domingo, 11 de novembro de 2007

Muitos Homens-Aranhas Millenium

Historicamente, a Saga do Clone é tida como uma das mais polêmicas fases do cabeça de teia. Seria um risco muito grande para qualquer escritor voltar a tocar nesse tema no universo 616. Contudo, o atual rei dos quadrinhos Brian Michael Bendis resolveu desafiar qualquer medo e recriou essa história... no universo Millenium.

Saga do Clone


Como vimos anteriormente, tudo parecia correr normalmente para Peter Parker. E quando digo, normalmente, me refiro a seus problemas da escola, sua vidinha corriqueira com a Tia May, dúvidas amorosas adolescentes e... aparição de supervilões destruindo os lugares por onde passa.

A diferença desta vez é que o novo vilão do pedaço tem a sua cara. Sim, ao retirar a máscara, Peter Parker vê que o Escorpião nada mais é que Peter Parker. Confuso, o garoto recorre a primeira pessoa que poderia ter respostas e que ainda pode confiar: O Jovem Reed Richards, do Quarteto Fantástico.

Saga do Clone


O diagnostico é definitivo. Aquele misterioso Escorpião é 94% semelhante a Peter Parker, praticamente um clone, poderíamos dizer. O fato é que experiências com clonagens são proibidas. Na dúvida, Richards pergunta sobre o assunto a Nick Fury e este afirma total desconhecimento de gente pesquisando sobre isso, mesmo ilegalmente. A pedido de Parker, Reed também evita revelar a Nick Fury sobre seu clone e então revela sua verdadeira identidade ao família fantástica. A história do aranha é mais uma vez recontada.

Como se seus problemas não fossem menores, ao retornar para casa, Peter toma ciência que sua ex-namorada Mary Jane Watson desapareceu e teme que ela pode ter mais uma vez se envolvido em encrenca por sua causa. Então, Parker segue em uma busca pela menina em todos os possíveis lugares que possa encontrá-la.

Saga do Clone


O primeiro é no velho depósito onde namoravam às escondidas. O lugar continua abandonado, sem sinal da Mary Jane. Contudo, para surpresa de Peter Parker, ele depara-se com uma outra garota. Ou melhor, uma versão feminina do Homem-Aranha. Uma inevitável luta acontece e a “mulher-aranha” revela ter não só a mesma força e agilidade de Parker, como também dispara teias naturalmente de seus dedos.

Saga do Clone


Peter é derrotado, mas a “mulher-aranha” apenas foge deixando-o para trás. Ao se recuperar, Parker segue sua busca por MJ e vai até a velha casa onde moravam no Queens. E então, tem o seu terceiro choque naquele mesmo dia. Lá, tão confusa como ele, estava Gwen Stacy... viva.

No auge da sua confusão, Peter apenas cai de joelhos e começa a chorar. A verdadeira Gwen morreu meses atrás e agora está ali bem diante de seus olhos. Portanto, quem seria aquela jovem?

Saga do Clone


Em um rápido interlúdio, vemos que a Mary Jane está muito longe dali, na abandonada OSCORP. Foi capturada por um jovem que na penumbra lembra e muito Peter. Desesperada, ela grita implorando para sair de sua prisão, mas o jovem nas sombras apenas fala que está ali para cuidar dela. Ao se aproximar da luz, então, Mary Jane se depara com a verdadeira face de seu seqüestrador... um deformado Homem-Aranha.

Saga do Clone


No outro de Nova York, no edifício Baxter, Reed e Susan continuam investigando o clone-escorpião de Parker e descobrem que a cauda no jovem é na verdade um bio-implante. Num momento de despertar, o clone age insanamente e refere-se a um “zoológico” onde ficam os “outros”. Consternada, Susan decide desobedecer o pedido de Peter Parker e convocar Nick Fury.

Saga do Clone


Mas voltemos para o nosso Peter Parker, que acabou de deparar-se com uma ressuscitada Gwen. Ao se acalmar um pouco mais, eles conversam e a jovem Stacy relata suas poucas lembranças ao despertar em um hospital muito confusa. Suas memórias estão bastante turvas e imagens de um ataque aos funcionários e seguranças do hospital passam por sua memória.

E no meio desta conversa, chega a Tia May. Obviamente, ela se apavora e corre para o telefone em busca de ajuda. Peter a impede e diante de tantas revelações, não há momentos mais para segredos. Finalmente, chegou o dia em que ele dirá a May Parker que é o homem-aranha.

Saga do Clone


Prove” é a única frase que a tia diz depois de revelar tudo. Assim, ele se lança ao teto e fica pendurado facilmente. Os recentes problemas na vida dos Parker começam a fazer sentido agora, a obscessão de Osborn e todos os demais perigos passados recentemente. E agora, a Gwen ressuscitada.

Saga do Clone

É uma história grande demais para May Parker suportar. Ela entra em fúria e expulsa Peter de sua casa. A raiva toma conta de sua cabeça e ela grita que o garoto não é mais seu filho. E é neste momento que mais um “morto” bate a porta na vida do Homem-Aranha. Bem diante dos olhos de todos, chega Richard Parker, o pai de Peter.

Saga do Clone


Aquela é... hum... a quarta surpresa em menos de 24 horas para o garoto. Seu pai estava vivo e aparentemente sua tia sabia disto. A saga do Clone chega em seu clímax, o que aconteceu na centésima edição americana do título, onde boa parte do mistério está para ser revelado.

Tudo começa com um abraço a muito tempo esperado. Richard Parker deveria estar morto, junto com a esposa e os pais de Eddie Brock Jr, num acidente de avião. Tudo provavelmente foi uma emboscada de Bolívar Trask, o homem que lutava pelos direitos da traje especial que mais tarde viria a ser tornar “Venom”. Mas o fato é que Richard no ultimo instante recusou-se a entrar no avião. Deixou a mulher ir transtornada e viu sua separação acontecer numa explosão no ar. Sabia que estava em perigo e preferiu se manter no anonimato desde então.

Agora, um breve interlúdio para a situação de Mary Jane. Presa e em estado catatônico desde que viu o deformado Peter a sua frente, ela está sujeita as transformações que aquela aberração pretende realizar com ela. Somente um milagre poderia salvá-la agora e ele surge na forma... uma quarta versão do Homem-Aranha. Uma versão com oito membros, vale ressaltar. Então, mais um confronto na revista.

Saga do Clone

A história de Richard Parker prossegue e, então, ele conta como foi que conheceu um agente da CIA chamado Peter Gyrich que surgiu com uma oferta de financiar seu trabalho para continuar sua pesquisa para o governo americano. Peter, por alguma razão, queria que o trabalho prestado por Richard a seu órgão tivesse sigilo total, principalmente em relação a Nick Fury e sua SHIELD.

Richard aceito o trabalho e agiu cladestinamente até o dia em que viu o seu “traje especial” em ação na forma de Venom. Foi nesse dia também que descobriu que seu filho tinha habilidades especiais. E soube de Gyrich que Nick Fury já tinha o controle sobre ele. Desde então começou a vigiá-lo mais de perto e decidiu encontrar May Paker para contar que estava vivo.

Saga do Clone

Paralelamente, Richard Parker teve acesso as pesquisas de células-troncos do Dr. Connors e todo o trabalho que ele realizou conseqüentemente depois que teve acesso ao traje “venom” através de Eddie Brock Jr. E isso, logicamente, tem muito a ver com a verdade sobre o misterioso retorno de Gwen. Contudo, antes que Richard possa revelar a verdade, chegam Nick Fury e os Esmaga-aranhas na casa dos Parker.

Saga do Clone


A situação se torna tensa. Richard não pode ser encontrado. O mesmo vale para Gwen. May começa a sentir-se mal. E então, explode a... qual mesmo? Ah...quinta surpresa da noite!

Gwen Stacy se transforma no Carnificina bem diante dos olhos de todos e quebra a janela, fugindo dali. May cai no chão, sofrendo um ataque cardíaco. E a vida de Peter Parker nunca esteve tão mal.

Saga do Clone


Longe dali, na OSCORP, a situação para Mary Jane também não é nada promissora. O aranha-de-oito-braços perdeu a luta e o insano clone deformado de Parker aparentemente deu inicio ao seu plano de “mudar” a Mary Jane para torná-la uma igual.

E paramos por aqui essa novela, continuando só para o mês. O bom é que meu temor foi injustificado. Essa versão da Saga do Clone está me saindo bem mais interessante que a primeira, além de que reergueu a qualidade das histórias do aranha que estavam bem em baixa ultimamente. Além de tudo ela captou uma série de referências das história antiga que os fãs fieis irão reconhecer de imediato. Nesta última edição brasileira, além da 100 edição comemorativa da revista, temos uma série de rascunho do Mark Bagley pro título. O desenhista conseguiu bater o recorde de títulos ininterruptos em uma mensal e merece parabéns.

Saga do Clone


E para quem não leu ainda a revista e quer ter uma boa idéia do que rolou até agora, a Marvel disponibilizou um trailer naquela época que agora eu trago para vocês. Vale a pena conferir.

.

.

Coveiro.

comments powered by Disqus