domingo, 25 de fevereiro de 2007

X-Men e Quarteto Fantástico: Ultimate Crossover

X-Men e Quarteto Fantástico

Em um pequeno intervalo na publicação dos Supremos e dos X-Men, a revista Marvel Millennium traz o crossover entre Quarteto Fantástico e X-Men. Uma mini-série em duas edições publicada na integra no número 61 da revista.

Aviso de perigo?

O arco começa com um aviso. Uma misteriosa mulher em uma projeção holográfica avisa Charles Xavier que um perigo iminente se aproxima da Terra. Uma nave avariada com vários mutantes espaciais estava chegando e eles estavam programados para destroçar e queimar, mesmo se fosse o alvo errado. Sem pensar duas vezes, o mentor dos X-Men reúne a equipe e parte para o local onde cairia a nave, deixando Homem de Gelo e Kitty Pryde para trás, esperando a volta de Wolverine.

Infelizmente, a emergência verdadeira estava no quintal de casa. Uma misteriosa mulher mascarada estava à espreita, já esperando a saída da equipe, o que demonstra que a "emergência espacial" não passava de uma manobra de distração. A mulher invade o Instituto, derrotando facilmente o Homem de Gelo e Kitty Pryde, demonstrando conhecer seus poderes e pontos fracos. A chegada surpresa de Wolverine parece momentaneamente virar o jogo a favor dos mutantes, mas a inteligente mulher derruba também o baixinho canadense, fugindo em seguida e levando o que chama de "presentes".

X-Men derrotados

Ao despertar, os três mutantes analisam as evidências. Os sistemas da casa não captaram nada, como se alguém invisível os tivesse invadido, além de possuir dedos com lança-chamas e muita inteligência, pois conseguiu tirar praticamente toda a equipe da mansão. É revelado também o que foi roubado: componentes do Cérebro, o rastreador de mutantes de Xavier. Kitty detecta uma chamada feita pela invasora de dentro do Instituto, que apesar do número confidencial, ela consegue rastrear com o acesso da SHIELD, ainda não revogado depois dos eventos de Norte Magnético.

Em seguida, a invasora chega ao seu esconderijo e sua identidade é revelada. É Rhona Burchill, a "Pensadora Louca", inimiga de Reed Richards. Ela contacta seus empregadores e cobra o dobro pelo aparelho roubado, revelando ter contaminado Wolverine com um retrovírus que burla seu fator de cura e que deixou um rastro "muito bom" para os mutantes. Rastro captado por Kitty, que a leva ao Edifício Baxter, lar do Quarteto Fantástico. Sem contato com o resto da equipe, com as habilidades do Quarteto semelhantes às da invasora e temendo que o governo esteja com o Cérebro, os três decidem agir.



O confronto inicial

No Baxter tudo transcorre normalmente. Sue separa mais uma briga entre Ben Grimm e Johnny Storm e Reed passeia pelo prédio lendo um livro. O passeio é interrompido pelos três X-Men, que questionam Reed sobre o assalto em Westchester. Reed obviamente não sabe de nada e inicia-se um confronto dos X-Men contra a equipe de segurança do Baxter e o Quarteto, com os mutantes levando a pior inicialmente.

Wolverine vs Coisa

Paralelamente, descobrimos quem são os empregadores de Rhona. A versão Ultimate da IMA. Mas a criminosa fica com o dinheiro e não entrega o Cérebro, invertendo a máquina e usando em si própria para modificar sua consciência. Sua mente se expande, como se ela estivesse em contato com tudo, alcançando telepaticamente Reed Richards, terminando assim a 1ª parte da mini-série.


O ataque da Pensadora

A 2ª parte começa com os X-Men percebendo que foram enganados e que precisam voltar. Jean Grey nota que existe um bloqueio psíquico em Nova York impossível de se atravessar. A ação volta para o Edifício Baxter, onde Rhona demonstra suas novas habilidades para Reed, matando facilmente um soldado. Reed decide recuar da luta com os X-Men e estabelecer uma trégua. Richards injeta um anticorpo para ajudar a eliminar o retrovírus de Logan, que fica fora de combate, e Susan localiza o esconderijo de Rhona. Mesmo com a desaprovação do Dr.Storm, a equipe parte para atacá-la em sua base. Susan e Kitty invadem furtivamente , Johnny e Bobby tiram um racha e Ben e Reed entram pela frente, encarando o robô de Rhona, derrotado pelo Coisa.

Kitty e Susan chegam até à Pensadora, mas ela estava à espera e as domina, assim como já havia dominado Johhny e Bobby, fazendo-os lutar entre si. Reed e Ben chegam até ela também, mas o Coisa é dominado e começa a esmagar Reed. Quando tudo parecia perdido, a inteligência de Reed mais uma vez salva o dia. Com um vírus nos escudos psíquicos, ele intensifica o Cérebro, fazendo Rhona evoluir sua mente para além da compreensão, até a empatia perfeita, vendo o ponto de vista de todos, quase como um deus. Ela tenta fugir, dizendo que não deseja empatia e sim controle, e tem sua fuga atrapalhada por Wolverine, que chega nesse momento e corta o cabo secundário de combustível da nave, provocando sua destruição. Reed Richards devolve os componentes do Cérebro para Logan, que parte com seus companheiros. Apenas no final o resto dos X-Men retornam.

Escrita por Mike Carey e desenhada por Pasqual Ferry, essa mini-série simples serviu como uma respirada após a fase de Brian K. Vaughan nos X-Men, mas não acrescenta basicamente nada à cronologia dos mutantes. Por outro lado, provoca uma significativa transformação em uma inimiga do Quarteto. Se Rhona já era perigosa antes, pode ter ficado muito mais a partir de agora. Para o Ultiverso de uma maneira geral também há uma importante contribuição: o surgimento da versão desse universo de uma importante organização terrorista do Universo 616, a IMA. Vamos ver se outros roteiristas aproveitarão essa organização.

Eddie

comments powered by Disqus