quarta-feira, 14 de março de 2007

O Demônio do Pavilhão D: Mais uma queda para Murdock

Algumas vezes na vida um acontecimento ruim parece certo de ocorrer. Mesmo assim, nos apegamos à esperança de que tudo vai ficar bem, que nada vai ocorrer. Mas o que fazer quando ele ocorre? Matt Murdock vive isso na pele, na 2ª parte de O Demônio do Pavilhão D.

Demolidor e uma grande perda

Como visto na última edição, Foggy Nelson foi vítima de uma emboscada e estava à beira da morte. Nesse momento, confesso que deixei minha "função" de leitor e me uni ao protagonista em sua dor, torcendo para que tudo ficasse bem. Qual não foi minha surpresa ao ver que a história dessa edição abre justamente no enterro de Franklin Nelson. Exatamente, o melhor amigo de Matt Murdock está morto.

Funeral para um amigo

É permitido a Murdock ir até a cerimônia com escolta. Além dele, vários rostos conhecidos. Danny Rand, Luke Cage, Jéssica Jones e Ben Urich. O repórter, inclusive, preocupa-se com Matt, temendo o que mais essa perda pode fazer com o advogado. Na saída, Jéssica Jones tenta falar com Matt, mas é impedida pelos policiais. Por outro lado, Rosalind Sharpe, a mãe de Foggy, consegue aproximar-se de Murdock, acusando-o pela morte de seu filho.

De volta à Ilha Ryker, o diretor Cole está até o pescoço com a busca pelo guarda responsável pela emboscada, e se irrita por Murdock ter voltado. Segundo ele, uma fuga de Murdock deixaria sua vida mais fácil. Matt está de volta à solitária, mas não está "sozinho", já que ainda pode ouvir os gritos de Foggy ecoando em sua cabeça e o desejo de vingança aflora.

Enquanto esmurra repetidas vezes a parede de sua cela, imagina-se esmurrando um saco de areia em um ginásio. Ao seu lado, seu pai, Jack Murdock. Jack tenta mostrar que a vingança fará Matt jogar fora o que resta de sua vida, o que o rapaz discorda, afirmando que a vingança, a raiva e a amargura sempre fizeram parte dele. Terminando seu devaneio dizendo que todos que amava estão mortos, só restando ele próprio.

Matt e seu pai

Nesse instante, chega em sua cela o ex-chefe do crime do Harlem, Morgan. Este oferece a chance perfeita de vingança para Matt: a identidade de quem atacou Foggy, desde que Murdock trabalhe como seu capanga. Ele rejeita a oferta, dizendo que terá respostas do seu jeito. Morgan ameaça mandar seus capangas entrarem na cela, e Matt mostrando bem como está seu estado emocional fala para irem em frente, mas Morgan deixa para cumprir a ameaça outro dia.

Chega o dia da audiência de Murdock. Será decidido se ele continua em cela especial ou vai para a carceragem geral. A advogada de Matt agora é Becky Blake, a secretária da Nelson & Murdock, que estudou direito à noite. Ela tenta impedir Matt de ir para a carceragem geral, mas o próprio diz para ela deixar fazerem o que quiserem, que não importa mais. Mesmo assim, Becky luta exemplarmente, mostrando que aprendeu muito ao lado dos advogados. Mas como Urich observa, por mais que lute, as cartas estão marcadas contra ela. Assim, o juiz emite a sentença. Segundo ele a enfermaria da Ryker mostrava que Murdock podia cuidar de si mesmo, e, portanto, iria para a carceragem geral. No momento em que Matt está sendo levado, Ben nota um leve sorriso nele, o que comprova que está indo exatamente para onde quer, indicando que os dias ruins estão apenas no começo.

O ínicio do fim?

E Ben parece mesmo ter razão. Leland Owlsley, o Coruja, entra na cela de Matt com um tom ameaçador e ouve de Murdock: "-Você acaba de entrar na minha cela, Leland...e não há câmeras nem guardas por perto. Foi uma péssima idéia." Antes mesmo que Leland possa falar algo é atacado selvagemente, Matt o esmurra com violência, querendo saber quem é o mandante e o assassino de Foggy. Paralelamente, o novo Demolidor aparece novamente, desmantelando uma operação de traficantes, mas acaba achando mais que drogas, encontra o corpo do guarda que ajudou na emboscada.

Queda de Murdock?

Essa parte do arco termina com Ben Urich encontrando Dakota North. Ele conta da descoberta feita pelo novo Demolidor e que Leland teve os braços e as pernas quebrados, além de vários dentes perdidos. Urich afirma para Dakota que precisa da ajuda dela em um plano. Encontrar o novo Demolidor e salvar Matt Murdock. O que o repórter exatamente planeja ainda iremos descobrir.

Ben Urich

Novamente com Ed Brubaker no argumento e Michael Lark nos desenhos, estamos testemunhando, ao que parece, o ínicio de mais uma fase clássica do Demolidor. Matt está mais no fundo do poço do que em "A Queda de Murdock". Não dá nem para imaginar até onde vai a vida do personagem, mas em mãos de pessoas como Brubaker com certeza o sucesso estará garantido.

Eddie

comments powered by Disqus