domingo, 1 de julho de 2007

WWH: Primeiro mês de guerra

**Atenção: Contém informações de publicações inéditas no Brasil**

Concluído o primeiro mês da vingança planejada pelo Hulk contra aqueles que o exilaram da Terra e, depois de estabelecido como rei de um planeta alienígena, destruíram tudo que construiu, vamos traçar um panorama do que aconteceu até agora. Olhando a série principal e todas as suas repercussões (umas fazendo mais sentido do que outras) no Universo Marvel.

WWH mês 1

Começando com World War Hulk 1, temos uma prévia do que o Hulk planeja para a Terra quando chega à Lua. Dos quatro Illuminati dos quais pretende se vingar, o primeiro confronto é feito logo contra aquele que, em uma luta direta faz frente ao gigante esmeralda: Raio Negro Foi um combate controverso – que gerou diversas discussões de "lutas imaginárias" entre os dois personagens – mas que teve uma resolução que não foge das possibilidades coerentes. Aparentemente desconhecendo a força que este Hulk tem, o líder dos Inumanos (vamos deixar a confusão de Silent War para outro artigo) desfere uma "pequena" – se comparada ao seu potencial – rajada sônica que acredita ser o suficiente para derrubar seu oponente. Aí está, na minha opinião, seu grande erro. Recuperado, o Hulk aparece de surpresa, pelas costas do Inumano, não dando chance de nova reação, esmagando-o.

Não sabemos do resultado até que o Hulk, em sua nave de pedra, chega ao centro de Manhattan. Em uma transmissão que atinge, aparentemente, o mundo inteiro (ou boa parte dele), ele expõe todos os acontecimentos desde seu exílio até então sob seu ponto de vista. Culpa os quatro Illuminati, exige que Manhattan seja evacuada e que os três restantes devem comparecer, ou o destino do mundo será o mesmo de Raio Negro, que surge inconsciente e muito ferido em suas mãos.

WWH mês 1

Em desespero, Tony Stark se acha responsável pelo que está acontecendo, recorrendo ao Dr. Estranho para que, através de magia, o Hulk fosse exilado novamente. Este recusa, falando que cada um deve ser preparar à sua maneira. Stark, então, reúne os heróis disponíveis (da "Iniciativa" ou não) para evacuar Manhattan. Inclusive parte dos New New Avengers, decretando-se uma trégua temporária com todos os não-registrados; e alguém que parece ser indispensável nessa situação, em razão de seu passado com o verdão: o Sentry. Este tem uma conversa com Tony que não é revelada.

As 24 horas se encerram, e quem se propõe a enfrentar o Hulk primeiro é o Homem de Ferro, em uma armadura reforçadíssima, assumindo publicamente a responsabilidade do que está acontecendo. Não demora para que seja surrado impiedosamente pelo Hulk, destruindo, inclusive, a Torre Stark, que desaba de forma similar ao World Trade Center (a referência na narrativa visual de John Romita Jr. é muito clara). Dos escombros sai um Hulk vitorioso e um Homem de Ferro em pedaços.

WWH mês 1

Pulemos, então, para o tie-in na revista do Homem de Ferro. Em Iron Man 19, um pouco antes do confronto direto de que acabei de falar, temos Tony Stark cumprindo suas obrigações de diretor da SHIELD em Washington, quando a notícia da chegada do Hulk chega até ele. Enquanto uma série de agentes da SHIELD, usando versões antigas da armadura do Homem de Ferro, tentam abordar a nave do Hulk e são dizimados, Stark toma as providências para preparar-se para a batalha. Dum Dum Dugan teme pela SHIELD, caso seu diretor, diferente do que deveria ser feito, coloque-se como um soldado de infantaria. Sua maior preocupação está na invasão iminente. Mas Tony sabe há muito que o Hulk não atingira o destino que os Illuminati desejavam. Sua volta era, para ele, questão de tempo. Transmitindo um discurso "bom moço" demais, diz que fez isso para proteger o mundo, seguindo a máxima que estimula Peter Parker a ser o Homem-Aranha. Portanto, enfrentar o Hulk é sua obrigação. O desfecho disso, claro, é o mesmo que já disse.

Em Incredible Hulk 107 as atenções se voltam para o grupo que vai sendo reunido pelo gênio idealista Amadeus Cho. Hércules e Anjo, por uma manobra do próprio Cho, tornam-se personas non gratas da SHIELD e seguem com o moleque até o reino de Namor. Lá o príncipe submarino destroça os sonhos do jovem, ao dizer que o Hulk é uma força da natureza, e não um herói ou vilão, não tem amigos. Porém, Namora, a sua prima resgatada após cinqüenta anos congelada, une-se à sua causa.

Chegando em Manhattan já no momento da luta entre o Hulk e o Homem de Ferro, encontram uma série de humanos que querem ajudar o verdão de alguma forma. Entre eles o sobrinho do falecido Goliath, em busca de vingança. A tentativa frustrada de contato com os outros alienígenas para oferecer ajuda, cortada pelo desconfiado Miek, não os impede de ir atrás do gigante esmeralda. Eles o encontram, mas, como previsto por Namor, este reage violentamente, recusando sua ajuda. O Hulk surra Hércules, que não reage, em uma seqüência impressionante, demonstrando o quanto eles realmente estão ali por ele, deixando-o aparentemente em dúvida.

WWH mês 1

Há ainda o tie-in em Ghost Rider 12 que... bem.... digamos que estou tentando entender até agora qual seu motivo de ser. Basicamente o Motoqueiro, ainda em sua luta contra o diabo que pula de corpo em corpo, mata acidentalmente uma série de inocentes passageiros de um avião por sua conduta inconseqüente. Isso faz com que Johnny Blaze se revolte com seu alter-ego, forçando-o a agir mais "heroicamente". Decide que salvar as pessoas do Hulk seria um bom começo, e a primeira das duas partes do tie-in termina com o Motoqueiro cara a cara com o verdão.... dã...

World War Hulk: X-Men 1 era um desastre anunciado que nem achei tão ruim. Mas é ruim. Em resumo, enquanto Manhattan é evacuada, o Hulk vai até a Mansão X em busca de Xavier. Ele acaba brincando de espancar os Novos X-Men e o Fera. A cenas dele sendo cortado por X-23 e Wolverine (que chega depois com os X-Men titulares) não é tão absurda, já que ele cai, levanta e continua. Nada demais. Muita luta para, finalmente, Xavier aparece e ir de encontro ao Hulk, que consegue fazer uma piadinha com o fato do careca estar andando de novo. Revela-se então seu objetivo: ele quer saber o que Xavier votaria caso estivesse com os Illuminati quando decidiram por seu exílio. A revista ser um desastre completo ou não depende de sua resposta. Imagino que um "eu votaria contra" pode até fazer com que os X-Men sejam "convidados" a ajudarem o Hulk... vá saber.

WWH mês 1

Um tie-in pelo qual muitos não davam nada, mas, em minha opinião, pode ser tornar em algo bem interessante é o de Heroes for Hire. Na edição número 11 da revista temos duas histórias em paralelo. A partir do momento em que se encontram com a SHIELD, o grupo liderado por Misty Knight perde o seu componente menos querido, o Paladino. Sua missão passa a ser a de ajudar na evacuação de Manhattan. Porém, o fortalecido Humbug, transformado na Terra Selvagem, tem outros objetivos: impedir que os insetos alienígenas vindos com o Hulk tomem conta da Terra. Reparem que os pequenos insetos que ele destrói são frutos do cruzamento bizarro da Ninhada com Miek. Mas Humbug, literalmente destroçando um dos "filhotes" para que seu cheiro não seja mais estranhado pelos outros, demonstra que sua missão é MUITO séria. Enquanto isso, a agente da SHIELD Scorpion vai atrás de alguma coisa (que não sabemos o que é) na sala de evidências da polícia de Nova York, que deve ser roubada por ela. O Paladino a encontra pois procurara pelo mesmo objeto. O confronto é inevitável e contina na próxima edição.

WWH mês 1

Em World War Hulk: Front Line 1, por fim, temos a reedição de uma idéia que deu certo em Civil War. Ben Urich e Sally Floyd, os dois repórteres que foram a fundo nos bastidores da guerra civil entre os heróis fundam seu próprio jornal para noticiarem a "verdade", sem interferência de editores sensacionalistas: o Front Line.

Uma revista com um ritmo muito bom, especialmente no diálogo entre os dois personagens centrais. A história começa com ambos exaustos, preocupados com a falta de dinheiro que quase todo novo empreendimento sofre, enquanto Sally percebe um estranho sumiço de pombos e comportamentos estranhos de animais – que mais tarde sabemos que são causados pela aproximação do Hulk, já que animais tendem a ter uma percepção ampliada com relação a desastres iminentes.

Um benfeitor misterioso – que acredito ser Rick Jones e o Coveiro acha que é Tony Stark – aparece então e diz estar interessado em financiar o Front Line sem nenhuma interferência sobre o trabalho dos editores.

WWH mês 1

Após o aviso do Hulk, mais uma vez "reprisado", os membros do Front Line que não se juntam aos refugiados vão atrás de notícias que não estejam em todos os jornais. Conseguem uma exclusiva do início da ocupação dos alienígenas no Central Park e uma cena quase hilária quando Korg solta para um policial a frase clássica: "Take me to yoyr leader". A manchete exclusiva dos novos concorrentes deixa JJ Jameson de cabelo em pé e as reportagens de bastidores continuam.

WWH mês 1

Para terminar, um grande problema surge para o namorado de Sally, o policial Danny Granville. O mecanóide ARCH-E-5912 – aquele ser robótico de Saakar – é agredido e, aparentemente, "morto". Cabe a Danny, junto com Korg, descobrir quem foi o autor da agressão, caso contrário os alienígenas se sentem na posição de retaliar. Enquanto isso, Sally e um repórter fotográfico do Front Line cobrem a luta do Hulk e Homem de Ferro no olho do furacão, quando ela se dá conta que a situação atual é pior do que a da guerra civil.

Aí está. Esse foi só o início da guerra do Hulk. Falta muito ainda para sabermos em que direção será levada a sua vingança. Aguardemos.


« Jøåø »

comments powered by Disqus