domingo, 6 de maio de 2007

J.R. viu Homem Aranha 3

Numa noite fria de quinta feira, este jovem advogado e velho leitor de quadrinhos se dirigiu à pré estréia de Homem Aranha 3. A sala, lotada de fãs, e eu e minha ,não tão fã, namorada, nos sentamos e vimos o que eu vou postar para vocês. É só clicar ali embaixo e expandir o texto.

Poster


Prontos? Já aviso que o texto é cheio de spoilers e pode ser um pé no saco dos fãs de carteirinha do Aranha.

Sabe aquele filme que você não sabe por onde começar a explicar seus sentimentos sobre ele? Afinal, o filme tem momentos legais e ao mesmo tempo, falhas primorosas, que fazem com que seja muito difícil sentar, colocar as mãos sobre o teclado e começar a escrever.
Acho que fazer um resumo da história é desnecessário. No último filme, Peter e Mary Jane estavam bem, namorando, felizes. Este filme recomeça deste ponto, ela aparenta estar bem nas suas peças, ele estuda, sua tia continua velha e o Homem Aranha agora é um herói da multidão.
Aqui eu começo a revisar o filme, como um fã de quadrinhos e de cinema. As adaptações dos filmes do Aranha sempre presaram por se ater ao material original, com as devidas mudanças para garantir o sucesso. Sam Raimi além de bom diretor, é um ótimo roteirista com seu irmão Ivan. Este aspecto do roteiro e da direção mostraram sinais de desgaste e fadiga neste terceiro filme.

Sam Raimi

Para começar: a abertura. Extremamente longa, com cenas dos dois primeiros filmes ao invés de quadrinhos ou coisa parecida. Achei extremamente chata de se assistir. Ainda temos uma história legal, momentos hilariantes (que eu vou citar daqui a pouco), mas... bem, fica nisso. Toda a profundidade que havia no desenvolvimento dos personagens foi simplesmente se tornando rasa como uma poça d'água. Além disso, alguns dos atores simplesmente parecem estar cansados dessa franquia toda, bem como o próprio diretor.

Gwen

Não me entendam mal, há diversos fatores que contribuiram para que o filme chegasse a este ponto. Sam Raimi disse repetidas vezes que Venom nunca foi um vilão que ele gostava, mas mesmo assim os fãs queriam ver ele. O que fez a produtora? Mandou Sam calar a boca e escrever Venom no roteiro, com isso, temos um Venom que chegou sem razão nenhuma, do nada, ou melhor do céu, que ele veio num meteoro que ao se chocar com a Terra, não fez barulho, grudou na motoneta de Peter e lá se foi ele para a história.

Logo após esta cena, temos uma patética cena entre Peter e tia May em que ela lhe dá seu anel de casamento para que ele peça Mary Jane em casamento. Indo para casa em sua motoneta, Peter é atacado e se vê lutando contra Harry, ou o Novo Duende. James Franco, que interpreta Harry Osborn, dá sua melhor contribuição dos 3 filmes da série, afinal de contas, no filme anterior ele descobriu a identidade secreta de Peter e iria querer sua vingança. A luta dos dois é violenta, e ao seu final, quando Peter derruba Harry usando sua teia, o corte de cena fez com que ela parecesse cômica ao invés de chocante, afinal, ele bateu a cabeça e se estatelou no chão. Este foi um dos primeiros erros que eu percebi no roteiro: Não se escreve uma cena chocante em filmes de heróis, neste em especial.

Novo Duende

Logo em seguida, surge o Homem Areia. Thomas Hayden Church(espetácular até onde pôde ir com o que foi escrito a ele), interpreta Flynt Marko, a pessoa que em verdade matou o tio de Peter (péssima escolha de caminho a se seguir), enterrando toda aquela cena memorável do primeiro, quando um Peter extremamente violento persegue o assassino de seu tio, causando a morte dele.
Após fugir da polícia, Marko cai numa instalação nuclear super secreta nos arredores de NY (muito conveniente), onde acaba sendo irradiado, virando o Homem Areia. A cena do "renascimento" dele, tentando voltar a ser um homem, e pegar o colar com a foto de sua filha, é, bem, digamos, uma das melhores cenas do filme, com todo mérito.

Thomas Hayden Church

Marko teve de fazer o que fez em razão de uma filha adoecida (que a partir do momento em que é citada, até o fim do filme, desaparece). Peter descobre isso e resolve perseguir Marko. Lutam os dois, Peter apanha. Ao mesmo tempo, MJ é demitida da sua peça e devido a uma série de encontros e desencontros, coisas mal conversadas, acaba se afastando de Peter e se aproximando de Harry, agora, amnésico (que que eu disse? Homens ricos e poderosos? É, vocês entenderam!).
Uma das razões deste distanciamento é Gwen Stacy (interpretada pela bela Bryce Dallas Howard), colega de sala de Peter que (convenientemente de novo) ele beija vestido de Aranha quando da entrega da chave da cidade a ele, por ela, meio que quando a fama subiu a cabeça dele. Gwen ainda é salva pelo Aranha ao despencar de um prédio destruído por um guindaste em curto. Depois disso, ela terá apenas mais uma cena importante no filme, eu chego nela já já.

De noite, após a luta com Marko e a desilusão de MJ, Venom (que em momento algum é chamado de Venom) ataca e toma o corpo de Peter, criando um novo uniforme, mexendo com a cabeça do pobre rapaz.

Peter Emo

Daí para frente, o filme entra em curto circuito. São alguns dos 20, 30 min mais esquecíveis da história dos quadrinhos no cinema. Peter vira "emo", anda pelas ruas dançando ridiculamente e se jogando nas moças, dá um couro no Homem Areia e no Novo Duende (depois que Harry recupera suas memórias, em mais uma cena com participação especial de William Defoe), deixando este último deformado. Ainda por cima, vai a uma casa noturna com Gwen Stacy, onde, "por acaso", MJ está trabalhando como garçonete cantante. A cena a seguir é a parte mais ridícula do filme e deveria ser expurgada dos anais dos quadrinhos no cinema. Nem vou citar ela.
Após isso tudo, Peter se livra do simbionte na cena clássica dos quadrinhos envolvendo os sinos da Igreja.

Antes de chegar ao derradeiro final, deixa eu falar das coisas muito boas que este filme tem:
- Bruce Campbell como o maitrê francês e toda a cena no restaurante que ele fez parte. Até mesmo o diálogo dos casal Peter/MJ está melhor aqui.
- Topher Grace como Eddie Brock Jr. Apesar do papel ser mal escrito, ele conseguiu satisfazer os fãs ao fazer um fotógrafo inescrupuloso e fácil de odiar.
- J.K Simmons como nosso editor escovinha mal humorado J. Jonah Jameson. Todas as cenas em que ele esteve presente, a gargalhada era garantida.

Jameson

- James Franco e Thomas Hayden Church como Harry Osborn e Flynt Marko. Ambos, vilões que não são vilões, mal escritos, mas que interpretados com perfeição.

Chegamos ao derradeiro momento do filme. Os últimos 40 minutos. Peter se livrou do simbionte. Ao mesmo tempo, Eddie Brock, seu rival demitido e humilhado pelo Peter "emo", reza na Igreja para que Deus mate Peter. Neste instante, Venom toma seu corpo e os dois partem em vingança contra Peter. Sabe quanto tempo isso demorou? 15 minutos!!! Não houve serquer um diálogo entre Venom e Eddie, a dualidade, a esquizofrenia que se apodera dele sequer é mencionada, nem mesmo o lado religioso é citado, quando Venom poderia ter sido encarado por Eddie como uma benção divina. Disso, ao recrutamento do Homem Areia em um beco e o começo da luta final vai bem rápido.
Na luta final, temos MJ, dentro de um taxi, presa numa teia feita por Venom no topo de um prédio. Embaixo da teia, na base do prédio, o Homem Areia.

Venom

A narrativa neste ponto muda de foco. O apresentador do noticiário é quem narra tudo que está acontecendo na tela. Peter vai até MJ, enquanto isso, o mordomo de Harry conta tudo que sabia a ele sobre Normam Osborn e sua loucura, o que Harry faz? Pega sua roupa de Duende e vai ajudar seu amigo que na certa irá morrer.

A luta é um primor dos efeitos visuais, mas ao mesmo tempo parece mal organizada, mal arranjada. No final das contas dos cinco que estavam lutando, morrem dois, um bem estupidamente e outro porque já estava na sua devida hora de morrer. A morte de Venom (que morreu sem dizer seu famoso: Nós somos Venom!!) com uma das abóboras explosivas arremessada pelo Aranha foi irreal e imbecil. Sam Raimi deu seu recado ali, não me obriguem a fazer algo que eu não quero no meu filme. Harry morreu salvando Peter. É um clichê? É, mas ainda assim era seu momento e ele morreu bem.
Cabou o filme!

É isso ai, após um dialogo entre o Aranha e o Homem Areia em que ele é perdoado, o enterro de Harry, o filme se encerra. Assim assado. Sem mais nem menos.

Aranha

Este é aquele típico filme que eu não tenho tanta vontade de ir ver de novo, iria, mas não com uma hiper vontade. As falhas no roteiro são absurdas. Toda interação entre Peter e MJ é feita para que o filme ande e não como uma coisa natural. Ahh, eu tenho um anel pra casar, vem duende, eu luto e no meio da luta o anel voa, tenho q salvar o anel. Ahh, MJ me abandonou, vou virar um emo por causa disso.

Não sei, ficou forçado, tudo indica que o roteiro foi modificado às pressas por exigência dos produtores e isso é muito ruim para os filmes. Produtores normalmente discordam dos diretores, e acabam estragando uma idéia que poderia ter sido genial.

Mas no geral, é um filme que empacou em cima do muro, sem ser horrível no estilo de X3 e nem fabuloso como Homem Aranha 2 e X2. Uma pena, agora é esperar para ver se haverá futuro nesta franquia.

J.R. Dib

comments powered by Disqus