terça-feira, 14 de agosto de 2007

Em Foco Especial: 2° Mês de Guerra Civil

A Guerra Civil continua com a chegada do segundo número da minissérie nas Bancas! Revelações surpreendentes, que mudarão a história da Marvel para os próximos anos, estão nessa edição, e os editores da 616 – João, Jota, Eddie e Coveiro – unem-se mais uma vez neste “Em Foco Especial” para esmiuçar todas as nuances que eles viram nesta estarrecedora edição.

Em Foco Especial: Guerra Civil 2


¤ CX ¤ diz:
Bem, Editores, vamos recapitular rapidamente essa história. Uma explosão foi o estopim final para uma mudança na vida dos heróis Marvel. Com a explosão em Stamford, a lei de registro de super-heróis é clamada em voz alta pela maioria da população, e a primeira conseqüência disso é a cisão em dois grupos entre aqueles que já foram chamados de defensores da povo. De um lado, o Capitão América, que se negou a perseguir os seus iguais. Do outro, o Homem de Ferro, que já prevendo esse futuro como certo, decidiu se colocar como porta-voz dessa lei. Assim, dois outrora amigos estão em lados diferentes - nitidamente competindo. E é assim que começa Guerra Civil 2.

Nas primeiras páginas, vemos Capitão América e Homem de Ferro (e seus aliados) realizando o mesmo - combatendo os super-vilões, porém a reação pública observa os eventos de forma diferente. O que de fato mudou?

Eddie diz:
O que mudou foi a visão das pessoas comuns. Agora, não basta praticar heroísmo, este tem que ser legalizado. Basta ver a diferença, os capturados pelo Capitão estão amarrados no escuro, enquanto os do Stark estão diante de todos, sendo aplaudidos.

« Jøåø » diz:
Bom, acho que o pessoal que não aderiu ao registro, e nem pretende aderir, incorporou isso de vez. Agem como vigilantes, prendem o "bandido" e o deixam amarrado para a polícia. Já o lado pró-registro parece fazer questão de combater o crime, ou qualquer ameaça, fazendo bastante "barulho", para chamar atenção à sua causa. Parecido com o que o Ed falou.

J.R. Dib diz:
Bem, a opinião pública é muito maleável. Da mesma forma que vemos o povo apoiando os heróis registrados, vemos que muitos não têm a opinião de que o Capitão está errado em não aceitar o registro. Afinal, ele como um ícone não pode ser rotulado desta forma. Há muito ainda a ser debatido nessa questão, e o mais importante é saber se a sociedade irá aceitar esse tipo de novo status.

« Jøåø » diz:
Isso é verdade. Não acho que o registro tenha 100% de aprovação.

Eddie diz:
Teria 100% de aprovação, ou quase isso. Mas o que meio que matou isso foi a decisão do Steve. A admiração da população por ele acabou complicando a aprovação total da população.

J.R. Dib diz:
Com certeza. E outra coisa, a razão dele não se registrar é o que faz o povo pensar. "Será que realmente esta é a saída?"

« Jøåø » diz:
Com certeza, se ele fosse pro-registro, não haveria conflito.

Eddie diz:
E o povo ainda deve pensar: "se o Capitão, que tem a identidade conhecida, é contra. Será que é bom mesmo?"

¤ CX ¤ diz:
Uma coisa, no entanto, vale ressaltar. Até aquele momento, o registro não tinha vigorado como lei. Então, pra mim fica difícil imaginar como a população comum estava separando o joio do trigo.

« Jøåø » diz:
Isso é verdade, Coveiro. Aconteceu uma coisa que às vezes rola mesmo. O cara nem era fora-da-lei e já era tratado por parte da opinião pública, ou mesmo, pelos pró-registro, como um criminoso.

Em Foco Especial: Guerra Civil 2


J.R. Dib diz:
Ele é um nome de peso que acaba afetando a opinião pública, mas o complicado é ver que outros heróis, que em termos, teriam muito a perder se registrando, acabam aceitando essa coisa toda.

Eddie diz:
Concordo com o João. Está cheio de gente apenas acusada de algo, mas a mídia o coloca como bandido condenado. Mesma coisa acontece em Guerra Civil. A lei não existe oficialmente, mas a mídia já a coloca como realidade.

« Jøåø » diz:
Bem por aí, Ed. Só ver o encerramento de Guerra Civil 1. Stark, Pym e Richards na Casa Branca já se referem a ele como um "Problema" a ser solucionado.

¤ CX ¤ diz:
Um outro detalhe é que, antes, enquanto vingador, Steve só ia de encontro aos seus inimigos e às grandes ameaças que atacavam Nova York. Agora, ele se torna um vigilante caçando vilões meia-boca e deixando-os amarrados como fazia o Homem-Aranha na época clássica. Foi praticamente uma inversão de papéis, demonstrando que a mídia (aqui simbolizada pelo eterno editor do clarim diário) faz o homem.

Eddie diz:
Verdade, Coveiro. Steve Rogers espancando o Abutre era algo que achava praticamente impossível.

J.R. Dib diz:
Acho que é mais pela idéia de que ela é algo certo a acontecer. O sistema de aprovação de leis é mais complexo do que eu acho que vai passar ou não. O Lobby pró registro era muito forte, se alguém se erguesse contra, provavelmente seria um grito mudo na cacofonia!

« Jøåø » diz:
Lobistas são personagens importantíssimos. ehehehehe Imagine a pressão de quem quer que estivesse produzindo aquele equipamento novo da SHIELD? Eles devem ter adorado o fato de terem heróis, especialmente com uma liderança forte, que sejam contra o registro.

¤ CX ¤ diz:
Jota, sobre o que você disse, tem aquela coisa - Qualquer voz passaria desapercebida, exceto a do Steve, como falamos acima. Ele, pela figura que é, pode arrastar dezenas que talvez nem saibam pelo que estão lutando. É tanto que até mesmo entre os aliados do Stark, temos aquela dúvida que fica "E porque o Capitão America nao esta entre nós?", como foi o caso da Tigresa.

« Jøåø » diz:
Sim. É claro que a posição dele também dá insegurança aos pró-registro. É como o Aranha, que se choca quando descobre que pode vir a enfrentar o Capitão.

Em Foco Especial: Guerra Civil 2


J.R. Dib diz:
Verdade chefia, mas ainda assim, logo após isso, temos dois fatos que acabam meio que deixando ele de lado né?!

¤ CX ¤ diz:
Que fatos, Jota?

J.R. Dib diz:
Uai, um é que o Quarteto em peso, pelo menos inicialmente apóia o registro, e eles também são heróis do povo. O segundo ocorre no final do gibi e você deve querer falar sobre isso mais tarde!

« Jøåø » diz:
Sim... a questão do Peter é marketing puro.

¤ CX ¤ diz:
Sim, vamos por parte, então. E já que falou do Quarteto, passemos para a atitude do Reed, que diante de tal evento, mais uma vez, fica alucinado pela "teoria" em si e esquece dos acontecimentos da "prática", mal parecendo preocupado com o estado de saúde de seu cunhado.

J.R. Dib diz:
Porque o Reed é um cara fora de área...

« Jøåø » diz:
Só trocar a operadora!

Eddie diz:
Triste é o cara falar pra esposa mandar lembranças ao cunhado, sendo que ele está em coma.

« Jøåø » diz:
Falando sério, agora, esse é o grande defeito do Reed. Ele teoriza demais e esquece das relações humanas. Se acredita que aquele caminho é o mais correto, racionalmente falando, vai se prender àquilo com unhas e dentes. O Reed consegue ser muito frio às vezes, mas sem querer. Ele é meio obsessivo com as coisas que faz.

Eddie diz:
O Reed, como falou o João, esquece muitas vezes das relações humanas.

¤ CX ¤ diz:
Pelo que é dito, a lei de registro é algo iminentemente necessário, em seus cálculos. Ela tem que ocorrer, ou o caos reinará no planeta. E pra vocês? Seria a lei o único futuro racionalmente certo?

J.R. Dib diz:
Talvez não. Afinal, esse lance de registro já tentaram fazer com os mutantes e acabou não dando certo, porque a lei nunca era aprovada ou posta em funcionamento. O Reed é um futurista que nem o Tony, mas acaba esquecendo os seres humanos na sua equação. No parâmetro geral parece que aquilo é o ideal, o controle sobre todos os super seres eu me refiro. Mas, impondo o fator humano na equação, será que cola?

Eddie diz:
Por isso, esquece que seres humanos mudam, cometem erros e acertos. Não podem ser medidos em equações.

« Jøåø » diz:
Acho que poderia haver uma regularização, mas não necessariamente da forma como é feita. O uso de um intermediário como o Fury, que está fora da jogada, seria fundamental em uma alternativa mais aceitável do registro. O grande defeito do Reed.. às vezes parece ser não levar em conta o imprevisível.

Eddie diz:
Isso que falei antes. O Fury faria uma diferença enorme nesse conflito.

Ah, um detalhe nerd na cena entre Reed e Sue. O número 42 no CD em cima da mesa.

Em Foco Especial: Guerra Civil 2


¤ CX ¤ diz:
Falemos desse detalhe, então, que eu tenho que chamar atenção, mesmo alguns já imaginando o que seja. O que passou na cabeça de vocês - quando leram pela primeira vez - o que estaria dentro daquele CD? O que seria o 42?

J.R. Dib diz:
É a resposta pra vida, o universo, tudo e nada!

Eddie diz:
Eu não imaginei nada, porque fui atingido por spoilers. Então já sabia do que se tratava.

« Jøåø » diz:
Pô.. eu já sei o que é. Vou ficar quieto. Cara, eu não fazia idéia. Mas não vou dizer o que achava porque já elimino possibilidades para quem ainda não leu.

Mas que é impossível de não pensar em Guia do Mochileiro das Galáxias, isso é. Lembrando, também, de que essa mini foi lançada ao mesmo tempo que 52 da DC.

¤ CX ¤ diz:
AuaHUAHuahUAhua... Também associei a isso. Uma cutucada na DC ao mesmo tempo em que uma bela homenagem nerd.

« Jøåø » diz:
E não achei uma "cutucada". Mas só uma brincadeira.

Eddie diz:
Acho que foi aquilo que o Jota falou. A resposta para a vida, o universo e tudo e nada. Meio que deixar o pessoal pensando "cara, isso é muito importante!!!" E é importante mesmo.

J.R. Dib diz:
Espero que seja, porque se não for eu vou ficar P...

¤ CX ¤ diz:
Indo mais adiante, vemos nas vésperas da efetivação da lei, um Tony Stark em dúvida sobre suas atitudes, uma posição menos convicta do que ele apresentou na revista do Illuminati. Qual faceta é a intimamente verdadeira do Homem de Ferro?

« Jøåø » diz:
Acho que todas. Ele é um cara de personalidade e de firmeza em suas decisões. Mas é humano. Há insegurança ali. Ele não é perfeito e agora se deu conta de que deverá enfrentar seu melhor amigo e um herói nacional.

J.R. Dib diz:
Concordo com o Jão.

Em Foco Especial: Guerra Civil 2


Eddie diz:
Acho que isso vai ao encontro daquela conversa entre Tony e Peter diante do memorial de Lincoln. Tony tem certeza que está certo, ele enxerga na lei a possibilidade de adaptar sua antiga idéia de delegação de heróis. Mas sabe que a lei irá jogar irmão contra irmão, sabe que o país irá sofrer grande destruição, mas que será necessária. Apesar de seu caráter manipulador.

¤ CX ¤ diz:
Eu vejo ali uma versão de alguém mais "consciente" do mundo ao redor do que Reed. Tony não tem provavelmente nem metade da mente fluida do Senhor Fantástico, mas em compensação tem cinqüenta vezes mais "emocional" que ele.

Eddie diz:
Verdade. O Reed quando começa a teorizar, tem idéias brilhantes, mas desliga totalmente de tudo e todos. Diferente do Stark.

J.R. Dib diz:
Ele sempre é retratado nos futuros alternativos como um homem que tende a se isolar de tudo e todos.

¤ CX ¤ diz:
Então, a lei entra em vigor. E os dois lados entram de fato em clima de Guerra e começam a jogar pesado. Numa das melhores cenas de ação, vemos o Patriota sendo literalmente caçado como um animal, e seus companheiros presos como meros bandidos. Por outro lado, o Capitão age de forma dura, mal se importando de pôr a vida de um oficial da SHIELD em perigo ao arremessá-lo para fora do carro. É o inverso do que vemos no começo da revista. Para defender seus ideais, eles agora não se importam em bater nos mocinhos...

J.R. Dib diz:
Ele viu que se não agisse daquela forma, quase descontrolada, correria risco de ser preso. E além do mais, ele está em desvantagem, qualquer ato que praticasse teria de ser enérgico e deveria servir como um exemplo do que acontece com quem persegue quem está defendendo!

« Jøåø » diz:
A coisa está só começando e já beira os extremos.

Eddie diz:
Tempos desesperados, medidas desesperadas.

¤ CX ¤ diz:
Então, justifica aqui a premissa de que na Guerra não existe crime... assim como a linha tênue entre mocinho e vilão se desfaz?

J.R. Dib diz:
Aqui nesse caso, a partir do momento em que você é tratado e perseguido como vilão, para que agir como mocinho? A lógica é essa!

Eddie diz:
Essa é a essência de Guerra Civil. Essa linha desaparece totalmente. Os dois lados estão certos e errados ao mesmo tempo.

« Jøåø » diz:
O problema é sério se você pensar que todos ali, mal ou bem, continuam sendo cidadãos americanos. Mas em questão comportamental, entra o velho "guerra é guerra". Quem se meteu nisso sabia que a coisa não seria suave.

¤ CX ¤ diz:
Pra mim essa é uma questão importante. Mais do que simplesmente brigar entre si para defender seus ideais, eles de fato colocam vidas em risco nesse embate. Oficiais da SHIELD preocupam-se mais com os gastos causados nas construções do que com a vida do Patriota. Por outro lado, Steve parecia o Justiceiro jogando o cara do carro.

« Jøåø » diz:
Com relação ao caso do Capitão com o agente da SHIELD em específico, acho que ele leva em consideração o fato de ser um soldado ali. A partir do momento que o cara é um soldado, ele corre riscos conscientemente. Daí, usar força excessiva não parece tão absurdo.

Essa preocupação com a propriedade privada é uma questão bem comum nos EUA. É um país que tem como um de seus fundamentos o direito à propriedade. Vê a propriedade privada como algo juridicamente natural.

Em Foco Especial: Guerra Civil 2


J.R. Dib diz:
Segundo a Cammi de Aniquilação, propriedade é 90% da lei

« Jøåø » diz:
Ela não fala isso à toa.

J.R. Dib diz:
Claro.

Eddie diz:
Eu tenho uma opinião sobre os caras da SHIELD.
Acho que durantes anos, esse pessoal da SHIELD pode ter se sentido "colocado em segundo plano". Tipo, é uma força-tarefa internacional destinada a proteger o mundo. Mas essa função foi meio que "roubada" pelos heróis. Acho que muitos agentes da organização estão de alma lavada com a oportunidade de espancar heróis, dentro da lei.

« Jøåø » diz:
Isso que o Ed falou também é relevante pacas.

¤ CX ¤ diz:
Hill que fale por todos... rs

« Jøåø » diz:
A Hill é exatamente a representação disso. Uma subalterna que, do nada, sobe ao mais alto cargo da SHIELD. Ela odeia heróis e agora tem motivo para odiar parte deles.

Eddie diz:
Já que falou na Hill, no arco Coletivo mesmo ela tentou ao máximo resolver sem envolver os Vingadores.

¤ CX ¤ diz:
Motivo ou desculpa, João?

« Jøåø » diz:
Motivo. Motivo legal.

¤ CX ¤ diz:
Ah, sim. Porque ela já parecia ter motivos antes... mesmo sem ser claro, mas provavelmente para discordar do tipo de administração que o Fury usava, fazendo uso dos supor-heróis americanos em suas operações.

« Jøåø » diz:
Sim, sim. Foi o que eu disse.
Para sacar isso, é imprescindível ler Guerra Secreta, que acho que foi a primeira vez em que ela apareceu, além da necessidade de conhecer um pouco da história do Fury e da SHIELD.

¤ CX ¤ diz:
Sim, foi a primeira vez. E fica aqui o pedido para que a Panini não vacile e corra logo pra republicar a mini-série em um encadernado. Os desenhos do Gabrielle são perfeitos.

J.R. Dib diz:
Faltou o último do Guerra Secreta para ler...

« Jøåø » diz:
Eu compraria. Não comprei na época em que lançou.

Eddie diz:
Guerra Secreta é uma história que ganhou uma importância enorme. Eu comprei, gostei muito.

Em Foco Especial: Guerra Civil 2


¤ CX ¤ diz:
Deixando nossos pedidos de lado e continuando sobre as páginas de Guerra Civil, temos o resgate bem sucedido dos Jovens Vingadores pelo Capitão América e seus aliados secretos. Dentre eles podemos ver o Falcão, Demolidor, Cable, Manto e Adaga, Hercules e o Golias até o momento. Que motivações pessoais tem cada um deles pra estar agindo deste lado da Guerra?

J.R. Dib diz:
Cable meio que deixa isso claro pro Capitão nas revistas que serão puladas para chegarmos à Guerra Civil na revista Cable e Deadpool. Afinal de contas, ele sempre foi um rebelde e lutou contra qualquer tipo de opressão. Cable poderia levar os mutantes do mundo a lutar contra o registro se fosse o caso. Os outros sempre foram mais independentes, sendo que alguns chegaram a ser tratados como criminosos. Demolidor até um tempo atrás era bandido para o governo americano também! O Falcão foi perseguido na mini dele com o Capitão...

Eddie diz:
Acredito que existe um padrão nos dois lados da guerra. Se observarmos os anti-registro, temos Falcão, Demolidor, Manto e Adaga. Todos esses são vigilantes e heróis de rua. Caras que sabem a importância de se manter no anonimato diante de seus inimigos. Cable, como disse o Jota, sempre foi um rebelde. Hércules, acho que por lealdade ao Rogers, já Golias não saberia dizer.

« Jøåø » diz:
Falcão é um dos maiores parceiros do Steve, Demolidor também, além de saber o que é ter o governo no seu pé (apesar daquele ser o Punho de Ferro, que se encaixa mais ou menos no mesmo esquema de vigilante), Cable é um mutante preocupado com esse tipo de conflito. Nunca se bateu com o governo e é atualmente considerado "ameaça" por ele. Manto e Adaga também são vigilantes, enquanto o Hércules com certeza por causa do Capitão. O Golias eu não sei.

¤ CX ¤ diz:
Bom, eu vejo que a maioria ali na verdade está daquele lado por conta do Steve, pelo que ele é. O que cai em nossa discussão inicial de que se o Capitão estivesse no outro lado, não haveria a guerra. Talvez, só o Cable e o verdadeiro demolidor se oporiam ao governo se as condições fossem outras e o Capitão fosse pró-registro.

Mas, continuando...

Enquanto os heróis fora-da-lei se reúnem em um dos esconderijos secretos de Nick Fury, uma grande revelação é feita em Washington: Peter Parker tira a máscara do Aranha em público, acabando com uma identidade secreta que perdurou por mais de quarenta anos. Como isso repercute dentro do universo Marvel e fora dele? Para o mundo dos quadrinhos.

« Jøåø » diz:
Foi um movimento editorial ousado. Identidades secretas são quase uma constante em todos os universos de quadrinhos, independente das editoras. Não são características de todos os heróis, mas é uma que faz parte de um "kit básico". Portanto, acho que a revelação foi um marketing duplo.

Marketing por parte do Stark, que quis chamar toda atenção para os pró-registro e a questão do registro como um todo, querendo mostrar como seu lado é o "correto". E um marketing da Marvel, que chamou atenção para um de seus principais personagens de uma forma inusitada.

Então, ao mesmo tempo em que o Stark quis chamar atenção para sua causa, a Marvel quis mostrar com a revelação, junto com a nova condição do Capitão, que Guerra Civil não seria só "mais uma saga".

Em Foco Especial: Guerra Civil 2


Eddie diz:
Acredito que foi o fim da última identidade secreta importante da Marvel. No lado editorial, um passo importante, pois abre várias possibilidades, tanto boas como ruins. A Marvel pode segurar o rojão e escrever histórias se aproveitando dessa premissa, ou reverter de maneira tosca. Isso só o tempo dirá, mas mostra, como disse o João, que Guerra Civil não é mais uma. Dentro da história, foi perfeita. Temos Tony simplesmente mostrando um aliado, ainda com identidade secreta, revelando-se para todos. O mundo Marvel não será mais a mesmo. Ah, e a cena com J J Jameson foi hilária. O Parker se revelando foi tão importante, que além de Jameson, vemos toda a Marvel parando para a acompanhar. Histórico, sem dúvida.

« Jøåø » diz:
Peter foi a bucha do Stark.

J.R. Dib diz:
A revelação teve a força com que foi inicialmente programada, afinal todos queriam saber quem era esse Parker, que havia anos era o Homem Aranha. Os conhecidos, os desconhecidos, os inimigos e amigos. Para Peter foi a declaração de independência de que tanto precisava. Afinal, esse fator identidade secreta sempre foi algo com que teve de conviver constantemente.

Em relação ao marketing da Marvel, nada melhor do que uma revelação como esta para poder motivar o crescimento das vendas de uma saga que vai mudar muitas coisas em todo Universo Marvel. Tony foi um grandessíssimo fdp ao incitar Peter a fazer aquilo, mas, ao mesmo tempo, se ele não o fizesse, todo o fator Capitão América poderia afetar os planos dele.

¤ CX ¤ diz:
Eu me lembro da primeira vez que estava lendo a história, que como todos bem sabem, eu e o João acompanhavámos cerca de um ano atrás. Estávamos justamente convictos que essa revelação não poderia acontecer, quando fomos impactados logo de manhã com a divulgação deste evento em todas as mídias. Acho que foi a primeira vez que Quesada foi falar na TV sobre um acontecimento nos quadrinhos e colocou a Marvel em outro patamar nos dias de hoje, extrapolando todas as expectativas de vendas. A maior dúvida na época que eu tinha e que coloco aqui é: a longo prazo, essa atitude de revelar a identidade do Homem-Aranha em público foi o certo na opinião de vocês?

Pergunto isso, em relação ao futuro das histórias. Isso matou uma das características mais fortes do herói ou abriu novas portas a serem exploradas?

« Jøåø » diz:
Acho que fez os dois. Fechou portas e abriu outras.
Pode não dar certo, mas foi uma tentativa de atualizar o personagem, renovando-o.

J.R. Dib diz:
Eu gosto da idéia dos heróis começarem a perder essa coisa da identidade secreta, eles servirem como exemplos as pessoas não só como ícones, mas como seres humanos com defeitos como todos nós. Acho que facilitaria mais e mais os leitores se apegarem, se bem que o uso de máscaras seria meio q inútil, mas ainda assim, eu curti a decisão da Marvel.

Eddie diz:
Eu acredito que essa história do Peter com identidade exposta é interessante. Mas será igual Scott e Emma Frost nos X-Men. Fatalmente, algum roteirista um dia irá ressuscitar a Jean e colocar ela junto com Scott de novo. Acho que um dia, alguém irá reverter a identidade do Peter. Mas até lá, altas possibilidades. Quem leu a última edição, logo após a revelação, viu as reações dos inimigos. Como fã antigo, acho que a identidade secreta tem seu charme único, e lamento por esse lado. Mas, como as histórias recentes do Demolidor provaram, um herói de identidade secreta rende grandes possibilidades.

Um comentário: realmente, os momentos de dúvida do personagem ilustravam a possibilidade do Peter se mandar na hora e se unir ao Steve. Mas graças aos spoilers, já sabia o que iria acontecer. Hoje em dia, efeito surpresa já era.

¤ CX ¤ diz:
E não posso acabar de falar dessa cena, sem comentar a perfeição com que o McNiven retratou o Jamenson. Foi uma das melhores cenas dos quadrinhos de todos os tempos, certamente...

Eddie diz:
Comentei já sobre a cena. Hilária!!!

« Jøåø » diz:
Eu ri que nem um condenado.

J.R. Dib diz:
huauhahua, também!!!

¤ CX ¤ diz:
Estava com a revista finalmente no papel e só assim observei direito a cara do Jamenson momentos antes com os olhos esbugalhados como se aquilo fosse a final o campeonato do milênio do universo.
Muito boa!

J.R. Dib diz:
Final do campeonato do milênio do universo? Isto aí fica perto do restaurante no fim do universo?

¤ CX ¤ diz:
Deixa isso pra um Em Foco sobre o Mochileiro, Jota...

« Jøåø » diz:
ahuauhahau

Eddie diz:
Nerd. rsrs

J.R. Dib diz:
hauhauha

¤ CX ¤ diz:
Vamos nos deter ainda na Guerra Civil, e falar rapidamente sobre os Tie-ins que já saíram e o quão fundamentais, ou não, eles são para quem está acompanhando a mini-série principal. Wolverine em busca do Nitro! Mulher-Hulk com opinião dividida entre seus alteregos! Homem-Aranha recebendo o suporte da família num momento tão decisivo! Alguns Comentários rápidos sobre esses eventos?

Em Foco Especial: Guerra Civil 2


J.R. Dib diz:
Mulher Hulk teve a sua luta pessoal, mas o lado pró registro acabou prevalescendo, especialmente após a pequena cena no tribunal e a posterior conversa entre Tony e ela na saída, com ele mostrando que está fazendo aquilo para ajudar todos!

Bem, Aranha eu acho que é aquilo mesmo, vai dar muita coisa o que falar esse lance dele, especialmente se o Jameson quiser se vingar dele. Já Wolverine caçando o Nitro, deve ser uma série de muita ação mostrando que ele hoje é um vingador de verdade, ao seu estilo!

Eddie diz:
O do Aranha, com certeza foi o melhor. Ver as reações dos personagens, como Flash Thompson, que não acredita que o fracote do Parker é o Aranha. Ou Jameson, que resolve processar o Peter (certo ele, aliás). E o medo que provoca as reações dos vilões. Peter se deu mal mais uma vez. O da Mulher-Hulk foi muito bom também, principalmente o debate entre Jen e Stark no julgamento. Perfeita. Stark até ameaçou perder o controle na sala de audiência. O do Wolverine não tive coragem de ler até agora, a arte de Humberto Ramos me desanima totalmente.

« Jøåø » diz:
Bom, o tie-in do Wolverine é interessante porque, de uma forma ou de outra, o Guggenheim está tentando trazer o lado solitário do Logan para a guerra Civil. E é bem do feitio dele ir atrás do Nitro em busca de vingança. O que tem de estranho na história é o fato dos outros heróis praticamente "deixarem para lá" a possibilidade de ir atrás do cara que causou a explosão de Stamford. O do Aranha é o mais importante. Que vai desde o início até o fim da saga. É quase um "Guerra Civil beta". Já o da Mulher Hulk eu achei meio ruinzinho. Não consigo gostar das histórias dela.

Em Foco Especial: Guerra Civil 2


¤ CX ¤ diz:
Vamos acabar por hoje, então, com um questionamento para o futuro! Depois da revelação bombástica no final a revista, como fica as expectativas pessoais de cada um de vocês para o futuro da saga?

J.R. Dib diz:
Ahh, ainda vai ter muita briga, muita surpresa para vir e com certeza momentos em que ambos os lados vão deixar a politicagem de lado e partir para uma violência quase incontrolável. Sentimentos há muito esquecidos vão voltar à tona e salve-se quem puder. Mas fatalmente o lado do registro irá prevalecer!

Eddie diz:
O que mais impressiona é que o registro já ganhou. A lei já foi aprovada. Coisas sem volta já aconteceram. Tudo o que vir será impactante. Cenas de ação melhores do que a fuga do Capitão, a prisão e a fuga dos Jovens Vingadores. E muito drama, com amigos se enfrentando.

Ah, um comentário que queria fazer. Na nossa comunidade, algumas pessoas falam que em Guerra Civil Millar tem mantido a imparcialidade, e é verdade. Mas nos Tie-Ins isso não ocorre. Em Wolverine mesmo, Tony tenta impedir a caçada de Logan. Muito suspeito.

« Jøåø » diz:
Agora não há nada que possa, de fato, surpreender (será?). Mas, como eu tinha falado, a coisa vai pegar fogo, porque essa revelação foi o sinal de que Guerra Civil não é uma saga qualquer. Tenho expectativa de acompanhar a arte do McNiven de perto, que é maravilhosa, e ver novamente como o Millar leva adiante essa "saga-monstro". Ah, e preparem-se para uma overdose de Homem de Ferro. hehehehehe

Em Foco Especial: Guerra Civil 2


¤ CX ¤ diz:
E eu fico por aqui mesmo, só esperando o próximo número de Guerra Civil sair e ficar deliciado com essa história que, pra mim, foi e é um dos maiores acontecimentos dos quadrinhos desde que me conheço como leitor. E você que está nos acompanhando no dia-a-dia? O que está achando de tudo isso? Já se decidiu onde vai estar nessa guerra? De que lado você está?


Editores 616

comments powered by Disqus