sexta-feira, 27 de abril de 2007

Heróis Enlatados

Sentinelas, máquinas programadas para caçar e destruir os mutantes. Criados anos atrás por Bolívar Trask, que acreditava que se nada fosse feito, a supremacia mutante seria uma realidade. Os Sentinelas não obtiveram êxito, mas continuaram sendo uma das principais armas contra a raça mutante. Várias versões foram criadas, servindo a vários mestres diferentes ao longo dos anos. Agora, uma nova geração dessas máquinas está na ativa, mas com uma diferença crucial: eles agora possuem coração.

Esquadrão Sentinela

Tudo começa antes da Dizimação, antes mesmo do Dia M. Valerie Cooper (sempre ela) está à frente da Unidade Nacional de Intervenção, a UNI (para não perder o costume...argh). Em uma simulação envolvendo 3 Sentinelas e um Hulk-bô, ela demonstra para 3 senadores que os antigos Sentinelas possuíam uma falha fatal. Por mais avançados que fossem, ainda não eram humanos, e sendo assim hesitavam diante de informações contraditórias e decisões morais difíceis. A solução: os mais avançados Sentinelas que poderiam ser criados, mas operados por pilotos humanos altamente treinados. O nome do grupo....Esquadrão Sentinela.

Sentinelas ultrapassados

Cinco meses se passam desde a apresentação de Valerie e testemunhamos a chegada de um novo grupo de recrutas a base. Estes são apresentados ao seu instrutor e superior na cadeia de comando, James Rhodes. Rhodes de cara já expulsa um recruta que demonstrou preconceito com um colega mutante, e diz que ali eles são uma equipe de irmãos, não importando raça ou credo. Após uma demonstração de poder dos Sentinelas, começamos a conhecer mais os recrutas, descobrindo inclusive que além do óbvio Fusão, temos outro mutante entre eles, Alexander Lexington. Mas Lex (como prefere ser chamado) esconde seus poderes de todos.

Um time de Sentinelas humanos

O treinamento se intensifica. Entre os recrutas começa a se destacar o cabo Nathaniel Briggs. Rhodes explica que os recrutas não serão meros pilotos, mas serão os próprios Sentinelas. E eles recebem finalmente a sua 1ª missão, ficar como guarda-costas de um senador que apóia o programa. Tudo parecia tranquilo, mas um ataque suicida da Hidra, com a presença do Homem-Crescente, transforma tudo em um caos. O líder do grupo em campo, o cabo Briggs, revela-se claustrofóbico e não consegue comandar. Lex usa seus poderes elétricos e detona o Homem-Crescente. Mas o grupo sofre uma "baixa" quando o recruta Jake Slayton perde as duas pernas.


Valerie Cooper dá uma dura na equipe, em busca de respostas do ocorrido na 1ª missão. Fusão acoberta os poderes de Lex, e Briggs não assume sua claustrofobia, perdendo o posto de líder. O grupo agora tem uma nova missão, resgatar outro Esquadrão Sentinela na Terra Selvagem. Slayton, mesmo sem as pernas, continua na ativa, Lex é o novo líder e Briggs começa a mostrar quem é de verdade. Na Terra Selvagem eles ficam sob o comando do sargento John Steele, e atacam a base dos metamorfos, onde estaria qualquer sobrevivente do Esquadrão desaparecido (inclusive James Rhodes). Mas o grupo nem consegue chegar até a base, sendo totalmente massacrado por evoluídos dinossauros telecinéticos(?). O pequeno grupo de Lex consegue escapar por pouco, graças aos seus poderes. E é ele também que traça um ousado plano, encarar o inimigo sem Sentinelas.

Desarmados e perigosos?

Os únicos sobreviventes do Esquadrão desaparecido são Rhodes e a Srta.Skylark, estando ambos à mercê de Imago. Nesse instante, um Sentinela de infiltração, totalmente camuflado, chega próximo à base. Slayton, controlando remotamente 3 Sentinelas, distrai os dinossauros, permitindo a entrada de Fusão e Lex na base. Ao fugir dos metamorfos, Fusão revela para Lex que fora abandonado ainda bebê e criado a vida inteira em bases militares. Com o poder de alterar metal de Fusão, eles encontram facilmente Rhodes e Skylark, e destroém a base. Depois, com os esforços de toda a equipe, e com a supervisão do professor Emil Winston (um dos recrutas), um mega-sentinela feito com os destroços é construído, matando os dinossauros telecinéticos (??). Mas, enquanto a equipe sai vitoriosa, Briggs voltou sozinho aos EUA, e conta ao superior máximo do projeto, o General Lazer, que o líder do grupo em campo, Alexander Lexington, é mutante.

Lazer tira Lex da liderança e recoloca Briggs, que trata todos com truculência. Mas outra missão aguarda o grupo, salvar uma ilha de mutantes de um ataque de Sentinelas Selvagens (lembram de Cassandra Nova?). O grupo é bem sucedido em sua missão, e Fusão vê nos órfãos mutantes um reflexo de si mesmo, resolvendo abandonar o grupo para cuidar das crianças. Lex e os outros o cobrem, para que Briggs não perceba nada. Tudo termina bem, e finalmente....chega o Dia M.

As pessoas por trás das máquinas

E Lex é um dos ex-mutantes. Val aproveita e o recoloca no comando da equipe, e uma missão permanente é designada. Como já estamos acompanhando nas revistas da Dizimação, a missão do grupo já é bem conhecida.


Vigiando o Instituto Xavier


Assim termina Esquadrão Sentinela. Uma mini-série que não é uma obra-prima, mas tem muitos momentos interessantes e um leque de personagens muito carismáticos, que embora controlem Sentinelas, não são vilões que odeiam mutantes (bem, talvez o Briggs e o Lazer). E é uma importante história para entender quem são os homens e mulheres que se escondem por trás da couraça metálica dos Sentinelas, personagens muito presentes nessa época de Dizimação.

Eddie

comments powered by Disqus