sábado, 13 de janeiro de 2007

S.H.I.E.L.D.: Sob nova direção

Responda rápido, quem é o comandante atual da S.H.I.E.L.D.??? Nick Fury seria a resposta. Tem certeza??? Muitos diriam Maria Hill. Peraí, mas quem é Maria Hill??? Pois é, a resposta para essa pergunta pode não ser tão simples como parece.



Nick Fury by Steranko


Como a maioria dos marvetes sabe, o Coronel Nicholas Fury foi diretor da S.H.I.E.L.D. por muitos anos e durante sua administração foi um grande aliado dos heróis. Muitas vezes relutante, em outras, rabugento, meio misterioso e cheio de segredos, mas mesmo assim um grande aliado.

Tudo isso até Outubro de 2005, quando começou a ser publicada no Brasil a mini-série Guerra Secreta. Nessa série, Fury descobre que Lúcia von Bardas, a 1ª Ministra da Latvéria, está secretamente financiando os criminosos tecnológicos dos EUA e decide fazer algo a respeito, mas o governo norte-americano tem interesses na Latvéria e o proíbe.

Fury decide que salvar vidas é prioridade, e resolve agir por debaixo dos panos. Recruta um time de heróis formado por Peter Parker, Matt Murdock, Logan, Luke Cage, Steve Rogers, Natasha Romanoff e uma misteriosa jovem com poderes sísmicos, partindo em seguida para invadir em segredo o país e acabar com os planos de Lúcia von Bardas, numa verdadeira....Guerra Secreta.




A Equipe Secreta de Nick Fury



O que aconteceu exatamente nessa missão não é mostrado, pois Fury manda apagar as mentes dos heróis após a missão, tornando a guerra tão secreta que nem os participantes, nem os leitores sabem como foi (uma ótima sacada). Infelizmente, a vingança de von Bardas chegou após um ano, com um ataque a Fury e seus aliados, trazendo à tona a missão ilegal e a manipulação das mentes dos heróis, além de muita destruição. Fury não só perde o comando da S.H.I.E.L.D., mas também torna-se um foragido. Em seu lugar, como nova diretora da S.H.I.E.L.D., assume a agente Maria Hill.

E então começa a confusão...



O fim de Nick Fury?



Para os leitores brasileiros parecia até que a Guerra Secreta foi em uma realidade alternativa. Em Surpreendentes X-Men, Ciclope discute com Fury sobre as relações humano-mutantes pós Planeta X. Em X-Men, Fury dá uma carona para Charles Xavier até Genosha. Já em Capitão América, vemos o Coronel no controle da S.H.I.E.L.D. e aliado de Steve, sendo que os dois haviam brigado feio em Guerra Secreta. Até que em Novos Vingadores, Maria Hill finalmente aparece e, repreendendo Stark e Rogers pela recriação da equipe. Mostra que, ao contrário de Fury, não está muito disposta a ser uma aliada e pretende seguir de forma bem diferente. Tanto que no arco Dossiê Murdock ela se nega a ajudar Matt Murdock, alegando para a Viúva Negra que quem devia favores ao advogado era Fury, não ela.

Então se Maria Hill é de fato a nova diretora da organização, porque o ataque ao Cable foi coordenado pelo Fury? Ou porque o Coronel ainda está ajudando Steve no caso "Soldado Invernal"? A resposta é muito simples: títulos fora de sincronia cronológica. Cable & Deadpool, por exemplo, está bem atrasado em relação aos outros títulos, e a própria mini-série Guerra Secreta estava adiantada em seu lançamento, o que a prejudicou mais ainda, pois atrasou nos EUA, atrasando aqui e perdendo muito do timing da história.

Guerra Secreta situa-se depois de A Queda e Surpreendentes X-Men, antes de Dinastia M. O esquema dos eventos seguiria aproximadamente a seguinte ordem:

* Planeta X;
* Surpreendentes X-Men;
* Excalibur (etapa inicial);
* A Queda;
* Capitão América de Brubaker;
* Caçada da S.H.I.E.L.D. ao Cable;
* Wolverine Inimigo do Estado e Agente da S.H.I.E.L.D
* Jovens Vingadores;
* Excalibur (2ª Etapa);
* Guerra Secreta;
* Novos Vingadores;
* Dossiê Murdock;
* Dinastia M.

Aos poucos se espera que a cronologia seja acertada pela Panini. Muitos títulos para isso haverá nesse ano. Mas o fato é que temos uma nova diretora na S.H.I.E.L.D., seu nome é Maria Hill, e ela não é aliada dos heróis.



Maria Hill, a nova diretora da S.H.I.E.L.D.



Como isso afetaria nossos heróis se uma guerra não tão secreta começasse?

Eddie

comments powered by Disqus