domingo, 23 de dezembro de 2007

O Capuz: Futuro Incerto e Promissor

Artigo escrito por nosso colaborador Helder Camara.

O Capuz

Na edição 50 da revista Marvel Max, a quarta parte da história do ladrão Parker Robbins continua a pleno favor. Após o mal sucedido assalto ao carregamento de diamantes do mafioso Dennis “O Golem” Golembuski, que resultou na prisão do seu primo e melhor amigo John King e em um ferimento praticamente mortal no policial Eric Bondi, o personagem principal desta história irá perceber que os seus problemas estão longe de terminar.

A história mostra que Golem não ficou nada satisfeito com o assalto e perda de suas pedras preciosas, e quer saber quem foi o responsável pelo ato. No hospital, descobrimos que a situação do Policial baleado é gravíssima, e a bala que atravessou sua traquéia o deixou em coma profundo. Já Parker, desorientado e muito confuso, procura consolo em sua "amante" Gro, quando descobre que o tiro acidental dado no policial repercutiu de forma muito pior do que imaginava. Agora manchetes de jornais mostraam que ele não é só procurado pela polícia de Nova York, como também pelo FBI.

O Capuz

Enquanto isso, na delegacia, os agentes do FBI, Victor e Wyatt, pressionam o agora preso John King a contar quem é o misterioso homem encapuzado que atirou no policial Eric, nas Docas. Com um surpreendente senso de lealdade e uma boa dose de bom humor, King não entrega o primo. Mas, por este ato, se vê envolto em uma situação delicadíssima, uma que vez os agentes decidem que irão acusá-lo do ataque ao policial se ele não contar quem é “o Capuz”. Na casa de Gro, Parker percebendo que a sua vida desmoronará se ele não agir, decidindo ir atrás de John na delegacia.

O Capuz

Contudo, Parker acaba caindo na armadilha do Agente Victor do FBI – Não considero Wyatt autor também da armadilha, já que ele não sabia do fato e parece ser apenas um fantoche de Victor em sua busca por uma promoção -, que estava preparado com agentes do Departamento de Crimes Virtuais que utilizavam armamentos da IMA, apreendidos em uma operação no distante ano de 1999.

A ação ocorre em rápidos quadros, Parker parece não ter chance contra os agentes, mas acaba utilizando novos poderes, lembrando cada vez mais o monstro do qual ele roubou o capuz e as botas, após assassiná-lo. Ainda muito surpreso pela descoberta de novas habilidades, Robbins encontra seu primo King que, com medo que ele fizesse uma queima de arquivo, implora por sua vida e jura que jamais iria traí-lo. Agora é a vez de Parker Robbins mostrar um grande senso de lealdade, dizendo a John que não está ali para matá-lo e sim libertá-lo. Seu melhor amigo acaba recusando a proposta de fuga dizendo que a vida de um foragido assassino de policial seria quase uma sentença de morte nas ruas. King sugere a Parker que utilize o dinheiro do assalto das jóias contratando um bom advogado que o tire dessa situação. A cena é bem legal, mostrando - como o João escreveu em seu artigo anterior a este - a relação fraterna entre os dois.

O Capuz

É o fim de uma aventura e o começo de outra para “o Capuz”. Seguindo o conselho do primo, Parker tentaria vender os diamantes roubados. Contudo, mal sabe ele que o Golem elaborou uma lista com os locais dos compradores de diamantes e designou que Madame Florete junto a Schocker, Halloween e Constritor vigiassem esses locais.

E assim começa a quinta e penúltima parte da história de Parker Robbins. Mas antes de mostrar a aventura do Capuz nas ruas, BKV – Vaughan, autor da história - nos leva novamente para o hospital onde está internado o policial baleado, para mostrar a construção de um novo personagem na história, a esposa de Eric Bondi, Sra. Elizabeth Bondi, que, frustrada e com raiva pela situação do esposo, acaba nutrindo um ódio pelo responsável do ato, nosso personagem Parker.

Voltando à história principal, Parker, após verificar que os agentes do FBI estão vivos depos de seu ataque com os novos poderes, acaba voltando para casa, onde acaba tendo uma discussão com a sua esposa por causa da prisão seu primo John. A personalidade de Parker Robbins fica clara nessa cena. Sua vida é uma grande mentira. Durante toda a conversa mente para acobertar outra seqüência de mentiras, e, apesar dele demonstrar carinho pela esposa, devido ao seu caráter, não se importa em mentir a ela.

De volta às ruas para vender os diamantes e conseguir um bom advogado para o primo, o ladrão encapuzado se vê envolvido em uma situação inusitada. Nos locais de venda estão os mercenários atentos a qualquer movimentação de diamantes, e, nas ruas, cartazes de: “Capuz, procurado” impedem tanto que venda suas adquiridas pedras quanto que vista o manto do capuz. Em um encontro com o vilão schocker, Parker descobre que o dono das jóias roubadas é um camarada chamado Golem – uma pequena nota para o show de referências que acontece durante toda a mini, BKV nesta cena faz uma pequena mistura nos nomes para citar a obra de Tolkien, O Senhor dos Anéis. Essa descoberta leva seu primo John à loucura na cadeia. Em uma conversa ilegal com um celular, King explica o quão perigoso é Golembuski e o quanto a situação dos dois personagens é crítica..

O Capuz

Neste momento da trama, em que a situação parece bem perdida, ocorre a grande mudança na história, demonstrando que, escondida sob uma personalidade de um derrotado, está uma impressionante genialidade. Parker decide ir atrás de Golem em seu escritório, e cada vez mais à vontade com seus poderes, o capuz facilmente derrota seus capangas, ficando apenas com a madame florete de adversária. Entretanto, Robbins avisa que veio apenas para uma conversa e se mostra incrivelmente confortável em lidar com a situação. Começa, então, uma negociação sobre a devolução das pedras preciosas, ficando decidido que o Capuz devolveria as jóias em troca de uma pequena porcentagem sobre o valor dos diamantes. A troca fica marcada em um parque de diversões em Coney Island, mas o poderoso mafioso está longe de aceitar a negociação, e pede que madame florete acabe com o bandido na troca. Enquanto isso, os Agentes do Fbi, victor e Wyatt recebem uma ligação anônima que diz que o Capuz estará em coney island. É o fim da penúltima edição da aventura do novo personagem da Marvel..

O Capuz

A última edição da mini-serie do Capuz encontra-se em Marvel Max 52, que acaba de chegar às bancas.

Nesta edição, a história corre em três tramas paralelas que, no final, acabm se juntando. Uma delas mostra o engenhoso plano de Parker em ação que, antes da troca das pedras preciosas de Golem no parque de diversões, passa em uma loja de fantasias para comprar uma peça de roupas. Ao mesmo tempo, temos os agentes do FBI indo de encontro ao capuz em Coney Island. E, por fim temos o plano de golem em acabar com nosso personagem. Nesta trama em específico temos uma grande reviravolta. Por trás do mafioso, está uma outra figura que parece ser ainda mais poderosa que o Golem. Em uma ligação cercada de suspense, Golembuski tem sua família ameaçada caso não detivesse o bandido encapuzado.

No parque de diversões, Madame Florete está a espera, quando parker chega atrasado devido a ida à loja de fantasias. Em Stand by, longe dos olhos do Capuz, estão os mercenários, Schocker, Halloween e Constritor..

O Capuz

A troca é envolta em suspense quando Florete toma a iniciativa e desarma uma das pistolas de Robbins. Mas nosso personagem parece já totalmente adaptado aos poderes de vôo e invisibilidade, derrotando mais uma vez a adversária. Uma situação inusitada ocorre durante toda essa seqüência de eventos, resultado direto de todo o contexto da trama. A participação dos mercenários (Schocker, Halloween e Constritor) até agora fora seguida de humilhações, tanto da parte de Florete quanto de Golem. Ao não se envolverem, mesmo com a derrota da guarda-costas do mafioso, eles, em parte, vingaram-se um pouco destas humilhações.

O motivo da visita à loja de fantasias é revelada na seqüência. Parker veste Florete com um capuz vermelho, deixando-a idêntica ao personagem encapuzado. Com a chegada do FBI, os agentes cercam Florete - confundida com Parker - e a "fuzilam" na seqüência. Enquanto os mercenários estão chocados com a cena, o Capuz aparece em sua frente e devolve as jóias de Golem, dizendo que não queria que nada daquilo tivesse acontecido. Indo embora sem jóias e sem dinheiro, mas com a situação incrivelmente resolvida. Shocker só consegue dizer que "esse guri vai longe nesse ramo"..

O Capuz

.

O Capuz

Os agentes, ao perceberem o erro, se encontravam em um dilema armado por Robbins. Mais uma vez, o ganancioso agente victor convenceu o omisso agente Wyatt a aceitar que ali no chão estirado estava o Capuz e que, agora, precisavam eliminar as provas que poderiam prejudicar a armação. A única prova que poderia acarretar problemas aos agentes era John King, que estava preso..

O Capuz

O desfecho é engenhoso, King preso por acobertar o primo, agora, para se livrar da cadeia, precisava apenas participar da mentira dos agentes. Cheque-Mate para Vaughan. É importante ressaltar que o plano deu certo porque Robbins sabia da sede de ganância dos agentes do FBI. Só consigo imaginar que ele escutou a conversa dos agentes, no ataque ao distrito policial na edição 50.

O final tem pequenos epílogos, mostrando que os atos do personagem geraram uma seqüência de acontecimentos que podem ser futuramente pode lhe ser maléficos. O ódio de Elizabeth Bondi, esposa do falecido policial, fez esta criar a alcunha de Caninos Brancos e, como engenheira das empresas Stark, parece ter criado uma armadura para derrotar o bandido encapuzado. A derrota de Golembuski parece ter custado a vida de sua família, e o mafioso promete vingança contra Robbins. Um pequeno Flashback também mostra que o monstro, que antes portava as botas e capuz, sobreviveu aos tiros e sabe quem roubou seus itens. Por fim, a trama termina no hospital, com Parker visitando sua mãe e contando mais histórias mentirosas..

O Capuz

Apresentado esse novo personagem Marvel, a pergunta que fica é: Em que ambiente ele será inserido? Um personagem extremamente inteligente e cínico. No final da série, ele promete a sua mãe ajudar as pessoas, mas que tipo de pessoas serão essas?


Helder

comments powered by Disqus