segunda-feira, 23 de abril de 2007

Illuminati: Sociedade Secreta Marvel

Muitos anos atrás, seis dos maiores e mais representativos nomes no universo dos super-heróis foram convidados do Rei de Wakanda para uma célebre reunião. As intenções de cada um podiam ser diferentes, mas todos ali viram com bastante interesse a idéia de repartilhar informações entre si em prol de uma maior proteção do planeta. Todos exceto o próprio anfitrião e dono do reino. Contudo, mesmo sem apoio do Chefe de Wakanda, aqueles seis continuaram a se encontrar e formaram uma pequena sociedade secreta chamada Illuminati.

Illuninati

O primeiro desses seis e que parece sempre encabeçar tudo é Anthony Stark, o Homem de Ferro. Ele convocou todos logo após os incidentes que levaram ao quase fim da terra na Guerra Skrull-Kree. Para Tony, algo maior tem que ser feito no futuro. Afinal, eles foram os responsáveis por defender a Terra e para qualquer força alienígena estrangeira, eles acabam sendo os principais responsáveis pelo planeta. Aqueles homens deveriam se unir para formar uma grande delegação na qual eles seriam os grandes responsáveis.

Dentre esses outros representantes, encontram-se Reed Richards – Líder do Quarteto Fantástico, explorador espacial e detentor de uma fabulosa mente. Professor Charles Xavier é o maior representante da causa mutante e maior telepata deste planeta. Stephen Strange é o Mago Supremo e respeitado inclusive por grandiosas entidades cósmicas. Raio Negro é o líder da Nação Inumana, atualmente residente em Attilan, na Lua. Por fim, Namor, o Rei Atlante e por muitas vezes inimigo ferrenho do povo da superfície.

A idéia não é confortável para o restante do grupo, afinal quem deve ter o direito de comandar os outros? Como controlar um grupo tão grande se é difícil controlar os grupos menores? E como o público reagiria a isso? Um público que já odeia os mutantes? E um homem-aranha? E muitos outros?

Illuninati


No entanto, o grupo concorda com uma única verdade sobre o que foi dito na reunião. Dividir informações pode ser útil a todos contanto que seja mantido o sigilo completo entre eles, não revelando nada a parentes e amigos. Com exceção do Rei de Wakanda, o Pantera Negra, os seis resolvem forma esse grupo – os Illuminati.

E assim eles se reuniram secretamente ao longo de todos esses anos...

Tempos depois, o que o Rei de Wakanda previa acontece. Antes daquela primeira reunião se findar, Pantera Negra questiona o que aconteceria quando pela primeira vez eles entrassem em desacordo. E esse desacordo veio quando o Hulk virou um problema... de novo.

Sob a direção de uma nova pessoa, a SHIELD entra em contato com Anthony Stark para que uma solução seja tomada sobre o Hulk depois do evento em Las Vegas. E assim o Homem de Ferro vai se encontrar com os Illuminati com um plano de enviar o Hulk pro espaço.

Com o sumiço de Charles Xavier, existem apenas cinco do grupo para votar e um deles, Namor, é contra. Acusando os colegas de trair um colega ao invés de ajudá-lo, Namor chega até mesmo a investir contra o Homem de Ferro quando perde a votação. A luta é interrompida pelo Dr. Estranho. Namor deixa o grupo, o plano de enviar o Hulk a outro planeta é executado e essa poderia ter sido a última reunião do grupo. Só que não foi.

Illuninati


Uma última reunião do grupo era necessária, inclusive contando com a presença de Namor. O governo americano tomou uma iniciativa para uma lei de registro de heróis. A SHIELD será responsável por criar uma força tarefa para caçar aqueles que se negarem a se registrar. Sendo algo incontestável, o Homem de Ferro chamou todos ali para sugerir que antes que a lei entre em vigor, eles a acatem de livre e espontânea vontade.

Tony ressalta que como futurista vê até onde aquilo vai chegar. Se não houver um controle, com a expansão do número de heróis, um desses jovens supergrupos um dia irá cometer um erro e colocar vidas inocentes em risco. Quando esse erro acontecer, não só esse grupo será acusado, mas toda a comunidade heróica. Assim, parte vai querer ser a favor do conflito. Parte não será. Isso colocará uns contra os outros e esse pode ser o fim de muitos laços do passado. Por isso, mais uma vez, Stark refaz o discurso da primeira reunião da necessidade de uma delegação ser criada sob o controle dos demais.

Illuninati


A previsão do Stark no entanto se inicia mais cedo do que ele imagina. O grupo já fragmentando dos Illuminati volta a entrar em desacordo. Namor acredita que esse foi o jeito de Tony cuidar do restante, como cuidou do Hulk. Ele deixa o grupo e diz que aquele é um problema da superfície. Doutor Estranho não concorda que deva-se ceder a ignorância e aos medos e também deixa a mesa. Xavier está desaparecido. Resta apenas, Reed e Raio Negro para apoiar o Homem de Ferro. E, vale ressaltar, que esse último provavelmente só ficou de acordo até os eventos de Dinastia M: o Herdeiro acontecerem.

Assim, foi a história dos Illuminati. Sua ascenção e queda mostrada em uma única história, mas que deve guardar muitas outras entre elas. Isso, no entanto, fica para outro momento.

Illuninati


Ah, e não deixem de acompanhar nosso EM FOCO: Illuminatti logo mais.

Coveiro.

comments powered by Disqus