domingo, 4 de fevereiro de 2007

Em Foco: Dizimação

O Fim da Dinastia M leva ao começo de uma nova fase aterradora na vida dos Mutantes! Se você acompanhou os últimos artigos lançados nesses dias na Universo Marvel 616, sabe que estamos repletos de novidades nesse semestre – Redução de mutantes, Sentinelas com novas prioridades e a volta de antigas equipes do passado. Com tantas coisas acontecendo de uma só vez, torna-se mais que necessário que passemos um “pente-fino” nisso tudo. Estréia hoje nossa primeira sessão “Em Foco”, com comentários de João, J.R. Dib, Edvando e o Coveiro.

EM FOCO:

Dizimação



¤ CX ¤ diz:
Começamos agora a primeira mesa redonda com os Editores da Universo Marvel 616 – Uma idéia que almejamos repetir pelo menos uma vez por mês em um dos finais de semana onde Eu, J.R.Dib, João, Edvando e ocasionalmente um ou outro convidado discutiremos um tema em especial dos quadrinhos que esteja em foco! Hoje, no entanto, vou servir mais de mediador do que comentarista porque não li nada do que saiu no Brasil. Sexta-feira, e nem uma revista de fevereiro no Recife. Mas deixemos as reclamações de lado. Hoje, o que está em foco é a Dizimação!

"Chega de Mutantes" foram as palavras usadas por Wanda para mudar toda a realidade. Gostaria de saber qual o impacto que vocês tiveram ao ler a história pela primeira vez e se dar conta do que estava acontecendo.

J.R. Dib diz:
No começo, as palavras meio que ficaram vagas... ao aparecerem os primeiros sinais do que Wanda havia feito é que a coisa toda ficou transparente. Eu estive acompanhando Distrito X desde o começo, vi aquele bairro, aquele microuniverso ser totalmente despedaçado. O desespero dos mutantes, as palavras daqueles que perderam seus poderes. Deve ser uma das piores sensações.

« Jøåø » diz:
Eu acho que foi uma maneira que a própria editora encontrou para dar uma "baixada de bola" na explosão mutante que vinha acontecendo, e tentar, dessa forma, abordar os mutantes sob uma nova perspectiva. Colocando-os novamente em um status de "outsiders". Os mutantes, na minha opinião, vinham sendo banalizados e, por isso, quase se tornando uma coisa à parte do universo Marvel.

Eddie diz:
Bem, quando eu li já sabia o que ia acontecer (malditos spoilers)... então só estava esperando as palavras serem ditas, mas mesmo assim o impacto foi muito grande. Concordo com o Jão que a Marvel quis dar uma "freada", mas a situação tornou-se até pior do que antigamente para os mutantes......mais renegados do que nunca..... O maior impacto para mim foi a recuperação da memória do Logan e ver Magneto como um "reles humano".

« Jøåø » diz:
Sim. Exacerbou a marginalidade.

¤ CX ¤ diz:
Sim, mas o que acharam do modo como foi feito? Vou exemplificar com algo que ocorreu um ano atrás. Eu e o Guilherme estávamos já sabendo de uma possível Dizimação antes mesmo de ler a história. Então, eu apostava que o mundo , quando voltasse ao normal, reagiria de maneira violenta aos mutantes perigosos como Wanda e os humanos promoveriam um expurgo. Só que o que veio foi o chamado M-DAY. E a solução para a redução dos mutantes foi praticamente mágica. Vocês acharam que foi bom ter sido retratado dessa maneira?

Eddie diz:
Bom, na verdade....não! A redução dos mutantes foi algo extremamente positivo na minha opinião, mas dar tanto poder pra Wanda pode ser uma perigo com tanto roteirista pé de chinelo por aí....

J.R. Dib diz:
Meu maior medo nessa nova fase é eles voltarem a ser aqueles heróis reclusos, trancados em sua mansão, perseguidos e odiados, depois de tanto que fizeram. Regredir os X-Men a este status é regredir 20 anos na história da Marvel. O extermínio de Genosha já havia feito isso. Pra que mais? E em relação aos poderes de Wanda, eles sempre estiveram aí, só que sempre foram pouco aproveitados!

« Jøåø » diz:
Eu acho que é questão de uma escolha editorial. O que foi feito dos poderes da Wanda, apesar de muita gente reclamar, foi de certa forma coerente com sua natureza e com o que vinha acontecendo com ela desde sua origem. Ela é uma pessoa traumatizada, assim como Pietro.
Poderia ter acontecido o expurgo, mas isso deixaria marcas muito profundas na Marvel, e talvez mudasse DEMAIS as coisas. Viraria quase um Dias de um Futuro Esquecido


Eddie diz:
Bem, só comentando o que o Jão falou... a forma como Wanda e Pietro foram retratados não contradisse em nada a história anterior deles... ao contrário de outros "vira-casacas" dos quadrinhos, eles foram coerentes.

Chega de Mutantes!



¤ CX ¤ diz:
Então, quem foi contra ou não a redução? Principalmente, do jeito que foi feito?

J.R. Dib diz:
Sou contra... as histórias que poderiam ter saído de Distrito X com os mutantes ainda morando lá tinham ótimas possibilidades, Morrisson deixou o Instituto Xavier como uma verdadeira escola, agora, voltou a ser um refúgio dos poucos que sobraram! Sou contra e tenho dito!

« Jøåø » diz:
Ah, eu fui a favor.

¤ CX ¤ diz:
Bom, eu e o João somos claramente a favor. Apesar de eu ter sido no começo contra o jeito que foi feito. Eu acabei me acostumando

Eddie diz:
Concordo com o JR que o novo Instituto era ótimo, e o Distrito X era algo inovador, mas a redução foi muito boa... mutantes odiados pelos humanos e ex-mutantes.....ex-mutantes ainda odiados pelos humanos... mais pária que isso, impossível... e no fundo, essa é a essência dos X-Men.....serem párias! Então, sou a favor, claro! Estou devorando as revistas!!!

¤ CX ¤ diz:
Então, deu 3 a 1.

J.R. Dib diz:
Do contra diz: perdi!!!! Mas sabe que eventualmente eu posso até vir a me acostumar, mas hoje, como leitor BR, não gostei da coisa toda. Isso foi mais que desculpa para dar mais ênfase aos heróis não-mutantes, e depois que venha o que vier!

« Jøåø » diz:
Sobre o que o JR falou, acho que foi essa intenção, TAMBÉM. Meio que demonstrar que a Marvel contém os mutantes, mas que não é só feita deles. Isso vem em um momento em que temos uma renovação muito legal dos Vingadores, uma fase legal do Hulk, Thunderbolts, Demolidor e até do Quarteto Fantástico.

Eddie diz:
É verdade... A parte "não-mutante" da Marvel está excelente.....principalmente Demolidor, Capitão e Vingadores.

¤ CX ¤ diz:
Prossigamos para mais um ponto sobre a Dizimação propriamente dita! É mostrado uma grande redução dos Mutantes quando Emma usa Cerebra, mas a maioria que sobreviveu aos efeitos de Wanda se concentrou nos EUA (por motivos óbvios) e quase todos os X-men estão imaculados! O quão isso foi mal aproveitado na opinião de você?

J.R. Dib diz:
Acho que as idéias da renovação que o Morrison fez foram jogadas fora. Aquela coisa de olhar mais o mundo, ver que há muito mais do que o que acontece em Nova York, isso foi confirmado nessa edição de X-Men quando o Ciclope manda que todos os escritórios da Corp. X fossem fechados. Acho que os americanos cansaram de ver mais que o próprio umbigo!

« Jøåø » diz:
Isso é quase inevitável (os X-Men saírem quase ilesos), porque se não seria um tiro no pé. Quanto à fase Morrison, acredito que o grande problema é que, sem ele, não funciona. É uma idéia bacana, mas NINGUÉM estava conseguindo levar isso para frente direito.

Eddie diz:
Eu queria que mais membros dos X-Men fossem "humanizados"....acho que uma redução no número da equipe seria bom....e sem o Morrison realmente as idéias não fluíram.....alguém viu a Corporação X ser utilizada nesse período Reload?

J.R. Dib diz:
Só com ele e logo no começo, na saga do Arma XIII

CX ¤ diz:
Bom, o Eddie tocou no ponto que eu queria. Mesmo chocante, a Dizimação aparentemente me pareceu como algo um pouco distante aos leitores porque quase nenhum dos seus personagens preferidos foram afligidos. Eu acho que para a idéia funcionar da maneira impactante como deveria, seria melhor ter acontecido com mais intensidade no núcleo da mansão. Afinal, mutantes para compor novas formações e serem aproveitados há de sobra.

Eddie diz:
Até o momento, por exemplo, apenas Polaris e Homem de Gelo foram afetados....ou seja, o status quo da equipe permanece praticamente inalterado! A situação mundial deles tá totalmente diferente, mas com as mesmas pessoas e poderes.

« Jøåø » diz:
Acho que o legal é como eles, que sempre se viram como protetores dos mutantes, vão agir sabendo que foram impotentes.

J.R. Dib diz:
Não afetou ninguém! Até a molecada da Academia X que perdeu os poderes parece que não foi nada. Acho que houve tamanho maltrato com os X-Men ultimamente que isso que aconteceu a eles simplesmente parece ser mais uma coisa passageira! Agora, desce uma pá de mega sentinelas nos Jardins da Mansão e Ciclope não consegue controlar ninguém!

¤ CX ¤ diz:
Calma, JR!!! rs

J.R. Dib diz:
Virou o caos! A equipe tem tudo pra se dissolver! Mas mesmo assim, estaremos impassíveis! Tô puto!


¤ CX ¤ diz:
Bom, já que falamos bem sobre o cerne da questão da Dizimação propriamente dita, vamos passar um pente fino história por história, ok? Comecemos pela revista X-men 61! Temos apenas duas histórias relacionadas. "Dizimação: O dia seguinte" e a história conjugada escrita pelo Milligan. O que acharam da maneira como foi retratado o evento "um dia depois"?

J.R. Dib diz:
O Claremont trabalhou por anos com os mutantes quando eles eram foragidos, e isso se tornou claro na primeira história que saiu em X-Men 61. Percebia-se que ele fica mais à vontade quando trata os mutantes como párias à como se fossemos o próximo estágio da evolução, os homens do amanhã. Ele gosta de ver o povo sofrer! Pelo Claremont, perfeito, ficou muito bom, pena que o desenhista não acompanhou. Pelo cretino do Milligan, parecia filme do John Woo, só ação sem fundamento!

Eddie diz:
Bem, realmente a história "O dia seguinte" foi ótima.... a cena inicial com o Blob é pra chocar qualquer um, a história segue mostrando as conseqüências pelo mundo.....gostei do resgate de Val Cooper e Trish Tilby, que andavam sumidas........uma boa cena também foi a diferença de opinião entre Ororo e Scott....e a decisão polêmica de tornar o Instituto um refúgio pra todo e qualquer mutante... O final com os sentinelas também é perfeito....pena que é com o Milligan a seqüência!

« Jøåø » diz:
Essa história, apesar d'eu não gostar mesmo do Milligan (que só foi legal em X-Statix), mostra essa coisa meio retrô. Sentinelas, pessoas comuns e armadas atrás dos mutantes. Mesma coisa a Trish e a Val Cooper. A divergência da Ororo com Ciclope. Todas coisas que já foram trabalhadas, com um olhar atual, sob novas condições. Não vejo como algo "requentado", mas a volta de certos conceitos que deram certo com os mutantes. Talvez querendo tirar o ranço dos anos 90. hehehehe

¤ CX ¤ diz:
Bom, vou falar a verdade. Esse foi o único arco de história do Kirby que achei levemente razoável, apesar de continuar achando patetica a maneira que ele coloca o Alex, Lorna e, principalmente, o Bobby.

Eddie diz:
Kirby? Seu Herege?

¤ CX ¤ diz:
ops... (Milligan)

J.R. Dib diz:
Meu Deus! Você está destituído do cargo! Falou mal de Deus! Uhahuahuauha! Essa deveria ir pros logs!!

¤ CX ¤ diz:
Ei... posso continuar a entrevista?

Eddie diz:
Fale infiel, digo, Coveiro

« Jøåø » diz:
AHUhuahauuAUHUAhhA

¤ CX ¤ diz:
Ewerthon chamou atenção antes e João logo depois sobre um detalhe. É estranho ler o restante das histórias sem antes ter a conclusão do arco do Milligan (MILLIGAN) e a situação dos X-men com os sentinelas. É nítido que eles não querem matar os X-men, senão já teriam feito. "Não viemos lutar com vocês" replica uma das máquinas. Mas não sabemos na verdade o que eles foram fazer ali e nas demais histórias! Já os vemos cercando a mansão e a protegendo. Isso tirou o ritmo do evento pra vocês?

« Jøåø » diz:
Acho que tirou sim. Não vejo necessidade, por exemplo, de adiantar tanto 198. Saiu originalmente no mesmo mês em que esse arco do Milligan é concluído. Ou seja, é bem mais fácil de compreender 198 e faz mais sentido nessa ordem.

Eddie diz:
Concordo plenamente, Jão.....sem contar que a distribuição doida da Panini colocou a Extra antes nas bancas. Bem, também acho que quebrou o ritmo, ver o Fera falando que estavam apenas sob vigilância já tira boa parte do impacto.


J.R. Dib diz:
Acho que esse lance dos Sentinelas cercando a Mansão ficou muito estúpido... Mas ao mesmo tempo é a decisão lógica de um governo que não quer exterminar, mas que viu ali uma oportunidade de controlar os mutantes como há anos vem tentando. Foi uma boa sacada, mas devido as circunstancias, ficou esquisito!

¤ CX ¤ diz:
Falemos agora de alguns problemas da edição nacional. Números de páginas extrapolados apertando a revista, sem capas internas, sem sessão de cartas... e fora isso, uma tradução desnecessária.

Eddie diz:
Tradução desnecessária?

¤ CX ¤ diz:
O nome original do departamento dos Sentinelas é "Office of National Emergency" ou algo assim. A sigla é ONE. Mas traduziram como UNI!!!

J.R. Dib diz:
Aaahh, isso!!!

« Jøåø » diz:
Tosca!

Eddie diz:
O que Caverna do Dragão tem a ver com isso?

J.R. Dib diz:
Essa foi fraca Eddie!

¤ CX ¤ diz:
Não foi, não. Parece que nao tem nada a ver... Mas veja bem: Saladino... Dragão Brasil... Caverna do Dragao... Uni!!! ahuHAUhauhUAHua

J.R. Dib diz:
É, realmente, mas ultimamente a tradução tem falhado um pouco!

Esquadrão de Sentinelas da UNI



¤ CX ¤ diz:
Foi uma tradução completamente desnecessária. Porque não ser "Organização Nacional de Emergência"? Perde até o sentido a tradução... É uma organização do governo de segurança nacional e não de intervenção!!!

Eddie diz:
Seria o correto!!!

« Jøåø » diz:
Isso parece ser política da Panini. "Aportuguesar" as coisas. Mas algumas não ficam legais. E a capa de "O Herdeiro"? Vixe, Maria.

¤ CX ¤ diz:
Deixemos o Herdeiro pra depois, Jão!!!

J.R. Dib diz:
Em relação a revista, posso perguntar uma coisa? Aquela história dos Novos X-men do Whedon, vai ter razão de existir no Universo Marvel ou tava lá pra encher linguiça?

Eddie diz:
Encher o saco, na verdade.

« Jøåø » diz:
Novos X-Men do Whedon?? Ahhh, aquele apêndice? Lixo.

J.R. Dib diz:
Segunda formação! Eles eram os novos X-men na época... uauhahuauh

Eddie diz:
1º colocam o Wolverine como mentor.
2º fazem a piada óbvia do Proudstar.


« Jøåø » diz:
Com uma piada MUITO ESCROTA no final.

¤ CX ¤ diz:
Putz... nem li pra saber? como foi a piada?

Eddie diz:
O Logan aposta que de todos, o Proudstar vai durar mais.

¤ CX ¤ diz:
Porra... humor negro do caramba!!! Mas já que foi tocado no assunto... vamos passar pra X-Men Extra 61? Só quero deixar de fora a discussão sobre Gênese Mortal. Certamente, ela remete a um outro tema que merece ser discutido mais a frente...

GENESE MORTAL



« Jøåø » diz:
Eu só queria fazer uma observação preliminar sobre Extra e sobre as mini-séries de dizimação em geral. Pode?

¤ CX ¤ diz:
Eu sempre dou abertura...

« Jøåø » diz:
Se você dá sua abertura, não tenho nada com isso.

¤ CX ¤ diz:
Fala logo!!!

Eddie diz:
AHUahuHAUhuaHUAHuahUAH

« Jøåø » diz:
Bom, o que quero falar é sobre a distribuição das histórias. MUITAS dessas séries não têm o tamanho de páginas padrão. Então fica complicado ajustar nas revistas. Mas não sei se a solução encontrada é a ideal. Não tem aquela página bacana no início das edições em uma porção de histórias desse mês. Não sei se é assim na original, mas duas páginas que acredito serem duplas em 198 foram diminuídas e acomodadas em uma página só. Faltaram as capas no interior das revistas. E também tem o lance de tirarem a mini-história de Deadly Genesis no fim de cada edição. O que, para mim, empobrece demais a narrativa.

Eddie diz:
Fora que com toda essa quantidade de histórias, a ausência da página de recaptulação faz falta

« Jøåø » diz:
Sim. Exatamente. A recapitulação faz falta.

¤ CX ¤ diz:
Também não gostei de terem separado a mini-história que servia de apêndice da principal e publicar só mais a frente na revista (X-men 63 e 64, mais ou menos) como informou o Lopes na comunidade Marvel 616 no Orkut.

Eddie diz:
Mini-histórias?

« Jøåø » diz:
Sim. Originalmente há mini-histórias bem misteriosas no fim de cada edição de Deadly Genesis.

¤ CX ¤ diz:
Em termos, sei que fizeram isso pra que não aumentasse o numero de páginas, João. Em oito paginas a mais, Marvel Millenium teve uma edicao que foi pra 7,90.

« Jøåø » diz:
Eu sei, Coveiro. Mas eu realmente gostaria que houvesse outra forma de solucionar o problema.

Eddie diz:
Mas as mini-histórias não deixam de fazer sentido depois?

« Jøåø » diz:
Fazem sentido. Mas é legal você ficar encucado querendo entender o que elas significam.

¤ CX ¤ diz:
As minis são pistas para a historia principal! O que fizeram foi jogar todas as pistas de uma vez só, bem perto do final da história concluir. É quase como ler um livro de Conan Doyle... você nem tem chance de adivinhar... só sabe das coisas em cima da hora quando o Sherlock Holmes já está resolvendo o caso.

« Jøåø » diz:
Isso é verdade, Ed. A história foi mutilada e isso é indiscutível.

Eddie diz:
Que droga!

¤ CX ¤ diz:
Lamentos a parte, falemos de Deadly Genesis em outra hora!!! 198 é a bola da vez!! Talvez, a mini mais significativa para da Dizimação, depois de Day-after e da Geração M. Só que, pra mim, Hine é um autor instável. Eu fiquei com o pé atrás desde o começo com 198, assim como fiquei com o Herdeiro. Tive sorte em uma apenas. O que acharam da primeira edição ?

198



« Jøåø » diz:
Campo de concentração mutante!! Para mim é uma clara continuação de Distrito-X. Concretização de todos os sonhos anti-mutantes. Como aqueles personagens falam no início, "todos no mesmo lugar com uma cerca em volta".

¤ CX ¤ diz:
Só faltou jogarem uma bomba! Pra mim, foi uma idéia de Jegue da ONE!!! Ops... UNI... argh!

Eddie diz:
Realmente!! Instituto virou um campo de concentração! Por mais que digam que é refúgio, virou uma prisão com um alvo!!

« Jøåø » diz:
Pois é. Só que esse tipo de coisa é muito instável. Condições adversas... aquilo não dura.. Tem gente diferente demais ali. Pessoas assustadas, furiosas, incertas, com desejo de vingança. "Idéia de unicórnio" da UNI.

¤ CX ¤ diz:
Foi contraditório o líder dos X-men apoiar essa idéia na opinião de vocês?

« Jøåø » diz:
Acho que o Ciclope está perdidinho. Por isso toma uma série de decisões erradas. É muita coisa ao mesmo tempo para ele.

Eddie diz:
Quando o Ciclope disse que era abrigo para todos os mutantes eu pensei na hora....e os vilões mutantes? Ele não esperava.....A Tempestade aponta a decisão de colocar todos juntos como um erro, pois viram alvos!! Mas 198 mutantes espalhados por aí também não é nada seguro... É mais ou menos como o Superman em Reino do Amanhã: só vai reparar que fez merda depois que tudo acabar mal!

¤ CX ¤ diz:
Pra mim, ciclope nunca foi lá bom lider mesmo! (E já prevejo as pedradas)

Eddie diz:
Coveiro, seu herege....primeiro chama o Milligan de Kirby, agora essa

« Jøåø » diz:
E, mais uma vez, acho que essa série foi lançada cedo demais. Há dois meses de histórias para entendermos e digerirmos melhor esse campo de concentração.

Eddie diz:
Concordo, Jão!! A situação nem foi definida em Uncanny e já vemos como tudo ficou em 198, com o agravante da Extra ter saído antes

¤ CX ¤ diz:
Talvez tivesse sido melhor adiantar Excalibur aqui... ou optar por colocar as historietas curtas mesmo.

« Jøåø » diz:
A decisão parece precipitada mesmo. Uncanny X-Men sai duas vezes por mês nos EUA. Colocassem ela em Extra. Nem que fosse só o próximo arco. Porque está com muita cara de que mês que vem são duas histórias de X-Men e duas de New X-Men. Ou seja, Uncanny ficaria dezembro, janeiro e fevereiro sem sair.

¤ CX ¤ diz:
Bom, algo mais a lamentar?

Eddie diz:
A capa do Herdeiro

¤ CX ¤ diz:
Deixemos pro FINAL!!! Passemos pra Wolverine! O mutante recupera as suas memórias e o apocalipse parece que começou! Soltaram a besta e todo mundo começa a se matar, destruir coisas e por aí vai. O que acharam dessa idéia? Bom, pro status quo do personagem que estava tendo bastante historias repetidas?

Wolverine lembrando de Tudo!!!


J.R. Dib diz:
Olha, eu nãoo colecionava, mas esse arco dele descobrindo o passado... perfeito! Mudou totalmente as características do personagem. Voltou a ter um objetivo de vida!! As cenas das agências mundiais destruindo documentações sobre ele e o projeto Arma X... perfeitas também! Ele voltou a ser a ameaça que todo mundo achava que fosse, mas agora, a coisa é real. Foi-se a Guerra Fria, agora é Guerra declarada!

« Jøåø » diz:
Eu acho que é ótimo. Principalmente para parar com a lenga lenga do Logan, agora sem essa de "mais um implante de memórias". Param de usá-lo em arcos "Misteriosos", para arcos reveladores. Uma variada boa no personagem.

Eddie diz:
Logan colocou medo em todos....uma das melhores conseqüências de Dinastia M.

¤ CX ¤ diz:
Bom, achei a primeira edição muito boa mesmo! A história de dezembro foi fantástica, mas com o passar do tempo esse arco de cinco histórias parecia perder o ritmo. O Bom é que eu sei que o Daniel Way melhora e muito.

« Jøåø » diz:
Mas isso é um prelúdio para a nova mensal do Wolverine. E você vê que não banalizam o Logan. Ele ataca aquele comboio e não mata os seguranças. Vai atrás especificamente do Samurai de Prata. Que, aliás, perde a mão!!

Eddie diz:
Putz! Cena chocante!

¤ CX ¤ diz:
Sim, que certamente não sabemos como será arrumada essa nova revista aqui. Espero que sigam a idéia de juntar arcos como é com X-Men e Fabulosos X-men. Evita problemas na cronologia.

« Jøåø » diz:
Sim.. também acho isso melhor, Coveiro.

Eddie diz:
Eu sinceramente não esperava que o Logan fosse recuperar a memória um dia.

¤ CX ¤ diz:
Pois é... isso moveu a revista dele nos anos 90 de maneira muito bem feita pelo Larry Hama, mas desandou sem ele. Outros tempo, talvez eu achasse ruim ousarem isso, mas Daniel Way provou o contrário. E, claro, a fórmula para histórias assim um dia tinha que acabar, ou viraria o segundo Arquivo X... ou potencial Lost.

J.R. Dib diz:
Isso tava sendo preparado desde que o Arma XIII começou a chamá-lo de James.

Eddie diz:
É, mas isso de chamá-lo de James banalizou um pouco! A Cassandra e o Quentin chamaram também.

J.R. Dib diz:
Não acho, Eddie! Prepararam terreno!! Aquilo foi mais para deixar ele perturbado, fazer ele retomar a busca pelo passado... E mostrar que o Xavier tava sacaneando ele!

¤ CX ¤ diz:
Eles resolveram oficializar a mini Origens, que por sinal, é excelente. Foi um bom passo.

Eddie diz:
Era isso que ia falar!! Se o Quentin e a Cassandra puderam ler isso, o Xavier também podia.

« Jøåø » diz:
Aliás, esse sumiço do Xavier foi outra boa sacada para deixar os X-Men mais perdidos. Isso porque depois do arco da Perigo, ele anda com a credibilidade abalada.

J.R. Dib diz:
Isso implica em uma coisa a mais ainda. Xavier sabia do passado do Logan, sabia que ele iria fazer se ele descobrisse seu passado, e o refreou, mesmo sendo um aluno e amigo, por medo do que poderia fazer! Medo de ser envolvido!

Eddie diz:
O que apenas mostra mais do caráter duvidoso do Xavier.....

¤ CX ¤ diz:
Na verdade, muita gente parece saber. Capitao America é um deles.

Eddie diz:
Pois é, Coveiro, esse comentário do Steve me deixou encanado.

J.R. Dib diz:
Acho que o Steve sabia, tendo em vista os acessos que ele tinha aos computadores da SHIELD.

¤ CX ¤ diz:
Afinal, ele tem nivel Campeão... rs!!! Bom, vamos falar das novas equipes? X-Factor! Certamente, é só elogios. Só tenho uma coisa a reclamar... não levaram a capa da edicao... HAUhauHAUah! Bom, vamos comentar sobre a formação. O que acharam de juntar aqueles membros em especial?

X-FACTOR



Eddie diz:
Eu curti!!! Madrox, Guido e Rahne trazem aquela formação clássica do X-Factor cômico. Rictor é um personagem importante afetado pelo Dia M e Syrin é interessante, principalmente pelo novo poder dela!

« Jøåø » diz:
Eu acho perfeito. Só b-lists dão uma liberdade imensa para um cara que escreve MUITO BEM. Pelo menos a capa está no interior da Revista. A Monet é uma personagem complexa e misteriosa. O que dá muito espaço para manobra. O Rictor é o "sem poderes", para trazer para perto do grupo o drama mutante. A Syrin é uma personagem que, apesar de não ser a-list, é muito importante na cronologia. Mas temos de falar do mais importante de tudo: Layla Miller.

J.R. Dib diz:
Peter David em sua melhor forma! É um revival!! A M vai dar aquele ar de superior juntamente com a Syrin que vai provavelmente entrar em conflito com o Madrox , mas a incógnita é mesmo Layla Miller!

¤ CX ¤ diz:
Sim, nos concentremos na Layla! Quem é ela, na verdade?

« Jøåø » diz:
Bom, um dos pilares de Dinastia M aparece em X-factor "zerada". Sem sabermos de seu passado. O que fica de pergunta é: Quem é ela? Ela ainda é mutante? Porque escolher logo a Cidade Mutante e o X-Factor?

Eddie diz:
A Layla Miller é a melhor aquisição, conexão direta com Dinastia M.....mas ninguém ganha do Madrox.....essa imprevisibilidade das cópias dele é excelente.

Layla Miller


J.R. Dib diz:
Putz, eu tenho um palpite, mas tenho medo de estar correto: Se ela for uma construção da Feiticeira Escarlate, a fim de sabotar os próprios planos, vou ficar p$#o!

« Jøåø » diz:
Acho que a dúvida está aí, JR. Não sabemos de onde ela vem. Não sabemos se ela foi criada pela Wanda ou se é alguém poderoso o suficiente para que mesmo os poderes da Feiticeira entrassem em "curto" com os dela.

¤ CX ¤ diz:
E o humor da série? bem mais adulto, não? Como não li ainda a versão tupiniquim... eu pergunto: Alguma coisa estranha?

« Jøåø » diz:
Não vi nada de estranho, não.

J.R. Dib diz:
Só os desenhos não ma agradaram totalmente... Mas por muito pouco..

¤ CX ¤ diz:
Os desenhos tinham que ser assim...

J.R. Dib diz:
Eu não disse que eram ruins.

« Jøåø » diz:
Nossa.. eu adoro os desenhos. Acho que é mais uma característica ímpar da série. Destaca ela daquele clima clean de alguns outros desenhistas.

Eddie diz:
É um clima "noir".

J.R. Dib diz:
Acho que eles têm seu mérito por ser uma série de detetives! Noir, como o Eddie disse, roubando as palavras da minha boca!

Eddie diz:
Uma coisa que eu achei muito bom, e que se repete em O Herdeiro.....a explicação dos poderes... Rictor explica como seus poderes lhe davam uma percepção mais acurada das coisas.....assim como Pietro explica como funcionava seu organismo por causa da velocidade.....

« Jøåø » diz:
Aliás, só um parentesis para reclamar da Capa do Herdeiro de novo. Porra! Aquela da número um mostra o contrário que rolava com o Pietro com poderes. Antes, tudo parecia se mover lentamente. Agora tudo parece rápido demais. Aquela capa mostra isso. Ele parado e o resto um borrão.

¤ CX ¤ diz:
Calma, João, deixemos o Herdeiro pra daqui a pouco!! Passemos para o segundo grupo que renasce da Dizimação, no melhor revival dos anos 80 - Excalibur!

Novo Excalibur


Eddie diz:
Melhor momento: quando a formação clássica de reúne! De resto, ainda não me empolgou.

« Jøåø » diz:
Sobre o Excalibur é aquela coisa. Será que ele poderá ser tão bom quanto o original? Já que a premissa é bem parecida, a comparação é inevitável.

¤ CX ¤ diz:
Bom, eu não me entusiasmei muito não... desde a primeira história... e quando surgiu aqueles X-Men underground piorou! E até hoje não me empolguei verdadeiramente com ele.

« Jøåø » diz:
O bom do Excalibur é que dá uma outra oportunidade para personagens que perderam um pouco de espaço. Com a exceção da Nocturna, todos ali são velhos conhecidos. Particularmente curto muito o Capitão Britânia e o Pete Wisdom.

Eddie diz:
Eu gosto muito deles também, e estava achando uma pena ambos no limbo.....o jeito irônico do Peter é ótimo.....e legal ele dando em cima da Kitty, mas eu não curto a Nocturna no 616!

¤ CX ¤ diz:
A noturna tá ali como tapa buraco do Noturno. Pra mim, se unisse Excalibur com Exilados daria mais certo. Espero que reflitam isso no futuro. Dali, só tem um que me anima como personagem. É o Pete Wisdom.

Eddie diz:
A Nocturna sair dos Exilados e ficar na 616 foi um dos maiores vacilos que já vi.....pra piorar colocam a Namora na equipe, que visualmente é a Nocturna!

¤ CX ¤ diz:
Mas o arco dos Exilados que está para seguir é excelente. Ele só decai depois, na minha opinião. Deveria até acabar nesse próximo arco. Teria sido excelente desfecho pro grupo!

« Jøåø » diz:
Bom.. eu gosto dos Exilados, mas realmente está meio desgastado.

¤ CX ¤ diz:
Prosseguindo!!! Agora, podemos concluir com o que o Jão esta mais ansioso - O Herdeiro! Sim, João você pode comecar... porque a outra capa era mais importante?

Capa escolhida pelos leitores!!!



« Jøåø » diz:
Eu falei lá em cima. Quer que repita?

¤ CX ¤ diz:
Repetiu umas 4 vezes... mandei esperar!! Agora, desembucha!!!

« Jøåø » diz:
A capa é chocante porque mostra o pivô de toda Dinastia M, Pietro, em uma posição inversa. De semi-deus a indigente. De um cara que via tudo se mover lentamente a sua volta, para um que vê tudo rápido demais. A capa mostra isso. Ele parado e tudo borrado em volta. Pessoas correndo. Não falo mais porque vai para o meu review.

Eddie diz:
Concordo, capta o sentimento do personagem, sentindo-se inferior por ser um "reles" humano! Vacilo da Panini em optar pela outra, mesma coisa com a 1ª edição com os Novos Vingadores, colocaram a melhor capa no anúncio e tascaram a mais feia na revista....

« Jøåø » diz:
Acho que nesse caso do Pietro foi mais grave.

¤ CX ¤ diz:
Eu tenho uma idéia de porque escolheram essa capa ao invés da outra.

« Jøåø » diz:
Para nos irritar?

¤ CX ¤ diz:
O pessoal (vamos pôr assim) que escolhe as capas tem a mania de achar que os leitores são meio míopes e/ou retardados. Então, acho que passou na cabeça deles que muita gente ia achar que aquele não era o Pietro porque estava com o manto e seu uniforme escondido. Então, tascaram aquela imagem meio desmunhecada dele porque fica bem mais claro ali. A idéia é por uma imagem com um plaquinha e seta: Eu sou o Aranha! Eu sou o Wolverine! Rs

Eddie diz:
Coveiro, essa explicação me deu mais raiva!!

¤ CX ¤ diz:
Vá por mim, tenho quase certeza que é isso!! Estou incorformado com aquela dos Vingadores #25 até hoje!

« Jøåø » diz:
Pior que é bem capaz. Ainda acham que leitores de quadrinhos são retardados.

¤ CX ¤ diz:
Cara, vou insistir mil vezes... Não tem guri com menos de 15 anos que eu veja comprando ou sequer parando para ler essas revistas! NÃO TEM! Mas até entenderem isso vai demorar!

Eddie diz:
Não adianta, cara....a maioria dos leitores é adulta!! Foi-se o tempo que se comprava gibi com mesada...

¤ CX ¤ diz:
Bom, vamos pular essa discussão do público alvo, porque já foi longa na comunidade Universo Marvel 616. A capa foi má escolha, mas e quanto ao material interno? Valeu ser uma série em separado?

« Jøåø » diz:
Acho que sim. Ela é bem à parte do resto dos títulos de Dizimação. Ficaria estranha anexada em uma mensal. É o verdadeiro epílogo de Dinastia M.

Eddie diz:
Concordo! E o material é muito bom, a explicação de como Pietro enxergava o mundo por causa da velocidade é um dos pontos altos da edição.....mostra que os mutantes não perderam só os poderes, perderam a sua percepção diferenciada do mundo. O encontro com o Aranha também foi ótimo....a angústia do Peter foi bem explorada.

¤ CX ¤ diz:
Isso me lembra a edição do X-factor não publicada aqui, na qual os membros são atendidos pelo Samson e o Pietro explica a pedância dele por conta dos poderes. Tudo parecia muito lerdo e agoniante pra ele. Mas e ao status quo em que o Pietro ficou depois da Dinastia M e agora com essa mini-série? Vamos chamá-lo de vilão mais uma vez?

Eddie diz:
Eu acho que sim! Na ânsia de proteger a irmã, o Pietro embarcou num caminho difícil de voltar.

« Jøåø » diz:
Acho que ele não será um vilão "tradicional", mas, como disse quando a série saiu nos EUA, é a oportunidade de termos um antagonista com uma profundidade diferente. Muita coisa a se explorar.

¤ CX ¤ diz:
Eu também não sei até hoje se considero o Pietro um vilão. Não seria a primeira vez, desde que ele ingressou os Vingadores, que volta atrás. Seu ciúme por Crystalis já foi também motivo pra ele mostrar um comportamento dúbio. E o próprio David quando retratava ele no X-factor, colocava-o como um herói que agia mais por conveniência do que por heroísmo propriamente dito.

Pietro - Vilão?



« Jøåø » diz:
Ele é instável e não tem pensamentos e ações que enquadraríamos em uma compreensão maniqueísta. É isso.

Eddie diz:
Em suma, um personagem divinamente complexo.

« Jøåø » diz:
Ele é contraditório no bom sentido da palavra.

¤ CX ¤ diz:
Ele muda "rápido" de opiniao... rs

Pra acabar, acho que só eu e o João podemos falar um pouco de duas mini-séries que faltam. Uma sairá agora em fevereiro e a outra não se tem certeza se terá seu espaço. Falo de Geração M e Esquadrão Sentinela da UNI (ai...)! João, por que cada uma dessas merece ou não ser publicadas aqui na sua opinião?


« Jøåø » diz:
Bom. Eu gosto de Geração M. Acho que faz parte de um recurso que a Marvel vêm usando bastante, que é a perspectiva do mundo de heróis visto do lado de fora. Ou seja, por "pessoas normais". Sobre Esquadrão Sentinela UNI [ARGH!], acho que não será publicada. E também não creio que fará falta.

¤ CX ¤ diz:
Bom, acho que olhando no contexto como um todo, quando todas as minisséries se encerraram e eu comecei a comparar, a que mais deu certo na minha opinião foi a Geração M. E Sally Floyd, sua personagem principal, é simplesmente fantástica! De carisma sem igual. Nesse caso, a revista vai servir pra introduzí-la no universo Marvel!

« Jøåø » diz:
Sim. Eu acho boa. E foi legal colocarem em Marvel Apresenta. É uma boa série de se ler de uma vez.

Marvel Apresenta!!


¤ CX ¤ diz:
Só me assustei com a qualidade dos desenhos e, mais ainda, quando a Panini decidiu que ela tinha "cacife" pra encarar sozinha uma MARVEL APRESENTA!! Convenhamos, não é das histórias mais comerciais, mas ,enfim, fico feliz. Quanto a Esquadrão Sentinela da UNI, no final, foi a segunda história em forma de Mini-serie da Dizimação que mais gostei. É claro que ela é facilmente descartada, mas convenhamos que foi bem escrita. Acho que ela não tem lugar ainda... talvez, no futuro, em uma X-men Extra quando acabar 198.

« Jøåø » diz:
Sim, foi. Mas é aquela coisa. Ela conta a origem da Unidade. Ela é retcon.

¤ CX ¤ diz:
Vamos dar por terminado? Dessa vez extrapolamos o máximo... Quero um parecer final de cada um de vocês!!!

Eddie diz:
Bem, curti muito participar desse debate....podia ser feito um por semana....seria muito legal MESMO....curti conversar com pessoas com a mesma paixão pelos quadrinhos e com opiniões diversas e inteligentes.....que venha o próximo....e a capa do Herdeiro realmente tava péssima, Jão. Abraços!!

« Jøåø » diz:
Bom... mesmo com os problemas, acho legal termos quase tudo isso publicado. E é bom que Dizimação, diferente do que muitos pensam, foi feita para tentar (diferente de Reload) gerar uma volta às origens de muitos personagens e tramas relacionadas a X-Men. Ainda que demore um pouquinho para engrenar. Também vejo isso como uma forma de novamente fazer os mutantes fazerem parte do Universo Marvel e não quase um mundo em separado.

J.R. Dib diz:
O grande mérito desta discussão adveio da troca de informações, bem como o desafio de expor suas idéias a um grupo que entende e sabe do que você e eles estão falando. Uma conversa cordial bem como sincera, discutindo um assunto interessante não só para a gente quanto para nossos leitores. Espero que não tenhamos ido longe demais em algum momento e que a participação dos outros membros da 616 aumente com o passar dos dias!

¤ CX ¤ diz:
Então, bato o martelo e encerro essa primeira sessão "EM FOCO" da Universo Marvel 616. Esperem muito em breve, caros leitores, um debate muito similar com temas que surgirão mais pra frente como o que está sendo mostrado em Gênese Mortal, Aniquilação e para as futuras sagas como Guerra Civil e Planeta Hulk. Até lá!!!

Nota final dos Editores: Atenção!!! Alguns momentos tivemos a ausência do participante e Editor 616 J.R.Dib pelo mesmo não ter ainda conseguido seu exemplar de X-men Extra e ter preferido se ausentar para evitar spoilers. Aguarde para mais adiante outros temas "EM FOCO".

comments powered by Disqus