terça-feira, 16 de janeiro de 2007

Prêmio Impossível - Os Piores de 2006

O Troféu Framboesa de ..., quer dizer Prêmio Impossível é uma iniciativa totalmente original de parabenizar aqueles que pagaram mico, deram vexame, envergonharam seus leitores e acima de tudo, incutiram ódio mortal sobre alguns dos principais personagens, escritores e desenhistas do Universo Marvel.
Bem, como nem tudo são flores, Senhoras e Senhores, o Troféu Impossível!

Troféu Impossível




A votação nos piores do ano foi um tanto quanto complicada, pois, alguns dos eleitores simplesmente se recusaram a votar em algumas categorias, deste modo, nós não iremos dar troféus nas seguintes categorias:
COLETÂNEA DE POCKET DO ANO
COLETÂNEA DE HISTÓRIAS REEDITADAS DO ANO

Percebe-se assim, claramente, que as pockets foram muito bem aceitas pelos leitores, bem como as reeditadas, que, Clássicos como são, não tem como receberem qualquer voto de repúdia.
Agora, ao que interessa.
OS PIORES DE 2006!!

Começamos com um casal de heróis que por muitos anos foi um dos queridinhos da Marvel. Hoje, sua relação é pior do que telenovela mexicana, especialmente porque os editores não sabem o que fazer com os poderes dos dois.
PIOR CASAL:
- Gambit e Vampira

Pior Casal

Já o pior herói foi uma escolha até que lógica, há muitos anos os rumos dele se perderam, cada escritor o retrata de uma forma, cada um faz o que bem entende com ele, e suas piadas são cada vez piores e sua utilidade como herói decai a cada instante. A perda de seus poderes devido aos eventos de Dinastia M talvez ajudem a retomada do rumo do personagem, mas por enquanto:
PIOR HERÓI
- "Homem de Gelo".

Duas mulheres foram vitoriosas (ou seria perdedoras?) na categoria Pior Heroína. Ambas com grandes poderes, uma delas vinha sendo mal utilizada há anos, passando nas mãos de péssimos escritores, virou uma psicótica de alto nível, a outra, por pedir atenção demais, cansou seus leitores que a viram perder a majestade.
PIOR HEROÍNA
- Ororo "Tempestade" Munroe e Lorna "Polaris" Dane.

Tempestade, Homem de Gelo e Polaris

Todo bom herói tem seus coadjuvantes de valor. Da mesma forma, os piores também tem aqueles seres dementes que os acompanham, sem razão nenhuma de existir e com as piores falas e situações do universo. Nosso pior coadjuvante do ano é um cretino sem tamanho, que só soube causar problemas por onde passou.
PIOR COADJUVANTE:
- Josh "Elixir" Foley

Elixir

Em termos vilanescos, nosso pior do ano foi pior tanto masculinamente quanto femininamente. Os leitores não sabiam o que era aquilo, e ainda não sabem. De onde veio, porque veio e especialmente, será que aquilo foi criado para afundar ainda mais a equipe dos X-Men de Destructor?
PIOR VILÃO E VILÃ
- "Gólgota"

Gólgota

Da mesma forma que esse lixo foi o pior vilão e vilã, óbviamente que alguma cena com ela entraria nos piores. A cena em questão é uma luta espacial entre aquilo e os X-Men de Deestructor, chega a ser deprimente ver aquela imagem final estilo Armagedon e imaginar em que buraco se meteu a mente do escritor:
PIOR CENA DE COMBATE:
-"X-Men versus Gólgota no Espaço" em X-Men #54

Pior Cena de Combate

Monstro demente, acabou com uma equipe de heróis. Não, não estou me referindo à Gólgota, mas sim quem estava escrevendo essas histórias. Assim como este escritor, este desenhista ficou famoso por sua passagem estilo mangá nas histórias do Invencível Homem de Ferro, deixando os leitores pasmos com rabiscos e cortes estranhos. Por fim, nosso arte finalista é um pobre coitado, afinal teve de terminar a arte feita por Chris Bachallo em Fabulosos X-Men, uma arte baseada em argumentos lamentáveis do então mestre Chris Claremont. Alem disso, trabalhou com Salvador Larroca e fez a arte final de X-Men: O Fim. O conjunto da obra já basta.
PIOR ESCRITOR:
- Peter Milligan em X-Men e Toxina
PIOR DESENHISTA:
- Pat Lee em Homem de Ferro - Dinastia M
PIOR ARTE-FINALISTA:
- Sandu Florea em X-Men

Milligan, Lee e Florea

Já que estamos falando de arte, que tal as piores capas? Sim, foram duas. Uma, trazia apenas três imagens, sem explicar basicamente o que eles faziam ali. A outra, bem, é ridícula por si só.
PIOR CAPA:
- Universo Marvel 16 (Elefante sobre Heróis Marvel).
- X-men Extra 55 (Magneto, Xavier e Dr. Estranho).

Capas

Antes dos prêmios principais, o fato e piada impossíveis.
O fato, bem, de fato foi horrível, mais uma vez, citando o odiado Milligan, este criou uma crônica dentro da Mansão X que simplesmente é odiosa. O relacionamento entre Vampira e Gambit desandando, os X-men eram um grupo sem liderança, os vilões eram um piores dos que os outros, o Homem de Gelo virou um babaca tamanho G. Nada mais poderia ser pior, não é? NÃO! Poderia ser pior e foi.
O FATO "NÃO É POSSÍVEL" DO ANO:
- "Trama da Mistica para entrar nos X-men", em X-men #57 e 58
PIADA SEM GRAÇA DO ANO:
- "Homem de gelo ciumento e sem graça", em X-men #53 e 54

X-Men

Quanto as revistas mensais, edição mensal, edição extra e minissérie em partes, houve a clara demonstração que os heróis mutantes não estão com essa bola toda.
PIOR REVISTA MENSAL DO ANO
- X-Men
PIOR EDIÇÃO MENSAL LANÇADA NO ANO
- Marvel Apresenta 22: X4
PIOR EDIÇÃO EXTRA ESPECIAL DO ANO(Único Volume)
- X-Men Anual 1 - Era do Apocalipse
PIOR MINI-SÉRIE EM PARTES DO ANO
- X-23


Os piores


Esta última teve o privilégio de ser também a pior decisão editorial do ano.
PIOR DECISÃO EDITORIAL DO ANO
- "Lançamento e os Problemas gráficos na mini-série X-23"

Por fim, o prêmio de pior grupo de heróis do ano. Os eleitores votaram sabendo que este grupo foi uma das maiores bombas já publicadas no Brasil. Durante todo este post eu fui deixando isto bem claro. Desde um escritor que só soube afundar o grupo, até sagas e crônicas que variavam do absurdo até a piada mais sem graça. Falta de criatividade? Falta de pulso editorial? Ou meramente falta de respeito aos leitores? O que importa, é que em 2006 não teve para ninguém!
PIOR GRUPO DE HERÓIS:
- "X-Men" liderados por Destructor.

O Pior

Novamente, quero agradecer a todos por terem a santa paciência de lerem isso tudo, e espero que tenham se divertido com a nossa premiação. Foi um jeito de tentar unir mais nossa comunidade no orkut e se divertir fazendo isso.
Um grande abraço a todos.

J.R. Dib
Contador Oficial da Marvel 616

comments powered by Disqus