quarta-feira, 1 de agosto de 2007

Os melhores do mundo?

O primeiro é um alienígena com habilidades muito acima das do homem comum. O segundo é um vigilante sem poderes que torna as noites de sua cidade mais seguras. Um foi encontrado por um casal de fazendeiros ainda bebê em sua nave, o outro perdeu seus pais em um crime violento que mudou para sempre sua vida. Um acabou se tornando agente do governo, enquanto o outro se recusa a submeter-se a qualquer autoridade. Qualquer um poderia até pensar que entrou no blog errado e que está lendo um artigo sobre Batman, o Cavaleiro das Trevas. Só que estão errados, a mini-série em questão é outra.

Hipérion vs Falcão Noturno

Trata-se de Hipérion vs Falcão Noturno, com roteiros de Marc Guggnheim e desenhos de Paul Gulacy. A mini começa com uma cena de impacto, um massacre em Darfur, Sudão. Um campo de refugiados é totalmente destruído por um grupo chamado de Janjaweed.

O massacre

Voltam-se quatro semanas no tempo e testemunhamos uma luta entre Hipérion e Falcão Noturno. Aliás, nem poderia ser chamada de luta, mas uma surra que Mark administra em Richmond. Hipérion não entende os motivos da tentativa de invasão da base, mas acredita que derrotou o Falcão Noturno.

A surra

Acontece mais uma passagem de tempo. Alguns dias antes do massacre em Darfur, em uma reunião no Pentágono, são vinculadas imagens de um mercenário não-identificado que atacou os dois lados do conflito, provocando baixas em ambos. Um agente chamado Thayer se dirige ao local para investigar, conversa com o Xeique Fahad, suposto líder de uma base Janjaweed. Há especulações de que o mercenário seja americano, e um fragmento encontrado na área de ataque chama a atenção do General Alexander.

O mercenário ataca!!!

Trata-se de um material semelhante ao metal alienígena na nave de Mark. Isso leva Hipérion ao local para investigar o misterioso mercenário. Lá, conversando com Thayer, Mark tem um panorama da situação do local. Uma tentativa de debelar uma rebelião acabou se tornando uma limpeza étnica, com o governo utilizando uma milícia chamada Janjaweed para fazer o serviço, negando qualquer envolvimento com o grupo. Thayer diz que o suposto mercenário americano deve ser detido, antes que se torne um problema dos EUA com mais um país árabe para limpar. Mark responde com a melhor frase da edição: "Se ao menos tivesse mais petróleo aqui, não?"

Hipérion faz uma varredura no local, até encontrar o mercenário mascarado, que ele reconhece imediatamente. Trata-se do Falcão Noturno. Os dois iniciam um confronto violento, que tem tudo para tornar-se outra surra em Kyle Richmond. Mark até pensa que se não seria uma tentativa de suícidio do vigilante. Mas a situação muda quando Hipérion sente um soco do Falcão e é derrubado. Terminando assim a primeira edição.

Hipérion cai

O que Falcão Noturno fez? Teria ele descoberto a "kryptonita" de Hipérion? Quais os planos do vigilante naquela conturbada região? Onde a dupla se encaixa naquela situação? Respostas nas próximas edições.

Agora, um atrativo extra na edição foi sabermos que toda a situação em Darfur é real. Tire os dois protagonistas e tudo mais ali acontece de verdade. Tudo graças ao autor Marc Guggnheim, que explica tudo claramente em uma carta no final da edição. A história, além de entretenimento, foi a forma que ele encontrou de divulgar a situação daquela região pelo mundo. Ótima iniciativa.

Eddie

comments powered by Disqus