segunda-feira, 6 de agosto de 2007

O Juramento do Doutor Estranho

Dr. Strange: The Oath #1

Em uma noite chuvosa, em uma pequena sala de espera do que parece ser um consultório médico, duas curiosas figuras aguardam seu atendimento. Uma delas é a heroína adolescente Araña, recentemente apresentada aos leitores brasileiros. A outra é o ex-Herói de Aluguel, Danny Rand, o Punho de Ferro. Os dois batem aquele tradicional papo-furado de consultório, contando os motivos que os levaram até lá. De repente, carregando seu mestre, o doutor Stephen Strange, ou Doutor Estranho, Wong adentra o consultório em desespero. O Mago Supremo foi baleado e corre sério risco de morrer.

Doutor Estranho: O juramento


Logo sabemos que aquele não é um consultório comum, mas sim o da médica que se propõe a ajudar aqueles heróis que não podem ir a hospitais comuns, usando a alcunha de Enfermeira Noturna. A mesma que atendia Matt Murdock quando este fora preso na última edição da revista Demolidor da Panini. Enquanto ela se assusta com a aparição da forma astral de Strange, nos é revelado um pouco sobre o que aconteceu com ele.

Doutor Estranho: O juramento

Em outro lugar, um mercenário (chamado Bandoleiro) a mando de um contratante misterioso teria invadido a casa do Dr. Estranho em busca de um vidrinho contendo um líquido verde. Sendo flagrado pelo mago, acabou atirando contra ele, acreditando em sua morte. O que é logo descartado pelo homem que o contratou, que diz que um mero tiro só faria Strange se irritar. O objetivo do homem, contudo, é revelado. Ele pretende estudar o líquido e, se confirmar suas suspeitas, o elixir será destruído. Mas o que é esse líquido? E quem contratou o bandoleiro para roubá-lo e, talvez, destruí-lo?

Doutor Estranho: O juramento

De volta ao consultório, uma cena "estranha". A Enfermeira Noturna, com a ajuda de Wong e da forma astral de Strange, cuida para que seu corpo resista ao ferimento e sobreviva. Enquanto isso acontece, o mago conta um grande resumo de sua vida, desde quando era um grande cirurgião até perder a firmeza das mãos em um acidente de carro, chegando aos seus estudos místicos no Tibet e sua ascensão como Mago Supremo. A forma como o Dr. Estranho se auto-intitula gera um diálogo interessante, no qual, após ser chamado de "arrogante", ele deduz que o sonho dela é ser quase uma "super médica".

Em seguida, nos é revelada a história que deu origem ao vidrinho com líquido verde, cujo roubo teve como conseqüência o ferimento de Strange. Um mês antes, seu fiel ajudante Wong revelara sofrer de um câncer agressivo e terminal, tendo pouco tempo de vida, que dedicaria a preparar seu substituto. Seu mestre não aceita essa condição e promete encontrar uma solução mística, desdenhando dos especialistas procurados por Wong. A arrogância do Dr. Estranho, misturada nesse caso com a negação de perder seu amigo, não era, afinal, uma invenção da Enfermeira Noturna.

Doutor Estranho: O juramento

Em uma lojinha de Chinatown, enquanto Wong lida habilmente com quatro assaltantes, Strange encontra um artefato místico, escondido lá como quinquilharia, com o qual pretende abrir um portal. Ele nem percebe a briga ao seu redor. Quando o Mago Supremo se prepara para adentrar o portal, que o levaria a outra dimensão, na qual enfrentaria um deus para conseguir uma cura para Wong, que o interrompe. Seu mestre o lembra que já fez vários juramentos na vida, mas que o primeiro destes foi o de Hipócrates, feito por todos aqueles que se tornam médicos. O grego Hipócrates viveu entre os séculos V e IV antes de Cristo, e é considerado o "pai da medicina" por direcionar a prática médica para longe do misticismo e aproximá-la de uma abordagem científica – o que é curioso, em se tratando de uma história do Dr. Estranho.

Tendo conseguido obter, após feroz luta, o que procurava, Strange tentava se certificar da eficácia do elixir para, então, ministrá-lo a Wong. Ele conta à Enfermeira Noturna que recebera os resultados momentos antes do incidente que o levou ao seu consultório. Ela estranha (com trocadilho, por favor) o fato de alguém quase o matar para roubar um remédio. O Dr. Estranho revela que aquilo não é um medicamento qualquer. Mas a cura do câncer!!

Doutor Estranho: O juramento

Assim começa Doutor Estranho: O Juramento, mini-série em 5 edições, publicada a partir de Marvel Action 7, com roteiros de Brian K. Vaughan (o mesmo de Fugitivos e O Capuz) e desenhos por Marcos Martin (Aves de Rapina, Robin: Ano Um, Breach). É uma boa oportunidade dos leitores mais novos conhecerem um pouco mais deste membro do grupo secreto recentemente revelado – os Illuminati – e, sem dúvida, uma das figuras mais importantes do Universo Marvel 616.


« Jøåø »

comments powered by Disqus