sexta-feira, 24 de agosto de 2007

Capitão América: Mistério no Fog Londrino

Captain America #19

Acompanhamos, desde Novos Vingadores 42, o último arco da revista Capitão América antes dela entrar de cabeça na Guerra Civil. Em A Blitz do Século Vinte Um , história em quatro partes, o Capitão América continua entrelaçado em um jogo de gato-e-rato muito complexo, que envolve o magnata russo Aleksander Lukin, seu nêmesis, o Caveira Vermelha, e o retornado Bucky Barnes, o Soldado Invernal. Ambientada na Europa, pouco depois da formação dos Novos Vingadores, a trama, que envolve muito mais do que Steve Rogers imagina, desenvolve-se com o auxílio de aliados "caseiros".

Bom, para começo de conversa, o Caveira, que literalmente está dividindo o corpo de Lukin com o russo, realiza uma manobra a fim de se fortalecer contra o Capitão. Em Hamburgo, Alemanha, aproveita-se da existência de um grande movimento neonazista, e recruta novo um novo Grande Mestre. Enquanto isso, ainda acreditando que o Caveira fora assassinado por Lukin (e foi mesmo), Ossos Cruzados e Pecado vão até a Europa em busca de vingança. Em busca de vingança está, também, o Soldado Invernal, querendo se vingar de Lukin pelos anos em que ele foi usado pela inteligência soviética como um assassino sem piedade e sem lembranças.

Capitão América

Portanto, os motivos de Rogers ir até Londres na Inglaterra são duplos. Sabendo da vingança buscada por Bucky, com quem não conseguiu conversar desde que soube da sua volta, e que a corporação Kronas – propriedade de Lukin, que vêm expandindo seus negócios – organizaria uma festa para inaugurar sua sede londrina, Steve acredita que pode descobrir algo a respeito do seu dono e ainda impedir que seu velho parceiro concretize seus planos. Para isso, conta com a ajuda de dois amigos. Um deles é uma velha combatente da Segunda Guerra Mundial, a velocista Spitfire, que teve seu corpo rejuvenescido. O outro é a mais recente encarnação de Union Jack – cuja mini-série, posterior a esse arco, pode ser conferida em Marvel Action –, o "Capitão América britânico".

Investigando estranhos carregamentos da Kronas, os três são surpreendidos pelo novo Grande Mestre e seus homens. Lukin e o Caveira haviam previsto o movimento do Capitão. Na edição 43 de Novos Vingadores, enquanto Rogers e Union Jack começam a reverter a desvantagem numérica, o inglês percebe a armadilha: uma bomba no navio em que estavam.

Capitão América

Salvos em cima da hora por Spitfire e sua supervelocidade, os dois acabam associados à estranha explosão pela imprensa britânica. Na sede de MI5 – serviço secreto inglês – recebem um "senhor esporro" do alto oficial Gavin. Isso até a intervenção da Agente 13, que traz ordens diretamente do primeiro ministro britânico, dando liberdade de ação aos protagonistas da história.

Capitão América

Com Sharon compondo o grupo, o Capitão e Spitfire vão atrás de informações sobre o Soldado Invernal, que é comparado a um fantasma. Uma lenda do submundo da espionagem. Mas que havia informações de sua presença na cidade. Ao mesmo tempo, A Agente 13 e Union Jack descobrem uma rede de túneis pertencentes à Kronas, quase "esbarrando" com Bucky no meio do caminho.

Capitão América

Logo após isto, os quatro seguem a dica de uma negociação de armas envolvendo o Soldado Invernal, encontrando apenas agentes da IRDA (dissidentes da IMA). No local, encontram um suposto plano de ataque aéreo a Londres no mesmo dia da festa de inauguração da sede da Kronas. Ficamos sabendo que, na verdade, foi uma falsa pista plantada pelo Caveira/Lukin, que promete vingança ao furioso Grande Mestre.

Capitão América

O que o Caveira planeja, quais as intenções do Soldado Invernal e da dupla Ossos Cruzados e Pecado e de que forma o Capitão América e seus aliados impedirão um desastre de grandes proporções em Londres, saberemos na seqüência desse arco. Um conjunto de quatro histórias que, mais uma vez, trazem um clima sombrio de mistério, que faz da revista Capitão América uma das melhores mensais atualmente. Graças aos roteiros de Ed Brubaker e à belíssima arte de Steve Epting.


« Jøåø »

comments powered by Disqus