domingo, 5 de agosto de 2007

X-Factor: Caindo na Real

X-Factor #7

Um dos principais motivos pelos quais o novo X-Factor foi fundado como uma agência de detetives por Jamie Madrox, o Homem-Múltiplo, foi o de, em meio à dizimação que atingiu a população de mutantes, buscar desvendar os motivos que levaram a esse estranho acontecimento. Por isso sua sede fica no coração da Cidade Mutante, outrora uma região de Manhattan, Nova York, conhecida pela grande concentração de mutantes até o dia-M. Colecionando perguntas e nenhuma resposta, aos poucos o grupo acaba arranjando um inimigo. Uma agência rival tocada por Damian Tryp e seu filho Damian Tryp Jr. Essa rivalidade, como podemos em Wolverine 32, está se tornando literalmente mortal.

Dentre as perguntas que o X-Factor vem colecionando nessas sete primeiras edições está a de quem são os Tryp, e no que estão envolvidos a ponto de ameaçarem a integridade física dos detetives mutantes. Convidado para uma reunião, após ameaçar publicamente Tryp Jr juntamente com Guido, Madrox está em dúvida se manda uma cópia ou vai pessoalmente. Rhane deduz que a reunião é uma armadilha, armada para assassinar o plural líder.

Ao mesmo tempo, após ser espancada, provavelmente por Tryp Jr, e quase morta, Siryn se encontra sob os cuidados de outra das perguntas sem resposta do X-Factor: Layla Miller. Enquanto a mutante de poderes sônicos discute com a incógnita em forma de menina, uma visita inesperada (não por nós, na verdade) chega. Scott Summers, o Ciclope, vai pessoalmente informar Theresa da morte de seu pai, Sean Cassidy, o Banshee, em ação durante a mini-série Gênese Mortal.

Scott, que juntamente dos outros poucos que têm conhecimento da existência da Dinastia M e do porquê quase todos os mutantes do mundo perderam suas habilidades, estranha a presença de Layla na sala. Vamos lembrar que ela foi uma das responsáveis pela formação do grupo que combateu a dinastia de Magneto e seus filhos, servindo de âncora para o mundo 616 regular. O líder dos X-Men tenta desconversar e, trazendo algumas coisas deixadas por Sean, dá a péssima notícia a Theresa, que tem uma reação no mínimo curiosa: ela não se convence que seu pai morreu "de verdade". Os membros dos X-Men já morreram e ressuscitaram tantas vezes que nem eles mais acreditam que uma morte seja definitiva. Ou então a Siryn pirou mesmo.

X-Factor

Na sede das Investigações Singularidade, Madrox chega para a reunião com os Tryp (pai e filho), que dizem estar há muitos anos no negócio, tratando todo o assunto com a ironia que só Peter David consegue dar a seus personagens. O Homem-Múltiplo cai na gargalhada quando lhe é oferecida sociedade. Uma fusão entre X-Factor e Singularidade. O diálogo continua hilário, até mesmo quando Madrox se surpreende pela aparente seriedade da proposta.

O mesmo tempo, o mutante passa a ter certeza de que para seus adversários chegarem a esse ponto, só poderia significar que ele e seu grupo estavam se aproximando de "verdades desagradáveis", aumentando suas suspeitas de que os Tryp têm alguma coisa a ver com a Dizimação. Tryp-pai, que parece saber exatamente o que aconteceu, desdenha das capacidades investigativas de Jamie, insinuando corretamente que a resposta poderia estar com seus aliados, que teriam mentido sobre o assunto, traindo sua confiança. Os Tryp dizem que todos têm motivos para mentir. Aliados ou oponentes.

X-Factor

De volta à sede do X-Factor, o clima pesado da notícia da morte do Banshee toma conta de todos (reparem como Monet lamenta a perda de seu ex-mentor da época de Geração-X), menos de Siryn! Ela pega o material deixado por Ciclope, que continha dois objetos: um DVD, com uma "mensagem de despedida" de Sean, já prevendo que poderia morrer da forma como morreu. A principal mensagem está no fato dele se dizer orgulhoso por ela aceitar o legado da família, que lhe é passado simbolicamente com o segundo objeto: um cachimbo. O que continua não servindo para convencê-la de sua morte.

X-Factor

Voltando à Singularidade, quando Madrox se cansa do papo dos Tryp e os ameaça, a resposta é um tanto esperada, mas não da forma como é dada. Tryp-pai apresenta aparentemente habilidades telecinéticas, ergue Jamie no ar e o atira pela janela. O impacto faz com que ele se duplique. Em seguida, porém, as duas duplicatas são re-absorvidas pelo Madrox original, que estava em um telhado próximo, seguindo o conselho da Lupina.

As coisas ficam um pouco mais claras, mas nem tanto, para o líder do X-Factor. Ele deduz que estão sendo monitorados, buscando tomar medidas que impeçam que isso continue a acontecer, enquanto manda analisar o DNA que recolheu a apertar a mão de pai e filho.

X-Factor

Sem Madrox saber, outras coisas ainda são reveladas por Tryp. Primeiro, ele sabia que lidava com uma cópia. Só a atirou da janela para fazer com que Jamie desconfiasse do contrário. Em segundo lugar, insinua que a monitoração do X-Factor não é feita por meio de escutas. Por fim, afirma que ele foi o responsável pela morte dos pais do Homem-Múltiplo quando ainda criança. Portanto, some o mistério dos Tryp ao de quem é Layla Miller e do que causou o dia-M na lista do X-Factor. Na edição de agosto de Wolverine, algumas respostas virão para os mutantes detetives, quando eles se encontrarão com Pietro Maximoff, o Mercúrio, na primeira de duas histórias ligadas à Guerra Civil. De que lado o X-Factor estará?


« Jøåø »

comments powered by Disqus