sábado, 3 de março de 2007

Novos X-Men: a brincadeira acabou

Esqueçam tudo (ou quase tudo) que vocês tinham lido em Novos X-Men: Academia-X. Longe de ser a "Malhação mutante" (como fala o JR), as histórias dos jovens alunos do Instituto Xavier vão dar uma guinada de 180 graus a partir do acontecimento do Dia M. E uma coisa é mais do que certa daqui para frente: o número de alunos vai diminuir.

Um Instituto sombrio

Em X-Men 62 tivemos as duas primeiras partes do arco Fim da Infância, um divisor de águas na história da revista New X-Men: Academy-X. Além de vermos o impacto direto da dizimação sobre todos os alunos do Instituto – que gera reações diversas, desde a felicidade em perder uma "maldição", à tristeza daqueles que desejavam ser normalizados, mas que permaneceram mutantes –, temos a correria dos X-Men seniors em tentar contornar a situação da melhor forma possível. Infelizmente, em muitos casos, a solução para proteger ao máximo os adolescentes é mandar o mais rápido os normalizados para suas casas. Medida que atinge, inclusive, a professora Danielle Moonstar.

Em paralelo ocorre a volta do fanático religioso William Striker, que vê nos mutantes uma ameaça à criação mais preciosa de seu Deus: a humanidade. Após presenciarmos uma "quase revelação" do reverendo (que não ficou muito clara) dois anos antes do dia-M, ele aparece revigorado nos dias atuais e aparentemente com uma capacidade muito perigosa para alguém com sua mentalidade: prever acontecimentos antes deles de fato ocorrerem. Desde um acidente automobilístico que mataria o cirurgião Jack Abrams até a dizimação, nada fora surpresa para Striker. Mas como?

A volta de Striker

Assustados com a morte de um colega (Hidro, ironicamente, morre afogado após perder seus poderes); com a mão necrosada de Laurie (Feronomona) por Kevin (Decompositor) que acreditava ter perdido os poderes e com a perda de poderes de Sofia (Ventania), David (Prodígio) e Brian (Pique), a tensão entre os alunos aumenta. Ao mesmo tempo em que vêem uma declaração televisionada de Striker, de que a dizimação foi um milagre de Deus, Noriko e Julian ficam à beira de um confronto, quando Wolverine (ainda temido pelos alunos, e que aposta na menina) chega trazendo X-23 dizendo que ela ficará com eles agora.

Sequências traumáticas para os Novos X-Men

Mas o maior problema parece estar no quanto as declarações de Striker impressionam Jay Guthrie, que parece acreditar no milagre e ficar confuso no porquê não foi agraciado. Problema porque ele mesmo aparece horas depois na porta da mansão, à beira da morte e com suas asas AMPUTADAS! E, pior. Parece não querer ser tratado quando volta a si. Como isso aconteceu com Jay ainda é um mistério. Mas de uma coisa temos certeza. Com os roteiristas Craig Kyle e Chris Yost (os mesmos da animação X-Men Evolution), além da arte de Mark Brooks, o tom da revista mudou. Está muito mais sombria e com um clima de mistério no ar que nunca teve. A conclusão deve vir até abril, até lá saberemos como termina a infância dos mais jovens moradores do Instituto Xavier.


« Jøåø »

comments powered by Disqus