quarta-feira, 31 de outubro de 2007

Vilões quase invencíveis...

Falcão Noturno atraiu Hipérion até Darfur, uma região do Sudão, na África. Lá, o vigilante saiu-se melhor contra o semideus extraterrestre, demonstrando uma força sobre-humana até então não revelada. Com Hipérion em seu poder, o Falcão prossegue em sua missão: salvar Darfur. Mas será esse problema tão simples?


Hipérion vs Falcão Noturno



A conclusão dessa mini-série começa com um flashback. Voltando um mês no tempo, testemunhamos a invasão do Falcão à base do Esquadrão Supremo, e descobrimos que aquilo que o permite derrotar Hipérion foi uma criação de Emil Burbank, assim como criou para outros membros da equipe. Seja qual for esse projeto, Kyle o levou a um de seus empregados, que prometeu executá-lo.

De volta ao presente, Falcão utiliza-se disso mais uma vez, nocauteando Mark. Só que a hora escolhida não foi das melhores, pois são atacados pelos Janjaweed. Kyle acaba vencendo-os sozinhos mesmo e leva Hipérion dali.


Falcão em combate



Quando o herói desperta, os dois partem para uma prisão, com objetivo de libertar uma prisioneira. Esta nada mais é do que uma garotinha cujo crime foi praticar "sexo fora do casamento", na verdade, o hediondo crime do estupro ao qual foi submetida a tornou uma criminosa em vez de vítima.

Kyle a liberta, e percebe pelo olhar de Mark que este está se importando mais com a situação de Darfur. Mas antes que possam prosseguir em sua missão, os super-heróis africanos, que já apareceram em histórias anteriores do Esquadrão, surgem e avisam para Kyle partir. Segundo eles, a África é uma zona proibida.


Heróis africanos



Como sempre acontece quando superseres se encontram nas HQs, eles lutam entre si. Só que os argumentos dos africanos são muito fortes para serem ignorados, afinal, matar os Janjaweed fariam outros tomarem seu lugar, assim como derrubar governos colocariam outros tiranos no lugar. Eles concluem que a mudança é possível, mas com tempo, esforço e dedicação. Nada viria do dia para noite.


Guerra entre heróis



Diante disso, Hipérion revolve voltar aos EUA, para tentar levar razão às pessoas. E no final, descobrimos que a "kryptonita" de Hipérion era apenas um dispositivo afixado em sua cabeça que o fazia acreditar que estava sendo ferido. Mas apenas Burbank e Falcão Noturno sabem da existência desse aparelho.

Apenas Kyle Richmond


E falando no Falcão, ele está de volta a Darfur, mas não como vigilante, e sim como Kyle Richmond, tentando fazer alguma diferença. Assim termina essa mini-série de Marc Guggenheim e Paul Gulacy.

Questionamentos



Uma história que pode não ser uma obra-prima das HQs, mas possui seus méritos, principalmente por nos trazer vários questionamentos e provando, mais uma vez, que a vida, infelizmente, não é uma história em quadrinhos. Na vida é bem mais difícil identificar os vilões.

Eddie

comments powered by Disqus