segunda-feira, 30 de abril de 2007

O fim da Academia

A Mansão X não é mais uma escola. Depois do dia M a "Academia-X" não existe mais. O prédio que pertence a Charles Xavier e é administrado por Scott Summers e Emma Frost se torna um refúgio para grande parte dos mutantes remanescentes na dizimação. Sob constante vigilância de sentinelas controlados por pilotos humanos, que mantêm uma relação ambígua com os ocupantes do Instituto Xavier. Enquanto isso, os poucos alunos que mantiveram seus poderes aguardam por um futuro incerto. Só não mais incerto do que os que simplesmente se tornaram humanos. E tanto uns quanto outros parecem estar na mira de um fanático religioso em uma "missão divina".

New X-Men 23

Enquanto nas últimas duas histórias dos Novos X-Men (X-Men 63 e 64) William Striker continua a reunir ao seu redor um grande exército através de um apelo religioso (de alguma forma ele parece prever acontecimentos, atribuindo sua "clarividência" a desígnios divinos), os alunos do Instituto Xavier tentam se isolar da realidade. Eles brincam com um simulador parecido com a extinta Sala de Perigo, criado pelo agora ex-mutante David Alleyne.

William Striker

Mas a realidade não permite que eles se mantenham afastados por muito tempo. Em uma narrativa de idas e vindas no tempo, vemos como é duro para Danielle Moonstar se despedir de seus alunos, já que, agora humana, é "expulsa" da mansão por Emma Frost. A diretora parece ter endurecido ainda mais seu temperamento ao ter de lidar com tantos problemas simultaneamente, ao mesmo tempo em que combate seu trauma recorrente de não corresponder quando sua liderança era necessária – falo da morte de seus primeiros Satânicos e da extinção da Geração-X. Sua amargura parece se acentuar quando o assunto é Laura X, a X-23, trazida à mansão por Logan, e de quem ela pretende se livrar mesmo contra a vontade de Ciclope.

Emma contra X-23

E sua obsessão acaba refletida sobre os alunos restantes, que são colocados em um verdadeiro "vale-tudo coletivo" para determinar quem ficaria como equipe "titular" de Novos X-Men. A grande pretensão de Emma é de retirar X-23 da jogada, e, para isso, tenta trapacear com a ajuda de Julian (o Satânico), que se recusa a ajudá-la. No fim, a nova equipe é formada: Mercury, Pó, Satânico, Elixir, Pedreira e Faísca. Porém, sabendo de suas intenções, Scott força a entrada de X-23 no sexteto, que passa a ser, então, um grupo de sete membros. A vingança de Emma por Julian não tê-la ajudado é dar a liderança dos Novos X-Men à Faísca, sua rival.

A formação da nova equipe

Em paralelo, vemos que a aparição de Jay Guthrie, o Ícaro, com as asas amputadas tem relação direta com William Striker. O irmão do X-Men Míssil fica à beira da morte. Striker vê o "sinal" que esperava. O momento em que os mutantes estariam mais enfraquecidos para, então, dar o golpe de misericórdia na sua existência. E ele quer começar exatamente na nova geração e qualquer um que tinha relação com ela. Ao tentar evacuar os ex-alunos que perderam seus poderes da escola em um ônibus, para se concentrarem no novo mundo que devem enfrentar, os moradores do Instituto Xavier sofrem esse golpe. Um míssil atinge o ônibus em cheio, e sua explosão encerra o arco, dando o gancho para o próximo.

O princípio do fim

O que será de Ícaro, ou dos Novos X-Men, ainda não sabemos. Muito menos de onde Striker tirou tantas informações e poderes que o permitiram prever acontecimentos e reunir poderosos recursos. Seria mesmo uma revelação divina? Mística? Do que temos certeza é que ele é responsável pelo ataque, e que esse é só o começo do fim da inocência da nova geração de mutantes. O que vem a seguir na relação mutantes e humanos não é nem um pouco otimista. E, quando chegar a hora, de que lado estarão os Novos Mutantes?


« Jøåø »

comments powered by Disqus