sábado, 10 de março de 2007

O Herdeiro: Herança Enevoada

"Ah, não! Viagens no tempo de novo, não!" Essa frase cairia como uma luva para o Homem-Aranha, que provavelmente completaria com: "não podemos voltar a enfrentar ninjas?" Brincadeiras à parte, essa talvez seja a sensação que temos ao ler o início da edição número dois de Dinastia M: O Herdeiro, acompanhando as transformações que Pietro Maximoff sofre logo após sua exposição às névoas de terrigene dos Inumanos.

Um dirtocido Pietro

As névoas são o maior tesouro possuído pelos Inumanos, raça híbrida criada na Terra pels Krees anos atrás, deixada para trás pelos alienígenas e refugiados na lua. Pietro, acolhido por eles em razão de seu casamento com Cristalys, acaba desrespeitando uma das leis fundamentais desse povo. A exposição às névoas terrígenas é a linha central da cultura inumana, cuja exposição só ocorre em um ritual e quando seus membros são aprovados para tal. A própria filha de Mercúrio, por ser uma mestiça, tem a exposição rejeitada. Mas ele acredita que isso é egoísmo da "família" de sua esposa. Sem poderes em razão da Feiticeira Escarlate, ele vai até as névoas e adquire novos poderes.

Pietro só se dá conta quando volta aos seus aposentos, descobrindo que possui agora uma versão distorcida de seu antigo poder. Ao invés de correr em supervelocidade, ele agora corre através do tempo. Progredindo vários dias para frente, inicia o que inicialmente parece bem confuso para os leitores, ele consegue realizar seus planos com sucesso. Escapando de Attilan levando Luna junto de si, Pietro faz uma série de viagens temporais que o permite roubar os cristais responsáveis pelas névoas DEPOIS de ter partido. Deixando uma Cristalys furiosa, especialmente com Dentinho, que não revela a localização de pai e filha.

O efeito dos novos poderes de Pietro é devastador. Além de desgastá-lo fisicamente (suas versões futuras vão aparecendo cada vez mais delgada), o equilíbrio psicológico dele está em cheque. Além de seus ciúmes e impulsividade já comuns, Mercúrio não parece nem um pouco equilibrado, extremamente obsessivo, forçando sua filha a se expor às névoas, o que a faz adquirir a habilidade de "ler" a aura das pessoas. Em uma exposição regular de ambos, que lembra em muito o comportamento de viciados em drogas, o plano de Pietro vai sendo revelado: recuperar os poderes de todos os mutantes afetados por sua irmã Wanda no dia-M.

A transformação de Luna

Usando seus poderes para saber o que virá a ocorrer, um jornal de um futuro imediato revela um conflito envolvendo os Inumanos em Nova York. Seu tempo é escasso. Antes de tal conflito, eles virão atrás dele e de Luna. Partindo para Genosha para iniciar seus planos, os dois encontram a morlock Callisto sem poderes e desesperada. A perda de seus sentidos hiper-aguçados a deixa em um estado de depressão, fazendo até com que ela pratique auto flagelação. Pietro diz que pode recuperar seus poderes, o que ele faz. Mas como acontece com o ex-vingador, Callisto recebe uma versão distorcida de seus poderes que a faz ter sentidos sensíveis demais, fazendo com que ela entrasse em choque. Quem vem em sua ajuda é um ainda traumatizado e sem poderes Magneto, cujos olhos brilham de raiva ao saber da presença de seu filho (responsável por toda Dinastia M) na ilha.

O impacto da névoa em Callisto e a raiva de Magneto

O encontro dos dois parece inevitável na edição conclusiva de O Herdeiro, assim como o confronto com os Inumanos. Mas o que chama atenção mais uma vez é como Pietro, mesmo desequilibrado e ainda traumatizado, tenta realizar coisas que considera boas. Mas seus métodos e impulsividade parecem sempre levar suas ações ao desastre. Como a própria Cristalys diz, preocupada com sua filha Luna: "Ser amada por Pietro tem suas conseqüências". Esperemos então o desastre ao qual as ações dele levarão na conclusão da talvez mais importante mini-série da dizimação.


« Jøåø »

comments powered by Disqus