segunda-feira, 4 de junho de 2007

Em Foco: Heroes

Hoje, teremos mais um Em Foco na 616. Desta vez, um Em Foco especial, um pouco fora da perspectiva direta sobre a Marvel, ao mesmo tempo que também tem tudo haver. O tema da vez é o seriado Heroes, que acaba de terminar na NBC americana e já se encontra em exibição no Canal da Universal no Brasil.

Heroes na 616

Os Editores da 616 Coveiro, JR, Eddie e João convidaram Ana Luísa, que acompanha desde o comecinho a série para destrinchar tudo sobre o seriado, principalmente todas as referências dos quadrinhos que ele pode ter. Assim, concordamos em dividir tudo em duas partes!!

A primeira parte não conta com nenhum spoiler. Simplesmente falamos dos personagens e pontos particulares mostrado entre eles e as HQs. E ressaltamos para os fãs que ainda não conhecem as revistinhas online e o Blog do Hiro o quão interessante é acompanhá-los.

Na segunda parte, fique atento! Os spoilers estão soltos!! Não resistimos e falamos do final, teorias malucas e mais referências quadrinescas que encontramos.

Portanto, a partir de agora, sente-se na cadeira e divirta-se!!!



PARTE UM: O que o Brasil está vendo!!!

Heroes na 616



¤ CX ¤ diz:
Hoje, teremos um Em Foco especialíssimo. Será nosso primeiro Em Foco mais puxado pra Off-topic. Hoje, falaremos de Heroes, o seriado mais assistido entre os fãs de quadrinhos. Como o público se divide em dois, estaremos dividindo esse Em foco também em duas partes, como explicado previamente!!

Pra começar, vamos falar um pouco dos personagens dessa série e buscar algumas referências deles com personagens já conhecido dos quadrinhos. Mas não vamos falar aqui somente de poderes, mas sim de personalidades também. Quem começa?

Eddie diz:
Bem, antes de mais nada estou muito feliz de participar desse Em Foco. O Coveiro sabe que até sugeri para falarmos de Heroes antes no blog. Bem, referências tem de monte, mas queria destacar dois, já que os outros vão falar também. Matt Parkman, o policial telepata, e Nikki Sanders, a esquizofrênica super-forte. O primeiro, embora com poderes diferentes, me lembra muito de Peter Parker.

Heroes na 616


Só se ferra, é traído pelo esposa, não tem grana e sucesso no trabalho, mas isso não o impede de ser um grande herói. Já Nikki é uma versão feminina do Hulk. Uma personalidade tida como mais fraca, lutando contra a mais forte, a Jessica, e esta que domina os poderes.

Ana Luisa diz:
Bom, eu acho que talvez uma coisa que torna Nikki/Jessica um pouco mais interessante é que há só uma mudança de personalidade, não de físico.

Com Hulk, era fácil saber quando ele estava normal e quando ele ia pular em cima de você e te partir no meio.

Eddie diz:
Ah, é verdade. Esqueci de comentar que a mudança só é mental....

« Jøåø » diz:
Bom, como o Coveiro está com essa idéia maluca de fazer um debate meio-a-meio, ainda que muito das personalidades sejam desenvolvidas de uma forma importante na segunda metade da série, acho complicado dar uma opinião que não contenha spoilers. Por isso acho que duas coisas importantes em se destacar são a conexão traçada entre todos os personagens da série. Estava comentando mais cedo com o Coveiro e sempre me dá a sensação de que nada que vemos na série é "por acaso", o que acaba prendendo bastante a atenção.

Além disso, a forma como se desenvolvem personagens coadjuvantes na série é um dos elementos, na minha opinião, fundamentais para que a trama se sustente. Apesar da raiva no início, vejo muita importância no Mohinder, no "haitiano", na Eden (sua morte foi uma lástima) e, principalmente, no Ando. São "coadjuvantes indispensáveis" para o desenrolar da história.

Photo Heroes na 616


Até mesmo aquele amigo da Claire (Zach, não é?) é muito importante no desenvolvimento da personalidade da "menina que não morre".

J.R. Dib diz:
Acho que dá pra partir pra outros personagens, o D.L e o Micah por exemplo. O Micah é o que se pode chamar de criança prodígio, que propositadamente se faz de quieto, de tranquilão, mas que no final das contas quer apenas ter uma família feliz, no começo eu achava a história dele parecida com a do Ozymandias do Watchmen quando ele narra sua juventude, mas depois eu percebi que ele está numa categoria à parte, afinal ele tem poderes que podem muito bem serem usados tanto para o bem quanto para o mal.

Ainda assim, o Micah sabe muito mais do que as pessoas podem imaginar que ele sabe, e isso com certeza vai ser explorado mais profundamente no futuro. Já o D.L. é, como eu diria, um... bem... sei lá! A esposa ferrou ele, ele tem um pusta poder massa, mas ainda assim, é apenas mais um pai de família que quer que seu filho e esposa sejam felizes, não importa o que aconteça com ele.

Heroes na 616


Eddie diz:
Micah me lembra um pouco o Franklin. Filho de pais com poderes que acaba sofrendo as consequências.

J.R. Dib diz:
Não acho assim não, ele tem muito mais consciência que o Franklin!

Eddie diz:
Comparei Micah com Franklin Richards apenas pelo fato dos pais com poderes e o filho acabar sofrendo consequências.

« Jøåø » diz:
No caso do DL temos um aspecto legal de Heroes que, pelo que já ouvi, é "mal compreendido" por muita gente. Ele é um cara NORMAl. Ele tem poderes, mas não quer ser super-herói. Isso está presente na maioria dos personagens. Mesmo nos centrais.

 Heroes na 616


¤ CX ¤ diz:
Bom, ja que começaram com a família mais sem sal da série (ao menos na minha opinião), vamos detalhar algumas coisas que eu acho deles. Primeiro, o D.L. que é o tipico ladrão com poderes bem convenientes ao que ele é... um ladrão. Dali, eu esperaria ou que ele fosse um "homem invisivel" fazendo menção ao já conhecido conto de H.G. Weels ou teria a já dada intangibilidade que é igualmente útil para um ladrão/fugitivo.

Quanto ao Micah, acho que foi o primeiro ali que torci o nariz quanto ao seu dom. É meio "anticientifico" explicar como ele toca num telefone e simplesmente o faz funcionar do nada. Pra mim, até então, ele mais funcional com o ponto fraco da Nikki do que qualquer coisa. (PS: Também ja tinha o pé atrás com ele por causa do seriado anterior do pai de família...)

Heroes na 616



« Jøåø » diz:
Ah, fala sério. Qualquer coisa ali é anti-científica.
Anular a gravidade da forma como o Nathan faz é científico?

J.R. Dib diz:
Olha, se começar a olhar pelo lado cientifico da coisa toda, eu vou embora!

¤ CX ¤ diz:
Agora, falar da Nikki/Jessica é dificil. Mesmo porque ainda hoje existem muitas teorias sobre ela... Daí parte desde a chamada esquizofrenia (que na verdade é um distúrbio de dissociativo de identidade) até a teoria de que de fato a irmã dela ainda exista por aí e tem o poder de "incorporar" na Nikki... Supostamente se elas eram mesmo gemeas, quem sabe ela não tenha algo mais haver com a "M" da Ex-geracao X e atual X-factor.

MAs supondo ainda que a vertente mais forte seja a da Multipla personalidade, então ela me parece muito mais umpersonagem de Stephen King - Detta Walker, da torre Negra. Algo que justifica ate pq ela só é forte quando esta com a jessica, pq essa seria a sua personalidade mais forte psicologicamente.

Heroes na 616



« Jøåø » diz:
Sobre a Niki, eu tenho uma teoria desde que comecei a ver Heroes e acho que ela se confirmou. Ela teve uma infância traumática. De alguma forma o pai dela foi responsável pela morte da irmã. Então, quando a Niki desenvolveu a superforça, ela projetou essa mudança em uma nova personalidade (a Jéssica), só apresentando o poder quando esta tomava conta das ações. Não acreditava que houvesse, de fato outra pessoa. A superforça da Niki ter surgido em momentos de tensão, como quando ela se irrita por não poder abraçar o Micah na prisão, acho que acabou confirmando isso.

Eddie diz:
Concordo com o Jão. Exatamente como Bruce Banner, que apanhava do pai e fragmentou a personalidade, e ao adquirir o poder gama acaba usando isso como escape para a personalidade múltipla.

Heroes na 616


¤ CX ¤ diz:
E sobre os Petrelli, Ana, fala aí...

Ana Luisa diz:
Eu sou particularmente fã do Nathan. Acho legal como foi explorado a idéia que ele rejeita totalmente seu poder.

J.R. Dib diz:
O Nathan é aquele típico personagem que não quer os poderes que tem. É mais ou menos que nem a Vampira em dado momento dos X-Men do Claremont das antigas. Por ele, o poder não o acompanharia!

Heroes na 616



¤ CX ¤ diz:
Nathan, ao mesmo tempo, tem muitas referências ao Superman - a favor e contra. A todo momento, Hiro o compara com Kal-El, contudo ele parece agir justamente do modo reverso

« Jøåø » diz:
Acho que ele vê o poder como uma aberração mesmo. E que dá graças a Deus por ser fácil de esconder.

Heroes na 616


¤ CX ¤ diz:
Vale ressaltar que foi justamente no dia que ele descobriu os poderes, que a esposa sofreu o acidente. Particularmente, ele pode ter uma certa ressalva por isso...

« Jøåø » diz:
Bom, eu acho que ali foi uma forçada de barra para que seus poderes se manifestassem. Não que quisessem que sua esposa se ferisse daquela forma. Isso foi "dano colateral".

Ana Luisa diz:
E também tem o fato que ele não só esconde os seus poderes como tenta fazer com que o Peter esconda também. Toda aquela coisa de "evitar escândalos". A idéia de que o Peter, problemático como é, é um fardo pra ele, mas mesmo assim ele não consegue deixar de amar o irmão.

J.R. Dib diz:
Acho que quiseram usar aquele artifício do trauma que desencadeia os poderes, é uma visão psicológica da pessoa que sofre tendo que se reerguer melhor e mais forte.

« Jøåø » diz:
Esse é um ponto interessantíssimo do Nathan. De uma forma tortuosa ele é extremamente preocupado com a família. Até mesmo mais que o Peter. Mas ele também consegue ser um grandessíssimo FDP.


¤ CX ¤ diz:
É mas isso é particular de heróis que fogem de seus poderes, quando machucam o próximo. Veja o caso do Decompositor dos Novos X-men e de um X-men 2099 (que não lembro o nome). Eles mataram seus parentes e odeiam o que são...

Heroes na 616
Decompositor e Fitzgerald, dois mutantes que perderam parentes próximos ao descobrir seus poderes



J.R. Dib diz:
Fitzgerald! O Fitz matou a namorada na hora que os poderes dele se manifestaram a primeira vez!

Eddie diz:
Eu acho o Nathan um dos personagens mais interessantes da série. Em dados momentos ele é ambíguo. Não se sabe se ele ficará do lado do mal, do lado do bem ou simplesmente seguirá seus próprios interesses.

Ele também é um dos que mais sutilmente evolui ao longo da série e merece ser falado mais na 2ª parte.

¤ CX ¤ diz:
Outro contraponto é que ele sempre é o lado mais racional e o Peter o lado mais sonhador.

Eddie diz:
Os irmãos representam a razão e a emoção. Nathan é extremamente racional, já Peter age por impulso e emoção muitas vezes.

Heroes na 616


¤ CX ¤ diz:
Falando em Peter, os mais leigos associam seu poder com o da Vampira. Bom, que referencias mais próximas nos quadrinhos temos para "Empatas"?

Eddie diz:
Ele me lembra mais o Mímico

« Jøåø » diz:
Mímico, com certeza.

J.R. Dib diz:
Ela não seria um empata, tá mais pro Mímico
É um Mímico elevado ao extremo!

¤ CX ¤ diz:
Ele é um empata, Jota... rs

Eddie diz:
Mas o Peter, além de captar os poderes, ele parece absorve emoções também.

« Jøåø » diz:
Mas não é um empata só no sentido emocional. É um misto.

J.R. Dib diz:
Concordo com o Jão

Heroes na 616


Eddie diz:
Meio que o grau de empatia dele é tão forte que além de emoções ele pega também as habilidades.

« Jøåø » diz:
Aliás, ponto para mim (Ed é minha testemunha) que foi a primeira coisa de que chamei o Peter quando comecei a assistir.

Eddie diz:
É verdade, o João deduziu a empatia do Peter no 1º episódio. Super-nerd

Ana Luisa diz:
Eu inicialmente pensava nele como a versão menos carnavalesca do Sync, da Geração X.

Similaridades

Sincro e Mimico, dois personagens Marvel que podemos chamar de "Empatas"...



¤ CX ¤ diz:
Mas o Sincro seria um empata também... Empatas que conhecemos nos quadrinhos: Sincro, Mimico, algum mais?

« Jøåø » diz:
Não consigo pensar em mais ninguém.

¤ CX ¤ diz:
Claire Bennet... alguém se atreve?

Heroes na 616


« Jøåø » diz:
Ela deve ser uma das mais subestimadas pelos que começam a assistir. Ela é uma patricinha apavorada com a constatação de ser "diferente" e que entra em parafuso quando descobre que seu pai sabe muito mais do que realmente aparenta. Mas dá uma grande virada quando, ajudada pelo haitiano, cria (ou mantém) toda uma imagem de inocência para o Bennet, enquanto pesquisa sobre seu passado e tenta entender o panorama do que está rolando e sobre o que ela e os outros são (já que ela percebe não ser a única)

Uma das mais carismáticas da série, disparada.

Eddie diz:
Bem, os poderes dela são de Logan ou Deadpool. Mas a Claire é muito mais...ela é o exemplo maior de uma vida normal e até futil que é totalmente transformada pela sua habilidade. Descobre que seu pai adotivo recruta outras pessoas como ela, apagando a mente de quem descobre. Atrás de sua origem descobre que seu pai é um político voador e sua mãe uma pirocinética. Enfim, Claire é mais como Kitty

Pryde, uma adolescente bobinha que tem que é arrastada para o meio de companhias manipuladoras, assassino serial super-poderoso e ainda tem a responsabilidade de "salvar o mundo". Ela teve que crescer da noite para o dia.

¤ CX ¤ diz:
Certamente, dali, acho que ela mesmo sendo a mais jovem é a que mais detém um certo espírito de liderança (talvez puxado do Mr.Bennet). Único detalhe é que até então a equipe dela só conta com o Zach... rs

Heroes na 616


Ana Luisa diz:
A impressão que eu tenho dela é que ela tem muito potencial pra amadurecer, já que seus poderes eu não vejo mais como evoluir.
Eu acho que ela é uma líder em potencial, mas não é uma líder ainda. Ela tem essa coisa de só agir quando estritamente necessário.

« Jøåø » diz:
Ela, caso se forme de fato um "grupo", precisa de um treinamento militar. Coisa que acho que ela é capaz de assimilar muito bem.

Eddie diz:
Concordo com a Ana e com o Jão. Se eles formassem uma equipe, a Claire seria a melhor candidata para líder.

¤ CX ¤ diz:
Passemos agora pra aquele que provavelmente intrigou e motivou as pessoas nos primeiros episódios - Hiro Nakamura. Ele é o típico fanboy, que diferente da maioria (salvo Peter) almejou seus poderes.

Bom, voltando a falar de Hiro. Temos aqui um especialista no código dos super-herois. Diferente de todos, ele quer traçar sua conduta. Eddie falou em Peter Parker parao Matt. Bom, eu acho o Hiro mais parecido com o Peter... contudo nao é o Peter Parker natural... mas um Peter Parker construído.

Heroes na 616



J.R. Dib diz:
Hiro... Hiro é foda! Ele é a personificação de todos os desejos dos nerds e fanboys do mundo inteiro. De uma hora pra outra ganha-se poderes que você sempre sonhou em ter e depois você sai para combater o crime! Usando todo o conhecimento que ele adquiriu de quadrinhos, ele é uma mistura de vários personagens diferentes.

« Jøåø » diz:
Não consigo ver muito do Parker nele não.

Eddie diz:
Eu acho que o Hiro é meio Robin. Quando o menino-prodigio surgiu era pra ser a contraparte dos leitores ao lado do Batman. Essa é a função do Hiro, ele representa cada um de nós ali.

¤ CX ¤ diz:
Ele cria sua conduta de responsabilidade não por necessidade ou porque o meio ao redor diz que ele deve ter, mas sim porque acha que é o certo.

« Jøåø » diz:
Sim, mas a sua relação com essa responsabilidade é bem diferente da do Homem-Aranha. O Hiro desejava aquilo e força a barra até conseguir poderes e uma missão. O Parker precisa se ferrar todo para começar a pensar nisso. Porque, de uma forma ou de outra, cada um estabelece uma conduta de responsabilidade para com seus poderes.

Eddie diz:
Se for pra pensar em personagem que faz o certo simplesmente por ser certo, o Hiro tá mais pra Superman.

¤ CX ¤ diz:
Foi o que falei, João. Ele é o Peter construído. Contudo, é o unico que pensa em ter uma conduta antes de agir...

J.R. Dib diz:
Mas o Super não queria os poderes também... A conduta do Parker é uma só, usar os poderes que lhe foram dados para combater o mal.

« Jøåø » diz:
Mas o Parker nunca pensou em ter uma conduta. Ela meio que se impõe a ele.
Acho que o caso do Hiro é interessante exatamente por ele não se encaixar nesses "estereótipos".

Heroes na 616


Ana Luisa diz:
O Hiro ainda está curtindo a idéia de ser um grande super-herói e descobre que ele tem a responsabilidade de salvar o mundo, mas mesmo assim, consegue manter o otimismo.

J.R. Dib diz:
Se eu soubesse que era minha incumbência salvar o mundo, bem, eu ia pensar que; primeiro o mundo tava f$%#$, e segundo, eu desmaiava!

Eddie diz:
Na verdade, o Hiro é nerd como nós. Quando ele percebe seus poderes, quer ser herói porque colecionou heróis a vida toda. Tanto que a explicação de seus poderes ele tira de uma história da Kitty.

¤ CX ¤ diz:
Nessa história da Kitty, ele cita "Dias de um Futuro Esquecido", mas erra a edição em que isso ocorre! Ele no seriado fala que a saga ocorreu em X-men 143, mas na verdade foi em 141!!!

E falando em referências, Hiro também tem ligações fortes um pouco além dos quadrinhos. Sua principal saudação é a famosa saudação de todos os Trekkers. Isso faz referência um pouco a seus poderes de "teletransporte" e foi mais tarde homenageada com o ator que interpreta seu pai - George Takei, o capitao sulu da serie original de Star Trek.

Heroes na 616


George Takei, o ator que vive o Sulu de Jornada nas Estrelas é o Pai de Hiro


« Jøåø » diz:
Eu falei para o Coveiro antes. Quando vi quem era o pai do Hiro eu caí na gargalhada. Não de uma forma jocosa, mas porque foi muito bem sacado. E esse cumprimento dos Trekkers, como tudo em Heroes, não deve ter sido por acaso.

Eddie diz:
Ele cita o Aranha para o Ando no cassino.

Ana Luisa diz:
Acho que ninguém por aqui lê mangás, mas pra mim o Hiro acaba sendo o estereótipo dos Shonen Mangás: ele é o garoto normal que sempre desejou algo mais e acaba conseguindo aquilo que deseja.

Eddie diz:
No começo, para o Hiro era meio que aventura. Um sonho realizado. Conforme as coisas foram avançando e ficando sérias ele começou a notar que não era brincadeira. Acho que o primeiro contato do Hiro com a realidade foi quando morre a Charlie.

¤ CX ¤ diz:
Ele amadurece bastante e isso parece ser nítido como ele vai ficando menos alegre em sua versão futurista...

Eddie diz:
Essa do pai do Hiro ser o Sr.Sulu me lembra o Aranha Ultimate. O pai do Peter do Ultiverso é a cara do Peter 616, mostrando que um havia "gerado" o outro. Assim como o Hiro foi "gerado" pela cultura nerd.

¤ CX ¤ diz:
Bom, deixemos de lado os demais personagens que só complementam a trama. Vamos avançar para o vilão!

Eddie diz:
Gabriel Grey, vulgo Sylar. O relojoeiro....

J.R. Dib diz:
Baaad man! Viran!

Heroes na 616


« Jøåø » diz:
Ele é o cara com complexo de inferioridade seguido de megalomania! hehehehe

J.R. Dib diz:
Me lembra o Dr. Destino

¤ CX ¤ diz:
Dr. Destino?? Nada a ver...

J.R. Dib diz:
tá, tá bom

¤ CX ¤ diz:
Exato! Existe duas referencias claras a ele. Uma é Watchmen que pedi para o Eddie ja preparar uma coisa... fala Eddie...
Que referencias podemos tirar de Sylar em Watchmen

Eddie diz:
Dr. John Osterman, o Dr. Manhathan. Que assim como o Sylar, era relojoeiro, mas acabou sendo revelado um novo mundo pra ele.

“A liberação do poder do átomo mudou tudo, exceto nosso modo de pensar...A solução para este problema reside no coração da humanidade. Se eu soubesse disso, teria me tornado relojoeiro”.

Frase de Watchmen, extraída de uma citação de Einstein

Heroes na 616
John Osterman, o Dr. Manhathan, da série Watchmen serve de referência a Sylar.



¤ CX ¤ diz:
essa frase é citação de Einstein... e foi o que forjou a personalidade do Sylar

« Jøåø » diz:
Ele se vê em uma grande missão, mas, diferente do Hiro, acha que todo o resto é inferior. Por isso que acho que, diferente do que muitos devem pensar, ele é antagonista do Hiro e não do Peter. O Sylar se coloca acima do resto por ter uma compreensão ímpar de como as coisas funcionam. Acho que de todos ali ele é o mais capaz de compreender as coisas como um todo. A longo prazo.

Ana Luisa diz:
Pra mim o Sylar tem aquela coisa que ele quer ser algo mais, mas ele só pode passando por cima dos outros. E ele acha que é aceitável matar.

¤ CX ¤ diz:
Pra mim, matar pra ele virou algo do tipo... vou abrir o relógio

Heroes na 616


« Jøåø » diz:
Ele é inescrupuloso e totalmente pragmático. Muito mais do que o Nathan. É bem como o Coveiro falou. Ele vê suas ações como etapas de uma grande realização da qual ele é peça fundamental como o que a orquestrará.

J.R. Dib diz:
Sylar na verdade é um colecionador que entende que somente ele tem o direito de possuir essa ou aquela peça (poder), pois, afinal, somente ele consegue olhar perfeitamente o funcionamento e a estrutura dos poderes. Ele também é uma caricatura dos colecionadores mais aficionados que entendem serem eles os legítimos e únicos proprietários de algo.

Eddie diz:
Eu acho que essa compreensão citada pelo João faz parte do poder original dele. Que é entender como as coisas funcionam. Por isso ele controla tão facilmente as novas habilidades, enquanto o Peter tem mais dificuldade. Falando em Sylar, uma coisa que acho que não será explicada na série é o processo de absorção. Ele abre a cabeça, na cena seguinte ele já tá com a pessoa sem cérebro e usando o poder dela. Ele come o cérebro? O que ele faz? Acho que vai ficar a cargo de interpretação dos fãs. Cada um entende como quer.


¤ CX ¤ diz:
O Eddie tocou num ponto que vale a pena!! Existe até hoje uma grande polêmica sobre como funciona o poder dele? Pra que ele abre os crânio? Pra que ele leva os cerebros? Ele come? Vamos então por nossa imaginação pra funcionar e opinar. Como Sylar absorve os poderes do demais?

Heroes na 616


J.R. Dib diz:
Ele come cérebros!

« Jøåø » diz:
Eu também achei que comesse. Mas o que parece ser mais plausível é que, como um relógio, ele precisa ver as "engrenagens" para compreender o funcionamento e replicá-lo. Lembrem que o Mohinder fala que está tudo no cérebro, e que uma intervenção na área certa poderia até suprimir os poderes de alguém (como devem fazer na fábrica de papel para manter Sylar preso).

Ana Luisa diz:
Eu concordo com o João. A idéia de comer me parece muito exagerada.

Eddie diz:
E nojenta... Bem, acabei dando uma pincelada no assunto. Acho que isso não será explicado claramente na série, deixando pros fãs interpretarem. Concordo com a Ana que comer é meio exagerado, pra não falar muito nojento. Acredito que ele estuda o cérebro da vitima, vendo exatamente como funciona e fazendo seu cérebro replicar aquilo. Deve se concentrar para tal, e o esforço provoca as alterações de DNA que Bennet menciona estarem tornando-o mais instável.

J.R. Dib diz:
Ele come cérebros!

¤ CX ¤ diz:
Pra ser do contra... kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

J.R. Dib diz:
Meu, os crânios tão vazios... Onde que eles foram parar?

« Jøåø » diz:
Sei lá. Joga no lixo.

¤ CX ¤ diz:
Bom, eu já havia discutido com o João anteriormente sobre isso e somos de comum acordo. Afinal, até ele sair com os dentes ensanguentados em uma cena, eu não acredito nisso. A idéia do poder dele sempre esteve associada ao relógio! Ele precisa abrir, ver e entender. Bom, além disso, a série defende sutilmente a idéia de que a mutação e as partes do cérebro não usadas pelo homem (os outros mais de 80% ) são na verdade a origem dos poderes de cada um. Isso é teoria defendida por pessoas que estudam telecinesia, pirocinesia e por ai vai...

« Jøåø » diz:
Acho que a tendência é puxar por isso mesmo.

¤ CX ¤ diz:
Outra coisa é que o cérebro parece ser tb o "ponto fraco" de todos os personagens com poderes. Uma das primeiras referências é a Claire apagar de verdade quando seu cerebro foi "estacado"...

Eddie diz:
Concordo totalmente. Até pq a série é muito inteligente pra recorrer à algo tão simplório quanto "comer cérebros".

¤ CX ¤ diz:
Bom, uma outra refencia de Sylar é quanto ao Superman... Comentei isso com o João, alguém sabe essa referência?

Heroes na 616


Eddie diz:
O lance dos óculos?

¤ CX ¤ diz:
Bom, não é só quanto aos oculos. O ator quando esta como Gabriel Gray assemelha-se bastante ao Clark Kent de Christopher Reeve...

Ambos escondem-se sobre essa faceta para não mostrar o que verdadeiramente são...

Heroes na 616

Duas gerações no cinema encarnando Clark Kent. Sylar faz referência a eles...


Ana Luisa diz:
A aparência de "bom-moço" do Gabriel realmente engana

Eddie diz:
Verdade, Ana....tanto que se eu visse aquele "cdf" e me falassem que ele seria um dos vilões mais mortais que já vi em séries eu duvidaria.

Legal que temos duas referências inversas do Superman. Nathan e Sylar.

¤ CX ¤ diz:
E mesmo CDF, executa propriamente seu papel...

« Jøåø » diz:
Mas é por aí mesmo. Ele é um "anti-Superman".
Descobre que tem poderes e não pensa em ninguém além de si mesmo. E sua identidade secreta é uma máscara para seu verdadeiro "eu". O que difere da maioria dos super-heróis.

Ana Luisa diz:
O mais interessante é que ele começa como um bom-moço pra depois se tornar um vilão. Não é só um disfarce, é como ele realmente costumava ser...

¤ CX ¤ diz:
A máscara do Sylar é o Gabriel Gray.

« Jøåø » diz:
Isso... ele, resignado, se transformou no "cdf". Ele mesmo fala com o pai do Mohinder que sempre se sentiu fadado a ser algo melhor.

¤ CX ¤ diz:
Ele é a prova viva do "poder corrompe, poder absoluto corrompe absolutamente"...

Eddie diz:
Verdade, Jão. Quando Suresh o procura, afirmando que ele é especial, o então Gabriel viu ali a chance de deixar sua vida pacata e humilde e se tornar algo melhor. E acabou se corrompendo no processo. Tipo o Anakin Skywalker, que era um bom garoto e quando virou Jedi acabou buscando mais e mais, se corrompendo.

Ana Luisa diz:
O que eu me pergunto é: se ele tivesse poderes como o Peter. Ele teria se tornado um vilão?

« Jøåø » diz:
Aliás, uma coisa interessante é que ele NÃO se considera um vilão. Então acho que, com os poderes do Peter, ele não seria um "assassino", já que os assassinatos são para ele o meio de se fortalecer.

Eddie diz:
Os melhores vilões são aqueles que não se enxergam assim.

¤ CX ¤ diz:
Nao seria um assassino, mas deixaria de ser alguém frio? calculista?
Que pouco se importa com os outros?

« Jøåø » diz:
Acho que a única coisa que mudaria seriam os assassinatos. Que são para ele um "meio" e não seu grande objetivo. O que, na verdade, faria dele alguém bem mais perigoso, já que ficaria mais difícil de rastreá-lo.


Eddie diz:
Acho que ele se tornaria um cara frio, arrogante. Isso não mudaria

¤ CX ¤ diz:
Eddie, você queria fazer uma referência ao Peter Petrelli?

Heroes na 616


Eddie diz:
Sim, acho que uma referência muito forte e que já comentei com o João. A relação de Peter e Claude, que lembra muito a relação de Matt Murdock e Stick. O jovem que não lida bem ainda com suas habilidades e o mestre que ensina "na porrada", mas passa valores importantes. Acho que é, pra mim, uma das referências mais importantes.

« Jøåø » diz:
O Claude é fundamental para a evolução do Peter.

¤ CX ¤ diz:
Claude também tem referência mais que direta também ao "Homem Invisivel" de H. G. Wells. Ladrão que vira convenientemente um homem invisível e assim aos poucos se distancia da humanidade (para ele, por sobrevivência, lógico).

Ah, o nome do personagem foi homenagem ao nome de um ator que interpretou o personagem original no cinema.

Heroes na 616

Claude Rains foi o ator que fez o papel do Homem-Invisivel nos cinemas e empresta o nome para o personagem homônimo em Heroes.

MAS... Falando em Matt Murdock. Outra referencia clássica aos quadrinhos são os nomes e sobrenomes colocados da forma criativa a la Stan Lee. Vejamos por exemplo, Matt Murdock, Peter Parker, Reed Richards... No seriado temos, Peter Petrelli e Gabriel Gray!

« Jøåø » diz:
O Gabriel, se foi proposital, é bem velado.

¤ CX ¤ diz:
Acho que nao foi à toa... principalmente o Gray, que é leve menção aos poderes telecinéticos!

Eddie diz:
E, no caso dele, a gente acaba até esquecendo o nome dele com o tempo. Tamanha a predominância do Sylar. E eu também lembrei do Grey associado a Jean, tanto que o poder mais usado por ele é telecinesia.

¤ CX ¤ diz:
Bom, vamos falar da teoria das "Marcas" e sua relação com os personagens com poderes. Ela é uma constante em vários trechos dos episódios, chega a virar "easter eggs"!! Vamos bolar teorias...

Heroes na 616



Eddie diz:
O tal símbolo do "Godsend"

« Jøåø » diz:
Sinceramente, não faço idéia, além de achar que é algo "maior", que relaciona todos os super-poderosos de alguma forma. E a presença do símbolo na espada do samurai indica que os poderes não são "Novidade".

Ana Luisa diz:
Eu acho que é isso também! Eles de certo modo "tomaram" o símbolo da espada como deles...

Eddie diz:
Também não tenho muita idéia disso não. Acredito que os "heroes" existem desde a época do samurai, dono da espada, e que o símbolo foi adotado pelos "heroes" da época (ou revelado a eles, sei lá) e as gerações seguintes continuaram usando, vide o haitiano e a Nikki/Jessica, e até mesmo os quadros do Isaac.

Heroes na 616


¤ CX ¤ diz:
Bom, vamos colocar alguns fatos antes de teorizar. A principio há de se pensar que a marca da Nikki seja na verdade algo colocado pela organização que o Bennet trabalha pra marcar seus meta-humanos. Contudo, vemos que a marca que o Ted e o Parkman tem são diferentes... ou seja, existe um terceiro grupo atuando ali? Bom, aí chega onde o João aponta... a coisa remete a um simbolo numa espada...

Daí , o que ela significaria? Ando comenta que o símbolo parece a união de dois caracteres japoneses...

« Jøåø » diz:
Que agora não lembro o que significam. hehehe

¤ CX ¤ diz:
A uniao desses caracteres lembra algo do tipo "Godsend" que seria enviado por Deus e um outro simbolo que tenho que verificar...

Ana Luisa diz:
"When Hiro locates his katana in a New York City museum, Ando believes that the Symbol is actually a combination of two Japanese characters — sai (which translates to great talent) and yo (which translates to godsend). (Godsend)"

« Jøåø » diz:
Grande talento mandado por Deus, ou "um deus"... huumm

¤ CX ¤ diz:
Obrigado, Ana. Contudo, eu tenho que ressaltar algo que o simbolo lembra... Pra mim, é como uma fita única da cadeia de DNA... se juntássemos dois simbolos, daria isso

Ou seja, uma referencia interessante dentro da serie, visto que a origem dos poderes deles estão de fato na mutação.

Heroes na 616


Eddie diz:
Ou seja, referência aos X-Men (imaginando o Lã tendo ataque)

¤ CX ¤ diz:
kkkkkkkkkkkkkk...

Vamos fugir um pouco do seriado propriamente dito e vamos falar de uma questão que poucos fãs sabem - as revistinhas disponíveis online. Como eu sou um dos poucos que não lêem, gostaria que vocês comentassem sobre elas. O quão importante elas são? São fundamentais a cronologia da série ou servem mais como um tipo de universo expandido de StarWars???

« Jøåø » diz:
Elas não são "fundamentais". Você não deixa de entender algo essencial para a série se não as ler. Mas são, por outro lado, importantes para conhecer alguns detalhes de coisas que são trabalhadas no roteiro. Por exemplo. É nas revistas que temos mais informações sobre a Éden, tanto sobre sua vida quanto do que aconteceu logo após ela dar um tiro na cabeça para escapar do Sylar.

Eu recomendo a leitura, porque é um "complemento" tão interessante quanto a série.

Heroes na 616


Eddie diz:
Bem, as revistas de Heroes são bem diferentes do Universo Expandido de Star Wars. Na saga de Lucas o Universo Expandido é quase essencial. Informações melhores sobre os Sith você só encontra lá. Já em Heroes se você nunca ler uma HQ não fará tanta falta, já que algumas coisas mesmo quando explicadas nela, são ditas na série mesmo. Mas o complemento vale, além dessa cena da Éden que o João citou, também temos o Sylar usando o poder da Charlie. A 1ª vez que Isaac usou o poder dele e até uma personagem que é quase exclusiva das HQs, que é a Wireless.

J.R. Dib diz:
Eu fiquei extremamente satisfeito com os quadrinhos, afinal eram curtos, coisa de 12 páginas, e sempre traziam informações extras. A história da Hanna Gittelman e as andaças do Sylar foram as melhores para mim

¤ CX ¤ diz:
Uma duvida para quem não lê... Existe uma versão traduzida oficial disponibilizada pela universal exclusiva para os brasileiros?

J.R. Dib diz:
Não! Oficial, não! Mas o site 9th Wonder disponibiliza... o link é http://www.9thwonders.net/

¤ CX¤ diz:
Aproveitando... Existe além das revistinhas, um outro site oficial que simula um blog do Hiro (http://blog.nbc.com/hiro_blog/). Vocês conheciam? E o que acham desse tipo de apelo em series como essa e Lost que usam lugares como sites anexos que complementam a historia para estimular os fãs?

Heroes na 616



J.R. Dib diz:
É bem legal, mas é só pros fãs mais fanáticos!

« Jøåø » diz:
Cara, eu sabia da existência, mas nunca olhei. Eu gostei de acompanhar a série sem saber de informações extras demais. Dicas, especulações. Gosto de ver e ter minha própria interpretação primeiro. Acho que as HQs já estão mais do que boas. Como o JR falou, acho que isso é mais para o pessoal super viciado na série.

¤ CX ¤ diz:
João, aparentemente esse blog acompanha a serie... então ele não deve dar informações do tipo spoilers...

« Jøåø » diz:
Beleza. Mas não me animei muito a olhar não.

Eddie diz:
Eu acho bem interessante essa nova tendência. Foi iniciada em Lost com o Lost Experience e agora Heroes também segue isso com o Heroes 360. Eu acho bacana, como em Lost tem o site da companhia aérea, em Heroes tem o site da Primatech Paper. Acompanhei meio por alto, mas o que eu vi foi bem interessante. Mas Lost, pelo que observei, fez melhor.

¤ CX ¤ diz:
Bom, vamos agora liberar os spoilers...








PARTE DOIS: O que o Brasil ainda vai ver!!!

*Atenção! A partir de agora esse artigo contem informações inéditas no Brasil

Heroes na 616


Eddie diz:
Finalmente

J.R. Dib diz:
Tava com os dedos coçando...

¤ CX ¤ diz:
Antes, comentamos algumas referencias mais claras sobre Marvel e ate mesmo DC por aqui que aconteceram até o episodio 14. Vamos passar pra mais algumas delas... Começando pelo Episodio "5 anos no futuro"... que obviamente é referencia clara a...

J.R. Dib diz:
Dias de Um Futuro Esquecido!!

¤ CX ¤ diz:
Exato, considerado por muitos fãs o melhor da serie. A questão é... nos quadrinhos costumamos dizer que é arriscado meter futuro alternativo na história. Isso acaba causando uma serie de incoerências... O que vocês acham?

Heroes na 616


Ana Luisa diz:
Eu acho que a coisa dos futuros alternativos funcionou bem, desde que ninguém tente colocar os quadros do Isaac nessa história.

5 years later foi o melhor episódio da temporada, apesar de ainda ter ficado estranho pra mim algumas coisas como o Matt, por exemplo. Eu não consigo imaginá-lo como o tipo mau, que ele fez na história.

« Jøåø » diz:
Bom, eu acho que futuros alternativos têm que ser tratados mesmo com cuidado. Não sei se já assistiram um filme chamado Donnie Darko, que trata de viagens no espaço-tempo. De uma forma básica, a teoria é de que o futuro é algo extremamente fluido. Ou seja, se alguém voltar ao passado, um mínimo que ele fizer pode criar um novo futuro.

E a palavra é criar mesmo, porque a teoria diz que aquele futuro do qual o "viajante" veio não desaparece, mas se torna uma espécie de "realidade paralela". Ou seja, qualquer viagem no tempo resultaria na criação de outras realidades.

É bem confuso, por isso tem de ser usado com cuidado.

¤ CX ¤ diz:
Exato, o próprio Hiro faz menção clara à idéia passada pelo melhor livro de ficção sobre o assunto, que traz o que é o Efeito Borboleta. O livro é Som do Trovao, de Ray Bradbury

« Jøåø » diz:
Pois é. Efeito Borboleta também trata disso.

Eddie diz:
Eu adoro viagens no tempo. Meu filme preferido de todos os tempos é De volta para o futuro. Também sou fã de Efeito Borboleta. Mas acho que a única viagem no tempo perfeita é de Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban. O resto sempre possui algo chamado paradoxo, não tem como evitar. A trilogia do McFly tem e Efeito Borboleta tem, e se procurarmos, achamos em Heroes. Mas achei esse episódio um dos melhores, senão o melhor da temporada. Todas as versões futuras ficaram ótimas, algumas até mesmo surpreenderam (como o Parkman ser um dos vilões). Tudo amarrado direitinho nas previsões do Isaac, como o Presidente Nathan/Sylar e a morte do haitiano pelo Mohinder.

Heroes na 616


¤ CX ¤ diz:
Bom, não são a toa as referencias sobre “De volta para o futuro”. Em “Seis meses atrás”, quando Hiro liga pra si mesmo ... ele exclama ""Great-o Scott!" que é um citação do Doutor Brown do filme. Em “Godsend”, também fazem outra citação... "Você se telerpotou para cá??? De volta do Futuro?

Eddie diz:
Fantástica referência.

« Jøåø » diz:
hehehehe Morri de rir com isso.

J.R. Dib diz:
Sobre a possibilidade de incoerências, acho que elas são propositais para dizer que nossos futuros, mesmo escritos, podem ser alterados, são maleáveis, ou seja, aquele futuro mostrado, pode vir a não acontecer.

As referências a série De Volta Para o Futuro são extensas, afinal, tá na cara que este seriado vive em dois tons. Os que assistem porque acharam legal o plot da série, e o público que gosta do plot e ainda é nerd o bastante para entender as referências, nosso caso!

Eddie diz:
“Mas um paradoxo desses resultaria na destruição de toda a galáxia.....hmmm, pensando melhor, a destruição seria restrita ao nosso universo “(Dr. Brown, 1985, 2015, 1885).

¤ CX¤ diz:
Só pra enganchar mais uma referencia perdida sobre o tema, o autor de Dias de um Futuro Esquecido é homenageado também na série. Isso não vou nem perguntar se perceberam...

Eddie diz:
O Claremont

J.R. Dib diz:
huahuauha, com certeza, o ferreiro gordo chamado Claremont!

Heroes na 616

Chris Claremont, autor célebre das histórias de X-men ganha homenagem na série

« Jøåø » diz:
hehehehehe

¤ CX ¤ diz:
Achei mais legal que procuraram um ator parecido com o Autor.
So não sei se hoje em dia ele se "encaixa" como o cara que conserta coisas quebradas... HAHAHhaHA...

Eddie diz:
Também tem dois agentes que a Jéssica mata, e um deles chamava Quesada.

J.R. Dib diz:
O outro também é conhecido o nome, tinha q rever pra relembrar.

¤ Coveiro ¤ diz:
E o outro é o Alex Alonso, editor das revistas X da Marvel!!

Eddie diz:
Seria mais divertido se ele tivesse o nome de Didio. A Jessica teria matado o manda-chuva da Marvel e da DC.

J.R. Dib diz:
Isso sem falar no Kirby Plaza né?!

« Jøåø » diz:
Então as referências são claras à Marvel. Quer dizer, a maioria. Já que em uma das revistas online o Hiro aparece com a Action Comics nº 1.

¤ CX ¤ diz:
Jeph Loeb foi quem fez a homenagem segundo eu soube. E acho que ele não faria essas referencias para a DC. Ele, não ao menos.

Eddie diz:
De fato o Loeb é um puxa-saco....hehe

¤ CX ¤ diz:
Bom, vamos falar mais uma vez de uma grande referência importantíssima – Watchmen. Queria um paralelo sobre os planos de Linderman no seriado e os planos do Ozymandias nas revistas em quadrinhos.

Heroes na 616


Eddie diz:
É praticamente o mesmo plano. Ozymandias, em Watchmen, percebe que a humanidade ruma para um fim inevitável, e conclui que só uma grande ameaça, algo terrível mesmo, faria a humanidade se unir. Essa ameaça é uma invasão alienígena falsa que explodiu NY e boa parte da população. Linderman pensa da mesma forma, querendo curar a humanidade ele conclui que isso só poderia ser possível com o extermínio de .07% da população mundial. Fazer algo ruim para evitar um mal maior, segundo eles. Lutando sobre o dorso de inocentes mortos, como diria o velho Adrian Veidt.

J.R. Dib diz:
Basicamente se resume a idéia de que para um bem maior, alguns tem de sofrer. A fim de que o mundo se aproximasse de uma maior união, milhões teriam de morrer, afinal, um inimigo em comum deveria nascer e unir o mundo, essa é a idéia básica usada tanto por Linderman e Ozymandias. Em Watchmen, um monstro extra dimensional falso chega e mata metade de Nova Iorque com um choque mental. Linderman busca a morte do povo de Nova Iorque como um exemplo, mostrando a ameaça dos Super Humanos, criando uma caçada quase que fascista aos superpoderosos. O Linderman criou os planos, e as gravuras que ele comprou de diversos artistas ao redor do mundo mostraram que seria isso que iria acontecer! Ele entendeu que o futuro ali naquelas gravuras e pinturas era estático e deveria acontecer!

Heroes na 616

O plano de Linderman faz referência as mesmas idéias de Ozymandias, vilão da série Watchmen


« Jøåø » diz:
Uma coisa que ainda não vi muita gente questionar. COMO Linderman sabia da explosão?

Eddie diz:
Será que não seria através do poder do Charles, pai da Simone?

Ana Luisa diz:
Eu não faço idéia, realmente. Imaginei que seria algum deles que pudesse ver o futuro, talvez o pai da Simone.

¤ CX ¤ diz:
Coincidência ou não, o Linderman era o maior comprador dos quadros do Isaac. Então, no momento que ele sabia do poder dele, planejou tudo!

Eddie diz:
Eu também acho que os quadros eram todos do Isaac, mas também acho que os planos eram um pouco mais antigos. Por isso aposto no pai da Simone.

¤ CX ¤ diz:
Exato, ele pode ter juntado as coisas. Afinal, o Peter antes de conhecer o Isaac sonhou com o futuro... um poder que já tinha absorvido do Pai da Simone...

« Jøåø » diz:
Mas o plano parece bem maior e mais longo... e não me parece que o Isaac pintou o quadro da explosão muito tempo atrás. A possibilidade de ser o pai da Simone é maior sim.

J.R. Dib diz:
O Linderman fala pro Nathan em dado momento que havia mais pessoas que pintavam o futuro... Às vezes o pai da Simone via o futuro também.

Eddie diz:
Sim, e pelo que notamos o poder do Charles é meio que viajar no tempo e se comunicar através de sonhos. Ele viu a explosão e a conexão dos Petrelli com ela. Até porque, pelos quadros do Isaac não ficava claro quem era o homem-bomba.

Heroes na 616


¤ CX ¤ diz:
Então, vamos tentar definir bem o poder do Pai da Simone com a aquela cena do ultimo capitulo. Qual o poder dele? Como explicar aquele dialogo com o Peter?

J.R. Dib diz:
Onisciência temporal?

Ana Luisa diz:
Pelo que eu entendi, ele seria capaz de ver o futuro nos sonhos. Ele sabia que o Peter do futuro estaria ali, e aquelas outras coisas, porque sonhou com aquilo.

« Jøåø » diz:
Cara, bem difícil... até porque essa cena é bem confusa. O Peter claramente estava tendo aquelas visões porque absorveu o poder. Mas o quanto dali era influenciado pelo pai da Simone (que deveríamos lembrar o nome hehehe)?

Não arrisco definir, não. Só que é uma espécie de previsão do futuro através do sonho (que é considerado uma outra dimensão por algumas pessoas).

J.R. Dib diz:
Talvez ele tenha uma espécie de Clarividência, e o Peter, ao ter contato com ele, absorveu os poderes dele e conseguiu se contatar com ele através do poder de ambos.

« Jøåø » diz:
Mas contatar de onde? Pós-morte? (Se é que ele morreu mesmo)

J.R. Dib diz:
Não, ele viveu a clarividência do pai da Simone e, como tinha o poder, pode se comunicar com ele

Eddie diz:
Bem, como falei o poder do Charles é, na minha opinião, viajar pelo tempo e se comunicar através de sonhos. Acredito que aquele encontro foi uma junção do poder de ambos, como disse o Jota, o Peter indo ao passado e o Charles conseguindo vê-lo. Mais ou menos como o Claude, que estando invisível via o Peter e vice-versa. Meio complicado de explicar, seria um reconhecimento do Charles de seu poder sendo utilizado pelo Peter.

J.R. Dib diz:
Charles, isso!!

Eddie diz:
O sobrenome é Deveaux, ou algo parecido.

« Jøåø » diz:
Acredito que isso deve ser explicado (pelo menos em parte) no volume 2.

¤ CX¤ diz:
Sim, mas o Charles na verdade não "vê" o Peter e até comenta sobre a invisibilidade... ou estou enganado?

Eddie diz:
Ele vê sim... Ele deve estar comentando isso em relação as outras pessoas... Já que a Sra. Petrelli não vê o filho e muito menos a Simone e o Peter do passado. E também é um sonho, ou seja, pode até nem ser uma representação literal. Aconteceu, mas poderia não ser exatamente daquela forma. Igual quando o Peter sonha com ele mesmo explodindo

« Jøåø » diz:
Cara, aquilo não é a realidade em que vivemos. Não creio que a invisibilidade funcione ali.
Cara, a gente está perdendo tempo com um papo de bêbado. Aquilo é uma mistura do que aconteceu com algo que estava acontecendo na hora. Mais ou menos como aquele menino na Índia indicando as coisas para o Mohinder.

¤ Coveiro ¤ diz:
Bom, antes de passar para o último capitulo de vez, quero comentar as últimas referencias dos quadrinhos que não falamos... Referencias que temos a X-men... o apartamento de Peter é 1407 que é o numero da escola Xavier 1407 Graymalkin Lane!!

Heroes na 616

Homenagem ao endereço da Escola Xavier no número do apartamento de Peter Petrelli.


J.R. Dib diz:
Neeerrdd!!

Eddie diz:
Mega-Nerd

« Jøåø » diz:
Puta merda. Não fazia idéia.

Ana Luisa diz:
Eu realmente nunca pego esses "easter eggs"

J.R. Dib diz:
Daqui a pouco aparece uma referência assim: Hiro usou uma cueca estilo samba canção que é o estilo que Bruce Banner sempre usava quando desvirava o Hulk!!

¤ CX ¤ diz:
Stan Lee aparecendo como motorista de Ônibus... Hiro sócio da Sociedade "Merry Marvel Marching Society"

« Jøåø » diz:
Stan Lee é o maior arroz de festa da atualidade. Hahahah


Stan Lee in Heroes

Stan Lee, criador da maioria dos personagens Marvel faz sua ponta na série!



¤ CX ¤ diz:
Sim, até em filme que nao é da Marvel ele esta...Por sinal, essa não é a primeira vez que ele fica fazendo aparições off-marvel...

« Jøåø » diz:
Não estou reclamando da "arrozisse" dele não. Acho engraçada.

Eddie diz:
Eu sabia o endereço do Instituto, mas nunca reparei no apartamento do Peter. E é verdade, Stan Lee é arroz de festa, mas eu acho o velhinho maneiro. Ele participou também de Mallrats, Coveiro. Inclusive o nerd desse filme tinha dois posteres no quarto que eu também tenho.

¤ CX ¤ diz:
Outra coisa é o jabá do Loeb que colocou as revistas deles junto com as do surfista!!!

Heroes na 616

Além de Surfista Prateado, duas revistas escritas por Jeph Loeb, colaborador de Heroes: Demolidor Amarelo e Hulk Cinza!

Eddie diz:
hehe Esse jabá do Loeb eu dei risada.

¤ CX ¤ diz:
Eu ri porque sabia que era dele... Muita gente não pode ter entendido ou porque não sabe que ele ajuda no roteiro ou porque não sabia que ele tinha escrito Demolidor Amarelo, Hulk Cinza e Aranha azul...

Eddie diz:
Eu também, Coveiro...como disse o JR, somos muito nerds pra sacar as referências.

J.R. Dib diz:
Eu sabia que em algum momento o Loeb ia fazer aparecer uns quadrinhos dele. Se bem que isso tem cara de diretor puxa saco do que ele!

¤ CX ¤ diz:
Por fim, uma referência clara ao Hulk é a fala do Ted! Como acontece no gibi, no seriado antigo e até no filme de Ang Lee... Sempre apareceu aquela citação..."Não me deixe nervoso... sabe o que acontece quando eu fico com raiva?"!! Ted fala quase isso... mas usa o termo "upset"

Da DC teve algumas já citada aqui... claras ao super-homem. E Batman e Robin foi citado pelo D.L. em uma cena com o filho no carro. Mas não foram muitas outras...

J.R. Dib diz:
É uma celebração à nossa nerdice...

¤ CX ¤ diz:
O Capitulo final dividiu águas. Pra variar, fãs se colocaram nos extremos... Ame ou odeie. Vamos começar com uma opinião que é sempre polêmica... Jota? A temporada acabou bem?

Heroes na 616


J.R. Dib diz:
Para mim acabou sim, os fãs acabaram criando uma expectativa muito grande sobre este episódio final pensando que iria rolar uma batalha épica entre Sylar e Peter, mas o que se viu foi mais um episódio que deixou muitas perguntas em aberto, deixando alguns fãs emputecidos, mas para minha pessoa, após rever ele sem aquela expectativa, eu até que gostei bastante, afinal, me deixou com vontade de ver a segunda temporada!

Eddie diz:
Na minha opinião acabou bem, mas eu fiquei meio "decepcionado". Todo mundo que assiste séries sabe que a season finale é sempre bombástica, possui um diferencial em relação aos outros episódios. Quem assiste Lost e viu a última sabe bem do que estou falando. E graças a qualidade que os episódios vinham mantendo desde o episódio 16, eu tava esperando a melhor season finale da temporada. Só que o que vimos foi um episódio no mesmo nível dos anteriores, até mesmo inferior ao Five Years Gone (minha opinião). A luta de Sylar vs Peter foi esperada porque os próprios produtores criaram essa expectativa. Acho que a mera tentativa de luta pelo Peter já teria valendo, como ele fez antes. Enfim, foi muito bom, mas pra mim não gerou aquele "BUM" que season finale costuma ter.

« Jøåø » diz:
Acho que como o JR falou. As pessoas criaram muita expectativa porque, em geral, querem que tudo se feche no encerramento. E Heroes é um projeto. Uma grande história com várias vertentes que se conectam. Muita gente também queria um final "Dragon Ball Z" (hehehe) que não rolou. Esse lance de comparar com Lost acho furada. Não foi a primeira temporada de Lost que terminou. Foi a terceira.

Havia muito mais coisa construída. A primeira temporada, claro, é só o começo. E creio que, sendo assim, foi muito boa no geral.

Outra coisa que criticam bastante é o fato do Peter ter sido “bundão” na luta com o Sylar. Mas uma coisa que muita gente não reparou, ou quis esquecer, é que o Peter estava se cagando de medo (ele diz isso para a Claire), tanto do Sylar quanto de ele explodir.

Heroes na 616


Eddie diz:
João, mesmo comparando a 1ª temporada de Lost com a de Heroes, a season finale do povo da ilha foi mais bombástica.

Ana Luisa diz:
Eu concordo com o pessoal. Ficou faltando uma luta mais elaborada. Mesmo pro que eles fizeram ali, o Peter podia fazer mais que dar socos. No final, a luta deles no apartamento do Mohinder foi muito melhor que essa ultima.

« Jøåø » diz:
Bom, não acho que uma coisa "bombástica" seja necessariamente boa. O final foi coerente com o ritmo da série. Por isso foi bom.

¤ CX ¤ diz:
Olha, uma coisa que tem que se ver é o seguinte. O último episódio não se resume à luta de Sylar e Peter... tendo consciência disso, eu achei que ele gerou muitas outras cenas legais. Tudo bem que a "grande luta" não foi fenomenal como as dos filmes do aranha... ela foi lá mais parecida com a do quarteto....kkkk... mas como eu até gostei do filme da família fantástica, eu sai perdoando e fiquei satisfeito!!

« Jøåø » diz:
Está aí um ótimo exemplo!! Quarteto Fantástico! Puta luta no fim, com supernova do Johnny e tudo, mas um filme fraco.

Eddie diz:
No caso de Lost, é. E quanto ao Peter e o Sylar, concordo com a Ana que a luta no apartamento do Mohinder foi bem melhor. E lá o Peter também tava com medo do Sylar.

Heroes na 616



¤ CX ¤ diz:
Outra coisa é que não dá pra comparar Heroes com Lost. Lost vive da continuação.... Vive do “o que vai ser no próximo capitulo ou temporada”. E Heroes tinha intenção de fechar... eu ia ficar puto é se deixassem algo grande em aberto.

Ana Luisa diz:
Maior do que a identidade do verdadeiro vilão?

¤ CX¤ diz:
Ana, você tocou no proximo assunto... "THE BOGIEMAN". Ele não foi algo pendente que ficou da primeira serie... Mas foi encaixado para a proxima...!!!

Que expectativa ficou para vocês sobre ele?

Heroes na 616


Eddie diz:
Bem, é meio difícil de analisar com base apenas no que a Molly disse. Aproveitando, só um parênteses, eu adorei a Molly, dá de 10 a 0 no Micah. Quanto ao vilão, acredito que seja alguém mais poderoso que Sylar e mais inteligente que Linderman, o grande vilão da próxima temporada. Fiquei com boas expectativas, mas aprendi a controlar as expectativas em Heroes depois da season finale. hehe

« Jøåø » diz:
Acho que é uma trama em volta da trama. Ao mesmo tempo que deve ter alguma relação com o que vimos até agora, pode ser algo bem "maior". Uma ameaça maior da qual quase ninguém suspeitava.

Ana Luisa diz:
Acho que ele entra como um novo organizador dos "vilões", né? Porque agora, mesmo supondo que os heroes tentem seguir com a vida, é de se imaginar que eles terão que se unir na próxima temporada. E nada une um grupo de heróis como um grupo de vilões.

Eddie diz:
Tenho medo dessa união....rsrs

J.R. Dib diz:
Então, a Molly tinha medo do Sylar inicialmente, ele era o Boogeyman dela, esse outro mal é alguém que ela sequer se refere como bicho papão, mas alguém com poderes semelhantes aos dela, e que tem um mal muito maior dentro de si. É quase um Apocalipse dos X-Men, logo que ele saiu, o maior vilão que poderia vir a aparecer para os heróis!

¤ CX¤ diz:
Acho que souberam encaixar bem esse novo personagem-vilão só com um pequeno texto. Juntaram o medo infantil com o suspense numa boa formula. A citação de Molly me lembra a de Kaiser Soze em os suspeitos (depois corrijo)...:

"Eu não acredito em Deus, mas tenho medo dele". Foi impactante...

Heroes na 616



« Jøåø » diz:
Esse filme é muito bom.

¤ CX ¤ diz:
Bom, sobre a "morte" e o destino final de Sylar... Muita gente reclamou do jeito fácil que morreu e muita coisa ficou confusa sobre o que de fato ele sabia que ia acontecer...

Afinal, ele previu que ia morrer? que ia ser impedido?
Ele sabia que o Peter era o Vilão?

J.R. Dib diz:
O Sylar sabia que ia morrer daquela forma e não vou discutir isso com ninguém porque eu to certo e vocês errados! huauhauhauha

« Jøåø » diz:
hahahahahaha Eu acho que ele está cada vez mais assumindo um papel "messiânico" mesmo.

¤ CX ¤ diz:
AUhauHAUhauHAUahu... dessa vez vou concordar com o Jota. Ele sabia inclusive que ia ser perfurado pelo Hiro... Na minha opinião.

Heroes na 616


Eddie diz:
Ele deu uma de Dr.Manhatan nessa hora, na minha opinião. Uma marionete que vê as cordas e não faz nada para mudar. Ele deve ter visto que sobreviveria de alguma forma e queria provar. Bem, isso explicaria bem o porquê dele parar as balas do Parkman (que chegou sem avisar) e não parou o Hiro (que anunciou a chegada).

¤ CX ¤ diz:
Apesar de correr o risco do Lan me bater, acho que ele deixou ser apunhalado...

J.R. Dib diz:
No começo do episódio que o Sylar tá pintando, aparece uma série de imagens nos olhos dele, uma delas é o Hiro chegando com a espada!!

« Jøåø » diz:
Isso é consequência direta de você colocar futuros alternativos e previsões em uma história. hehehehe

Ana Luisa diz:
Eu ainda estou meio confusa nesse ponto, porque ele não dá tanta certeza nem de um lado, nem de outro.

Heroes na 616


¤ CX ¤ diz:
Bom, eu acho que é mais ou menos como o Eddie falou... ele ensaiou todo o futuro que estava previsto. Daí vem o problema dos quadros predestinados que foi o tema que o Eddie mais brigou nos bastidores... Eddie, explane sua revolta!!!

Eddie diz:
Ah sim, na primeira parte da série dá a entender que os quadros e desenhos do Isaac são predestinados. E se revermos toda a temporada, iremos ver que todos se cumpriram, menos a explosão de NY e a morte do Ando. Mas analisando com calma, percebi que só a morte do Ando não aconteceu, a explosão ocorreu e logo no começo da temporada. A percepção do Isaac era tão grande que ele previu tudo relacionado com a bomba, até mesmo as viagens temporais do Hiro.

Heroes na 616


« Jøåø » diz:
Ué, como a explosão ocorreu e a morte do Ando não?

¤ CX ¤ diz:
Ed acabou de me dar um nó na cabeça

Eddie diz:
Paradoxo

J.R. Dib diz:
Eu acho q ele deveria anotar nos quadros: futuro um, futuro 2, futuro 3

Eddie diz:
Haha

¤ CX ¤ diz:
Mas o paradoxo então teve com o Ando que foi quem motivou o Hiro a matar o Sylar (assim que soube no futuro). Se não fosse por esse detalhe, ele nao teria ovos...

(Desculpe o vocabulário, Ana...)

Heroes na 616


Ana Luisa diz:
Eu não me meto com viagens no tempo! Desisti de entender essas coisas faz muito tempo...

« Jøåø » diz:
Se você considera a explosão "alternativa", tem que considerar a morte do Ando naquele futuro também.

Eddie diz:
Mas a morte dele não aparece nas viagens do Hiro. Diferente da explosão, do Nathan/Sylar presidente. Mas uma outra coisa curiosa é que na viagem do Hiro a explosão era de dia, e na "season finale" seria de noite.

« Jøåø » diz:
Isso da hora é uma boa observação.

J.R. Dib diz:
Mexer com viagens no tempo é complicado. Uma coisa q pode ter acontecido em relação à hora da explosão foi que o pessoal dos efeitos especiais disse que seria mais legal uma explosão nuclear de noite!


¤ CX ¤ diz:
Falando em Hiro... uma curiosidade é que o Tim Kring queria criar um grito de guerra pra ele. E escreveu no roteiro original a palavra "Bonsai"... O ator do Hiro foi ate ele e perguntou se a palavra não seria "Banzai"... Aproveitando que já tinha ido até lá, pediu para trocar por algo mais moderno... mais jovem... daí venho o "Yatta"... Ele no final usa o Yatta até na morte do Sylar... Usa ao longo de toda serie... Meio Chun Li isso, mas tudo bem

Heroes na 616



Eddie diz:
Uma coisa que eu queria saber de vocês. Porque a Nikki mete a porrada no Sylar se ela não conhecia nem ele e nem o Peter....

« Jøåø » diz:
Porque ele acerta o Parkman, não?

Eddie diz:
Ela chegou a ver isso?


J.R. Dib diz:
Não me lembro, mas acho que sim

¤ CX ¤ diz:
Vou ver!!

« Jøåø » diz:
Eita, porra.

Heroes na 616

¤ CX ¤ diz:
Acabei de ver!!! Ficou meia boca... Eles so viram o parkman caído!! Ai ela associou não sei da onde que deveria sentar a mão no Sylar...

Mas enfim...


Eddie diz:
É verdade, o Parkman chega antes... Ou seja, o Peter poderia ter atacado o Parkman e o Sylar o estava parando

¤ CX ¤ diz:
O Sylar é derrotado, morto, mas seu corpo some no final... Aí, surge um monte de teorias... e uma barata no meio delas. Qual o paradeiro do Sylar?

J.R. Dib diz:
Para mim alguém arrastou o Sylar para o esgoto e vai salvar ele!

Ana Luisa diz:
Eu fico com ele ter sido levado por alguém. Ninguém em sã consciência entraria num esgoto imundo tendo um buraco aberto na barriga. Se ele fosse escapar sozinho, esperaria até estar na ambulância, ou algo assim.

Eddie diz:
O cara que arrastou o Sylar, na minha opinião, é o mesmo vilão-mor que assusta a Molly. A presença da barata faz conexão com a aula do Suresh no piloto. Sobrevivência e tal.

« Jøåø » diz:
Também acho que ele não saiu dali sozinho. QUEM o tirou é o um mistério.


¤ CX ¤ diz:
Pois é... os paralelos de Sylar com baratas não são a toa. Quando ele estava preso e drogado, uma barata estava em sua cela. E como bem lembro o Ed, tem o lance da aula do Suresh... Contudo, a internet é cheia de teorias malucas e uma delas já aponta que a barata pode estar relacionado com o poder da pessoa que salvou o Sylar...

Eu descarto, mas tudo bem...

« Jøåø » diz:
Baratas herdarão o planeta. hehehe Símbolo da sobrevivência.

Heroes na 616


¤ CX ¤ diz:
Sei que ana ficou com nojo do bichinho... rs

Ana Luisa diz:
Eu prefiro ignorar a existência de baratas o máximo que posso...

« Jøåø » diz:
hahahahahaha

Eddie diz:
Hehehe....como a barata aparece na cela do Sylar, talvez o seu controlador (se existir mesmo) o estivesse observando há tempos.

¤ CX ¤ diz:
Aproveitando as teorias malucas, quem tiver interesse vale a pena zapear pelos sites. Vai encontrar relacoes com Waffles e outras maluquices... a mais interessante no entanto, envolve Mr. Muggles. Muita gente acha que ele não estava a toa ali...

A primeira fala que ele seria a Candice... mas eu não acredito. Afinal, ta mais que claro que ela é ilusionista e não metamorfa, concordam?

Heroes na 616


« Jøåø » diz:
Impossível não é. Mas é improvável.

Eddie diz:
Ilusionista, sem dúvida nenhuma. Óbvio.


Ana Luisa diz:
Eu realmente não entendo o que eles têm contra o cachorrinho. É a mania absurda de tentar achar pêlo em ovo. Eu lembro da época em HP que cismaram que o gato de Hermione era um animago.

¤ CX ¤ diz:
Falando na Candice, João torceu o nariz quando viu uma das teorias dele ter um furo... Afinal, a Candice era pra ser alguém maior ou não?

« Jøåø » diz:
Quando ela é nocauteada, teoricamente seria para voltar a sua forma original. O que, pela conversa dela com Micah, é de uma pessoa gorda.

Eddie diz:
Essa teoria do João não é furada. Ela mesma fala que AINDA é gorda.

Ana Luisa diz:
Ela não necessariamente voltaria à forma normal, mas à forma "básica" dela. Tipo, mesmo desacordada, os poderes dela funcionariam num nível subconsciente que manteria a ilusão dela daquela forma.

Eddie diz:
Que explicação legal.

¤ CX ¤ diz:
Seria um sistema de "proteção subconsciente"... Antes de cair, pensa..."celulite não... celulite não..."

« Jøåø » diz:
Ana é parente dos redatores. hehehe

¤ CX ¤ diz:
Bom, a segunda teoria do Mr. Muggles é mais horripilante ainda. Em um episodio que não me recordo, ele lambe uma pocinha de sangue da Claire. Ai, o pessoal entra em polvorosa... No volume 2 todos apostam em um Super Mr. Muggles.

Heroes na 616


Ele tem mais teorias que o Vicent de Lost... E pior que o danado ainda me lembra o Cão de Guarda do Sentinela!

Heroes na 616

"Cão de Guarda" é o Welsh Corgi do super-herói Sentinela da Marvel.


« Jøåø » diz:
É a mesma raça mesmo.

¤ CX ¤ diz:
Mas desta vez acho que foi coincidência. Não é possivel.

Ana Luisa diz:
Acho que é a mania das madames por cachorros pra carregar na bolsa, não?

¤ CX ¤ diz:
Bom, não sei... Você é a expert em bichinhos fofinhos

« Jøåø » diz:
Aliás, uma coisa bacana que acontece é mostrar que a "mãe" da Claire não é uma completa idiota.

Heroes na 616


¤ CX ¤ diz:
Bom, encerra-se o volume 1. Para agrado de uns e desagrado de outros. Começa parte do volume 2 com Hiro no passado finalmente se deparando com o Samurai das histórias quando ele lia quando pequeno... alguém que até lembra o seu pai... Ou seria mesmo ele? E depois fim...

Quais as expectativas para o futuro da serie?

Heroes na 616


Ana Luisa diz:
Na verdade eu não sei o que esperar. Já ouvi tantas coisas, desde que seria uma nova história, a que seria a história anterior àquela. Eu espero que eles ganhem mais verbas e usem mais poderes, acho que fez falta.

Ah, sim. E que Claude volte. Odeio como eles sempre somem com meus personagens favoritos.

Eddie diz:
Essa é a questão que eu queria trazer desde quando tocou no assunto de Lost. Tim Kring comentou já comentou que a série é diferente de Lost. Enquanto a série da ilha possui uma história continua, em Heroes a intenção é cada volume conter um arco fechado, com a saída de personagens e inclusão de novos. Até mesmo já foi citado que personagens de destaque da 1ª temporada iriam pra segundo plano, para que os novos pudessem "brilhar". Todos nós sabemos que boa parte do sucesso de uma série é a afeição do público com alguns personagens, vide Locke e Sawyer em Lost, apenas para citar alguns. Será que mudar daria certo? Imagina se de uma temporada pra outra de Friends, os amigos mudassem. Lost mesmo foi bem criticado no começo da 3ª temporada pq o foco ficou mais nos Outros. Quanto as minhas expectativas, quero que os novos personagens sejam tão bem desenvolvidos quanto os antigos, que os personagens atuais não sejam esquecidos e que algumas questões pendentes sejam explicadas, como o símbolo da espada de Hiro, a "equipe" do Linderman e outras.

¤ CX ¤ diz:
Bom, me intrometendo rapidinho. Eddie, eu acho que isso é algo que vai de autor para autor. Ed Brubaker é alguem que é mais ou menos parecido com o que foi feito em Heroes. Pra ele o Foco é a trama em si, não os personagens. É uma maneira de contar algo... não acho ruim de jeito nenhum, mas sei que ele é criticado. Enfim...

« Jøåø » diz:
E estou um pouco com a Ana. Difícil ter certeza do que será especificamente tratado. Se passado, futuro. Porque acho que só tratar do que ocorreu antes pode esfriar um pouco a série. Creio que o foco ficará mais em cima dos personagens destacados nessa imagem:

Heroes na 616

Só não sei em que temporalidade, além do Hiro no passado. Falando sobre o que o Coveiro comentou, talvez se busque mais uma vez ligar os personagens, e não fazer um culto a sua individualidade.

Eddie diz:
Eu, particularmente, não acho ruim focar na história. Mas muita gente se afeiçoa aos personagens e acaba se afastando. Em Lost mesmo, a trama seguiu no começo da temporada, mas o foco tava nos Outros e muita gente reclamou. Muita gente não vê dessa forma e quer ver mais os personagens que aprendeu a gostar.

Pode ser inovador, mas é um risco grande.

¤ CX ¤ diz:
Bom, quero terminar fazendo uma avaliação geral sobre a serie!!

No começo, eu tinha muito temor sobre como seria tratado... Resisti à duras penas acompanhá-la, mas fiz e fui me afeiçoando aos poucos. Hoje, vejo esses 23 capítulos como algo de sucesso pleno. Não é nada como Smallville e Buffy, não é um seriado de Heróis... Mas um seriado sobre História em quadrinhos como um todo. Se o leigo se apaixona, imagine o leitor de quadrinhos.

Heroes fez um milagre, que foi fazer a seriado perfeito de heróis. Sobre o que é de verdade ter poderes e lidar com eles. E melhor sem nenhum apelo de personagem conhecido... Fez até o Loeb escrever bem! Os dois episódios dele foram fantásticos.

Bom, resumindo. Como foi com Supremos, que resolveu fechar seus 12 meses em volumes, acho que posso dizer que Heroes teve o mesmo sucesso alcançado! Foi um marco.

Eddie diz:
Bem, achei a primeira temporada muito boa. De fato ela é feita para os leigos gostarem e os fãs de HQs se apaixonarem. Teve um ótimo desenvolvimento de personagens, poderes bem feitos e não foi uma série de heróis, mas de pessoas comuns com super-poderes. Ali eles não formam uma equipe de heróis, lembra muito Poder Supremo nesse sentido. Enfim, elogiar a série é "chover no molhado"... revelação do ano, sem dúvida.

Ana Luisa diz:
Eu acho que é o que você falou: é uma história nova, que dá muitas possibilidades tanto pra série, como pra séries novas. Uma história com super-poderes com um tratamento adulto, e que atraiu muita gente que não se interessa por quadrinhos.

« Jøåø » diz:
Bom, eu comecei a acompanhar um pouco depois (correndo atrás do "prejuízo"), então já tinha alguma expectativa sobre o seriado. Que era menor do que o que acabei encontrando. Acho que essa é a primeira vez que a temática é abordada em TV/Cinema em que os personagens soam realmente"humanos". A maneira como eles tentam lidar com suas habilidades e com todo o contexto que elas criaram é interessante porque é autêntico. Cada um lida de uma forma distinta, mas aceitável e plausível. Além, claro, da forma muito bem estruturada pela qual praticamente todos os personagens foram interligados. Como eu disse antes, você não sente, de fato, um núcleo de personagens mais importantes. Todos têm sua importância, já que sem seus papéis, talvez a série não fosse tão legal.

E como o Coveiro falou, ela é feita de uma forma que prende pessoas já com afinidade pelo tema e aqueles que só tem contatos esporádicos. Ela é equilibrada e, por isso, de alto nível.


Heroes na 616


¤ CX ¤ diz:
Terminamos então por aqui, pessoal!! O Maior Em Foco da 616 dignamente feito para a maior série de histórias em quadrinhos que já existiu! Espero que gostem de nossa contribuição e voltem sempre para acompanhar mais outras interessantes discussões desse universo fantástico!


Editores 616

comments powered by Disqus