domingo, 11 de março de 2007

CX entrevista ADAMS

A comunidade 616 têm sua história muito além do seu mais de um ano de existência. Boa parte de seus membros são oriundos de uma das mais antigas e conhecidas comunidades do Orkut – a X-men Brasil. Dentre tantos que de lá vieram, um que recentemente têm sido bem citado no Blog – como na entrevista do Fã e participante do EM FOCO: Motoqueiro Fantasma – é o Adams Rebouças. Adams, no entanto, não é mais conhecido por sua marcante presença nas comunidades, mas sim pelo seu trabalho artístico que vem sendo publicado online desde 2006: MUTUNAZ. Confiram só o longo papo entre eu e ele num final de tarde pouco tempo atrás...


CX entrevista ADAMS


¤ CX ¤ diz:
Bom, estou aqui com alguém que foi notícia no meio do ano passado nos grandes sites sobre quadrinhos da internet - Adams Rebouças. Autor da série de HQ online conhecida como MutunaZ. Para quem não conhece o trabalho do Adams, sujeito que já foi membro da XMB na época dourada, aconselho dar uma espiadinha no site www.mutunaz.com.br antes de ler a entrevista.

Mas não percamos tempo agora, pois há muita coisa que quero perguntar ao Adams e, claro, começando justamente com suas primeiras influências. Quais foram os primeiros quadrinhos que você leu? E como foi seu primeiro contato com os X-men?

ADAMS diz:
Cara, meu primeiro contato com quadrinho foi na infância. Durante uma crise forte de asma, fiquei de cama uma semana! Minha mãe foi lá embaixo na banca e comprou vários quadrinhos: SUPERAVENTURAS MARVEL, CAPITÃO AMÉRICA, etc
No caso dos X-MEN foi na antigona GUERRAS SECRETAS. Lá eu pude perceber que eles eram uma coisa "além" de caras com uniformes que visam defender os oprimidos! Eles se sentiam os patinhos feios entre os heróis! Me identifiquei com isso!

¤ CX ¤ diz:
Concordo! Acho que todo mundo que lia Homem-Aranha, Capitão e Hulk na época, que tinham aquele perfil especifico padrão para os heróis, meio que leva um choque com X-men e isso acaba instigando ainda mais a leitura.

ADAMS diz:
Sem falar que o Wolverine foi pra cima de um cara e rasgou o bucho dele na maior! Eu pensei:
- Que filho da puta escroto!!

Acho que era o Homem Molecular... Não recordo! E ser pária, era algo novidade pra quem estava acostumado com caras bandeirosos!

¤ CX ¤ diz:
Vai já se confessar um "Fanboy" do Wolverine? rs... Bom, vou dizer que ele e o Noturno pra mim eram de fato os que mais me atraiam na série. Você não seria o único...

ADAMS diz:
Não...Eu ERA fã. Acho que a forma de colocá-lo como protagonista, e muito EXPOSTO, matou o perfil da personagem! Ele deixou de ser "o cara intrigante e misterioso que não leva desaforo", para ser o cara que fica na frente...Em todos lugares ao mesmo tempo! Acho gente como EMMA FROST e Noturno realmente mais interessantes!

¤ CX ¤ diz:
Se começarmos a falar de X-men não vamos parar hoje. Vamos partir pra o seu trabalho, que certamente teve os mutantes da marvel como sua inspiração. Por outro lado, algumas "personalidades" que você conheceu na comunidade do Orkut também te influenciaram muito. Como nasceu essa idéia do MutunaZ?

ADAMS :
HAUAHUA! Cara... Tudo nasceu no ORKUT! Eu era membro efetivo da XMB e da X-MEN 3 (na época esse era o nome). Discutíamos o tempo todo sobre as novidades do filme, quadrinhos e tudo mais. Até que em uma data específica de um ano, resolvi transformar membros ativos e "amigos" da comunidade em personagens virtuais.

CX entrevista ADAMS

¤ CX ¤ diz:
Dos que eu tenho certeza que eram da XMB - que considero a mãe das comunidades Marvel no Orkut - lembro do Lipe, sua irmã e do JJ, que acabaram virando os personagens. De onde vieram os outros, dá pra apresentar um pouco dos seus amigos?

ADAMS diz:
Cara, eram aqueles que estavam lá todo dia, conversando sobre filmes, seriados, animes etc. Gente que acabou se assustando com a homenagem! Porém, um cara chamado LEANDRO (personagem Órfão), pediu pra eu dar continuidade, criar uma história, novas personagens...E acabou que eu criei o blog, lancei a primeira, criei o site...Aí apareceu um monte de gente se oferecendo:

- "Sou teu amigo, deixa eu ser personagem!"

Quanto aos outros:

Márcio: Faz teatro, é homossexual, super divertido, mora no sul e adora a Christina Aguilera! - GLAM

Leandro: Mora em Atlanta. Um cara de personalidade forte, discutia com muita gente da comunidade! Era odiado por alguns, mas é gente fina!

Nelson: Era o dono da comunidade X-MEN 3!
JJ: O FANBOY mais OVER que eu já conheci! Todo mundo detestava o cara, mas eu achava ele somente EXAGERADO!

TAICAN, MAYRA, CAMILA, FELIPE, etc.

A lista com a foto deles e as personagens ao lado está no blog MUTAUNAZ:
www.mutunaz.blogger.com.br

São 16... é muita gente! Tô ficando "sem dedo"!

¤ CX ¤ diz:
Imagino que sim. Internet tem dessas... é muito mais rápido e fácil você se tornar conhecido e ter prestígio. Mesmo como personagem de HQ online. Então, muita gente te pede, mas... você seleciona o seu elenco mais pelo grau da amizade ou mais pela características peculiares de cada um?

ADAMS diz:
Um pouco de cada coisa! A primeira coisa que penso é em um poder escroto! Não acho legal simplesmente JOGAR RAJADAS PELOS DEDOS. Gosto de ir mais fundo tipo:
"Ela cospe fogo porque, ao ficar nervosa, o hormônio que seu organismo cria, é revestido em chamas!"

Sobre o padrão de escolhas... Inicialmente era o que chamávamos de "círculo interno da comunidade"!

Depois fui abrindo para tipo físico, senso de humor...JJ era um exemplo disso! Ele nem era meu amigo quando o coloquei na revista! Ele ficou sabendo BEM DEPOIS!

¤ CX ¤ diz:
AHUahuAHUauAHUah... É o orgulho do JJ esse personagem... Mas você lembrou bem uma coisa. Sua escolha pelos poderes são bem diferentes do que costumamos ver. Existe alguma relação que você faça entre o poder e a personalidade de cada um na vida real?

CX entrevista ADAMS

ADAMS diz:
Me perguntaram:
-Logo o JJ?????????
Aí eu respondi:
- Precisava de um bad guy! Um cara que fosse detestado, se possível fora dos quadrinhos também!

Quanto a sua pergunta, tem um pouco. A Sopro é pavio curto (um saco) assim como minha irmã.

¤ CX ¤ diz:
Acho que acompanhei o processo desde o comecinho, quando você comentava a idéia comigo e falou pela primeira vez do MUTUNAS (com "s"), e lembro de ter alertado para não ficar tão similar aos Mutantes da Marvel. Tempos depois você mudou a letra e surgiu com os personagens com poderes bem inusitados. Lembra disso?

CX entrevista ADAMS

ADAMS diz:
Claro que sim...Eu morro de medo de comparações! Por isso eu vou tanto pela "esquerda"! É um saco quando eu escuto:
- Se regenera?? Igual ao Wolverine??

Hoje eu tento AO MÁXIMO me distanciar dos X-Men, mesmo sendo impossível...Até o termo MUTANTES eu vou tentar abolir e adaptar pra SUPERS, especiais ou algo similar!

¤ CX ¤ diz:
Sim, eu vejo isso. Por sinal, achei muito bem sacado aquela idéia de não saber determinar a verdadeira origem dos poderes deles... isso mostrado já no numero 1.

ADAMSdiz:
Pois é... Mas uma coisa que eles DEFINITIVAMENTE não são é:
UMA EVOLUÇÃO NATURAL DA ESPÉCIE!

X-Men já faz isso muito bem! Quando acabar o arco do container 2, vou me ater nesse detalhe de ORIGEM!

CX entrevista ADAMS

¤ CX ¤ diz:
Vai ser interessante ler! Falando em arco, você esquematiza já como serão os arcos antes de tudo. Quantos serão? Enfim, planeja um fim para série num tipo de grande volume (ou temporada), mesmo que não seja um fim para os personagens.

ADAMS diz:
Macho, MUTUNAZ é um hobby por enquanto. Não mandei pra editoras porque a história não está fechada e nem sei se tem nível pra isso. Mas quando eu terminar a #4. Aí vou levar a sério!

Tenho 3 arcos planejados, a morte de alguns personagens centrais (EU MATO MESMO, não sou a MARVEL).
Tenho enredo pra umas 8 revistas por enquanto!
E idéia para mais umas 12, hahahah!

¤ CX ¤ diz:
Opa! Já dá um ano!!! Sei que você faz isso nas horas vagas, longe do trabalho, e imagino o trabalhão que deve dar. Contudo, se você fosse colocar em números, quantas horas ou dias seguidos leva para uma edição ficar pronta.

ADAMS diz:
Ah... Eu desenho uma página e meia ou 2 por dia! Juntando desenho, arte-final e colorização no photoshop, acho que em 2 meses eu faço tudo! Mas é cansativo! MUITO! Porém, sou muito, muito ciumento pra colocar nas mãos de outro!

¤ CX ¤ diz:
Imagino que sim, principalmente porque você faz tudo sozinho. Eu mesmo nunca me atrevi a desenhar cenários. Colo a imagem num fundo de uma foto modificada e pronto! rs

ADAMS diz:
Isso é um artifício inteligente... Mas corre o risco de ficar forçado!
Frescura de desenhista!
CX entrevista ADAMS

¤ CX ¤ diz:
Eu sei... mas joguei a toalhinha faz tempo no ramo profissional da coisa. Uma idéia mais ou menos parecida até tentei fazer com um livro, só que eram 5 escritores que eram personagens e que faziam um rodízio de capitulo. Com o tempo, foi meio inevitável algumas brigas internas por um ou outro rumo que alguém colocava o personagem-autor do outro.

Seu gibi, sendo assim, não corre o mesmo risco de você tomar um rumo que seu amigo-personagem não goste? Como você faz pra evitar isso?

ADAMS diz:
Eu não brigo comigo mesmo faz muito tempo. Talvez por isso o MUTUNAZ esteja bem até agora!

Mas escuto algumas reclamações! Tipo o LEANDRO (ÓRFÃO) é um cara AUTISTA, meio lento, um pouco bobo...O exato oposto do cara real, mas é para o bem da história! nem todo mundo pode ser fodão, sarcástico, irônico como todos querem! Todo mundo quer ter a personalidade da RAINHA BRANCA, a ferocidade do WOLVERINE e poder da FENIX!

Agora se o cara esculhambar, dizendo que não gostou da personagem, simples: EU MATO!
Porém, TODOS que ganharam personagens ficaram felizes...Até o JJ, que pegou um secundário!

¤ CX ¤ diz:
Ele amou! Por sinal, quando o JJ voltou a falar do MutunaZ na entrevista dele, me mandou um link sobre uma matéria envolvendo o personagem GLAM que é homossexual. Nessa mesma matéria, alguns comentários criticavam que o tratamento dado a ele foi caricato. O que você achou?

ADAMS diz:
Bem lembrado! Macho, o GLAM talvez seja a personagem mais IDÊNTICA com o cara real! O Márcio é EXATAMENTE o GLAM, as piadas no mesmo nível, o mesmo humor, a mesma homossexualidade assumidíssima!
Inclusive quando eu citei o poder dele para o mesmo e falei em lacraias, escorpiões, ele disse que queria uma borboleta principalmente! A idéia da primeira sequência do GLAM foi em decorrência desse meu diálogo com ele!

E sobre a homossexualidade nos quadrinhos, sempre achei realmente camuflada! Alguém ia saber que o Estrela Polar era gay se ele ficasse calado???
Ele aparentava ser até mais chato que o Pietro!

Tem Drags por aí...Porque não fazer um cara que vai pro combate "MONTADO" quase como uma DRAG?? Que não tem vergonha de ser gay!
Sabia que isso ia gerar polêmica!

O Glam é tipo: - Eu sou BEEE e arraso!

¤ CX ¤ diz:
Sim, gerou bastante. Até mesmo entre outros homossexuais.

ADAMS diz:
Pois é... Alguns curtiram e outros não! Não quis ser caricato! A idéia era ser OVER! Se o cara mais envolvido ADOROU, nem me preocupo.

CX entrevista ADAMS


¤ CX ¤ diz:
Certo! Vou passar para minha última pergunta, antes de ir para a dos leitores da comunidade. É quase como brincar com a imaginação em curto espaço de tempo!

Primeiro, os X-Men. Agora, se você tivesse de escolher um outro personagem ou grupo de personagens de quadrinhos que lhe servisse (m) de inspiração para recriar um outro à sua maneira, qual seria?

ADAMS diz:
Boa pergunta...Maldito... Acho legal escavar mortos (coveiro). Acho que eu pegaria personagens esquecidos como o ROM (lembra??) ou o que andam fazendo agora com os Vingadores! Acho legal misturar política e temas atuais com quadrinhos! Fica muito mais pé no chão!

¤ CX ¤ diz:
ROM... não me lembre!! kkkkkkkkkkkkk

ADAMS diz:
Pô... Se melhorassem o concept dele dava pra fazer altas coisas...

¤ CX ¤ diz:
Graças a Cable que ele está proibido de ser lançado pela marvel por problemas autorais. Vamos partir para as perguntas dos leitores? Não são muitas!

Raphael Firvagorion perguntou: "Tem gente que ainda lhe chateia querendo aparecer nas histórias? Ou gente que você já quis incluir mas não gostou da idéia?"

ADAMS diz:
Muita gente pede pra aparecer nas histórias! Gente que eu nunca vi na vida, gente que chega com idéias absurdas de poderes e nomes horríveis para personagens! Mas é muito engraçado! E todo mundo que cito que vai virar quadrinho, adora! Só minha namorada que reclamou um pouco porque eu ia colocar na personagem dela a NEURA POR CASAMENTO que ela tem.

¤ CX ¤ diz:
kkkkkkkkkkkkk... Quem é ela? Que personagem?

ADAMS diz:
Ela não entrou ainda. O nome dela vai ser POLAROID. Ela "congela" as pessoas que fotografa. E vai ser namorada do Menino-Lego (eu) na história.

¤ CX ¤ diz:
Legal! Próxima:

Edvando perguntou: "Você pretende mandar o seu trabalho para a Pixel (que está aberta a trabalhos nacionais) ou uma outra editora?"

ADAMS diz:
Claro que sim. Mas eu sou muito receoso. Tenho medo de por não ter um arco fechado, não chegue tão bom quanto poderia! Como eu disse, quando chegar na #4 eu vou mandar pra todo mundo!

CX entrevista ADAMS

¤ CX ¤ diz:
Lam perguntou: "Porque Quadrinhos Brasileiros de Super-Heróis não faz sucesso no Brasil, na sua opinião? Quais sãos os requisitos para o artista fazer uma boa história?"

ADAMS diz:
O Lam é uma espécie de enciclopédia briguenta dos quadrinhos! Devia entrevistar o cara, ele é legal! Pergunta filha da puta, mas tudo bem (apaga se não puder falar palavrão)!

¤ CX ¤ diz:
kkkkkkkkkkkkkk... ele está nos planos pra ser entrevistado!

ADAMS diz:
Bom, hoje em dia nem os quadrinhos estrangeiros de supers fazem mais tanto sucesso quanto nos anos 90. Acho que o MANGÁ trouxe luz e morte ao mesmo tempo. Trouxe coisas excelentes, mas muita coisa ruim e comeu uma fatia do mercado de supers!
Sobre não fazer sucesso, é simples: falta uma idéia foda, um desenho foda e uma editora foda que publique!
Se estiver na banca e se for bom, a turma compra!

E para fazer uma boa história, bem, acho que o principal é não ser CLICHÊ! Senão vai ser um MAIS DO MESMO! Pensar pé no chão. Histórias tipo: e se isso estivesse acontecendo aqui do lado da minha casa?

¤ CX ¤ diz:
Concordo! Acho que as melhores histórias são as que estão ao nosso redor e não enxergamos.

Bom, a última pergunta de um leitor:
The perguntou: "Como artista de quadrinhos, para onde você acha que os quadrinhos estão caminhando: há alguns anos os roteiros vêm se tornando mais parecidos com as sitcons norte-americanas e os trabalhos artísticos vêm sofrendo muita influência dos "quadrinhos" orientais - como seu trabalho. Para onde estamos indo?"

ADAMS diz:
Macho, acho que cada dia que passa, as roupitchas POWER RANGERS estão ficando um pouco absurdas, funcionando em alguns casos e em outros não. Morro de medo de assistir HEROES e vê-los sentados ao redor de uma mesa usando uniforme e com codinomes tipo (TIMELORD - HIRO, AMAZON - NIKKI).
Acho que quanto à temática, o que vai importar é o grau de REALIDADE que ela causa! Pode ser a história de um cogumelo falante, mas ela tem que ser verossímil!

Quanto ao aspecto do traço, acho que pelo contrário. O mangá surgiu como uma febre, ainda tem adeptos, mas causa muito desconforto também. Acho que a tendência dos traços é MELHORAR e não se naturalizar em um país ou continente!
Meus desenhistas preferidos não são japoneses.

¤ CX ¤ diz:
Bom, Adams, acho que esprememos tudo que poderíamos falar sobre MutunaZ e seu criador. Espero que tenha curtido o papo e vou deixar um espaço pra você deixar seu recado final pros leitores do site!

ADAMS diz:
Bom, queria agradecer a entrevista. Em ter sido lembrado. O OMELETE nem me deu atenção e nem publicou nada sobre o MUTUNAZ!

E pra quem escreve ou desenha, continue, mesmo se seu traço ou roteiro não estiverem tão bons. Passei 5 anos segurando um projeto e nunca comecei porque não conseguia fazer uma nave legal! Poderia estar no "meio comic" há mais tempo!

E, principalmente, seria legal não desvencilhar tanto os comics dos mangás! Existe resistência dos dois lados! Porém, existem histórias excelentes em ambos!

Valeu, coveiro!




E assim, termina nossa entrevista com o Adams Rebouças. Quem quiser acompanhar a série, basta clicar em www.mutunaz.com.br e baixar os episódios. Eles vêm em formato zipado, mas basta mudar a extensão .CBR que vocês podem ler numa boa.

Ah, o Adams nos deu uma colher de chá com um preview do que está para vir na terceira edição.

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket


Coveiro

comments powered by Disqus