quarta-feira, 4 de abril de 2007

WORLD WAR HULK: Vingança, Destruição, Sobrevivência

*Atenção! Artigo com informações inéditas no Brasil e EUA!
*Artigo escrito por nosso colaborador Fernando Cesar Bedin

World War Hulk, com roteiros de Greg Pak, bem como com a colaboração de vários outros roteiristas e desenhistas, será o evento de 2007 na Marvel. Terminada a mega-saga “Civil War”, é a vez de World War Hulk ser o centro das atenções. A Marvel vem, aos poucos, tentando reerguer seus personagens clássicos que, durante muitos anos, ficaram a sombra do Homem-Aranha, dos X-Men e dos mutantes em geral. O início desta nova investida deu-se com os Novos Vingadores, com histórias escritas pelo roteirista do momento, Brian Bendis, que alçou maiores vendas pro título. Depois foi a vez do Homem de Ferro com Civil War (as revistas do personagem estão esgotando nos EUA) e agora a Marvel direciona a sua atenção a um personagem que se encontrava meio esquecido pela Editora... O INCRÍVEL HULK!

Hulk volta a Terra

Segundo o editor-chefe da Marvel, Joe Quesada, WWH será um evento com cerca de 1/3 do tamanho de Civil War, sendo que boa parte do Universo Marvel será afetado por esta saga.

Mas vamos ao que efetivamente interessa: o contexto e a história de World War Hulk. WWH é conseqüência direta dos eventos mostrados em “Planet Hulk” (HK #92 a HK #105), onde o Golias Esmeralda foi exilado no espaço pelos Illuminati (grupo formado por Professor X, Dr. Estranho, Sr. Fantástico, Namor, Homem de Ferro e Raio Negro) por o considerarem um perigo constante e incontrolável. O Hulk acabou aterrissando no Planeta Sakaar, onde os seres que ali viviam eram tão poderosos quanto o Golias Verde, e viviam sob a ditadura de um déspota conhecido como Red King.

No decorrer de Planet Hulk, o Golias Esmeralda se associa e lidera a um grupo de revolucionários que objetivam a derrocada do tirano Red King, o que fazem com o devido sucesso. O Hulk passa a ser o salvador e rei do referido planeta, bem como se casa com a alienígena Caiera.

Holku

O Hulk, que no transcorrer deste evento, promete se vingar dos heróis da Terra, já não tem o mesmo ímpeto de vingança, pois no Planeta Sakaar, ele é respeitado e admirado, inclusive a sua nova esposa espera um filho dele.

Todavia, a nave que trouxe o Hulk à Sakaar, seguida de uma mensagem do Reed Richards, explode dando fim ao Planeta (é, o Golias Verde não consegue encontrar a paz que tanto almeja).

Hulk 105 sketch

É a partir daqui que WWH começa. A chama foi novamente acesa, o Hulk está com sede de vingança, os Illuminati destruíram seu novo Planeta, seu novo amor – Caiera – e o filho que ela esperava. O Golias Esmeralda irá retornar... e a Terra vai TREMER!!!!

O Hulk, no seu retorno a Terra, terá a companhia de três aliados Miek, Korg e Brood, que irão auxiliar o Hulk na sua Vingança contra os Illuminati. World War Hulk promete muita destruição e pancadaria, porém, também trará a baila fatos emocionais que ocorrerão no decorrer da saga.
O primeiro personagem a sofrer as conseqüências da vendetta do Hulk é o Raio Negro, rei dos Inumanos e membro dos Illuminati, conforme se infere pelas imagens abaixo:

Hulk vs Raio NegroHulk vs Raio Negro


Hulk vs Raio NegroHulk vs Raio Negro


Muitos podem estar se perguntando: Mas que personalidade do Hulk está sendo retratada nesses eventos? Não, não se trata do Hulk Selvagem, do Hulk Cinza ou do Professor Hulk. Na verdade, a personalidade usada pelo Greg Pak no decorrer dessa saga se trata do “Gravage Hulk”. Essa personalidade foi a segunda a aparecer na cronologia do Hulk, anterior a esta, só a versão Cinza. Inclusive essa personalidade foi usada no crossover especial entre o Hulk e o Superman lançado pela editora Abril. O Gravage Hulk é uma mescla do Hulk Cinza com o Hulk Selvagem, ou seja, o personagem é inteligente, frio, calculista, sacana e estratégico, por outro lado, está forte como nunca e se irrita muito, muito facilmente.

O evento terá início em maio, com a edição especial World War Hulk: Prologue, escrita por Peter David, que como o nome diz, é uma prévia. Já a história principal será contada na mini-série em cinco partes World War Hulk, escrita por Greg Pak com arte de John Romita Jr. e Klaus Janson.

Hulk vs Earth

A revista mensal do Hulk, que também é escrita por Pak, com arte de Gary Frank, mostrará histórias paralelas, focadas em personagens que um dia foram amigos ou aliados do Golias Esmeralda, que agora precisam decidir de que lado estão, incluindo dois personagens criados por Pak: Mastermind Excello (de Amazing Fantasy #15) e Amadeus Cho estarão entre os rostos familiares que aparecerão no arco. O roteirista disse ainda que a edição #106 focará a Mulher-Hulk, a #107 trará Namor e uma grande revelação será feita na edição #109.

Da mesma forma que em Civil War, os repórteres Ben Urich e Sally Floyd mostrarão seu olhar sobre tais eventos na mini em seis partes World War Hulk: Front Line, escrita por Paul Jenkins, com arte de Ramon Bachs, que sairá entre junho e setembro.

Ainda, haverá duas mini-séries relacionadas. A primeira é World War Hulk: Gamma Corps, em quatro partes, escrita por Frank Tieri e desenhada por Carlos Ferreira. Nela, o General Ryker reúne uma unidade militar criada especificamente para derrotar o Hulk. A outra é World War Hulk: X-Men, em três partes, escrita por Christos Gage, com arte de Andrea DiVito e capas de Ed McGuiness. Nesta história, o Hulk resolve tomar algumas satisfações do Professor X que, apesar de não estar presente na reunião que decidiu o exílio do Hulk, era membro do Illuminati.

Por fim, outros títulos terão edições atreladas ao evento: Avengers: The Iniciative (#4), Irredeemable Ant Man (#6), Ghost Rider (#12 e 13) e Heroes for Hire (#11 a #14). Os Jovens Vingadores também participarão de um edição especial, escrita por Jeph Loeb e desenhada por David Finch. Porém, o interessante será o mostrado em Iron Man #19 e #20, eis que, findo os eventos de Civil War, a mais poderosa agência de espionagem americana, a SHIELD, está sob o comando de Tony Stark, o que, de certa forma, é um empecilho a vingança do Hulk.

Hulk vs Stark

E para quem quiser ver mais, a Marvel disponibilizou em seu site, um trailer de WWH neste link aqui!!

Fernando Cesar Bedin (FCB)

comments powered by Disqus