quarta-feira, 7 de março de 2007

Crepúsculo de uma Lenda

**Atenção: Contém informações de publicações inéditas no Brasil**

Sabe quando você espera um estrondo e ele não vem? Você acaba relaxando, se distraindo e achando que tudo vai ficar do jeito que está. Só que o estrondo vem!! Pouco tempo depois do que imaginava, arrasando sua percepção só porque sua guarda estava baixa. Pois é. Acho que muita gente, como eu, sentiu-se assim após ler Captain America 25.

O símbolo caído

Por quê? Porque Steve Rogers morreu! Em batalha? Não. Talvez da maneira mais dramática possível. Após se entregar no fim de Civil War, Rogers vai a julgamento em um tribunal comum. Mas, antes de entrar nesse, ele mesmo avista que seu fim estava próximo. Um atirador localizado em um prédio próximo dispara em suas costas, e o tiro atravessa seu peito. Mais um disparo é feito. O suficiente para que, mesmo com a ajuda de Sharon Carter (a Agente 13), ele não sobreviva aos ferimentos.

Uma lenda morre

O responsável? O Caveira Vermelha, que usa o corpo de Aleksander Lukin como hospedeiro, assim como seus recursos, para orquestrar tudo. Desde o atirador (o vilão Ossos Cruzados) até a própria transferência do julgamento de Steve para um tribunal comum. O nêmesis do Capitão América finalmente vence, assassinando-o e talvez martirizando-o ao mesmo tempo. O que importa mesmo é: o Capitão América está morto.

Bucky (não consigo chama-lo de Winter Soldier), sob o comando de Nick Fury, não evita os tiros, mas consegue, junto com o Falcão, capturar Ossos Cruzados. Sharon, ao receber a notícia do falecimento de Rogers, tem ainda mais uma revelação que talvez mostre o requinte de crueldade do assassinato planejado pelo Caveira Vermelha. Ela encontra com a disfarçada Synthia Schmidt (filha do Caveira Vermelha), que aparentemente destrava uma programação hipnótica feita pelo Dr. Faustus, fazendo com que a Agente 13 se dê conta do que fez: Após o primeiro tiro, quem dá o disparo derradeiro em Steve é a própria Sharon.

Sharon Carter uma das assassinas?

Sinceramente, não li spoilers, então fiquei boquiaberto. Com cara de bunda a cada página que lia. Ed Brubaker se superou. A ousadia de Joe Quesada é, no mínimo, louvável. Fica mais fácil compreender o que motivou a manutenção dos Novos Vingadores. E aumentam as probabilidades do novo Ronin ser Bucky Barnes. Mas o que me pergunto é o seguinte: O que será da Marvel em 2007? Eu não sei. Estou mesmo baqueado com isso e agradeço muito por ter voltado a ler quadrinhos para valer há um ano e meio atrás e poder acompanhar tudo isso de perto. Minha expectativa é somente de que essa morte seja levada adiante de uma forma coerente e que respeite leitores e o personagem. Suas consequências, repercussões. Que sejam coerentes e que tudo não termine em uma ressurreição estúpida

E quero finalizar com uma observação. Eu já desconfiava que o Caveira estava aprontando alguma coisa séria. Só não sabia o quê. Minha prova está na citação a seguir, retirada de nosso Em Foco: Civil War, recentemente publicado: "Minhas maiores curiosidades são: como foram formados os 'Novos Novos Vingadores'? O que será do Capitão América e dos planos do Caveira Vermelha, que vem agindo nos bastidores?"

Mas nunca imaginava algo como isso.

« Jøåø »


PS.: Fica aqui a nota da tosca divulgação desse mega spoiler em várias agências de notícias que em geral cagam e andam para as HQs. Vá ser sem tato assim lá longe!

comments powered by Disqus