domingo, 24 de junho de 2007

A identidade do novo espadachim

Outros já vestiram o manto desse personagem que, diferente de todos os demais, é nada mais do que um habilidoso homem das armas. De herói a vilão, o nome do espadachim sempre oscilou nessa fina linha entre o certo e errado. Mais uma vez ele surge, agora nas histórias dos Thunderbolts, e sua identidade está para ser finalmente revelada na edição 24 da Universo Marvel. Afinal, quem foi e quem é o Espadachim?

Espadachim

O espadachim original era Jacques DuQuesne, um artista circense que teve uma breve história no passado com o vingador Clint Barton e se afundou em dívida tempos depois, levando-o à carreira criminosa. Em sua primeira participação como vingador, atuou na verdade como agente duplo do Mandarim. Contudo, o tempo o fez ter interesse na Feiticeira Escarlate e passou a reavaliar sua posição. Foi afastado e retornou mais uma vez, quando por fim pereceu ao salvar sua nova paixão, a vingadora Mantis.

Espadachim Original

Depois de muito tempo, o esquecido nome do espadachim foi resgatado por Fabian Nicieza em sua nova série dos Thunderbolts. Desta vez, sob a face incógnita de uma máscara que encobria totalmente seu rosto, ele aparecia sempre num papel de coringa – ora parecendo estar do lado dos grupos de ex-vilões, ora parecendo estar contra eles.

O jogo se mostrou ainda mais complicado quando mais tarde foi mostrado claramente que esse espadachim era nada mais e nada menos que uma peça manipulada pelo titereiro Homem-Púrpura. Assim, após derrota do vilão, o misterioso personagem finalmente ficou livre. Ou assim achamos.

Nesta edição 24 de Universo Marvel vemos, na segunda história dos Thunderbolts, o espadachim livre de controle mental e decidido a ter uma vingança pessoal. Ele deseja eliminar seu pai.

Espadachim


Ao longo da edição, pequenos flashes são mostrados de dois jovens irmãos gêmeos bivitelinos brincando juntos. São pistas que diretamente levam para um único nome – os Fenris. Para quem pouco lembra desse nome, vale dar uma espiadinha nas suas mais antigas edições Marvel e procurar sobre Andrea e Andreas Von Strucker, os filhos mutantes do Barão Wolfgang Von Strucker.

Andreas, único sobrevivente dos irmãos, agora vai ao encalço de seu pai, a quem culpa por toda infelicidade que ele e sua falecida irmã sofreram na infância. Contudo, no momento em que pretende se vingar do pai, é um outro símbolo do antigo nazismo que surge para impedi-lo – Barão Helmut Zemo.

Zemo, criador e manipulador eterno do grupo Thunderbolts, foi também o responsável pela morte da irmã de Andreas e revela-se mais uma vez o titereiro do titereiro. Foi ele quem fez de Andreas o novo espadachim através do Homem-Púrpura. Foi ele quem lhe deu a técnica e a motivação para tal. Foi ele quem induziu Andreas a usar a pele de sua própria irmã morta como empunhadura do cabo de sua espada para, assim, ainda manter seus poderes mutantes.

Espadachim


Em fúria, Andreas ataca Zemo enquanto este revela seus planos. Para o Barão, Andreas recebeu uma graça, pois o plano para fazer um filho ser melhor que o pai era justamente fazê-lo querer mais do que ele. Nessa luta de igual para igual, Andreas consegue levar a vantagem, impulsionado por sua ira, mas é impedido por seu pai.

Zemo e Wolfgang, outrora adversários, agora conversam sobre a recriação de uma Nova Ordem Mundial. Juntos, os dois barões somem aos olhos de Andreas e este, tomando a espada com a empunhadura da pele da irmã, pensa sobre o futuro. Poderia ele se tornar algo melhor? Poderia fugir do que o sangue de seus antepassados ditou? Poderia ser um novo homem que nunca imaginou ser?


Coveiro

comments powered by Disqus