quinta-feira, 30 de agosto de 2007

Surpreendentes X-Men: Tortura Psicológica

Scott Summers já passou por inúmeras batalhas na vida. Dos esgotos de Manhathan ao espaço sideral. Mas agora está diante de um desafio que talvez não supere: mentiras cruéis embaladas em verdades amargas. Um jogo psicológico terrível, iniciado pela eterna Rainha Branca.

Surpreendentes X-Men, 2ª edição


Em pleno deserto, em uma cena de flashback, relembramos o momento clássico quando Jean Grey, ou melhor, a Fênix, usou seu poder para bloquear os raios ópticos de Ciclope. Enquanto recoloca seu visor, Scott fala sobre o controle de seus poderes com Jean, e o que poderia acontecer caso esse controle faltasse.

Situações semelhantes, mas bem diferentes


A expressão amorosa de Jean dá lugar a outra, mais cruel e vulgar. E percebemos que estamos continuando de onde a história parou na 1ª edição. Emma personificando a falecida Jean e provocando Scott. Com um sadismo impressionante, Emma inicia um ácido diálogo com Summers. Quando ele diz não gostar de jogos, ela o faz recordar dos jogos que faziam quando Jean era viva. Ele responde que nunca encostou em Emma, mas ela interrompe perguntando se a consciência dele estava limpa pela traição ser psíquica. Scott confessa que não está, e Emma oferece uma Jean que realizaria todos os seus desejos e que ele finalmente controlaria. E ele finalmente seria tudo o que Jean sonhava. Os dois se beijam, Emma reassume sua aparência e Scott...se torna Logan.

Inveja de Logan?


Emma afirma que Scott sempre desejou ser Logan. Pois é dele que todos se lembram, pois é o símbolo do mutante descolado. E além disso, Logan seria o amor da vida de Jean. As duras palavras deixam Scott sem fala. Momento perfeito da história, afinal, muitos fãs preferem Logan, como X-Man e até mesmo torciam por ele no triângulo amoroso com Jean. Scott sem dúvida está recebendo a importância que merece a cada dia.

Aqui também merece uma mênção honrosa da capa. Quando vi pela primeira vez fiquei chocado, imaginando que o triângulo amoroso estava de volta, só que agora com Emma. Mais um ponto para o time criativo.

O confronto entre Emma e Scott é brevemente interrompido, para mostrar um divertido interlúdio. Um aluno está assistindo televisão na sala, quando Kitty cai do teto...completamente nua. Ela se cobre rapidamente e volta para o andar de cima. Vai até o quarto de Peter, onde este está apenas de calça de pijamas. O beijo da última edição aparentemente foi mais além do que pensavámos com os poderes agindo em uma hora, digamos, de fortes emoções.

Fortes emoções


Falando em tensão, ela continua entre os diretores do Instituto. Emma agora questiona a liderança de Ciclope, dizendo que diante do gênio de Hank, do poder de Jean e da aparência divina de Warren não haveria motivo para Scott ser o líder, e só foi escolhido por não ter nada a mais.

Emma Frost continua a destilar seu veneno. O confronta com outros líderes de destaque, com a derrota que sofreu para Tempestade há alguns anos, com o fato dos X-Men nunca conseguirem a aprovação do público e com as perdas constantes de Jean. Segundo Emma, Scott não tinha controle, e que essa é a palavra-chave. Convidando-o para ir à "sala de insetos".

Outro interlúdio rápido ocorre, mas sem nada de divertido. Em uma reunião na base da E.S.P.A.D.A., a agente Brand é informada que seus videntes descobriram a data exata da destruição do Grimamundo, e também seu autor. E o próprio povo do Grimamundo também já sabe e cortou comunicações. Ord era a opção sutil, e em posse de data e nome, a situação ficaria grave. Brand agora também sabe quem é o destruidor de mundos, mas essa informação ainda é um mistério para os leitores. Algo grande vem por aí.

Na sala de insetos, Emma joga mais uma bomba na cara de Scott. Fala que seu poder é a fonte de sua insegurança desde seu acidente com Alex. Que ele teme e se ressente de seu poder, constantemente com medo de ferir alguém. Na última parada da viagem na sala de insetos, Scott e Emma vão até o orfanato onde o rapaz cresceu, e vêem o pequeno Scott com os olhos vendados. Ela diz que a falta de controle e o medo do abandono sempre estiveram nele, e a única forma de garantir controle total foi impossibilitar o descontrole. O confronto termina com Scott chorando e ouvindo de Emma que poderia se soltar.

Já tava na hora!


Na cozinha do Instituto, outra cena muito divertida. Logan está comendo, quando Peter e Kitty entram na cozinha. Logan olha para cada um deles, depois abaixa a cabeça e exclama: "Já tava na hora!". Deixando o casal sem graça e tirando risos dos fãs. No laboratório de McCoy, o mutante é surpreendido pela chegada de Cassandra Nova.

A vilã


A história termina com uma cena chocante. Emma dando sua conclusão ao Scott. Que ele mesmo decidiu não controlar seu poder, para este ser seu demônio e arruinar sua vida. Mas agora já estava superado, pois deveria libertar a si mesmo e estava livre. Palavras ditas diante de um Scott totalmente catatônico, babando e sem seus poderes.

Ciclope livre?


O Grimamundo preparado para o ataque. Kitty e Peter finalmente juntos. O novo Clube do Inferno infiltrado no Instituto. O líder da equipe destroçado. Joss Whedon está mandando muito bem de novo. Uma história inteira sem nenhuma luta, mas com um desenvolvimento ótimo, que nos faz pensar coisas que talvez nunca tenhamos notado. Que venham as próximas edições.

Eddie

comments powered by Disqus