sábado, 24 de março de 2007

O Outro: Quarto Ato

Chega ao seu quarto e último ato a saga que deu uma nova perspectiva sobre a vida e os poderes do Homem-Aranha. A conclusão de O Outro em Homem-Aranha 63 nos trás um Peter Parker diferente. E não só em relação aos seus poderes como homem fundido a uma aranha, mas também nos aspectos que tocam sua vida pessoal com sua esposa e tia, além de sua "nova família". Porém, isso é só o começo. Em breve teremos o Homem Aranha em uma nova "roupagem".

Friendly Neighborhood Spider-Man #4

O terceiro ato, pelas mãos do Traczynski, foi quase um desastre. Um momento decisivo para a nova fase que o Aranha vive em suas três revistas foi feito de forma caricata e as pressas. Mas nesse último momento, em que cada roteirista reassume seu respectivo título, vemos uma assentada do que foi praticamente "jogado" anteriormente. Até mesmo Straczynski dá uma boa melhorada no material. Vamos, então, a cada uma das partes.

Primeira Parte: Friendly Neighborhood Spider-Man nº 3. Peter David demonstra o quase imediato "pós-ressurreição" de seu xará Peter, que não poderia ser muito diferente. Os cientistas que primeiro se dispuseram a ajudá-lo quando seu corpo de deteriorava agora tentam descobrir que novo corpo é esse em que Parker ressurgiu. E a surpresa é que esse corpo está "zerado". Como se ele tivesse crescido sem nenhum trauma, todas as cicatrizes (e até a operação para retirada da amídala) simplesmente não existem. Quase como um clone. Opa, clone? Deixemos isso para lá.

Tony Stark, Reed Richards e Hank Pym continuam curiosos (especialmente quando os sentidos do Aranha parecem mais aguçados que o normal), mas, graças a uma intervenção de May para que Peter pudesse curtir um pouco seu retorno. O que ele faz em companhia de Mary Jane. Não há, contudo, muito tempo para tranqüilidade quando o Homem-Aranha testemunha o topo da Torre Stark embalado em teias. Chegando lá, ele vê a casca de onde saiu para ressuscitar coberta de aranhas, de pé, e com um aspecto feminino. Demonstrando mais de suas habilidades recém descobertas (os ferrões usados para derrotar Morlun ressurgem), ele a vê escapar para a rua. Paralelamente, Peter David re-introduz um desmemoriado Flash Thompson, valentão que perseguia Peter na infância, mas que esquece que depois os dois se tornaram amigos. E Flash vai trabalhar na mesma escola em que Parker dá aula.

Um rival para o novo Aranha?

Segunda Parte: Marvel Knights: Spider-Man nº 22. Reginald Hudlin se despede das revistas do Aranha (a própria Marvel Knights Spider-Man também dá adeus, dando lugar a Sensational Spider-Man), trazendo mais algumas novidades da ressurreição de Peter. O Aranha persegue o ser que se forma de seus restos e descobre que sua morte era desejada pelo Outro, mas que a Grande Tecelã não quis que isso acontecesse, intervindo e fazendo com que ele tivesse uma segunda chance. Quem deveria renascer após os eventos vistos recentemente seria essa figura enigmática e também aracnídea, que ganha vida através do que sobrou do moribundo Homem-Aranha. Dizendo ser sua antagonista, mais aranha do que ser humano, ela desaparece, para reaparecer no fim da história, envolvida em um casulo como aquele que trouxe Peter de volta.

Sem se lembrar do que ocorreu entre ser derrotado por Morlun e seu renascimento, Parker volta a se consultar com o Dr. Estranho, para tentar descobrir um pouco mais do que aconteceu. Stephen Strange, demonstrando seu afeto pelo bem humorado Aranha, não sabe ao certo porque ele recebe essa segunda chance, mas constata que Peter está no centro de uma "teia" mística. É difícil definir se ele está lá como dono da teia ou como vítima de sua armadilha. A escolha do que fará daqui para frente determinará em qual posição ele se encontrará.

Predador ou vítima?


Terceira Parte: Amazing Spider-Man nº 528. Straczynski dá uma melhorada boa aqui. Tony Stark tenta se certificar de que aquele é mesmo Peter Parker, podemos perceber que a amizade dos dois (talvez até uma relação paternal) se desenvolve entre os dois heróis. Enquanto isso, ainda perturbado por perceber o quanto apenas tocava de leve todo o potencial de sua fusão com a Aranha anos atrás, o Homem-Aranha tem oportunidade de ir a fundo em suas habilidades latentes. Ao resgatar civis presos debaixo de escombros de um prédio que desabara, ele primeiro percebe que pode de fato enxergar no escuro. O que facilita demais seu trabalho. Sem conseguir chegar a uma menina asmática, Peter tece uma grande teia, colocando-se em seu centro e, como uma verdadeira aranha, sentindo as vibrações ao redor através de seus fios. O resgate da menina é garantido quando ele acha o caminho para fora do prédio em ruínas "grudando-a" em suas costas e sentindo um quase imperceptível deslocamento de ar através de sua pele. O Aranha evoluiu.

De volta à base dos Vingadores, sabemos do que Stark é capaz ao o vermos monitorar a conversa de Peter e Mary Jane até ter certeza de que aquele é de fato Peter Parker. Ao se certificar, Tony volta ao trabalho: confeccionar uma nova roupa para o Homem-Aranha. Uma capaz de protegê-lo melhor em caso de ser atacado sozinho novamente. Vêm mais novidades por aí na vida do amigão da vizinhança.

Como uma aranha e de roupa nova

O que podemos concluir dessa saga que acaba de se encerrar? Que ela, de fato, tocou em um aspecto dos poderes do Homem-Aranha que poderia ter sido abordado anteriormente. Os elementos místicos da aranha passam a fazer parte do personagem. E não é só isso. Seu lado aracnídeo parece ser plural, uma vez que sabemos que há pelo menos duas entidades envolvidas nessa sua faceta. E o mais interessante é que elas estão em desacordo, em contradição. E a vida de Peter parece ser o campo de batalha para ambas.

Além disso, como já havia falado antes. Vejo um outro sentido nessa história, que é a preocupação em demonstrar o quanto o Homem-Aranha passa a fazer parte, de fato, da vida dos Vingadores. E eles da sua. Como aos poucos vai se integrando, talvez pela primeira vez, em um grupo de seres tão extraordinários quanto ele. O que os membros, cada um a sua maneira, fez para ajudar MJ e May após a suposta morte de Peter é um sinal disso. A preocupação em ter certeza de sua saúde e de protegê-lo com um novo uniforme também são indícios dessa acolhida. O Homem-Aranha agora tem que se acostumar com uma vida completamente diferente. No seu lado familiar, com relação a seus poderes e até com seu visual e recursos. Fica, então, a questão: de que lado ele estará?


« Jøåø »


Veja a apresentação de O Outro aqui.

Veja o "review" do primeiro ato de O Outro aqui.

Veja o "review" do segundo ato de O Outro aqui.

Veja o "review" do terceiro ato de O Outro aqui.

comments powered by Disqus