sexta-feira, 1 de junho de 2007

Capitão América: Ligações perigosas

Captain America #16

Seis meses se passaram desde que, graças ao Capitão América, Bucky Barnes – agora conhecido como Soldado Invernal – se libertou da lavagem que vinha sofrendo desde que foi resgatado na década de 40 e transformado em agente soviético. Bucky se lembra de seu passado como parceiro e melhor amigo do sentinela da liberdade. Desde então, não se tem notícia dele. E é investigando uma onda de crimes de inimigos mais do que conhecidos que a pista de seu paradeiro volta a esquentar. Brubaker e Epting continuam uma das melhores fases solo do Capitão América, depois de um mês sem publicação, em Novos Vingadores 40.

Ossos Cruzados, depois de restaurar a memória de Pecado (filha do Caveira Vermelha), promove junto com ela uma série de assaltos a bancos e assassinatos por várias cidades dos Estados Unidos. Seguidos de perto pela IMA, eles são detectados pela inteligência da SHIELD, dirigida por Maria Hill após o afastamento de Nick Fury, como todos sabemos.

Ossos Cruzados e Pecado

Sharon Carter, a Agente 13, chama Steve Rogers para, junto com ela, ir atrás da dupla de ladrões/assassinos. Mas há algo a mais. Diferente do que os dois acharam, Bucky talvez não tenha se matado e, no caminho do local em que os dois vilões foram avistados, está uma cidade na qual o ex-parceiro mirim do Capitão pode ter sido avistado. Sharon usa a desculpa de caçar Ossos Cruzados e Pecado para levar Steve com ela, já que é provável que a diretora Hill desconfiaria da requisição de seus serviços.

Chegando em Pilsburg, os dois percebem que a cidade é um local bem esquisito. Ao tentar obter informações sobre Bucky com a polícia, uma explosão que ocorrera dias antes parece ter muito mais história por trás do que as autoridades e os moradores querem falar. A cidade parece um Oásis no meio do nada, já que não parece ter uma grande fonte de renda que a sustente. Muito suspeita.

Falando com um homem de fora da cidade em um bar, a dupla ouve a históra "verdadeira" da explosão. O homem, Carl Jackston, conta que em uma quarta-feira a noite ele avistou uma máquina com aspecto de inseto surgindo no meio da cidade, combatendo e destruindo-a estava um homem com a descrição exata do Soldado Invernal. "Carly" diz que várias pessoas viram o que aconteceu, mas só ele tem coragem de falar. O que motiva Steve a aconselhá-lo a deixar Pilsburg.

Soldado Invernal em Pilsburg

Eufórico por saber que Bucky continua vivo, Steve reaviva a relação amorosa que já tivera com Sharon. Sonhando com coisas do presente e do passado longínquo da Segunda Guerra Mundial, Rogers lembra um rosto do passado que tinha visto em uma foto na recepção da pousada em que se hospedaram. Uma mulher que parece ter tido uma relação com seu antigo parceiro. Quem é ela?

Mas não há tempo para indagar. Abordados no seu sono por agentes da IMA, Sharon e Steve têm ums surpresa. Eles pedem ajuda ao herói e à agente.

Mais fantasmas do passado e o pedido da IMA

A ligação da cidade de Pilsburg, com a IMA, com o Soldado Invernal, com Ossos Cruzados e Pecado e com a misteriosa mulher, só saberemos na segunda e última parte desse arco. E, depois de sua conclusão, de que lado o Capitão América estará?


« Jøåø »

comments powered by Disqus