terça-feira, 3 de abril de 2007

Herdando a carapuça do pai


Son of M #5

Terminou no mês de março talvez a mini-série mais interessante da Dizimação ocorrida após a conclusão da saga Dinastia M. Em O Herdeiro vimos mais de perto o mentor intelectual do evento que virou do avesso o que a Era Morrison tinha estabelecido, lutando por sua própria sobrevivência. Apesar da Feiticeira Escarlate ter sido a agente de toda a mudança, e Magneto o ponto de referência de todo o novo mundo criado, foi Pietro Maximoff, o Mercúrio, o catalisador de toda essa trama que vem sendo traçada desde o final do ano passado. Vamos falar, então, de Pietro.

A edição, apesar de algumas "surpresas", segue a linha do que vinha ocorrendo anteriormente. Dando-se conta do que fizera Pietro, os Inumanos partem em direção da Terra para recuperar seu mais precioso tesouro: os cristais terrígenos. Ao mesmo tempo em que se sentem ultrajados pela ajuda de Videmus, temos aí um aspecto interessante da história. Ele diz que sua participação visava apenas a volta às tradições inumanas que, de povo nascido para a batalha, teria se tornado manso demais. Interessante visão romântica, que reage claramente ao processo (até certo ponto comum) de "pacificação" que boa parte dos Estados ocidentais com autonomia territorial e política sofreram nos últimos séculos.

Videmus tenta resgatar o belicismo inumano

De volta à Terra, enquanto Pietro e sua filha Luna permanecem com uma baita aparência e atitude junkie, "consumindo" as névoas como se fossem drogas, os habitantes que restam em Genosha são expostos a uma dose das névoas. Como ocorre com Callisto, os poderes voltam fortes demais. E isso se torna fatal quando, ao enfrentar os inumanos, Unus é sufocado até a morte por seu próprio campo de força.

O confronto de Pietro com Magneto, momentos antes, é fundamental para entendermos o que está acontecendo. A relação de sua personalidade e atitudes com a experiência que tem com seu pai é o ponto central. Pietro foi rejeitado e usado a vida inteira, junto com sua irmã, por Magnus. Ao mesmo tempo, o que o filho mais procurava era sua aprovação. Essa busca, junto do medo de perder a única pessoa com a qual ele conseguia manter uma relação relativamente estável, gerou a Dinastia M. E, novamente, Magneto o rejeitou ao saber o que o filho havia tramado.

Agora Pietro busca uma espécie de redenção. Seria o verdadeiro herdeiro de Magneto? Rejeita o pai enquanto tenta tomar seu lugar como uma espécie de messias mutante que trará de volta o que 90% deles perderam com a dizimação. Simultaneamente ele nota as pessoas se afastando e até sua própria filha se desespera ao vê-lo espancar o avô. A solução encontrada, com os poucos cristais que lhe restam é quase asceta. Ele entra em uma espécie de transe e se funde aos cristais. Torna-se um perigoso catalisador dos poderes suprimidos, já que seu efeito sobre ex-mutantes é imprevisível. O que será dele daqui para frente é um mistério, agora que se instalou na Cidade Mutante.

Um novo Pietro

O outro lado dessa série, os Inumanos, não sai nada satisfeito. Após Callisto ser levada para ser tratada nos EUA, a informação de que existe uma forma dos mutantes recuperarem seus poderes chega aos ouvidos dos militares da UNI (blarrgh), que se aproveitam de uma distração de Pietro para roubar os cristais terrígenos. Apesar de não estarem em território americano, abusam do seu poder e se recusam a devolvê-los aos Inumanos, alegando que o presidente dos EUA os considera uma ameaça à segurança nacional (essa "desculpa" esfarrapada parece comum? Pois é mesmo). A reação dos inumanos não está longe do que sonhava Videmus. Deixando apenas o poderosíssimo Raio Negro na ilha, os Inumanos fazem, literalmente, uma declaração de guerra ao governo norte-americano. O Simples sussurrar "guerra" de seu líder é o suficiente para dar o recado.

GUERRA

Portanto, diversas pontas soltas são deixadas na conclusão da série. Qual o papel de Pietro daqui para frente, e o que ele vislumbrou ao abusar de seus novos poderes e saltar meses no futuro? A guerra entre Inumanos e governo dos EUA ocorrerá? Qual será a posição dos heróis (especialmente de aliados como o Quarteto Fantástico)? E, por fim, algo que talvez tenha passado desapercebido. O que a frase de Reed Richards "Infelizmente todos nós teremos de tomar decisões difíceis nos próximos meses" significa? De que lado você estará?


« Jøåø »

comments powered by Disqus