sexta-feira, 29 de junho de 2007

Em Foco: Quarteto Fantástico e Surfista Prateado

Olá, Leitores da Universo Marvel 616!!! Estamos mais uma vez reunidos para um Em Foco, que desta vez promete ser Fantástico!! Sim, com a estréia do filme ocorrendo oficialmente hoje, os editores decidiram colocar o mais rápido possível esse debate. Claro, que acabamos assistindo o filme numa sessão de Pré-estréia e o mais interessante é que boa parte dos convidados acabou assistindo na mesma sessão.

Fantastic Four 2


Assim, os Editores Eddie, Coveiro e Jota convidaram desta vez Cammy, Donavan (DNV-X) e André Vieira para esse bate-papo. Aí, você pergunta, mas cadê o João? Bom, infelizmente, por muitos motivos, tivemos que colocar o Jão fora dessa, mas ele promete certamente voltar com tudo nos próximos debates, principalmente no do Homem de Ferro em 2008, em que ele protagoniza um dos dublês em cena. Mas agora fiquem com a família mais fantásticas dos quadrinhos.... e agora dos cinemas.




¤ CX ¤ diz:
Bem, pessoal, vamos iniciar a nossa discussão sobre o Quarteto Fantástico! Graças às pré-estréias no Eixo do Mal teremos nosso primeiro EM FOCO na data de estréia!!! O mais legal também é que tive oportunidade de assistir o filme com um dos editores, o Eddie, além é claro da Cammy e do nosso convidado Donavan. Jota, também presente, ganhou seu ingresso num sorteio de produtos rurais e assim pode assistir também antecipadamente. Por fim, o nosso convidado André Vieira que praticamente vendeu sua alma para estar aqui foi convocado. Vou avisar antes de tudo que a Cammy se encontra atrasada, mas em algum momento deve chegar. E infelizmente, o João não teve como assistir uma pré-estreia e aceitou se sacrificar dessa vez.

Contudo, não vamos perder o pique e vamos começar já a falar não só sobre este filme, mas a franquia dessa família fantástica em si. Como vimos, o Quarteto Fantastico 2 foi provavelmente o filme Marvel que teve a maior pré-propaganda negativa entre todos os outros já realizados. Isso se deve provavelmente ao seu antecessor, por isso, acho que devemos começar falando de um modo geral sobre ele.

Assim, para vocês, numa colocação geral, como se saiu o primeiro Quarteto Fantástico pra vocês?

Dnv-X diz:
Bom... eu gostei do primeiro... não tinha espectativas, acho que cumpriu seu papel... que foi apresentar os personagens.

André Vieira diz:
Eu não sabia quase nada sobre o Quarteto Fantástico, assisti o filme por causa da Jessica Alba; e gostei muito da apresentação dos personagens.... Foi um filme bem light mas gostei bastante

¤ CX ¤ diz:
Como assim por causa da Jessica Alba? HAUhauhAUhuha...

J.R. Dib diz:
É um tarado

Dnv-X diz:
AHahahah, eu nem sabia de Jessica Alba até o 1o. Quarteto

¤ CX ¤ diz:
De onde você conhecia ela?

Eddie diz:
Ah é, o André foi que "fraudou" a eleição da comu.....haha

¤ CX ¤ diz:
Contratou os Fakes do Erlan!

André Vieira diz:
Eu sempre fui louco pela Jéssica, conhecia ela da serie Dark Angel... eu ainda nem tinha começado a ler hqs, assisti o filme e comecei a me interessar por hqs, foi apartir dae que comecei a ler hqs.....

J.R. Dib diz:
Por causa da Jessica Alba??????


¤ CX ¤ diz:
Pará tudo!!! Depois volto pra Eddie e Jota!! André, você acaba de dizer que Jessica Alba te iniciou nos Quadrinhos?

J.R. Dib diz:
Tirou teu cabaço quadrinesco?

André Vieira diz:
Foi ela.... hehehe


Fantastic Four 2


Dnv-X diz:
hahahahahah, não é todo mundo que perde a virgindade com a Jessica Alba

Eddie diz:
Inveja.... Começou muuuuuito bem.....

¤ CX ¤ diz:
Céus... isso vai render um pouco mais pra frente! Estou pasmo!!! Voltemos para a pergunta... Eddie e Jota, o que acharam do primeiro filme?

Eddie diz:
Vamos parar o Em Foco e entrevistar o André.

Hehehe, bem eu gostei bastante do primeiro filme do Quarteto. A relação entre os membros da equipe sustentam o filme e ele é muito divertido. O grande ponto negativo é o Dr.Destino, que derruba o filme quase na lama. Mas o Quarteto é essencialmente uma família, e isso eu enxergo no primeiro, por isso gostei.

J.R. Dib diz:
Quarteto 1 merece a posição de uma das piores adaptações de quadrinhos que eu já vi. Apesar da atmosfera estar correta, o ambiente familiar estar certo, o Ian Grosfaba não serve para reed richards, bem como a Jessica Alba não serve como Sue. O Destino é um lixo e a origem dos poderes deles ter a ver com o destino foi uma péssima idéia. Estragaram uma coisa q poderia ser legal

¤ CX ¤ diz:
Jota tocou num ponto importante que não podemos deixar de falar - A Origem! Mesmo o Em Foco sendo sobre o segundo filme, é interessante sempre falar dessas adaptações...

Fantastic Four 2


Dnv-X diz:
Mas a origem deles estar ligada ao destino provavelmente é em função do universo Ultimate

J.R. Dib diz:
O filme chama Ultimate Fantastic Four?

¤ CX ¤ diz:
Deixa de ser chato, Jota... AHUhauHUAhua...


J.R. Dib diz:
Ótimo, já me fiz entender...

Dnv-X diz:
Homem Aranha tbm não é Ultimate Spider Man... e trás algumas coisas do Ultimate

J.R. Dib diz:
Que coisa?

Eddie diz:
As adaptações da Marvel estão misturando as duas realidades. Até pq o Ultimate é um pouco menos fantasioso e encaixa melhor em um filme.

Dnv-X diz:
Exatamente... o universo Ultimate deu uma atualizada nas histórias trazendo pros tempos atuais...

André Vieira diz:
Não é Ultimate Fantastic four e nem Fantastic Four 616, é uma junção de ambas, para que a história fica mais aceitavel para a critica e para aqueles que nunca leram hqs...

¤ CX ¤ diz:
E eu gosto mil vezes mais como eles ganham os poderes na versão ultimate... o fato do teletransporte embaralhar a genética deles.

Dnv-X diz:
alias... todo filme Marvel tem sido junção do 616 com Ultimate

J.R. Dib diz:
Me chamem de preciosista, mas se eu quero ver uma história do quarteto na telona estilo Jack Kirby, é porque eram boas e não tem que ser atualizadas! Teletransporte embaralhando a genética deles? Com o q? Uma pedra, um elástico de dinheiro, um pedaço de vidro e um fósforo?

Dnv-X diz:
hahaahahahah

¤ CX ¤ diz:
Boooommmm... já que o Jota falou em fidelidade a história de Jack Kirby e Stan Lee, vamos aproveitar a recente matéria do filme de 1994 do Quarteto Fantástico e perguntar ao Jota. Vale mais algo fiel mesmo que infantil aos olhos de hoje, do que uma adaptação alterada e rejuvenescida aos tempos atuais?

Ou seja, em sumo, você preferiria o quarteto de 1994 ao de 2005?

Fantastic Four 2


J.R. Dib diz:
Porque? vc acha que as adaptações do Quarteto já não foram infantis o bastante?

¤ CX ¤ diz:
Vcs acharam infantil a primeira adaptação de 2005?

J.R. Dib diz:
Totalmente...

Dnv-X diz:
A de 1994 não cheguei a assistir. Quanto a 2005, sim, acho que foi infantil... mas não ao ponto de ser boba... mas por ser simples de entender... sem grandes reviravoltas

André Vieira diz:
Pra mim, esse filme foi sim o mais infantil de todas as adaptações da Marvel, mas nem por iso o filme foi ruim.... pra mim a intenção da marvel sempre foi de que o filme do Quarteto fosse mais infantil, pra toda a família

Eddie diz:
Concordo com os dois. O primeiro Quarteto é um filme família. Simples. Mas mesmo assim bacana, lembro que sai decepcionado com o filme, mas por causa do Destino. A relação entre a família fantástica é ótima, as brigas entre Johnny e Ben. Reed e Sue eu curto bastante. Mas o visual da Alba tava bem mais natural no primeiro filme. No segundo tava muito falso.

J.R. Dib diz:
Parecia que ela tinha saído de uma clínica de bronzeamento artificial

¤ CX ¤ diz:
Bom, vou dar minha opinião bem breve sobre o filme. Ele pode ser mais simplório... mais ameno... ou infantil como dito aqui? Sim, mas não são assim até hoje as histórias do quarteto na versao 616? Se querem algo mais adulto... pesado... teriam colocado muito mais inferencias ultimate da história... Só que ai o Jota Erre teria um colapso nervoso e bem... nem todo os fãs iriam se identificar.

Bom, pra terminar a parte sobre o primeiro filme, e aproveitando a deixa. Vamos falar sobre o elenco em si... Que escolhas foram boas e quais foram ruins?

J.R. Dib diz:
Ioan Graspatar, o Destino e a Alba não se encaixam direito, especialmente o cretino que faz o destino. O Ben e o Johnny estão legais, especialmente que os dois atores parecem ter entendido o lance de amor e ódio entre eles desde o começo!

Fantastic Four 2


¤ CX ¤ diz:
O Cretino chama-se Julian McMahon

Eddie diz:
Julian McMahon, como Dr.Destino e também a atriz que faz a Alícia (não sei o nome dela). A Alba poderia ser substituída por uma loira de verdade, mas no primeiro filme tava mais natural o visual dela, então nem peca tanto. A Alícia colocaram uma negra só para ser "politicamente correto". Já o Julian McMahon, nem preciso falar, grande ponto negativo do filme, aliás, dos dois filmes.

André Vieira diz:
As escolhas ruins na minha opinião foram a do Ioan Graspatar para o papel do Reed, pra mim ele parece um mosca morta; do Julian McMahon para interpretar o Dr. Destino... E a escolha da Jessica Alba pra mim foi perfeita...hehehe

Fantastic Four 2


Eddie diz:
Nota-se

¤ CX ¤ diz:
HAUHauhUAHUAha... porque não estou surpreso! Mas vou concordar com o André... mas deixa o Donavan falar antes...

Dnv-X diz:
Apesar de ler Ultimate, sempre que penso no Quarteto lembro de uma família que ta junto a muito tempo, então estranhei todo mundo mais parecido com a versão Ultimate.
E minha única reclamação é com o Destino. O resto tá legal, principalmente Ben e Johnny. E concordo com o Ed, o Destino é o pior deles.

J.R. Dib diz:
O cara é canastrão demais!!!

¤ CX ¤ diz:
Bom, parece aurs concours que o Destino foi a pior das escolhas, mas eu vou dizer diferente. Não sei se foi culpa do ator... acho que na verdade, o roteirista construiu muito mal o personagem.

Não concordam? O papel não foi reduzido ao que ele verdadeiramente é?

J.R. Dib diz:
Não tem roteiro que salva ele!

Dnv-X diz:
Concordo Coveiro... tanto que acho a participação dele no segundo dispensável... com relação a roteiro

¤ CX ¤ diz:
Não acho de todo dispensavel, DNVX porque faz referencia a uma historia do quarteto antiga onde o Destino tenta mesmo roubar os poderes do surfista. Entao, eu achei que ele deveria entrar sim. Mas como construiram mal o personagem desde o começo, ficou aquela meleca lá...

Fantastic Four 2


Dnv-X diz:
Pensando assim, pode ser... pra adaptar um história antiga, mas como eu não conheço essa história... pra mim não tem sentido ele voltar... pra mim ele podia ter voltado num 3o. ou 4o. filme... mas ter essa referência é legal pra agradar aos fãs... então é válido!!

Eddie diz:
Eu discordo sobre o ator. Acompanho ele na série Nip/Tuck e lá ele manda bem. Acredito que foi culpa do roteiro ou o ator não se sentiu muito à vontade em um personagem assim. Pode acontecer.

André Vieira diz:
Realmente, o roteiro para o Dr. Destino foi muito mal elaborado, principalmente para o segundo filme... mas o ator também não ajudou nem um pouco.

Fantastic Four 2


¤ CX ¤ diz:
Sendo ainda mais breve nos últimos comentários sobre o primeiro filme, eu digo que gostei de todos os quatro, sim. Juntos, eles pareciam bem integrados, não sei como passar essa sensação, mas pareciam ser amigos de longa data mesmo, senti esse feeliing no olhar de um para um.

O que pecou pra mim no primeiro quarteto foi o final anti-climático. O filme começou grande e foi decaindo aos
poucos. O combate com o Destino foi meio parecido com aqueles Batman antigo e terminou bobo. Mas o melhor ainda foi como utilizaram os poderes deles no dia a dia... foi ótima cada boa sacada.

E assim, passemos para o segundo filme. A começar pelo Jota que me deu o maior susto de todos os tempos no domingo a noite...

"Me chame de Cetico, mas eu gostei do filme" foi o que ouvi...

Jota, de uma maneira geral, o que fez te mudar essa impressao do primeiro para o segundo filme??

J.R. Dib diz:
Primeiro, eles diminuíram demais o espaço que o destino tinha. Segundo, o roteiro está melhor, mais arrumado, mais bem amarrado do que o 1. A relação entre os atores está mais natural, a cena do Johnny convencendo o Reed a ir na despedida de solteiro foi muito boa. O surfista ficou muito dez (exceto pela voz e pelo efeito "eu apago que nem uma lampada sem minha prancha"). Obvio que tiveram várias falhas.

Dnv-X diz:
Qual o problema do cara ficar meio desbotado sem sua fonte de poder? Heheheheh

bom, óbvio que com a origem já explicada, o foco então ficou mais no dia-a-dia da família tendo que lidar com os poderes, super exposição, e ainda defender o planeta.
E o maior foco do filme ser a chegada do Surfista, tbm me agradou muito.

André Vieira diz:
Se eu não me engano a duração do filme foi menor; se o filme fosse um pouquinho mais longo talvez o Dr. Destino tivesse uma melhor participação no filme e o filme seria perfeito... Gostei também do fato de o Bem acabar com aquela história de "eu quero voltar ao normal"; e gostei támbem da relação entre a Sue e o Surfista.

Dnv-X diz:
10 minutos menor que o 1o. Só...

André Vieira diz:
Com 10 minutos a mais, as cenas das lutas poderiam ser mais bem elaboradas...

¤ CX ¤ diz:
Não achei elas ruins nesse... no outro sim, nesse não.

Dnv-X diz:
Eu trocaria as cenas do Destino por algo mais elaborado com o Surfista e Galactus, sem precisar assim de mais 10 miinutos

J.R. Dib diz:
GALACTUS KIRBIANO já!!

¤ CX ¤ diz:
Já já falaremos de galactus...

Dnv-X diz:
Galactus Kirbiano seria o cara de saia? hahahahahah

Eddie diz:
Concordo com o Dnv. Sem precisar explicar origens o filme ficou melhor. Mesmo caso de Homem-Aranha 2, por exemplo. A relação entre os membros está ótima e ainda mais natural, a cena da despedida de solteiro foi uma das melhores. E a chegada do Surfista foi bacana também. Achei meio estranha o lance da prancha como fonte de poder, mas só assim para o Destino fazer alguma coisa.....pena que ainda tá vivo.


Dnv-X diz:
nas HQs o poder não tem nada com a prancha?

Eddie diz:
O poder é dele, não depende de artefato nenhum.

¤ CX ¤ diz:
Desta vez, o filme do quarteto teve que dividir espaço com outro grande Icone Marvel. É tanto que no Brasil, a tradução foi "Quarteto Fantastico e o Surfista Prateado". Assim, vamos falar um pouco de como foi construído esse personagem...

Fantastic Four 2


Eddie diz:
A primeira coisa que eu queria elogiar e até comentei com o Coveiro na saída do cinema. O nome Surfista Prateado é o Reed quem dá. Ótima sacada, ele mesmo nunca se auto-denomina assim. Quando finalmente fala seu nome, diz Norrin Radd mesmo. O personagem achei muito bacana, lembra muito em sua primeira aparição, meio distante e frio. E aos poucos sendo tocado pela humanidade da Sue (nas HQs foi da Alicia). A voz dele eu gostei, mas o Fishburne (vulgo Morpheus) já possui uma voz muito conhecida. Tava quase esperando ele oferecer uma pílula vermelha ou azul, ehehee. Acho que para o personagem deveria ser uma voz que mostrasse mais suavidade e calma. Mas, essa seria a única "reclamação". Ótimo personagem que contribuiu muito para o sucesso do filme.

¤ CX ¤ diz:
No caso, eu também ficaria tocado pela Sue... não necessariamente pela humanidade dela, mas enfim.

Eddie diz:
Somos dois, Coveiro. HahaHhaha

J.R. Dib diz:
Ce quer ser tocado pela Alba é?!

¤ CX ¤ diz:
Estou procurando todas as más intenções na frase antes de responder ao Jota...

André Vieira diz:
Eu acho que eles poderiam ter contado a história do Norrin Radd, mostrando como ele virou um arauto do Galactus , isto ficaria muito legal no filme... no mais, a participação dele ficou bem legal; e o fato de ele ajudar a Terra a não ser destruída devido ao forte afeto que ele sentiu pela Sue foi muito bom.


¤ CX ¤ diz:
Em certo momento, pensei que iam contar, mas talvez se perdesse um pouco. Talvez a história dele vá pra um DVD.

André Vieira diz:
Isso seria ótimo

Dnv-X diz:
Gostei de como o Surfista chega, totalmente na dele e aos poucos ir se importando com o planeta, claro que a Sue deu uma forcinha né. Também acho legal o fato do Surfista ter tanto poder e ainda sim não usá-lo de qq jeito, como muitos outros fariam no lugar dele.
E eu gostei da voz... a voz mais forte do Laurence dá a idéia de força, poder.

Eddie diz:
Realmente, contar a história dele daria um toque legal, mas tiraria conteúdo de um possível filme solo dele.

Dnv-X diz:
verdade, um filme solo do Surfista seria muito bacana!!

¤ CX ¤ diz:
Eu acho que seria uma viagem... Literalmente... mas enfim...

J.R. Dib diz:
O Surfista tava bem legal, afinal de contas ele é o arauto de Galactus que todo fã queria ver na tela. Um ser frio que simplesmente leva seu mestre aos planetas que deve consumir. A voz do Fishburne ficou péssima nele, bem como o lance dos poderes virem da prancha. Ele não tem o poder cósmico, ele é o poder cósmico!! Esses fatores e o efeito apagar de lampadas quando ele fica longe da prancha foram a parte ruim. De resto, muito bem caracterizado.

Fantastic Four 2


Dnv-X diz:
hahahahahahah
mas já que disseram que o poder vinha da prancha... nada mais justo ele "apagar" sem ela

¤ CX ¤ diz:
Apagar as lampadas é foda... HAUhauHAUhauaH

Um minuto, a Cammy acaba de chegar e foi introduzida ao debate! Cammy, estamos falando do Surfista! Alguma opinião?

Cammy diz:
Não, vão falando que tô pior q filho de puta em dia dos pais!!!

Dnv-X diz:
eita

¤ CX ¤ diz:
Bom, quanto ao surfista, eu tenho um porém... eu não gostei da voz do Fishbourne. Acho que ela tirou um pouco da perfeição do personagem... não por eu reconhecer ela do ator (Matrix... Blargh), mas sim por deixá-la artificial. Virou um tipo Darth Vader e deixou um pouco robótico. Por sorte, falou pouco.

Mas o que mais me chamou a atenção foi o clima de fim do mundo que ele trazia. Eu imagino como as pessoas que não conheciam o personagem imaginavam a cena. Isso é deverás importante... por um minuto eu tentava "não conhecer" ele pra sentir esse felling.

Eddie diz:
Deveria ser a voz do ator mesmo.

Cammy diz:
Só eu gostei da voz? eu não achei ruim não..

Dnv-X diz:
eu gostei, Cammy...
acho que encaixou muito bem

Eddie diz:
Eu gostei também, mas acho que ficaria melhor uma voz mais suave. Mais a ver com o personagem.

J.R. Dib diz:
Tinha que ser metalizada!! Uma voz mais suave e metalizada que nem mercúrio...


Cammy diz:
Poxa, eu achei tão suave...mas enfim...


¤ CX ¤ diz:
Foi mais ou menos o que vimos em Pesadelo Supremo, mas com um surfista melhor. Um Surfista Humano... desta vez, mas ainda assim temivel.

Esses são meus pontos forte e fraco.

Cammy diz:
Eu tive esse "feeling" coveiro, porque não conhecia

¤ CX ¤ diz:
Viu? A Cammy teve a sensacao... um pouco do suspense que deveríamos sentir e perdemos...

Eddie diz:
É verdade, quem conhece já sabia que ele ia se rebelar contra o Galactus.


¤ CX ¤ diz:
O filme acaba saindo um pouco "estragado" pros Fãs. Aí, quem não ve exatamente como deveria... acha ruim porque fugiu aos quadrinhos, sem entender muito porque mudaram...

Fantastic Four 2


Dnv-X diz:
As cenas finais foram de prender a respiração...
com a proximidade do fim... e tudo sendo salvo no final... pelo Surfista.

Cammy diz:
Acho que por isso que sempre gosto dos filmes Marvel...eu quase não conheço nada! hahahaha...quando conhecer mais vou passar a achar mais defeito

¤ CX ¤ diz:
Antes do final, vamos falar um pouco mais do miolo... Se falamos da adaptação do Surfista, vamos seguir necessariamente para o que foi feito com seu mestre. Galactus!!!

J.R. Dib diz:
A Nuvem do mal


¤ CX ¤ diz:
Sim! E então jota? Conformou-se com essa adaptação depois de tudo? Ou você preferia um gigante rosa com balde na cabeça?

J.R. Dib diz:
Galactus Kirbyano!!! Com todo maquinário preso nos prédios em volta do edifício Baxter e aquele balde na cabeça. Vai falar que o efeito que eles fizeram para ele no jogo Marvel Ultimate Alliance não ficou demais?

¤ CX ¤ diz:
AHUhauHAUhauHAU....

Fantastic Four 2


Dnv-X diz:
Eu não gostei muito.
EU não vi robôs, assim como o Coveiro disse que viu.
Mas gostaria sim, que fosse como no Ultimate, vários robôs partilhando de uma consciência coletiva. Mas se tivesse o gigante de saia rosa eu até que ia gostar..., hahahaha

André Vieira diz:
Quando eu terminei de assistir o filme eu tive a impressão de que o Galactus tinha aquela forma da 616 e que ele estava entre a nuvem e que não mostraram a cara do Galactus pra atiçar a curiosidade do povo, e fazê-los assistirem o filme solo do Surfista que parece já foi confirmado pra 2009 e falaram que o Galactus terá neste filme o visual do Universo 616...

Também acho que eles não colocaram o Galactus versão 616 para que o filme não virasse motivo de piada para a critica e para a imprensa

Eddie diz:
Eu não acharia ruim o Galactus gigante. Mas teria alguns problemas, teria que ser MUITO bem feito para não ficar tosco, e poderia fugir da atmosfera um pouco mais real criada pelos filmes Marvel em geral. Do jeito que foi, mais puxado para o Ultimate ficou massa. Eu não vi os robôs, eu ouvi um som metálico, por isso acredito que era uma nuvem de nano-robôs. Uma coisa que achei muito legal foi o lance das crateras abertas ao redor do mundo pelo Surfista. No final vemos que ela tinha um propósito. Era por elas que o Galactus sugava a energia dos planetas.

¤ CX ¤ diz:
aHauHAUHauhUAha... Eu vi e o Eddie ouviu... eu tenho mais fé!

Cammy diz:
Eu acho que vocês estão todos influenciados pra ver/ouvir robô! hahahahaha...vi nem ouvi nada...Mas gostei de como foi feito, pode ser porque não o conheço bem em nenhum universo, mas acho que um gigante realmente ia ficar beirando uma coisa tosca... e os filmes todos estão tendendo a pegar coisas do ultimate, até porque fica mais "real", mais plausível...

Dnv-X diz:
Eu só vi foi um rosto no meio da nuvem....

¤ CX ¤ diz:
Mentira... tá falando isso pra me cobrar a volta pelo cinema!

Eddie diz:
Se vc viu rosto no meio da nuvem deveria ter mostrado ao Coveiro, Dnv.....

Cammy diz:
Não tinha nada na nuvem, que eu olhei atentamente, pronta pra volta olímpica do Coveiro... Ah, eu também gostei das crateras!


Dnv-X diz:
hahahahah tinha sim!!!! o rosto do gigante cor de rosa tava lá!!!


Eddie diz:
Eu também prestei muita atenção, porque ia cobrar a volta olímpica, mas não vi rosto algum...

¤ CX ¤ diz:
Vale explicar aos leitores da 616!!! Eu vi o filme com essas criaturas e jurei que se Galactus aparecesse como gigante eu iria pular da cadeira (mais do que fazia) e correria pelo cinema. Isso explica os comentários acima.


Cammy diz:
Eu ainda virei e disse "acho que você não vai correr"

Eddie diz:
Na verdade, você disse que se aparecesse ao menos um nariz já seria motivo para a volta olímpica

Dnv-X diz:
Ed... lembro até de você falar algo como... "acho que tem um rosto ali", ou me enganei?

Eddie diz:
Acho que comentei baixo....tava na torcida, Dnv....

¤ CX ¤ diz:
Bom, respondendo a pergunta do Jota lá em cima. Jota, por mais que no jogo Ultimate Alliance tenha ficado da hora, eu penso como seria evr ao vivo um gigante rosa daquela natureza andando por aí. Aí, só me vem a imagem:

Fantastic Four 2

Então, eu como leitor assiduo do universo Ultimate, prefiro o que foi visto na telona. Que por sinal é bem coerente. Na verdade, eu achei toda a trilogia de galactus ultimate uma história digna de roteiro de filme.


Cammy diz:
hahahahahahaha....muito boa a imagem

Eddie diz:
bwahaha Medo dessa imagem

J.R. Dib diz:
Medo do coveiro que achou isso na net

Dnv-X diz:
hahahahahahaha

¤ CX ¤ diz:
Tenha medo mesmo... muito medo. O Filme poderia ter sido Pesadelo Supremo!

Eddie diz:
Concordo, a mini-série Pesadelo Supremo é ótima. Cinematográfica.

Pesadelo Supremo é ótima. Roteiro digno de filme. E a derrota de Galactus, ou melhor, Ga Lak Tus é uma das mais inteligentes que já vi. Se o filme tivesse se inspirado um pouco mais nessa mini teríamos um filmaço.

Melhor ainda do que já foi.

Dnv-X diz:
Gostei de Pesadelo Supremo, não teve um surfista como o do filme... mas acho que do jeito que ficou foi muito bom. E como comentamos na saída do cinema... o Ga Lak Tus não foi de fato derrotado... mas sim fugiu... creio que se tivesse ficado não restariam muitas chances.

Eddie diz:
Exato, Ga Lak Tus fugiu por nunca ter sido rechaçado antes, mas se os 70% restantes tivessem prosseguido, adeus humanidade.

Fantastic Four 2


¤ CX ¤ diz:
Bom, pra os demais que perderam a oportunidade, recomendo tentar ver de alguma maneira, pois foi uma das melhores reformulações já feitas nos quadrinhos. Uma obra de ficcao cientifica, com ótimos diálogos e caracterizações.

Uma delas até foi sabiamente usada no filme. Infelizmente estou sem as revistas aqui, mas o Eddie fez o favor de trazer o texto pra cá... Ed, tá com ele ai?


J.R. Dib diz:
Ahh não, ce citarem aquele discurso do Reed eu saio!!

¤ CX ¤ diz:
Claro que vou citar... e respeite porque foi a maior comida de rabo da história dos quadrinhos!!!


Cammy diz:
Lá vem coveiro e seu "momento empolgação"...hahahahaha

¤ CX ¤ diz:
Eu quase chorei nesse momento...

Cammy diz:
Eu sei! Eu quero ver o texto, porque não vi metade...

J.R. Dib diz:
Só viu metade? Onde que você estava?

¤ CX ¤ diz:
Eu pulei na frente da Cammy

Cammy diz:
O coveiro tava pulando e eu fiquei angustiada pra ver se o Ed olhava pra ele... Ele queria comentar com o Ed!

Dnv-X diz:
Eu gostei do discurso!!

Cammy diz:
Eu adorei!!! E olha que eu só vi metade!!! hahahaha

J.R. Dib diz:
Meu Deus, ainda bem q eu nao fui ver esse filme com vocês!! Um bando de Nerds neuróticos tendo chiliques no cinema, isso me mata!!


Dnv-X diz:
Só o Coveiro tava dando chilique, hahahah

¤ CX ¤ diz:
Chilique é a vovozinha... e deixem o eddie postar...

Eddie diz:
Nick Fury: "-Com certeza você não jogou muita bola na escola, mas..."

Reed: "-Quer saber? Não mesmo, eu ficava na biblioteca, como um bom nerd. A agora sou um dos doze caras mais inteligentes da Terra e namoro a garota mais sensacional de NY. E o velho atleta que jogava bola na escola? Está bem na minha frente, implorando a minha ajuda."

Fantastic Four 2


¤ CX ¤ diz:
clap clap clap...!!! \o/

André Vieira diz:
Como eu queria uma Sue daquelas...

Cammy diz:
Ele disse um pouco diferente, acho

J.R. Dib diz:
Não sei porque diabos vocês não filmaram isso

¤ CX ¤ diz:
No cinema era um pouco maior o texto, mas esse trecho esta entre as 10 citações mais marcantes dos quadrinhos pra mim...


Cammy diz:
Essa parte eu vi.... Não perdi nada então

Dnv-X diz:
É o tipo de volta por cima que todo nerd quer, rsrs

J.R. Dib diz:
Sonho dos nerds!

Cammy diz:
Eu não me identifico com a fala, mas gostei mesmo assim...hehehe

Eddie diz:
Eu não lembrei na hora, mas achei essa parte a melhor do filme.
Da próxima vez, ignoro a Lu e sento perto do Coveiro. Não quero perder mais esses ataques....haha


¤ CX ¤ diz:
Nossa... vou ter que editar isso... Me compromete pra dedéu!

Cammy diz:
hahahahahaha e eu sento com vocês, no meio, pra ver ambos ataques

Dnv-X diz:
hahahahahah

Eddie diz:
Ué, o Coveiro teve um ataque mesmo....mas eu não tenho ataques, só reclamo das heresias. Dnv tá de prova....

J.R. Dib diz:
opa, opa opa não vai editar nada

Cammy diz:
eu sento no meio, assim não pega mal pra vocês...pronto

Dnv-X diz:
Se juntar o Coveiro e o Ed é capaz que os dois sejam expulsos com tanto chilique, hehehe

¤ CX ¤ diz:
Bom, o que importa é que foi uma cena belíssima. Uma boa sacada dos roteiristas em resgatar isso... No futuro filme dos Vingadores, quero ver só o Capitão América falando dos Franceses... JAahuahAUHuah...

Eddie diz:
Não sei se eles teria coragem de colocar essa cena do Capitão, mas enfim....

J.R. Dib diz:
Odeio universo Ultimate! Os editores só sabem falar dele... Parecem o Lam!!!

Cammy diz:
Mas o ultimate "conserta" algumas coisas que ficam melhores em filme...

¤ CX ¤ diz:
Mas voltando um pouco pro filme...
Doutor Destino volta... é uma segunda chance de recuperar sua mediocridade do primeiro filme. E o que vemos?

J.R. Dib diz:
Lixo cinematográfico! O cretino é cinico, canastrão e não sabe personificar um ditador de um micro estado da Europa com manias de grandeza. Ele tava mais para o Coringa do que pro Doom. Doom tem que ter presença amedrontadora e não uma carinha feliz!

Fantastic Four 2


¤ CX ¤ diz:
Jota, no filme, ele nao governa a Latveria... vale ressaltar...

J.R. Dib diz:
Ahhh ele vem da Latveria que é quase a mesma coisa! E ele mora num castelo, só faltou o povo aclamando ele!

Eddie diz:
Por favor, não ofenda o Coringa. Comparar ele com esse Doom é sacanagem....

Dnv-X diz:
Como falei antes, eu trocaria o Destino por mais tempo de Surfista e Galactus.
De repente mostrando um pouco da origem do Surfista.
Como o JR disse... o Destino não tava botando muito medo não...

J.R. Dib diz:
Sabe aquele medo que o T-1000 passava em todo mundo no Exterminador do Futuro 2? Tipo: Se eu ficar na mesma sala q esse cara eu morro! Bem, é por ai que tem que ser o Doom! Uma mistura de Scarface e T-1000

Eddie diz:
Como já falei nesse Em Foco, a pior coisa da franquia é o Destino. No final do primeiro, quando mostra ele sendo levado para a Latvéria, imaginei que no segundo filme ele dominaria o país, ressurgindo como o ditador que todos aprendemos a temer nas HQs. Mas ele continua o mesmo do primeiro, senão pior. E outra, pq ele tira a máscara quando tá deformado e coloca quando seu rosto fica normal. E Destino com rosto normal?? HERESIAAAAAAAAAAAAAAA

E realmente, o T-1000 me passa essa sensação, Jota. O Destino deveria ser pior ainda, lembro de uma história que ele quase mata o Kristoff porque o moleque ousou compará-lo com Magneto.

¤ CX ¤ diz:
Eu ouvi o Ed falando isso no cinema. Os olhos deles estavam vermelhos...

Dnv-X diz:
hahahahahahah
eu ouvi TAMBÉM!! mas um pouco ele fala isso de pé!

Cammy diz:
Eu não conheço o Destino dos quadrinhos direito (pra variar), mas como opinião de quem vê o filme, eu achei meio "sem graça" e "de graça" a participação dele...quase não acrescenta em nada, sei lá, achei um pouco "estúpida"....E acho que esse Doom deve ter um perfil um tanto diferente desse dominador das hqs que vocês dizem, pois no filme ele não é um ditador, governador de um país (ainda talvez), mas mais um grande empresário, cientista, com mania de grandeza...

André Vieira diz:
Pra mim o causador do fato de o Dr. Destino não ter um bom roteiro neste filme foi o fato de o filme ser muito curto... Gostaria de ver ele como o líder da Latveria assim como o Eddie disse e acho que a participação do Dr. Destino que já tinha sido ruim no primeiro filme, foi medíocre neste segundo.

J.R. Dib diz:
E ele tinha que ter um pouco do sadismo do Scarface (e a cara cheia de cicatrizes também)

¤ CX ¤ diz:
Bom, que o Destino na franquia está desprezivel, isso é inconstetável. E é ao mesmo tempo lamentável. Mas , como todos viram, ele não morreu. Ao inves de se esborrachar no chão, caiu ileso na agua. Então, numa provavel continuação, o que na opinião de vocês resolveria esse problema do Doutor?

Eddie diz:
Meu, nem sei viu. Aacho que deveriam era deixar o Destino pra lá. Cansei tanto dele que por mim poderia enferrujar debaixo d'água e morrer. Mas se fossem colocar o desgraçado no terceiro, ponham o maldito deformado e com a droga da cara deformada. E não tiram a merda da máscara, pelamordedeus. E ponham esse verme como líder da Latvéria, saco.....

André Vieira diz:
O Dr Destino acha o Reino de Namor (que me fugiu o nome) e ele querendo dominar os mares, ocasionando uma Guerra entre Dr. Destino e Namor; com o Quarteto ajudando o Namor... acho que isso daria uma história legal e com uma boa participação do Dr. Destino.

J.R. Dib diz:
Atlântida!

André Vieira diz:
Estava na dúvida entre Atlantida e Atlantis, hehehe

Eddie diz:
Atlantis é do Aquaman, Atlântida é do Namor. Na real, tudo a mesma coisa....rsrs

Cammy diz:
Resolveria se mandassem ele pra Latvéria e não aparecesse no filme...hehehehe...mas fora isso, também não faço idéia de "o que fazer para melhorar a presença de destino no filme?"

J.R. Dib diz:
Destino tem salvação. Basicamente ao cair na água, ele vai sofrendo uma reação dos poderes cósmicos q ele ganhou com a vinda do Galactus e a armadura se fecha de vez em volta dele, ou seja, da pra trocar o ator. Com isso, após voltar a terra, ele resolve unir um exército e dominar a terra, bem como tentar recuperar os poderes q teve, mas dessa vez, todo puto da vida e sem fazer careta.

Dnv-X diz:
Ele tem que ser mais sério, cruel...
Acho que tinha que ser alguém que planeja um pouco mais, pq no segundo ele bolou o maior plano pra roubar a prancha e quando a pegou o que ele fez? Nada.
Por mim ele fica fora de um próximo filme.

Cammy diz:
Nada não vá...ele subiu na prancha...

Dnv-X diz:
Ah verdade... ele surfou um pouquinho... rs Duvido que o Surfista apanharia daquele jeito, como o Doom apanhou.

Eddie diz:
Meu, é difícil surfar. Vocês são muito implicantes...


¤ CX ¤ diz:
Dessa vez, vou concordar com o Jota! Temam... AHUhauHAUhau

Eu acho que o Destino é fundamental para o Quarteto como o Magneto é para os X-men. Acho que o terceiro filme não poderia fugir dele, mas sim centrar nele... Fortalecê-lo. Concordo com a mascara mantida sempre e acho que tem muita coisa a explorar. Temos o Doutor Destino Runico, os Destinobôs e até Kristoff. Acho que Kristoff poderia ficar em aberto até para quartos e quintos filmes

Cammy diz:
Pode ser, mas ele teria que ser um vilão temível, não beirando o patético

¤ CX ¤ diz:
Apesar de a personagem da Alicia voltar, ela não chegou a se destacar devidamente como foi nos quadrinhos. Como bem lembrou o Ed ( e eu comentei depois do filme com ele), a importancia dela perante o surfista na terra foi trocada com a Sue. Assim, Jessica Alba aparentemente reina soberana como a presença feminina no filme...

Contudo, Beau Garrett que fez a Capitã Frankie Raye surge pela primeira vez e aparentemente sinto que não foi a toa sua entrada. O que podemos esperar dela numa possível continuação?

J.R. Dib diz:
Conhecendo Hollywood? Nada.

Eddie diz:
Olha, a Garrett é muito linda. Queria destacar isso, na minha modesta opinião, até mais que a Alba (foi mal, André). Mas não acho que ela vá trazer grandes surpresas além de ser a namorada oficial do Tocha. O que pode render é algumas cenas engraçadas, como aquela do buquê. Tipo, ela querendo algo mais sério e ele não. Porque nas HQs ela se torna arauto de Galactus, e isso não seria explorado. Acredito que nem os poderes flamejantes dela devam aparecer.

Fantastic Four 2


J.R. Dib diz:
A não ser que ela ganhe os poderes ao tocar o tocha!

¤ CX ¤ diz:
André , seu direito de reposta sobre a ALBA!!!

Eddie diz:
Medo do André agora.....


André Vieira diz:
Ela também é muito bonita, mas a Jéssica é a melhor... Melhor em todos os sentidos e ângulos.


Cammy diz:
Não conheço a personagem, então não saberia bem como opinar, mas concordo com o Jota que, sendo Hollywood, podem ter colocado ela e esquecer mesmo pra uma próxima...hehehe...meio que um "presentinho pra fã" que a ana (pinguin, anjo, etc) disse uma vez na 616....não duvido de nada nessas franquias...rs

E ambas são bonitas....com biótipos diferentes

Eddie diz:
Para o meu gosto, prefiro a Garrett, apesar do nome estranho....

Dnv-X diz:
Assim como a Cammy, não conheço a personagem... então não faço idéia... Eu prefiro a Alba...

J.R. Dib diz:
Estranho é o nome do Ioan Graspatal! A Garret tem cara de devassa!

Cammy diz:
Ai, lá vem

André Vieira diz:
hehehe

¤ CX ¤ diz:
AauhAUHuaHUAHa... Cammy vai entrar em parafuso

Cammy diz:
Se virar conversa de quem é mais bonita eu saio!

J.R. Dib diz:
A K sempre será a mais gata (apóia aí gente...)

André Vieira diz:
A Cammy só perde em beleza para a Jessica

Eddie diz:
Concordo com o Jota.....rsrs

Cammy diz:
Eita, menos...

Dnv-X diz:
Prefiro a Alba... ainda mais com óculos e cara de nerd, hahahahah

Fantastic Four 2


André Vieira diz:
hehehehe

¤ CX ¤ diz:
Bom, vou dizer porque coloquei a questão. Provavelmente, esse não é o último filme. E como o Eddie comentou, ela não é uma personagem a toa nos quadrinhos. Ela é a Nova, que vira arauto de galactus. Mas nao é só isso, ela tem relacoes com o Tocha Humana original, pois seu pai foi o criador do mesmo. Um fio de esperança bate em mim achando que isso pode ser levado em conta dependendo do futuro...

Mas, eu acho que seria muito mais bacana se ela fosse a Carol Danvers.

André Vieira diz:
Carol Danvers e Nick Fury

Cammy diz:
Tomara que desenvolvam ela! seria bem legal

J.R. Dib diz:
Ela ja ta beeeem desenvolvidinha K!! Mais e ela vira a Mulher Hulk...

Cammy diz:
Quis dizer como personagem, Mané

¤ CX ¤ diz:
hauHUAHAUhuaAHU...

André Vieira diz:
hehehehe

Eddie diz:
Seria legal se fosse, Coveiro. Mas nos filmes não rolam esses crossovers. Senão Ben Urich seria do Clarim. Isso só deve começar a mudar no filme do Homem de Ferro, por causa do filme dos Vingadores.

Cammy diz:
Coveiro se pudesse colocava a Cabul até nos x-men, aposto!

¤ CX ¤ diz:
A Marvel ta comprando os direitos aos poucos, graças a Cable,

Bom, e já que deixei aberto muita coisa pra sonhar pro futuro. Vamos por a imaginação pra funcionar e pensar que histórias seriam legais pra o próximo filme do quarteto e o provável filme do surfista. Vilões envolvidos e arcos clássicos dos quadrinhos...

J.R. Dib diz:
Aniquilador e a Zona Negativa! Ouw então quando a Sue vira a Malice e se torna uma vilã. A era Byrne como um todo é muito boa!

Fantastic Four 2


¤ CX ¤ diz:
E do Surfista, Jota?

J.R. Dib diz:
Surfista? Bem, pode-se apresentar o Thanos nas sagas do surfista, ou entao quando ele volta para seu planeta natal e reencontra a Shalla Bal e o Galactus ta indo lá destruir tudo

Cammy diz:
Também não posso opinar muito nessa (inútil minha meia participação nesse em foco...hahahaha) por não conhecer bem as estórias do quarteto, mas contanto que fizessem algo com vilões bem desenvolvidos já ajudaria...isso da Nova parece que daria um bom roteiro, ou pedaço de roteiro...Nascimento do Franklin é sonhar demais? hehehehehe

André Vieira diz:
Eu gostaria de ver o Reino de Latveria(liderado pelo Dr. Destino) lutando contra o reino de Atlantida(Namor) seria um confronto muito bom e nesse meio termo entrava o Quarteto para ajudar o Namor.... sei lah, gostaria muito de ver o Namor num próximo filme... e no meio dessa Guerra se fosse possivel, eu gostaria de ver a Shield se envolvendo(liderados pelo Nick Fury)....

Dnv-X diz:
Eu gostei da idéia do André, de envolver o Namor.
Mas sem o Destino... teria só o Namor mesmo querendo invadir a superfície e dominar o planeta.
Acelerando o aquecimento global pra derreter as calotas polares e inundar tudo.

Cammy diz:
Vocês querem um filme do quarteto focado no Namor??

André Vieira diz:
Eu queria

Dnv-X diz:
Não.... Quero Namor como vilão

Eddie diz:
O André comentou sobre colocarem o Namor. Até ele enxergou um gancho para isso no final desse filme. Acho até que seria bacana, embora vá surgir algo que norte-americano adora e eu não curto muito, o tal do "triângulo amoroso". Se o Destino for bem explorado, como líder da Latvéria e sem canastrices, pode voltar. E outra coisa, nas HQs o Quarteto é um grupo que forma uma família e ao mesmo tempo são exploradores. Gostaria de ver uma viagem para a Zona Negativa. Franklin também seria legal, como citou a Cammy, abriria altas possibilidades. Quanto ao Surfista, conheço pouco e não saberia como poderia ser.

Acho que, no geral, se os roteiristas buscarem como fonte a Era Byrne, como disse o Jota, produziriam boas histórias para um terceiro.

Fantastic Four 2


¤ CX ¤ diz:
Só pra tirar as esperanças, o Namor ja tem os direitos comprados e não deve aparecer como vilão. Mas eu queria ver ele louquinho pela Alba AhuahuAHUAHU...

Quanto ao que esperar, eu acho que está na hora da Zona Negativa sim. Se bem explorado, ia ficar maravilhoso. Contudo, muita gente pode achar viajado, aí eu colocaria Krees ou Skrulls na jogada.

O nascimento do Franklin não acho sonho , não. Acho completamente viavel.

J.R. Dib diz:
Krees e Skrulls é dos vingadores

André Vieira diz:
Eu acho que finalzinho do filme deu uma indireta sobre a possivel presença do Namor no terceiro filme, assim como fizeram em Batman Begins, onde ees davam uma indireta sobre a aparição do coringa no segundo filme do Batman

Eddie diz:
Ah é, verdade.....falam de fazer um filme solo do Namor há tempos.

¤ CX ¤ diz:
E por fim, eu não sou fã da idéia de um filme solo do Surfista, mas a idéia de ver um DRAX e Thanos no cinema me anima.

Adam Warlock então... Mas acho tudo muito viajado pra um filme. E também não curto a idéia de por o Surfista na Terra preso, como foi no começo de suas histórias.

Dnv-X diz:
Eu acho que essas sagas cósmicas muito complicadas de caberem em um só filme...

Cammy diz:
Eu também acho... Infelizmente, corre o risco de ficar bem ruim...

Dnv-X diz:
É...
Seria tema pra uns 3 filmes... como Senhor dos Anéis

Eddie diz:
Concordo, o Thanos tem potencial pra marcar época. Mas acho que é difícil rolar por causa do clima mais "pé no chão" dos filmes da Marvel.

Dnv-X diz:
3 filmes... 1 estória

¤ CX ¤ diz:
Bom, vamos encerrar esse Em Foco. Quero agradecer a presença de todos e dizer que mais uma vez, apesar da ausencia de um dos nossos Editores, foi excelente e produtivo esse debate. Esse foi o último filme Marvel do Ano e ficamos na expectativa até 2008. Nesse meio tempo, outros Em Focos bem interessantes surgirão...

André, obrigado pela presença, quero dizer que foi bem curioso saber sua introducao aos quadrinhos pela Jessica Alba.

André Vieira diz:
Agradeço também a vocês por deixarem eu participar deste Em Foco e pedir desculpas sobre os problemas no meu MSN...

¤ CX ¤ diz:
DonaVan, finalmente participando do Em Foco, obrigado também pela participação e por acompanhar a gente numa segunda ida ao cinema.

Dnv-X diz:
Eu que agradeço (principalmente por ter sido avisado com antecedência dessa vez, rs). E sempre que possível estaremos novamente no cinema... quem numa próxima vez pra ver a tal "volta olímpica", hehehehe

¤ CX ¤ diz:
Cammy, que tenta cavar sua vaga como primeira editora feminina da 616, mais uma vez agradeço por participar e me desculpe por interromper o filme no meio de uma parte tão importante.

Cammy diz:
hahahahahahahhahah....eu de editora não daria certo...relações publicas é suficiente...hahahahaha...e tudo bem de ter me atrapalhado na cena, foi divertido mesmo assim! Hehehehe Depois a gente aluga um dvd e re-assiste todo mundo aqui em casa! hahahaha

Dnv-X diz:
E vamos para com esse negócio de Dona Van!!!! hahahahahah

¤ CX ¤ diz:
Eddie, também agradeço e fico feliz de finalmente termos visto um filme com todo o pessoal. Da proxima vez, vamos tentar sentar numa distancia viavel sem necessidades de mensagens por celular.

Eddie diz:
Sim, claro. Com certeza, reunir toda a galera, ou pelo menos a grande maioria, foi uma grata surpresa. No filme do Homem de Ferro a gente senta mais próximo, podendo pagar mico de maneira mais adequada. Ah, e qualquer dia a gente faz uma sessão só de filmes da Marvel na casa de alguém. Quanto ao Em Foco, sempre muito produtivo, minha parte favorita de ser editor 616.

¤ CX ¤ diz:
Esse negocio de sentar mais proximo ainda não soa bem, ,mas vá lá...

Jota, você faltou no cinema, cara! Mas agradeço o esforço de pegar seu cavalo e ir ver a pré-estréia no cinemark da civilização mais próxima. Você não podia faltar nessa discussão!!!


J.R. Dib diz:
Pois é, afinal, eu fui esperando o pior e esbarrei num filme q eu tive pouco do que reclamar, isso sem contar com vc mandando msgs pra mim praticamente me intimando a ir no cinema, to com ela salva no cel até agora

Fantastic Four 2



¤ CX ¤ diz:
Bom, por fim, agradeço vocês leitores por estarem sempre presentes comentando e se divertindo com a publicacao dos nossos Em Focos como se tambem fizessem parte dele na hora. Como disse, os filmes Marvel acabaram esse ano, mas 2008 tem mais! E promete! Até lá , continuaremos por aqui, com outras discussões!


Editores 616

comments powered by Disqus