segunda-feira, 10 de dezembro de 2007

Um "Novo Universo" para os Exilados


Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket

A turnê mundial dos Exilados continua! O grupo parte atrás de Proteus, que possui o corpo de Mímico, para tentar resgatar seu amigo e consertar seus erros, que permitiram que um dos mutantes mais perigosos do universo se tornasse o mais perigoso do “multiverso”, invadindo diversas outras realidades.

Como vimos na edição anterior, Bico e Angel ficaram na Terra 616 quando ela foi restaurada após a Dinastia M. Os Exilados tiveram de partir às pressas para não serem afetados pelas mudanças, e Proteus fugiu usando o corpo de Mímico. Arrasados com a perda do amigo e a liberação do Mutante X que, ao acessar os dados do palácio de cristal, descobriu como entrar em outras realidades, a única coisa que anima os heróis é que Bico está bem. No mundo pós-Dinastia Bico e Angel estão salvos, com seus filhos e sem poderes. Barnell finalmente parece ter tudo o que sempre quis na vida, mas os Exilados não tem tempo de comemorar esse “mini” final feliz.

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket

Proteus partiu em direção a um mundo chamado “Novo Universo”, um universo pouco familiar para a maioria dos leitores (inclusive eu). Isto porque esta realidade durou pouco tempo, foi criada por volta de 1986 (no 25º aniversário da editora) para fazer um contraponto com a Terra 616. Era um universo separado, com sua própria continuidade e sem “crossovers” na época em que surgiu. Nela não existiam seres mitológicos, deuses, magia, supertecnologia ou coisas do tipo. As poucas pessoas que possuíam poderes eram conhecidas como “paranormais” e adquiriram seus poderes graças a um evento chamado “evento branco”. Porém essa realidade não fez sucesso, e foi cancelada. Apareceu mais poucas vezes, como em 2099, e agora é lembrada na turnê de Exilados.

Voltando à estória.
Pittsburgh, Pensilvânia de 1987, Novo Universo. É aqui que vemos a aparição do personagem “Justiça” (antes chamado de Justice, mas renomeado por decisão editorial da Panini) em meio a uma discussão de dois criminosos que são destruídos pelo homem misterioso, que os ataca com um raio saindo das mãos. Justiça é um representante do Novo Universo com o poder de ver a “aura” das pessoas (inclusive distinguir os “paranormais”) e, além de produzir energia com uma das mãos, também poder criar um campo de força com a outra. Ele acredita poder distinguir se a “aura” é boa ou má e, no segundo caso, faz “justiça com as próprias mãos” (perdoem o trocadilho infame). Na presente estória, este mesmo personagem alerta os moradores locais para deixarem a área o mais rápido possível, pois “Uma estrela maligna paira sobre a cidade com uma aura que nunca viu igual”, mas não é muito acreditado.

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket

Enquanto isso, em Wiscosin, ocorre uma fuga de paranormais de um local chamado “A Clínica”, onde detinham esses indivíduos com poderes. No meio dos fugitivos aparece, então, Mímico-Mutante X. Ele apenas pergunta para que lado fica Pittsburgh e, quando direcionado, parte para lá. Proteus está em busca de outro personagem crucial deste universo: Kenneth Connell. Ken era um mecânico que ganhou poderes graças a uma tatuagem luminosa (o Estigma, ou Marca da Estrela) que recebeu de um velho misterioso certa vez. Os poderes trazidos pela marca são inúmeros: super força, vôo e produção de imensa quantidade de energia. Segundo Proteus, se possuísse Connell ele nunca mais teria que trocar de corpo, já que o de Ken não se consumiria como os outros, dada sua fonte de poder inesgotável.

Os paranormais que estavam fugindo são encurralados pelos trabalhadores da clínica e é nesta hora que os Exilados aparecem, e Blink os teletransporta para outro lugar para que pudessem conversar. Os exilados querem saber de Mímico-Mutante X. Os fugitivos os informam que ele perguntou sobre Pittsburgh, e o grupo de Dentes-de-Sabre parte.

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket


Os heróis encontram Kenneth Connell antes de Proteus, que está “xeretando” a casa vazia do rapaz e é surpreendido por Justiça, determinado a matá-lo. O combate parece que vai ser complicado e não termina ali, só saberemos seu final na outra edição.

Enquanto isso, os Exilados tentam convencer Ken de que querem ajudar e, com ajuda da baixa exilada cinco, quer dizer Heather (adoro quando os insetinhos a chamam assim... rs), contam o que sabem sobre ele e acrescentam um fato desconhecido por Connell: O velho que o passou o Estigma tentou se livrar da coisa antes transferindo a marca para um asteróide, mas a liberação energética disto teria dado a volta ao mundo criando os “paranormais”, causando o “evento branco”. Mas ele não acredita e acha que, se eles não parecem humanos, ou estão do lado do velho que lhe deu a marca ou de um suposto alien que tentou tirá-la, perguntando: “Quem ganhou a liga de rugbi do ano passado?” Diante do silêncio de Dentes-de-Sabre os ataca concluindo que seriam alienígenas.

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket

Sabe-se que nas estórias do “Novo Universo” houve um evento conhecido como “evento negro” ou “The Pitt”, onde Pittsburgh é arrasada criando uma grande cratera quando Ken Connell transfere o Estigma para um objeto inanimado. Resta-nos saber, na próxima edição, o que acontece quando esses novos elementos são introduzidos. Será que os Exilados vão interferir neste universo mudando seu curso?


Cammy

comments powered by Disqus