sábado, 14 de julho de 2007

Homem-Aranha: Momento de decisão em meio à guerra


Homem-Aranha Guerra Civil

O incidente em Stamford, causador da morte de cerca de 600 pessoas (dentre elas a formação mais recente dos Novos Guerreiros), acelerou de vez os planos do governo dos EUA para, em conjunto com a SHIELD, implementar a lei de registro de super humanos. A posição do Homem de Ferro a respeito da lei já sabemos desde a leitura de Guerra Civil 1. Mas e a de Peter Parker? Ele manterá sua palavra e ficará ao lado de Tony Stark nesse momento decisivo para o futuro dos heróis Marvel? O que isso custará ao Homem-Aranha?

A história de Amazing Spider-Man em Homem-Aranha 67 começa com um dilema. Peter se reúne com sua mulher e tia – sua única família – para tomar uma decisão que poderá mudar a vida dos três. Voltando um pouco antes desse momento derradeiro, Parker conversa com Tony Stark a caminho do resgate dos sobreviventes de Stamford – visto em Guerra Civil 1 – e depois do salvamento, indicando claramente a posição de seu novo mentor. O Homem-Aranha vê as pessoas olhando os heróis com raiva e o Homem de Ferro diz que não as culpam, já que eles fazem parte da mesma comunidade que os que geraram o desastre.

Homem-Aranha Guerra Civil

A seguir, ocorre uma convocação extraordinária do presidente a Tony, que prontamente vai a Washington. As notícias não parecem nem um pouco boas. A lei de registro deve ser aprovada e colocada em prática em, no máximo, uma semana.

Peter se choca com isso e pergunta se Tony não iria lutar contra tal decisão, como acreditava que ele fazia em sua outra visita à capital dos EUA. Então, Stark se desfaz um pouco da dubiedade anterior e é direto com Peter. Quando o Presidente perguntou se ainda era o Homem de Ferro, ele não se privou de dizer a verdade. Nisso Tony começa um discurso de que revelar a identidade ao governo é só um pequeno sacrifício para que a Lei (com ênfase para o fato do dever de obedecê-la) seja cumprida. E que dali em diante muitas outras coisas mudarão.

Homem-Aranha Guerra Civil

Temeroso (com razão) de revelar sua identidade, Parker argumenta com Tony perguntando se vilões também terão suas identidades reveladas e registradas. Ao que Stark responde dizendo que, aos olhos do governo, qualquer mascarado não registrado será considerado um vilão, será caçado e preso, assim como qualquer um considerado cúmplice. E reconhece que tal condição dividirá ao meio a comunidade de superseres.

Stark faz um apelo a Peter. Assumindo abertamente a dianteira do grupo pró-registro, ele diz que o Aranha deve revelar sua identidade publicamente. Só dessa forma poderiam continuar a ser aliados, já que ele quer Peter ao seu lado como civil e como Homem-Aranha. Caso contrário, o aracnídeo seria "caçado" como todos os não-registrados.

Homem-Aranha Guerra Civil

Começa, então, o dilema. Peter se prepara para fugir. Sumir de vista e preservar sua família e a si mesmo. Quando ele e Mary Jane quase concordam com isso, tia May intervém. Em um discurso até certo ponto emocionante para seu sobrinho, ela diz que, quando descobriu que ele era o Homem-Aranha, ficou com raiva. Não dele, mas do fato de o chamarem de monstro e criminoso (Dá-lhe JJ Jameson!), enquanto, na verdade, muitas pessoas continuavam vivas graças ao sacrifício diário do herói. Por fim, dizendo-se orgulhosa do sobrinho, ela fala que nenhum policial, juizes ou governantes se escondem atrás de uma máscara e recebem apoio de suas famílias. Diz que acredita que o risco que ela corre com a revelação de Peter vale a pena, convencendo-o e à Mary Jane.

Homem-Aranha Guerra Civil

Ainda reticente, quatro dias depois, Peter está mais inclinado a realmente sumir. Mas, interpelado por May, que lhe traz seu uniforme original, dizendo a velha máxima do tio Ben, que "com grandes poderes vêm grandes responsabilidades". E que nada mais responsável do que assumir seus atos abertamente. Peter se encontra com Tony, diz que ficará ao seu lado. A história termina com o Aranha usando sua roupa tradicional, em uma conferência de imprensa, ao lado de Stark e dizendo que tem uma importante declaração a fazer.

Homem-Aranha Guerra Civil

O que acontecerá de fato poderemos acompanhar em Guerra Civil nº 2, quando a vida do Homem-Aranha e de todos os heróis Marvel sofrerá mudanças radicais.


« Jøåø »


Atenção: Sabemos que muita gente já tem conhecimento do que ocorrerá nessa declaração do Homem-Aranha. Porém, muita gente ainda não leu. Portanto, agradecemos que se mantenha o mistério e não se faça nenhum comentário com SPOILERS.

comments powered by Disqus