105, com lançamento programado para o dia 4 de abril. E foi de tirar o fôlego. Parece ser quase senso comum, até entre os fãs mais tradicionais do personagem, que essa é uma das melhores coisas feitas com o maior anti-herói da Marvel nos últimos tempos. E é melhor todos se recuperarem rapidamente, porque ainda para o primeiro semestre está programada World War Hulk, que começa em maio e promete abalar com a Terra pós-Civil War.

Planet Hulk

Mas vamos falar de Planet Hulk antes. A saga, que se passou inteiramente na revista do verdão - apesar de suas dimensões - foi dividida em três arcos de quatro partes cada, começando em Incredible Hulk 92. Isso quer dizer que o mais provável é que ela comece, no máximo, até junho na Universo Marvel da Panini.

Os roteiros de Greg Pak, que também é diretor de cinema, são muito bons (o que não é surpresa para quem leu a Derradeira Canção da Fênix), caracterizando muito bem um Hulk ressentido, em um planeta estranho e extremamente hostil. Os desenhos ficam a cargo de Carlo Pagulayan e Aaron Lopresti, ficando cada um com uma das duas primeiras partes e dividindo a terceira.

Planet Hulk: Exile

Mas com o Hulk vai parar em outro planeta? Bom, tudo começa com o grupo que só recentemente tivemos notícia de que existia: os Illuminati, compostos pelo Homem de Ferro, Dr. Estranho, Charles Xavier, Raio Negro, Namor e Reed Richards. Depois de mais um acesso descontrolado, o Hulk destrói parte de Las Vegas. O grupo secreto, então, com a ausência do líder mutante e discordância por parte do Príncipe Submarino, decide aproveitar uma oportunidade. Com Banner enviado ao espaço a pedido da SHIELD, para resolver um problema em um de seus satélites, eles acabam enviando-o para um planeta longíncuo e desabitado, no qual poderia ficar "em paz". Começa, assim, Planet Hulk.

Planet Hulk: Anarchy

Em Exile, a primeira parte, transformado em gladiador, dominado, formando um grupo que inclui um ser de pedra, um insectíde, um "guerreiro das sombras" renegado e até um membro da Ninhada, o Hulk ganha fama como o Green Scar (o "Cicatriz Verde"). Acaba enfrentando (e vencendo) até mesmo o Surfista Prateado, se libertando e iniciando uma verdadeira anarquia no reino planetário do Red King.

Começa Anarchy, e o Hulk aumenta sua popularidade, inspirando (mesmo que não dê bola para isso) o levante contra o monarca tirano em diversos pontos de seu reino. Vendo plantas florescerem onde seu sangue caiu, os habitantes do planeta acreditam que ele seja o Saakarson, o "destruidor de mundos" de que falavam suas profecias. Com o Hulk perseguido pelas tropas reais, o arco se encerra com sua batalha contra a "sombra" do rei, que acaba se aliando ao Green Scar. O Red King não mediu esforços para derrotar aquele que o ameaçava, matando diversos civis com bombardeios e liberando uma raça alienígena (os Spikes) que devora tudo que vê pela frente.

Planet Hulk: Alleigance

Já em Alleigance, indo de encontro ao monarca, o Hulk consegue finalmente derrotá-lo, mas não sem antes não ser reconhecido como o Saakarson pelos "sacerdotes sombrios" (o que não o incomoda nem um pouco, já que descobre uma nave com a qual vê possibilidade de voltar à Terra e se vingar dos Illuminati). Para derrotar o Red King, o Hulk descobre que havia Spikes mais racionais, capazes de controlar a onda irracional que enfrentara antes, mas que tinham tanta fome quanto estes, já que se alimentavam da energia de estrelas mortas antes de serem trazidos ao planeta pelo mesmo vórtice que Banner. Eles se aliam na batalha contra o insano, mas poderoso, monarca. Hulk se torna rei, ao mesmo tempo em que os Spikes se alimentam de sua energia aparentemente inesgotável.

Poster de World War Hulk

Ainda sem ter sua conclusão publicada, Planet Hulk leva-nos à aparente volta do gigante esmeralda à Terra, buscando sua vingança em World War Hulk (com poster promocional por John Romita Jr. lançado recentemente). As consequências disso só poderemos acompanhar a partir de maio. Mas, considerando toda raiva e ressentimento demonstrados por sua passagem no planeta alienígena, o impacto do retorno do Hulk não passará desapercebido. O que nos deixa uma pergunta: como o mundo dos heróis, aparentemente ainda dividido no pós-Civil War, reagirá a sua fúria?


« Jøåø »

comments powered by Disqus