terça-feira, 25 de dezembro de 2007

Guerra Civil: Lendo nas Entrelinhas

Guerra Civil Especial: O Encrustado

A perspectiva mais mundana das apresentadas na série Frente de Batalha, no arco de histórias O Incrustrado, continua em Guerra Civil Especial 2 com diversas reviravoltas, que acompanham a Guerra Civil até as vésperas do confronto definitivo entre as forças pró e contra o registro de super-seres. E a história continua exatamente de onde parou.

Ben Urich, que fora atacado pelo Duende Verde na última edição, leva o caso a JJ Jameson e Robbie Robertson, que, claro, não acreditam. Norman Osborn foi preso pela SHIELD, como teria escapado? Provavelmente foi algum imitador ou algum tipo de alucinação do repórter. Mas Urich sabe o que fala. Relembrando o que ocorrera, quando o Duende, com seus olhos alucinados o ameçava, dizendo o quanto ele era pequeno perto do seu poder. Porém, algo suspeito, o que nos remete à história d’O Infiltrado, faz com que o vilão caia engasgado, travado, babando, mas ainda soltando suas ameaças, enquanto Ben fugia.

Só que os dois continuam sem acreditar. Urich diz que não era alucinação ou um impostor. Levanta suspeitas da relação disso com a Guerra Civil, com algo de podre dentro da própria SHIELD. JJJ se torna mais cético ainda quando recebe a informação de que Osborn nunca saiu da prisão. É então que Ben “pira”. Diz que Jameson está com medo de que alguém leve esse tipo de investigação adiante, como se ficasse com medo de publicar charges que ofenderiam terroristas – em uma referência infeliz, já que, recentemente, uma série de charges com imagens de Maomé foram consideradas ofensivas por boa parte da comunidade islâmica, o que infere que Urich faz a velha analogia de que todo muçulmano é terrorista, mas na verdade não surpreende, sendo o Clarim Diário um jornal para lá de reacionário. A reação de Jameson é calma e serena Urich está no olho da rua.

Guerra Civil Especial: O Encrustado

Enquanto isso, Sally Floyd é abordada na rua por uma figura “misteriosa”, que usando uma banana fingindo ser uma arma, chama sua atenção para o perigo dela se aproximar dos anti-registro, pois ela vem sendo seguida pelas autoridades. Isso é confirmado quando, no Alternativa, ela fala com seu editor-geral, Neil Crawford, que gosta muito da reportagem feita com os heróis c-list presos recentemente, e se interessa por essa nova fonte. Porém, invadidos por uma força federal ligada à SHIELD, liderada por Eric Marshall, é coagida a revelar sua fonte misteriosa, que suspeitam ser o próprio Capitão América, e percebemos que ela está sob a mira de um atirador da SHIELD. Sally se recusa e acaba, junto com Neil, recebendo voz de prisão.

Guerra Civil Especial: O Encrustado

Urich, puto da vida, se prepara para ir embora. Não porque essa foi a 23ª vez que Jameson o despediu. Mas porque, dessa vez, a ameaça à sua vida e de sua família foi ignorada pelo chefe. Pior, Robbie não ficou ao seu lado. É o mesmo Robbie que o convence a ficar, pedindo que, se for falar do Duende, que narre os fatos. Que tenha informações seguras sobre o que falar. E que também se concentre no carro chefe do momento: a Guerra Civil.

E é aí que descobrimos que Ben estava presente na grande batalha da quarta edição de Guerra Civil. Em uma cena surreal, ele e um repórter fotográfico comentavam sobre baseball no meio do combate. Ambos presenciam, embasbacados, a chegada do clone do Thor e a execução sumária do Golias. Entrevistando o Homem de Ferro, que assume total responsabilidade depois do ocorrido, Urich instiga o líder dos pró-registro. Pergunta se vender sua alma ao diabo, adotando criminosos como aliados, valia a pena para vencer a Guerra.Quando menciona o nome “Duende Verde”, o repórter toca no ponto e percebe que há alguma sujeira nisso tudo. Tony Stark se vira irritado e vai embora.

Guerra Civil Especial: O Encrustado

Sally, que não deve em nada em ironia e cinismo jornalístico, quando necessário, dá um baile na sala de interrogatório. Especialmente quando deixa claro como sua prisão foi inconstitucional, e como ela rapidamente sairia dali. Diante dessa postura, e sem revelar quem era seu informante, ela está prestes a receber uma proposta de Reed Richards, que acompanhava tudo por detrás de um vidro espelhado.

O projeto de Urich não para por aí. Ele publica a reportagem e é um sucesso. A redação do Clarim efervesce com a intensificação da Guerra Civil, Tony Stark não comenta nada sobre a revelação de que alguém liberou o Duende Verde de sua cela e Robbie reconhece que o caso com Osborn é quente, e que não esperava muito do conflito causado pelo registro, mas que agora percebe que estão diante de algo que ficará para a história. Isso tudo é falado ao telefone, enquanto Ben cobre a chegada de Speedball ao Capitólio para o que considera um julgamento encenado, e diz que quer sair dali para continuar suas investigações. No que isso acontece, Baldwin leva um tiro, logo depois do atirador passar pelo repórter, que estava logo ao lado da cena. Com o barulho, Robbie pergunta o que houve, ao que Urich só consegue responder: “Robbie, juro por Deus que não fui eu...”

Já Sally Floyd, presa em uma sala de interrogatório, desespera-se ao perceber que está em prantos. Não porque, segundo ela, para implementar uma lei de privação de liberdades civis estão criando uma verdadeira guerra urbana com mortes e prisões sem fundamento constitucional. Mas porque seu alcoolismo não a abandona, e ela sente falta da bebida. De repente, seu antigo desafeto, o deputado Eugene Sykes, entra na sala.

Guerra Civil Especial: O Encrustado

Ele concorda que ela não deveria estar presa e já fez o necessário para liberá-la. Mas não sem antes fazê-la ouvir o que pensa. Apoiando incondicionalmente o regitro, Sykes diz o quanto ele luta pela liberdade, até mesmo dela poder chamá-lo de babaca, como fez recentemente. Conta sua experiência no Vietnã, onde foi preso e torturado por dois anos, dizendo que ele lutou e lutaria de novo para que isso não acontecesse até mesmo com Sally, seu desafeto – o que nos dá um contraponto interessante, dado o recente histórico de tortura de prisioneiros de guerra por solados dos EUA e a já conhecida prisão de Guantánamo. Enfim, ele diz que ela sabe que ele está certo, que a única discordância dos dois é como a lei é aplicada e não a lei em si. E Sally, com muito ódio, admite para si mesma que aquilo é verdade.

Guerra Civil Especial: O Encrustado

Enquanto isso, Norman Osborn, livre e na sede de suas empresas em New Jersey, conversa com o homem responsável por sua soltura. A esse homem, que permanece nas sombras para nós, ele pergunta porque está fazendo aquilo tudo. Por quê liberá-lo e trair seus amigos. Aquele homem é um traidor. Este lhe responde que é por raiva, ambição, impaciência, vingança e controle. Quem é esse homem, seguro de que tudo vai funcionar como o planejado, e, como ele mesmo diz, o traidor mais inusitado que os heróis poderiam imaginar?

Guerra Civil Especial: O Encrustado

Ben chega ao armazém em que os atlante foram atacados em O Infiltrado, graças ao policial Danny Granville. Ele dá a dica, já que a jurisdição daquela cena do crime ainda está em suspenso. Fala sobre a célula atlante, que deveria, em sua opinião, estar ali devido à morte de Namorita, em Stamford, mas foi atingida antes de agir. Danny acaba sendo convencido por Urich a revelar o provável envolvimento de Osborn, como Duende Verde, no ataque. O que só aumenta o mistério de suas ações.

O policial diz ainda que muitos estão sabendo do uso de ex-vilões como soldados, mas que Osborn se desgarrou graças a um traidor de dentro dos registrados, que o libertou dos nanorrobôs alocados em seu organismo. Danny vai além. Sabendo que, em uma guerra, quem mais ganha é o produtor de armas, levanta a possibilidade do ataque aos atlantes e toda a Guerra Civil ser uma forma de Tony Stark enriquecer. O repórter fica tão feliz com as dicas e informações que arranja um encontro entre Graville e Sally(!?!).

Floyd está nas ruas novamente, e vai conversar com um de seus informantes mutantes (que na verdade é um cara, Jerry, que tem a cabeça de outro, Doug, nas costas). Doug diz que um amigo, Stevie, um barbudo maltrapilho, pode ter informações interessantes para ela. Ele diz que ouviu falarem nas docas sobre ela, sobre um encontro no mercado e sobre Nick Fury, o que arregala os olhos da repórter. Seria Fury o homem que quis afastar Sally das investigações, avisando-a que vinha sendo seguida? Ela vai com ele até as docas e, desconfiada, acaba ficando mais embasbacada quando percebe que “Stevie” é Steve Rogers! Sally conseguiu uma exclusiva com o líder da resistência: o Capitão América.

Guerra Civil Especial: O Encrustado

As aventuras e desventuras de Sally Floyd e Bem Urich se revelam um lado fantástico de abordagem desse mega-evento que é a Guerra Civil. Com certeza, uma grata surpresa, com uma visão mais do que humanizada, de um confronto que coloca, contra si, seres com poderes sobre-humanos. Na próxima edição, espero que o mais breve possível, continuaremos a acompanhar Sally em sua busca pelo lado “certo” da Guerra, e Urich na busca pela conspiração que corrói os registrados por dentro.


« Jøåø »

comments powered by Disqus