quinta-feira, 12 de julho de 2007

Sangue do Apocalipse: conclusão

Sabe aquela história que tentamos definir e não conseguimos? Aquela que, por mais que procuremos bastante, nos faltam palavras para nomeá-la adequadamente? Foi essa a sensação que tive ao ler a conclusão de "O Sangue do Apocalipse". Mas calma, que isso não é elogio.


Sangue do Apocalipse

Como já mostrado aqui, Gambit tornou-se o mais novo cavaleiro do Apocalipse. Aagora ele se chama Morte. A equipe mutante se espanta com a traição do amigo, especialmente Vampira, é claro. Durante a luta, o recipiente onde estava o antídoto de Apocalipse acaba sendo atingido. A nave também é avariada.

Fim de um amor?

Enquanto isso, o cavaleiro Guerra invade o Instituto, com a intenção de resgatar Fome. Ele acaba sendo rechaçado por Ciclope e pelo próprio Fome, ou melhor, Solaris, que aparentemente recuperou a razão com a ajuda de Emma Frost. Com os danos na nave, os X-Men resolvem bater em retirada, Vampira tenta convencer Gambit, mas ele quase a mata com um gás venenoso.

Por fim, a equipe sai da esfinge, deixando Ozymandias para trás, que afirma poder se esconder por anos naquela nave. E, nesse momento, Morte se recorda de seu amor por Vampira, ficando dividido entre seu lado cavaleiro e seus sentimentos profundos por Vampira. Lindo, não?! Apocalipse ameaça fazer reajustes em Morte, mas este diz que, se tentar, irá transformar o ar dos pulmões de En Sabah Nur em gás venenoso, e o vilão acaba deixando assim mesmo. Apocalipse já foi mais corajoso.

Com seu antídoto destruído, Apocalipse resolve mudar de tática. Ele vai até a sede da ONU e diz que iria soltar a Peste e preservar 10% dos humanos, mas sem o antídoto, propõe que os próprios humanos se exterminem. Caso contrário, soltará seu cavaleiro e exterminará todos os humanos.

Mas a UNI tem uma solução. Val Cooper afirma que os Sentinelas estão fora de combate há algum tempo (embora estejam presentes nos outros títulos), mas existe uma arma muito mais moderna: os Transformers.


Os Novos Sentinelas da UNI

Tá, não são eles, são novos modelos de Sentinelas. Bem feios por sinal. E no final dessa parte é revelada a identidade de Peste. Nada mais, nada menos que...Polaris. Pois é, Apocalipse se superou dessa vez e transformou três X-Men em cavaleiros. Tudo leva a crer que aquele pesadelo visto algumas edições atrás era um plano do mestre supremo. O que não torna essa história melhor, é claro.


Identidade da Peste revelada

Temos uma pequena pausa, onde vemos mais uma história curta, dessa vez mostrando o ínicio da transformação de Gambit. O "ponto alto" dessa história é quando Gambit fala que está se transformando porque ama os X-Men. Mais uma vez: lindo, não?!

No começo da parte final vemos um ataque dos Novos Vingadores à esfinge de Apocalipse. Essa cena me fez pensar: será que Bendis não chorou quando viu seus personagens em uma história do Milligan?


Novos Vingadores pagando mico na história do Milligan

Bem, para ajudar a equipe, surgem os novos Sentinelas da UNI e os X-Men. Enquanto a batalha se desenrola, no Instituto, Solaris desperta e se dirige à sede da ONU.

Uma batalha sem nada digno de nota acontece. Os Novos Vingadores atacam por trás, os Sentinelas derrubam a esfinge no rio e os X-Men invadem o local. Começa a luta final. Guerra é morto pelas costas por Ozymandias. Apocalipse é detido momentaneamente pelo Pulso e, em seguida, atingido pelo recém-chegado Solaris. O mutante japonês sai do local com Gambit. Nesse momento o vilão, que afirma que apenas os fracos fogem, resolve fugir (?), mas antes pretende destruir a nave com todos dentro. Só que Destrutor o impede, e o vilão some em uma fenda aberta na membrana do espaço.


A fuga de Apocalipse

A batalha está encerrada. O Capitão América aparece, dizendo que sua equipe perdeu a batalha final, mas os X-Men fizeram um bom trabalho. Todo mundo sabe que os Novos Vingadores são a equipe do momento, seria essa uma tentativa de Milligan de valorizar sua equipe deixando os Vingadores de lado? Ou seria uma forma de tentar aumentar as vendas? Seja como for, mandou muito mal e perdeu a chance de escrever os Vingadores. Pensando bem, melhor assim. A equipe não precisa ser estragada por ele.

Nesse instante, Wolverine tira a máscara de Peste. Descobre que é a Polaris e que ela está morrendo. Destrutor arrisca a vida e faz respiração boca a boca nela. No final, Alex está meio doente, provavelmente devido às doenças de Polaris, mas Emma dá um golinho do sangue do En Sabah e está tudo certo.

Lembram do começo do artigo quando falei que não dava para definir essa história? Pois é, essa história é tão ruim que não dá para definí-la. Chamá-la de ruim é até elogioso. O que nos anima é que a "Era Milligan" está chegando ao fim. Um comentário apenas sobre o Apocalipse. Ele já tentou duas vezes transformar membros dos X-Men em cavaleiros, e nas duas ele foi traído (Anjo e Wolverine). Agora ele transforma nada menos que três, provando que é o vilão mais burro da equipe, pois nem aprender com os erros ele aprende.


Eddie

comments powered by Disqus