sexta-feira, 16 de março de 2007

Quarteto Fantástico: Big Bang!

Reed Richards aceitou, por estar sérios problemas com o fisco dos EUA, o trabalho em um projeto científico estatal altamente sigiloso. Ao descobrir que se tratava de reproduzir as condições nas quais ele, sua esposa, seu cunhado e seu melhor amigo se transformaram no Quarteto Fantástico, o Sr. Fantástico se preocupou. Mais do que se preocupar, constatou que os raios cósmicos eram mais do que energia fluindo aleatoriamente no universo e que cada um dos poderes que ele e os outros receberam tinham a ver com sua própria personalidade. Decide então o impensável: sabotar o projeto, colocando em seu encalço aqueles com os quais tentava melhorar suas relações.

Fantastic Four #530

Ao mesmo tempo em que corre, talvez sem perceber, o risco de perder a guarda de seus filhos por ele estarem expostos constantemente a perigos de proporções universais, Reed vai procurar os outros três membros para ajudá-lo a voltar ao espaço e analisar novamente os raios cósmicos. Mesmo sabendo que correm risco de novamente reagirem à exposição, eles aceitam. Mas o Sr. Fantástico tem uma novidade sobre os raios cósmicos: eles são um sinal. A tentativa de comunicação de algum ser oriundo dos confins do universo.

Mais um acidente com os raios cósmicos

Ao tentar estabelecer comunicação com quem quer que tenha criado esses sinais (como podemos ver em Universo Marvel 20, de fevereiro), os quatro sofrem novo acidente, quase não sobrevivendo à queda. Porém, ao chegar na Terra se dão conta que o contato foi estabelecido. Um ser que parece ser feito de pura energia surge e explica sua origem. Um ser alienígena humanóide, que se identifica muito com Reed Richards pelo seguinte motivo: sua sede por conhecimento. A vontade de saber a explicação de tudo o levou além do que qualquer um de sua raça jamais se atreveu ir. Até que ele, tocando a mente do universo, descobre verdades escondidas do restante de seus iguais. Diferente do que pensava, os outros habitantes reagiram muito mal e passaram a perseguí-lo, fazendo com que, destruindo suas máquinas, ele se transformasse no que era agora.

O contato

Enquanto explicava tudo, uma frota vinda de seu planeta chega à Terra, às portas do Edifício Baxter, para destruí-lo. Enquanto parte do Quarteto os combate, Reed o ajuda a preparar uma fuga para a zona negativa. O alienígena, analisando o comportamento de Richards, o alerta para não se tornar o que ele mesmo se tornou. Uma pergunta encarnada. Que não faz nada além de ser uma interrogação viva. Quando estão quase conseguindo, um disparo de seus perseguidores faz com que os dois parem em "outro" lugar. Nesse lugar estariam as respostas às únicas perguntas que restavam ao alienígena, que queria saber como tudo começou, como o Universo de fato se iniciou. Ambos viajaram no tempo e espaço, chegando exatamente momentos antes do Universo nascer.

E aqui o mais impressionante. Vislumbrando o vazio, o alienígena refaz a pergunta se tudo que existe saiu do nada. Em seguida, motivada por sua vontade de entender, a fagulha de uma galáxia inteira surge de dentro de seu corpo. É então que ele entende que sua busca por conhecimento gerou tudo. Ele gerou o Big-Bang de dentro de seu corpo e deu origem ao universo. Naquele não-lugar, naquele momento. E Reed Richards estava prestes a presenciar tudo.

Big Bang

O arco se encerra agora no mês de março, em Universo Marvel 21, quando saberemos se de fato Reed e o alienígena são os responsáveis pela origem de tudo que existe. Além disso, um crossover "arrasa-quarterão" entre Quarteto Fantástico e Hulk. Prelúdio para a mega-saga solo do Gigante Esmeralda, que pintará aqui no Brasil em breve.


« Jøåø »


Leia o primeiro artigo sobre esse arco do Quarteto aqui.

comments powered by Disqus