domingo, 15 de julho de 2007

Marvel Apresenta: Thunderbolts

TBolts

O jogo de cartas marcadas, há muito tempo arquitetado, finalmente é lançado, e a vida dos ex-vilões que almejam uma redenção depende do resultado disso. Desde que foi relançado em uma nova série chamada “Novos Thunderbolts”, Soprano e seus aliados vêem-se parte de uma grande manipulação numa trama cheia de trapaças e artimanhas. Mas, afinal, o que esperar de um grupo com pessoas com um curriculum como esse?


No trigésimo volume da Marvel Apresenta, vemos um momento de mudança na vida dos Thunderbolts. Além da numeração retomar a seqüência original, e eles estarem alcançando a centésima edição, o grupo se encaminha para o clímax definitivo de toda a história desde que foi retomado por Mach IV e Soprano.

Agora, eles estão no Rancho Richmond, onde se aproveitam das finanças do mais novo agregado – Falcão Noturno – e presenciam o maior de todos os surtos de Genis-Vell. O pobre filho do Capitão Marvel original, que assumiu o codinome de Fóton, anda tendo problemas para sintonizar sua consciência cósmica. Ele praticamente não consegue mais separar o que é passado, presente e futuro pois sua mente está presente ao mesmo tempo nos três.

TBolts

Tamanho é o perigo que o Fóton é que acaba criando portais aleatórios no espaço e no tempo, que sugam seus companheiros para outro lugar. É assim que Soprano acaba vendo um provável futuro próximo, no qual Zemo se alia a Stark na Lei de Registro e Atlas descobre que seu irmão, o contrabandista, está ainda vivo.

Ao tentar estudar melhor a condição de Genis-Vell, Dr Chen, que também é conhecido como o vilão Homem-Radioativo, acaba determinando que o companheiro não mais só controla energia fotônica, como se tornou uno com ela. E Fótons são o princípio de tudo que constrói nossa realidade. Genis é, portanto, uma ameaça muito maior.

TBolts


Os segredos de Genis-Vell vão muito mais além. É com apenas um toque de mãos em seu rosto que Melissa Gold absorve as recentes memórias do filho do Capitão Marvel e descobre a verdade sobre suas mudanças. Bem diante de seus olhos, ela vê que Erick Josten voltou a se tornar Atlas num ataque de fúria e atingiu Genis-Vell quase levando-o à morte ao ser arremessado no mar. O herói só sobrevivendo por um mecanismo de auto-defesa em que buscou partes dele mesmo de vários momentos para se tornar íntegro mais uma vez.

Agora, ciente do perigo que é o Fóton, resta a pergunta. O que fazer com aquele que pode destruir completamente a realidade?




A resposta já está na cabeça de um outro que têm provavelmente a ligação mais íntima com os Thunderbolts – Barão Helmut Zemo. Os planos do ex-vilão são levados ao grupo por uma outra personagem que surgiu misteriosamente nas histórias: o novo Espadachim, que, como vimos anteriormente, foi revelado como sendo Andreas Strucker. Andreas, que estava sendo perseguido, tem pouco tempo para contar como Zemo está controlando a inconsciente Rocha Lunar e pretende matar Genis-Vell para salvar o universo. Juntos a Andreas, cabe aos Thunderbolts decidir que lado tomar. Concordam com Zemo ou lutam pela vida de Fóton? Afinal, o futuro não poderia ser escrito pela decisão deles?

A decisão do grupo é oposta a do Barão e uma briga entre Thunderbolts estoura no Rancho Richmond. De um lado, Zemo, associado com o Armador, Mach IV, Nevasca, um Blecaute acerebrado e Matadora, volta-se contra o time da Soprano, formado por Atlas, Falcão Noturno, Joystick, Homem-Radioativo, Espadachim e Fóton.

TBolts


O jogo praticamente torna-se um eterno empate e é Zemo que tem que jogar friamente para os acontecimentos irem ao seu favor. Usando um pérfido artifício, o Barão mostra a Erik Josten que seu irmão está vivo preso dentro da dimensão negra de Blecaute, e que ele pode libertá-lo caso Atlas impeça os Thunderbolts de salvar Fotón. A proposta de Zemo é tentadora demais, e Josten noucateia seus aliados.

É o momento que Zemo esperava. Em diversas realidades que Genis ficou vivo, ele prova que Fóton foi responsável pela destruição de tudo. Sem piedade, Zemo desfaz a forma física de Genis em vários pedaços e espalha-os pela dimensão da força negra.

Genis


É o fim de um herói que se tornou inconscientemente uma ameaça. Mas pode o grupo se manter íntegro após esse sacrifício?

Assim, Zemo e Soprano, antes adversários, unem-se mais uma vez, juntando as duas metades do grupo. Vivendo sob o mesmo teto no Castelo “Dobrável” de Zemo, cada um arruma um lugar bem particular criado graças às gemas da Rocha Lunar que Helmult controla agora. Mas seria essa união de hoje um acaso?

Zemo


As desconfianças do Dr. Chen não parecem em vão. Zemo e Soprano se encontraram bem antes da nova formação dos Thunderbolts e a jovem já havia vislumbrado boa parte do futuro graças ao poder das jóias que ele controla. O Barão manipulador já tinha infiltrado sua verdadeira aliada... e amante... há muito tempo ali.

Contudo, em se tratando do perfil do grupo, quem será que está jogando com quem aí?

Zemo


As aventuras do T-Bolts obviamente que não param por aí. Ainda nessa Marvel Apresenta 30, temos mais uma história em particular sobre a Joystick que preferi contar em separado, e todo o encaminhamento para um grande confronto entre o astuto Zemo e o Grão-Mestre. É esperar pra ver...

Coveiro

comments powered by Disqus