sábado, 27 de janeiro de 2007

Ultimate X-Men: Mudanças no time

Mark Millar foi o 1º roteirista dos mutantes do Ultiverso. O roteirista escocês fez uma revolução, introduzindo novos conceitos, inclusive sugerindo que o Colossus desse universo seria homossexual. Mas, como tudo na vida, sua fase passou, sendo sua última edição a de número 28 da Marvel Millennium: Homem-Aranha. Bendis assumiu por dois arcos (Arrasa-Quarteirão e Novos Mutantes), passando a bandeira para Brian K. Vaughan, sendo esse um novo nome do Ultiverso. Agora, Vaughan também está passando o bastão adiante.

Ultimate X-Men by Stuart Immonen


Aproveitando a mudança, vamos fazer uma retrospectiva da fase Vaughan e falar um pouco do que vem por aí. Vaughan estreou na edição 41, trabalhando com 5 desenhistas diferentes nos seguintes arcos:

* A Tormenta (Marvel Millennium: Homem-Aranha 41 a 44), com arte de Brandon Peterson: Nesse arco de estréia Vaughan lida com as conseqüências da morte do Fera. Tempestade muda de visual e de atitude. Esse arco é considerado por alguns como sendo a versão ultimate de Massacre de Mutantes. Aqui, somos apresentados ao Sr.Sinistro, um serial killer de mutantes. Seu objetivo era sacrificá-los ao Apocalipse, mas não fica claro se este mutante realmente existe.

* Lobo em pele de cordeiro (Marvel Millennium: Homem-Aranha 45 a 48), com arte de Andy Kubert: arco mais criticado de Vaughan. É considerado "anos 90" ao extremo, apresentando uma Vampira cheia de conflitos com o namorado Bobby Drake e a rival Kitty. Vampira também começa a se relacionar com Gambit, indo embora com ele. Começa um relacionamento entre Ororo e Logan. Os vilões são os irmãos Strucker, que comandam uma empresa chamada Fenris.

Ultimate X-Men by Andy Kubert


* O mais perigoso dos jogos (Marvel Millennium: Homem-Aranha 49 a 52), arte de Stuart Immonen: O mais elogiado arco de Vaughan. Os elementos do Mojoverso são brilhantemente adaptados ao Ultiverso. Mojo Adams dirige um reality show que caça mutantes criminosos até a morte na ilha de Krakoa. Sua vítima atual é Arthur Centino (vulgo Longshot), mutante genoshano acusado de assassinato. Ele será culpado ou inocente? As respostas podem estar com sua namorada Espiral, desde que ele sobreviva ao Arcade até que os X-Men a encontrem. Arco carregado de elementos, mas todos harmoniosamente colocados.

Ultimate Longshot



* Assombro (Marvel Millennium: Homem-Aranha 54 e 55), arte de Stuart Immonen: Arco com muito mais ação do que profundidade. Apresenta a versão ultimate da Lady Letal, mas diferente do Universo 616, aqui Yuriko não está conectada ao Logan, mas está ligada ao passado criminoso de Tempestade.

* Norte Magnético (Marvel Millennium: Homem-Aranha 56 à 60), arte de Stuart Immonen: último arco de Vaughan. Aqui Mística aparece como aliada de Magneto, num plano que incrimina Lorna Dane em algumas mortes, fazendo-a ser presa na única cela que poderia contê-la, a cela de Magneto. A armação contra Polaris acaba colocando em choque os X-Men, os Novos Mutantes de Emma Frost e até os Supremos. O plano exato do Mestre do Magnetismo só fica claro na última edição, e se mostra brilhante e bem executado. Nesse arco também fica claro a homossexualidade de Colossus.

Magneto e Polaris em Norte Magnético



Além desses arcos, temos uma história solo de Charles Xavier, com arte de Steve Dillon, publicada em Marvel Millennium: Homem-Aranha 53. Nessa história, Xavier é feito refém junto com outros clientes de um banco em um assalto efetuado por gêmeos siameses mutantes. História que mostra mais do caráter dúbio do Professor. E também temos a edição anual, publicada em Marvel Millennium Anual 1, com desenhos de Tom Raney. Nessa edição um conhecido personagem morre, mudando a vida da Vampira.

Assim termina a fase de Brian K. Vaughan à frente dos mutantes. Foram arcos inferiores quando comparados ao seu trabalho feito em séries como Fugitivos e Ex Machina, mas mesmo assim acima da média. O roteirista que assume seu lugar é Robert Kirkman, o que dividiu as opiniões dos fãs. Enquanto que alguns adoram seu trabalho na série O Invencível, outros acham seu trabalho em Grandes Encontros Marvel totalmente dispensável.

Tudo que nos resta é aguardar o que essa mudança trará aos heróis mutantes. Mas ainda teremos que esperar um pouco para conferir, pois a partir da edição 61 teremos a minisérie em 2 edições - Ultimate X-Men / Fantastic Four e Ultimate Fantastic Four/X-men - que saíra completa já nessa edição de Janeiro.

Eddie




comments powered by Disqus