domingo, 21 de janeiro de 2007

Uma nova América após a Guerra...

*Atenção! Este artigo contém informações inéditas no Brasil e EUA!!
Artigo escrito por nosso colaborador, Rafael Brizola.


Nos últimos dias uma série de rumores começou a surgir na terra do Tio Sam, e como não poderia ser diferente, todos envolvendo o desfecho do mega-evento Civil War e suas possíveis repercussões. Porém, um rumor se destacou acima de todos os outros, aquele que provavelmente pode ser considerado o maior spoiler até o momento e que indica como deve ficar o cenário do Universo Marvel durante os próximos anos.

A Nova America?

Se não quiser saber ou simplesmente estiver cansado da porradaria infrutífera dessa guerra interminável, não leia mais.

Ontem surgiu na rede um link para o site da Amazon, loja on-line reconhecida mundialmente, onde havia a pré-venda de uma coletânea da revista Invincible Iron Man americana, contendo as edições 15 a 18, que supostamente será lançada em junho. A última edição lançada foi a 14, então não chega a ser uma novidade e a data confere. Para quem não sabe, esse tipo de lançamento é comum lá fora, apesar de raramente ser anunciado tão cedo. Talvez seja por isso e também para desfazer o erro antes de levar uma bronca da Marvel que o link foi tirado do ar em menos de 24 horas.

Mas o que atiçou mesmo a curiosidade dos internautas americanos foi o título do arco de histórias contido na coletânea: nada menos do que Steve Rogers. Se apenas o nome do Capitão América em uma revista pós Civil War do Homem de Ferro não fosse intrigante, a capa do produto desenhada por Marc Silvestri foi suficiente para deixar os fãs de cabelos em pé.

New Iron Man?

Em princípio, quando a única informação referente a coletânea era a capa do Silvestri rodando nos fóruns americanos, a unanimidade entre os internautas era que Steve Rogers seria o novo Homem de Ferro. Porém, após a descoberta do link da Amazon tudo mudou, principalmente devido a descrição do produto.

Segundo o texto, o arco trataria dos primeiros dias de Tony Stark como diretor da S.H.I.E.L.D, cargo ocupado anteriormente pelo desaparecido Nick Fury. Mas, para quem acompanha as histórias, tal acontecimento não é nenhuma surpresa, pois a proposta para Stark assumir essa mesma posição foi feita recentemente inclusive, devido ao seu trabalho como líder do movimento pró-registro. Na época, porém, Stark recusou veementemente o cargo.

Ironicamente, essa mesma situação foi motivo de piada para a Marvel no ano passado, quando ela lançou uma série de capas de supostos lançamentos pós Civil War, somente para desmenti-las algum tempo depois.

New Iron Man - Director of SHIELD

Agora, seria outro engodo bem elaborado de Joe Quesada? O sumiço do link indica que não, mas por enquanto tudo não passa de um rumor. De qualquer maneira, se confirmado, ainda ficam diversas perguntas no ar.

A principal seria o destino do Capitão América. Seria ele o filho caído a que se refere a mini-série Civil War: Fallen Son, de Jeph Loeb? Se sim, como a terceira edição, denominada Barganha, seria centrada no próprio?

Em entrevista recente, Loeb explicou que o título se refere a tentativa de tirar algo bom da situação (no caso a morte de um grande personagem da editora), e que a trama envolve o Capitão América. Se juntarmos isso ao fato dele estar ausente da nova formação dos Novos Vingadores, o destino do símbolo vivo da democracia liberal americana não parece dos melhores.

New Iron Man - Director of SHIELD

Outros, porém, afirmam que a capa do Silvestri é apenas uma simbologia a provável vitória do Homem de Ferro na Guerra Civil e sua nova posição na S.H.I.E.L.D, assumindo ele o papel de representante dos Estados Unidos na atualidade, um país bélico e extremamente conservador. Dessa forma, claro, ele não precisaria necessariamente matar o Capitão e roubar seu escudo no processo.

Filosofias deixadas de lado, algo de verdadeiro deve haver nesse quebra-cabeça. Cabe a você juntar as peças.


Brizola.

PS: alguns de vocês devem me conhecer da comunidade, sou o Rafael Brizola e espero que esta seja a primeira de muitas matérias feitas por mim aqui no blog, pretendo ajudar o pessoal a manter a agilidade do recinto.

comments powered by Disqus